+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb BFW + MK com problema no cache full

    Caros amigos...http://static1.under-linux.net/images/smilies/dong.gif
    estou com um probelma em fazer o cache full na minha rede... tenho 2 sevidores um bfw fazendo squid, dns cache com ip fixo e um mikrotk fazendo controlde da banda, hotspot e tudo mais...
    ja estou 3 dias a procura da regra certa para mim colocar no mikrotik para comunicar com o cache full do bfw mas num axo quando testo pelo bfw sem passar pelo mk fuciona normal masquando uso o mk para controlar a banda ele controla o ki vem do cache full tbem... como devo proceder...qual regras devo usar no mk para ele liberar o cache full que sai do bfw...

    BFW 2.31.10+SP1
    MK 2.9.27 level 6
    Última edição por infoservwireless; 11-11-2010 às 15:31.

  2. #2

    Padrão Re: BFW + MK com problema no cache full

    Alguem teria alguma dica alguma sugestão????

  3. #3

    Padrão Re: BFW + MK com problema no cache full

    amigo com toda sinceridade, se for pra usar o brazilFW como cache (eu usei durante uns 2 anos), e o mikrotik da maneira que vc quer eu te aconselho usa somente o MikroTik, recomendo versão 3.x pra cima, afinal de contas o cache do BrazilFW é o squid, se fosse ThunderCache, SuperCache, eu uso em minha Rede apenas um MikroTik fazendo Cache, Controle de Banda, Firewall (P2P aqui não rola, bloqueei tudo), Servidor DHCP, Servidor DNS, não uso Roteadores Wireless, uso uma placa de rede Wireless no MikroTik que distribui o Sinal Wi-Fi, ou seja faço tudo isso com uma maquina simplória, um Athlon com HD de 80, e 2GB de memória, isso sem contar amigo que no MikroTik vc tem a Opção de entregar o que esta no cache para o cliente a "FULL", ou seja o que esta em cache vai na velocidade da Rede, ou vc pode controlar pelo controle de Banda a velocidade do cache, tipo o cliente tem 256k de download, mas se for baixar algo do cache ele leva a 1MB ou 2MB ou na velocidade que vc determinar, como se fosse o ZPH do BrazilFW, porem o mais interessante é que no MikroTik isso funciona com ou sem Sub-Redes já no brazilfw pra isso funcionar tem que ter a maldita da sub-rede, enfim, se vc quer fazer um Cache legal eu recomendo usar alguma distribuição linux + ThunderCache, mas já aviso dá muitoooo trabalho, é necessario ter um conhecimento legal ... agora se sua rede for pequena como a minha (60 Clientes) te garanto que o cache do MikroTik vai te atender maravilhosa-mente bem, digo isso pq já estive dos 2 lados usei BFW com roteadores em Bridge fazendo a parte Wireless e usei MikroTik+PLaca de Rede Wireless, e no momento eu visto a camisa do MK qualquer coisa add ae [email protected]
    Última edição por wanderley85; 17-11-2010 às 01:38.

  4. #4

    Padrão RECEITA DE BOLO

    Para aqueles que não conseguiram fazer um servidor em cascata.Usando dois pcs ap um para cache (squid bfw III) outro Mikrotik 2.97
    1 bfw com duas placas de rede (1 eth0 local ) outra eth1(link de internet) a placa eth0 sai com um cabo de rede crossover ( veja topico ) ou para preguisosos ou não sabem fazer Oocabo cross usem um HUB, na sequencia entra na placa de Link (mikrotik ) e a saida para o HUB.
    Instalem o BFWIII normalmente como dhcp, logo em seguida ele será o discador (pppoe) e desativem o servidor dhcp e ativem as portas 3128(squid)8080 e ssh 22....... mno meu caso ficou assim bfw 192.168.2.1..... entrada do mikrotik (link) 192.168.2.2/24 e clientes 192.168.0.1/24........... ip routes 192.168.2.1 (será a rota) ip dns 192.168.2.1 primario e secundario conforme seu dns (não ativem allow remote request ) ip firewall nat destnat src adress 192.168.0.0/24 dest.adress !192.168.2.1(deixem assinalado)prot tcp dstport 80 in interface (clientes) accion redirect to ports 3128 no web proxy transparent proxy parent proxy 192.168.2.1 e parent proxu port 3128 ( que é a porta do squid do bfw ) e por ultimo IPdhcp server e setup e configure até o final.Pronto seu servidor squid redirecionando e mikrotik funcionando belezinha e sequiser configurem o Hotspot.
    Espero ter ajudado
    PIUPIU