Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto PTP para 2km no máximo

    Pessoal, estou planejando um enlace e quero compartilhar com vocês a idéia. Segue os equipamentos para terem uma noção:

    2 - cartao 5.8 - r5h
    2 - antena direcional 5822 OIW
    1 - RB 433
    1 - cartão r52h
    1 - fonte 24v-3A

    Esse Enlace é de uns 2 KM no máximo com boa visada, então, falta melhorar onde?

  2. #2

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Uma RB só ?
    não seria Duas uma em cada Ponta ?
    Vai de NANO STATION 5 com Antena WLL NANO da Zirok

    Ou então um Par de Nano Bridge M5 que já estão homologadas e num Preço excelente

    vlw...
    Qualquer coisa Posta ae amigo

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Pessoal, estou planejando um enlace e quero compartilhar com vocês a idéia. Segue os equipamentos para terem uma noção:

    2 - cartao 5.8 - r5h
    2 - antena direcional 5822 OIW
    1 - RB 433
    1 - cartão r52h
    1 - fonte 24v-3A

    Esse Enlace é de uns 2 KM no máximo com boa visada, então, falta melhorar onde?
    Conselho de amigo esquece essa parafernalha e usa duas NanoBrigde M5
    Eqipamento extremamente fácil de instalar e com certeza vai passar uma banda bem maior.
    NanoBridge M | Ubiquiti Networks, Inc.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Sem dúvida um par de Nano Bridge ou até mesmo Airgrid Ubiquiti para essa distância.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Conselho de amigo esquece essa parafernalha e usa duas NanoBrigde M5
    Eqipamento extremamente fácil de instalar e com certeza vai passar uma banda bem maior

    Concordo com o pkmc, não vai precisar de tanto equipamento para um enlance curto e simples.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Pessoal, já fiz contato com alguns fornecedores para aquisição dos produtos. Realmente a linha ubiquit supera a parafernalha rsrs

    Pelo que percebi, vou precisar de um rb para usar uma antena, certo? Vou pode controlar tudo do meu ponto principal, ou seja, da rb750?

    novamente, agradeço todos vocês com as dicas importantíssimas para esse projeto.

    Obrigado!

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Voce vai precisar de dois nanos para o ponto a ponto, dois km passa brincando sem antenas externas.
    Vai poder controlar tudo de sua base sem problemas. Inclusive acessar o nano lá na outra ponta, pois se não fosse assim não teria como fazer o ponto a ponto.

  8. #8

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Conselho de amigo esquece essa parafernalha e usa duas NanoBrigde M5
    Eqipamento extremamente fácil de instalar e com certeza vai passar uma banda bem maior.
    NanoBridge M | Ubiquiti Networks, Inc.
    pegando carona nessa consultoria... terei um link de internet disponivel a 2117 m com otima visada. realmente as nanobridge m5 estao com otimos precos, detalhe, com um ano de garantia no fornecedor oficial ubiquiti. agora eu te pergunto amigo, no meu caso, nano de 22 ou de 25 dbi?

    desde jah, mt obrigado!

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    pegando carona nessa consultoria... terei um link de internet disponivel a 2117 m com otima visada. realmente as nanobridge m5 estao com otimos precos, detalhe, com um ano de garantia no fornecedor oficial ubiquiti. agora eu te pergunto amigo, no meu caso, nano de 22 ou de 25 dbi?

    desde jah, mt obrigado!
    Pode ser a de 22 mesmo ! Tendo em vista que de 25 está dificil de conseguir e tem muita gente vendendo a de 22 por de 25dbi ! (sacanagem)

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Voce vai precisar de dois nanos para o ponto a ponto, dois km passa brincando sem antenas externas.
    Vai poder controlar tudo de sua base sem problemas. Inclusive acessar o nano lá na outra ponta, pois se não fosse assim não teria como fazer o ponto a ponto.
    Só pra acumular conhecimento, vai um conselho, as NanoBridge tem melhor eficiencia para PTP pois tem menor angulo de abertura sendo menos propícias a interferencias laterais !

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Pessoal, já fiz contato com alguns fornecedores para aquisição dos produtos. Realmente a linha ubiquit supera a parafernalha rsrs

    Pelo que percebi, vou precisar de um rb para usar uma antena, certo? Vou pode controlar tudo do meu ponto principal, ou seja, da rb750?

    novamente, agradeço todos vocês com as dicas importantíssimas para esse projeto.

    Obrigado!
    Aconselharia as RB 450G pois tem um poder de processamento bem superior !

