+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Olá pessoal,

    Ultimamente venho tendo o seguinte problema com alguns clientes:

    O cliente está conectado no Concentrador PPPoE Mikrotik, mas do nada o router do cliente acha que não está conectado e fica enviando diversas solicitações de conexão para o PPPoE, tantas que eleva o processamento do Mikrotik à 100% tanto nas versões 3.30 quanto 4.11. Quando isso ocorre é como se fosse um Denial of Service e a rede cai. Quando derrubamos o cliente o sistema volta ao normal. Isso tem ocorrido não apenas com um cliente mas com outros também. Pelo que percebemos todos estão usando um modelo de router d-link mas preciso encontrar uma proteção no Mikrotik para isso porque não posso me preocupar com qual router o cliente está usando.
    O detalhe é que quando isso ocorre olhamos diversas tentativas de conexão seguidas no log do Mikrotik e não páram até derrubarmos o cliente. Mas essas tentativas não aparecem no log do radius.
    Se alguém já passou por isso e puder dar uma luz.

    []´s a todos

    Gondim

  2. #2

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Ah! Esqueci de dizer esse concentrador é um QuadCore Intel com 2Gb de ram segurando 1.400 clientes online no PPPoE

  3. #3

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Rapaz...
    Se eu fosse tú dividiria isso em uns 4 servidores. Comprometer 1400 usuários por causa de um é complicado.

  4. #4
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Essa é mais uma coisa que pretendo fazer mas inicialmente ficariam 2 servidores apenas porque à cada servidor novo preciso re-alocar partes do meu bloco /20 porque aqui todos os clientes recebem IPs públicos dinamicamente e alguns com IP fixo. Com isso pegaria parte dos blocos que uso hoje no servidor atual e aloco eles no servidor novo. Hoje temos 8 rotas de clientes em fibra chegando nesse servidor e com o novo servidor dividiremos 4 rotas em 1 e as outras 4 rotas no outro que vai dividir bem a carga porque o consumo de cada rota hoje está bem equilibrado.

    Fiz uma modificação hoje no meu concentrador PPPoE e se resolver posto aqui qual foi a solução.

    []´s à todos

  5. #5

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Uma boa seria bloquear na rb para que clientes com sinal baixo não consigam se conectar.

  6. #6

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Bloqueie clientes abaixo de -79

  7. #7

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Opa pois é tem à ver com o router no cliente. Todos os que apresentaram esse problema usavam o D-Link DI-524 e são clientes de Rádio. Pode ser um misto de sinal ruim + firmware do router. No meu concentrador Mikrotik PPPoE havia uma instrução para desconectar o assinante depois de 24 horas. Era uma regra antiga que foi colocada uns anos atrás porque na versão xpto do mikrotik daquela época se o assinante ficasse conectado por 2 ou 3 dias ele saía da banda. Aí foi corrigido e essa regra ficou esquecida lá. Pode ser a causa do problema ou pelo menos o que inicia o problema porque ela pode estar derrubando o cliente do rádio e causando a anomalia do router ficar reconectando.

  8. #8

    Padrão Re: Clientes reconectando e processamento chegando à 100%

    Viche.. Esse d-lixo é uma porqueira. Troca isso urgente!!!! kkkk