+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com verificação de canais

    Olá pessoal,

    Sou novo no fórum a uns 10 dias atrás conheci o Mikrotik, algo que realmente me interessou na questão de lucro $$$ e experiência já que curso faculdade de redes.

    Gostaria da opnião dos mais experiêntes para verificar os prints do Network Stumbler, em relação a qual canal devo escolher para colocar um AP PC para transmissão de sinal. Obrigado desde Já!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area netstumbler 1.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	130,5 KB
ID:      	16346
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area netstumbler 2.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	127,4 KB
ID:      	16347

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Não precisa de Network Sthumbler. Dê um scan no próprio Mikrotik que ele dá o percentual de uso em cada frequência.

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Opa valeu não sabia disso, Obrigado!!!

    se alguém puder adicionar mais algo agradeço.

    Obrigado desde já!!!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Obrigado, não sabia que podia usar o próprio mikrotik.

    Caso alguém tenha mais alguma informação eu agradeço.


    Obrigado desde já!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Thunder456, como nosso amigo nonoque explicou, usa o mikrotik mesmo para fazer o scam. Para fazer isso, selecione a interface wireless, 2 cliques nela e depois voce terá alguns botões no lado direito, como (SCAN, FREQ. USAGE, ALIGN, SNOOPER).
    Qualquer dúvida, estamos ae.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Beleza rafael, mas o que acontece como deve ter visto no print aparentemente pela minha interpretação existe uma grande quantidade de dispositivos detectados, e como li alguns artigos referente a análise de canais que dizem que nem sempre o canal vazio é uma boa escolha pois pode haver interferência de outros canais com quantidades de redes que estão gerando tráfego ( se estiver errado por favor me corrijam), pela minha idéia o ideal seria o canal 11.

    Alguém discorda?

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais


  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Com certeza Scam, tem canais que interferem em outros, mas nesse link acima tem uma boa explicação sobre o assunti, o material é interessante, vale a pena ler com atenção.

    Qualquer dúvida, posta ae!

    abraços.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Não esqueça de alegrar meu dia clicando na estrelinha.. rs

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    De novo??? kkkkkkk

    fica tranquilo q ja coloquei

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Valeu aí. Cliquei aqui na estrelinha e tú ganhou alguns pontinhos verdes.. hehe

    Veja bem, caso não queira usar o mikrotik a ubnt tem uma solução de um analisador de espectro que gera a ocupação espectral em gráfico. Eu tenho aqui e é barato, coisa de 150 reais. Comprei no mercado livre.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    não se esqueça de testar o sinal em 1 pc ou notebook para ver se esta legal, faça ping, teste a latencia e vc pode depois que ja tiver clientes conectados no seu mk ver como esta o ack e o sinal de cada cliente.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Lembrando que ack você não mexe em curtas distâncias.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Qual medida você se refere a distância curtas????

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Geralmente até 1,5 Km

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Bom amigo normalmente uso canal 1... Sempre foi uma boa escolha na minha região... até que um belo dia uma lanhouse que é cliente nao tinha mais navegacao boa e nao chegava nem 500k onde chegava 3mb fixo e sempre... dai testei todos equipamentos troquei rádio cliente e tudo mais e nada, dai me veio a lembrança de testar os canais e pimba... todas empresas de wireless ao redor tiveram a mesma ideia que eu de usar o canal 1. Solucao: troquei para canal 5 e voltou a trafegar 3mb constante e nao tive mais problemas....
    Escolher o canal nao é uma coisa simples entao meu conselho é sempre ficar fazendo um scan + freg usage para sua rede ficar constantamente boa e fora de interferencias altas.
    vlw

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com verificação de canais

    Não se esqueça de que quando utiliza esta função, quem estiver conectado no transceptor utilizado, é desconectado. Apenas retornam quando você cancela ou para o 'scan'.