Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Boa tarde pessoal

    Hoje tá completando 5 anos que estou nessa luta de provedor, hoje estou em uma outra empresa de Telecom, só que não abandono meu provedor pois tem clientes muito satisfeito com produto e o atendimento.

    Vejo muito falar e comentar sobre essa tecnologia airmax, queria saber qual seria o throughput em 2.4ghz ?

    Minha intenção seria começar a instalar novos clientes somente com tecnologia airmax, so que ainda desabilitado pois a torre principal não comentem a tecnologia. Seria bom fazer isso ou vou ter certa dificuldade?

    Atualmente eu tenho 4 painéis hyperlink de 90º horizontal, para trabalhar em Airmax eu teria que somente troca meus R52H por outro cartão certo ?

    Com a mudança toda da rede para 2.4ghz airmax tudo funcionando, qual seria a banda máxima que eu poderia vender para um cliente?

    PS.: Galera tem certas dúvidas, sei que para vocês é fácil mais faz um tempo que estou afastado no fórum. Obrigado a todos.

    Complementando: E a tia anatel, eu posso usar tranquilamente ? ou tem alguns probleminhas?
    Última edição por mktguaruja; 14-11-2010 às 14:38. Razão: tia anatel

  2. #2

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Cara vc tem que usar o Bullet M, Rocket M e as antenas da própria Ubiquiti.

    Esquece cartões, RB, painéis setoriais, Ubiquiti é outro mundo, soluções integradas, extremamente práticas de usar e instalar.

    Airmax usa tecnologia MIMO TDMA, sobre Anatel não sei te explicar... mas a tecnologia é incrivelmente boa, revolucionária até, recomendo 1000%.

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Cara obrigado por responder, mais não teria como eu implantar essa tecnologia mimo, sem perde o investimento que fiz ? Os cartões mimo nas rb funciona legal? Pois perde todo o investimento é complicado, fora explicar para o cliente a troca de equipamento pois vo tentar dividir as despesas do kit cliente.

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Cara vc tem que usar o Bullet M, Rocket M e as antenas da própria Ubiquiti.

    Esquece cartões, RB, painéis setoriais, Ubiquiti é outro mundo, soluções integradas, extremamente práticas de usar e instalar.

    Airmax usa tecnologia MIMO TDMA, sobre Anatel não sei te explicar... mas a tecnologia é incrivelmente boa, revolucionária até, recomendo 1000%.

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    amigo
    a tecnologia MIMO é proprietaria, somente ubiquiti
    nao existe MIMO em RB...

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Tem sim Andrio.
    Os cartões SR71-A da Ubiquiti são MIMO. Mas não tem homologação.
    Mas a troca para mimo, sempre vai resultar em investimento, pois teria que usar as antenas setoriais da linha AirMax, que são para MIMO.
    O mais prático mesmo é usar Bullet2M que em Airmax 2.4 é o único que é homologado. E como ele é airmax mas não é totalmente mimo, pois é 1 x 1 daí dá para usar antenas setorias tradicionais. Ele promete passar mais tráfego e em consequencia deverá segurar mais clientes por ap.
    Porém eu não fui muito feliz em usar o Bullet2M. Não deu o desempenho que eu esperava. Tentei todas as configurações e não foi bom. Mas outros usam e dizem que vai muito bem. Estou com eles parados para tentar em outro momento que eu tiver mais tempo.

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Seria o padrao MIMO ou o Airmax que é proprietario?
    acho que estou confundindo as bolas, uehsues.

    Puxando a memoria, creio que seja o Airmax que é proprietario.
    em todo caso, nao é a mesma coisa, RBxUbiquiti.
    mesmo que se use cartao da Ubiquiti... ha um padrao que é proprietario da Ubiquiti... sendo assim, no mk nao ira funcionar.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem sim Andrio.
    Os cartões SR71-A da Ubiquiti são MIMO. Mas não tem homologação.
    Mas a troca para mimo, sempre vai resultar em investimento, pois teria que usar as antenas setoriais da linha AirMax, que são para MIMO.
    O mais prático mesmo é usar Bullet2M que em Airmax 2.4 é o único que é homologado. E como ele é airmax mas não é totalmente mimo, pois é 1 x 1 daí dá para usar antenas setorias tradicionais. Ele promete passar mais tráfego e em consequencia deverá segurar mais clientes por ap.
    Porém eu não fui muito feliz em usar o Bullet2M. Não deu o desempenho que eu esperava. Tentei todas as configurações e não foi bom. Mas outros usam e dizem que vai muito bem. Estou com eles parados para tentar em outro momento que eu tiver mais tempo.

  7. #7

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Seria o padrao MIMO ou o Airmax que é proprietario?
    acho que estou confundindo as bolas, uehsues.

    Puxando a memoria, creio que seja o Airmax que é proprietario.
    em todo caso, nao é a mesma coisa, RBxUbiquiti.
    mesmo que se use cartao da Ubiquiti... ha um padrao que é proprietario da Ubiquiti... sendo assim, no mk nao ira funcionar.
    É o AirMax que é proprietário.
    Quanto ao cartão ele seria compatível com algumas das RBs da Ubiquiti. É o que está no site deles. E as RBs deles vem com Open-WRT, o que complica para a maioria do povão onde eu me incluo.
    Mas já li relatos que funcionou nas últimas versões do MK.

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Galera valeu pela força, em relação aqueles cards da mikrotik funciona bem ? r52hn ? com esse bullet2m ?

  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Amigo, você pode montar uma célula separada e ir migrando aos poucos.. Por q se trocar de vez o investimento é alto e usar produtos tdma com a função desativada não compensa. Tem que começar do zero, a não ser que coloque uns 2 painéis mimo e mescle.