  12. #12

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Aconselharia as RB 450G pois tem um poder de processamento bem superior !
    Andei pesquisando e realmente o processamento é bem superior, mesmo assim não posso adquiri-la agora, tenho a rb750g que da pro gasto rsrs. No ponto B vou precisar de uma que ainda não sei qual usar, gostaria de ver o que os mestres tem a dizer. Lembrando que nesse ponto pretendo ter cadastrado uns 50 a 60 clientes, por isso pensei em uma antena suficiente, pequena, boa, ...etc. O que senhores me dizem disso?

    Novamente obrigado pessoal.

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Andei pesquisando e realmente o processamento é bem superior, mesmo assim não posso adquiri-la agora, tenho a rb750g que da pro gasto rsrs. No ponto B vou precisar de uma que ainda não sei qual usar, gostaria de ver o que os mestres tem a dizer. Lembrando que nesse ponto pretendo ter cadastrado uns 50 a 60 clientes, por isso pensei em uma antena suficiente, pequena, boa, ...etc. O que senhores me dizem disso?

    Novamente obrigado pessoal.
    Desculpe não entendi por favor seja mais claro !

  14. #14

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Qual parte você não entendeu?
    As vezes nos perdemos mesmo, vou esclarecer para você acompanhar o raciocínio:

    Enlace: Ponto A e B

    Ponta A:
    - RB 750G
    - NanoBridge M5

    Ponto B:
    - NanoBridge M5
    - RB?
    - Antena?

    Obs: no ponto b vou ter em média 55 usuários, talvez tenha uma antena que atenda e que não seja de custo muito alto.

    Obrigado!

  15. #15
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Qual parte você não entendeu?
    As vezes nos perdemos mesmo, vou esclarecer para você acompanhar o raciocínio:

    Enlace: Ponto A e B

    Ponta A:
    - RB 750G
    - NanoBridge M5

    Ponto B:
    - NanoBridge M5
    - RB?
    - Antena?

    Obs: no ponto b vou ter em média 55 usuários, talvez tenha uma antena que atenda e que não seja de custo muito alto.

    Obrigado!
    Pelo que eu consegui entender vc não precisa de outra RB no Ponto B pois ja pode controlar o acesso dos clientes pela RB que vai estar no ponto A. haja visto que o link pode ser um Bridge.
    Mas se quiser pode usar uma RB 750G tambem (embora não veja necessidade)
    Quanto a redistribuição para os clientes pode usar uma BULLET 2 HP.
    Se não Aguentar o numero de conexões faça um cluster de 6 NanoStation 2

  16. #16

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    pkmc, daqui a pouco deve chega os equipamentos, farei os testes simulando fim de semana agora. Quanto ao bullet 2 hp eu estou pesquisando também, o problema é que não queria usar uma omni(R$) nesse ponto, mas se for o caso só pra segurar os cliente eu acho que convém sim, mas estou aberto a sugestões.

  17. #17
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    pkmc, daqui a pouco deve chega os equipamentos, farei os testes simulando fim de semana agora. Quanto ao bullet 2 hp eu estou pesquisando também, o problema é que não queria usar uma omni(R$) nesse ponto, mas se for o caso só pra segurar os cliente eu acho que convém sim, mas estou aberto a sugestões.
    Como sugeri vc pode montar um cluster com 6 NanoStation fica excelente embora mais caro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cluster NANO.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	45,1 KB
ID:      	16387

  18. #18

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    que isso, pega leve, ja comecei a desse pelos cabos e fui tentando imaginar como você fez para conectar isso Converso que fritou tudo aqui Rsrs

    Obrigado pela dica

  19. #19

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Conselho de amigo esquece essa parafernalha e usa duas NanoBrigde M5
    Eqipamento extremamente fácil de instalar e com certeza vai passar uma banda bem maior.
    NanoBridge M | Ubiquiti Networks, Inc.
    Ganhou estrelinha. É isso aí grande Paulo. Eu no lugar dele ía de nanobridge ou até mesno nanostation 5. É muuuuito mais prático e fecha tranquilo.

  20. #20

    Padrão Re: Projeto PTP para 2km no máximo

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Ganhou estrelinha. É isso aí grande Paulo. Eu no lugar dele ía de nanobridge ou até mesno nanostation 5. É muuuuito mais prático e fecha tranquilo.
    Para PTP Nano Bridge é muito mais aconselhável que Nano Station. Conforme o Paulo mesmo falou,
    as NanoBridge tem melhor eficiencia para PTP pois tem menor angulo de abertura sendo menos propícias a interferencias laterais.
    O Nano Station fecha perfeitamente até numa distância maior, mas futuramente (senão já) pode começar a ter problemas com interferência visto que o uso dessas CPEs está se disseminando muito rapidamente. Já fiz ótimos PTPs com Nano e Nano Loco, mas não entro mais nessa. Quanto mais fechado o ângulo, melhor.