  10. #10

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    mikrotik é direcionado para roteamento, gerenciamento, etc.
    ubiquiti é direcionado para tecnologia wireless.
    ambos sao bons no que fazem.

    entao pq nao usar cada qual com o que é bom?
    falou em Radio, seja cliente ou seja AP, falou ubiquiti.
    falou em roteamento, gerenciamento... falou mikrotik.

  11. #11

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    mikrotik é direcionado para roteamento, gerenciamento, etc.
    ubiquiti é direcionado para tecnologia wireless.
    ambos sao bons no que fazem.

    entao pq nao usar cada qual com o que é bom?
    falou em Radio, seja cliente ou seja AP, falou ubiquiti.
    falou em roteamento, gerenciamento... falou mikrotik.
    O problema é que o MK como AP tem mais funções para gerenciar a rede wireless do que Ubiquiti.
    E realmente pra quem já tem uma rede de bom tamanho como é o meu caso e do mktguaruja fica bem difícil e oneroso mudar pra mimo. Estou pensando em colocar uma unica setorial em airmax em um dos POPs e começar a migrar alguns clientes com planos maiores pra ver como fica. Mas realmente mudar tudo vai ser muito complicado mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Eu faria isso. Colocaria uma ou poucas setoriais e migraria aos poucos.

    Quanto a idéia de que ubiquiti é fraco em configurações, concordo em partes. Tem poucas funções realmente, mas para mim o importante é funcionar. Se a coisa funciona bem não preciso muito de estatísticas e relatórios. Mesclar mk e ubnt é uma boa, acho que não gere nenhum problema.

  13. #13

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Eu faria isso. Colocaria uma ou poucas setoriais e migraria aos poucos.

    Quanto a idéia de que ubiquiti é fraco em configurações, concordo em partes. Tem poucas funções realmente, mas para mim o importante é funcionar. Se a coisa funciona bem não preciso muito de estatísticas e relatórios. Mesclar mk e ubnt é uma boa, acho que não gere nenhum problema.
    relatorios? estatisticas dos usuarios?
    essas podem continuar a serem geradas pelo mikrotik.

    para min nao mudou em nada o gerenciamento.
    continuo tendo todas informacoes sobre os clientes, etc.

  14. #14

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Ele se referiu as ferramentas de diagnostico wireless que o mk tem.

  15. #15

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    relatorios? estatisticas dos usuarios?
    essas podem continuar a serem geradas pelo mikrotik.

    para min nao mudou em nada o gerenciamento.
    continuo tendo todas informacoes sobre os clientes, etc.
    Quanto à navegação dos clientes no servidor, sim. Continua pelo MK. Me refiro às taxas dos clientes conectados à RB, assim como controle, identificação e bloqueio dos clientes pelo access list, e normas e limites para conectar no cartão (limites de sinal mínimo para o cliente conectar, por exemplo).

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Ele se referiu as ferramentas de diagnostico wireless que o mk tem.
    Exato, como também o controle de quem conecta à RB. Ainda não fucei muito no ubiquiti nessa parte. Como tenho 2 bullets como AP em 2 torres secundárias, vou começar a estudar um pouco mais pra ver se substitui o MK.

  16. #16

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Mas tem umas ferramentazinhas no software airos também..

  17. #17

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Galera, todos comentou sobre ubiquiti airmax. Mais os cards da mikrotik mimo é bom ? alguem ja usou ?
    Pois eu so pensei em ubiquiti para os clientes, pois é o melhor custo beneficio.

    No meu caso, se eu colocar uma card r52hn no meu painel da hyperlink funcionaria normal, ou teria que troca o painel?

  18. #18

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Galera, todos comentou sobre ubiquiti airmax. Mais os cards da mikrotik mimo é bom ? alguem ja usou ?
    Pois eu so pensei em ubiquiti para os clientes, pois é o melhor custo beneficio.

    No meu caso, se eu colocar uma card r52hn no meu painel da hyperlink funcionaria normal, ou teria que troca o painel?
    funcionar? vai funcionar
    mas nao vai ter AIRMAX, ja que esse é tecnologia proprietaria da ubiquiti.

  19. #19

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Amigo, vc está muito equivocado.
    A tecnologia MIMO, que significa multiple input / multiple output, utiliza de mais de uma antena para transmitir/receber sinal. A principio, resolveria alguns problema básicos do wifi (802.11/a/b/g). Multipath e outras coisas são atenuadas, já que se uma antena não recepciona bem, a outra captaria melhor. Imagine ter 2 antenas recebendo/respondendo pelo mesmo sinal?

    O airmax é o nome do software que a ubiquiti desenvolveu usando o conceito de TDMA em cima do HAL da Atheros.

    Saudações,
    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo
    a tecnologia MIMO é proprietaria, somente ubiquiti
    nao existe MIMO em RB...

  20. #20

    Padrão Re: Tecnologia Airmax 2.4Ghz

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    funcionar? vai funcionar
    mas nao vai ter AIRMAX, ja que esse é tecnologia proprietaria da ubiquiti.
    Amigo, não funcionaria porque o painel dele somente tem uma polarização. Para funcionar com MIMO vc deveria ter um painel com dupla polarização (os basestations da ubiquiti possuem).

    Se você possuir um painel com dupla polarização, poderia utilizar o cartão da mikrotik junto com cliente ubiquiti (desde que com airmax desativado).
    O problema é achar painel setorial com dupla polarização.
    Acho que a mikrotik depois dessa jogada da ubiquiti vai ficar para trás na parte wireless.

    Estou já até vendo como que vai funcionar as coisas: Ubiquiti em wireless e mikrotik em controle operacional.

    Saudações,