Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Prezados amigos,

    Estou querendo montar cache com FreeBSD e Thunder Cache 6.

    Tenho uma máquina com placa mãe Intel DH55HC, 4GB de Mem, HD 1Tb, Fonte 500w real, Processador Core i3 64 bits.

    Um amigo meu montou para mim um Citrix com Xen Server virtualizando o Debian 5 e thunder 3 mas ainda não está em produção.

    Gostaria de saber qual a diferença de se usar um debian, ubuntu ou outras distros e usar o FreeBSD com o Thunder.

    Ouví falar que o Lusca não funciona em Ubuntu 64bits..

    Como seria isso?

    Pois como não tenho experiência com Free BSD, se a virtualização com Debian não ficar boa eu tentaria por o thunder 6 no ubuntu server 64 bits.

  2. #2

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Cache não se deve virtualizar, tem de colocar em maquina dedicada, e tem de seguir as recomendações minimas pra instalar o thunder 5/6, ou seja minimo 8g de memoria e 4 hds, sendo 3 exatamente iguais e com no minimo 32mgs de buffer pro cache, 1 um hd menor para o sistema, eu uso o FreeBSD apesar de não entender nada, com os videos e tutos que tem no site coloquei pra rodar de primeira e ta show de bola...
    Ps. Uso a versão FreeADS ainda...

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Citação Postado originalmente por nonoque Ver Post
    Prezados amigos,

    Estou querendo montar cache com FreeBSD e Thunder Cache 6.

    Tenho uma máquina com placa mãe Intel DH55HC, 4GB de Mem, HD 1Tb, Fonte 500w real, Processador Core i3 64 bits.

    Um amigo meu montou para mim um Citrix com Xen Server virtualizando o Debian 5 e thunder 3 mas ainda não está em produção.

    Gostaria de saber qual a diferença de se usar um debian, ubuntu ou outras distros e usar o FreeBSD com o Thunder.

    Ouví falar que o Lusca não funciona em Ubuntu 64bits..

    Como seria isso?

    Pois como não tenho experiência com Free BSD, se a virtualização com Debian não ficar boa eu tentaria por o thunder 6 no ubuntu server 64 bits.
    Cara se voce vai usar BSD entáo use o Squid e náo thunder. Eu uso assim, o Pupa usa assim. A maioria usa o Squid, dá de 10 a 0 no thunder.\

    O meu server é uma máquina semelhante a tua, só que uso processador i5 e dois hd um pro sistema de 80 e outro de 500 pro resto,, acho que vai segurar uns 800 clientes brincando. Eu montei num hack 4U da nilko. ficou show de bola.
    Última edição por Almirgas; 15-11-2010 às 19:17.

  4. #4

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Caraca mano, mas eu não tenho conhecimento pra montar um squid desse..rs sou fraquinho.. hehehehe
    Por isso quero usar o thunder mesmo.Pensei até em apelar para o myauth com o supercache..
    Falando nisso, o link, tem que ser um só neh? Pois tenho hoje dois. Metade dos clientes se conectam em um e a outra metade em outro. Como eu faria para o thunder funcionar? Uso uma RB750g gerenciando 60 clientes apenas.

  5. #5

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    O Thundercache com freebsd funciona bem sim. Se X ou Y não gostou, é porque nao gostou. Não significa que o thundercache nao funcione bem, quem sabe, o X ou Y não soube foi fazer funcionar direito.
    O squid nao tem um match de arquivos muito bom. Nem um pouco comparado ao lusca.
    Gente, sinceramente? Achômetros não funcionam.
    O Lusca funciona muito melhor comparado com o squid.
    A melhor situação é mesclar o lusca com o thundercache. Façam parent cache (lusca <- thundercache).
    O freebsd tem um gerenciamento de memoria superior ao linux. O escalonamento também está melhor, o ULE3 está muito bom. O sistema de arquivos do freebsd é focado em não perder dados, então a tendência é ele ser mais lento que os filesystems do linux. Existem maneiras de deixar o sistema de arquivos do freebsd mais rápido.

    Como já disse, compensa fazer parent cache com o thundercache sim. Deixe a partição onde ficarão os arquivos de cache com flag noatime.
    O thundercache 3.1 funciona legal, desde que sejam feitos alguns pequenos ajustes no codigo fonte. Aqui está tudo funcionando bem. Agora existe tambem o thundercache pago, que ainda nao testei.

    Saudações,

  6. #6

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Cache não se deve virtualizar, tem de colocar em maquina dedicada, e tem de seguir as recomendações minimas pra instalar o thunder 5/6, ou seja minimo 8g de memoria e 4 hds, sendo 3 exatamente iguais e com no minimo 32mgs de buffer pro cache, 1 um hd menor para o sistema, eu uso o FreeBSD apesar de não entender nada, com os videos e tutos que tem no site coloquei pra rodar de primeira e ta show de bola...
    Ps. Uso a versão FreeADS ainda...

    TO para ver alguem dar uma análise de engenharia de Hardware baseado em conseito do que em achismos dos fabricantes.

  7. #7

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Mas só com aquelas vídeo aulas será que consigo instalar o free bsd??

  8. #8

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Sinceramente amigo, será que compensa fazer algo que funcionaria durante um tempo e quando precisasse de algum ajuste vc ficaria na mao?

    Acredito que é bem simples a instalação do freebsd. E com video aulas conseguiria sim fazer a instalação.

    Saudações,

  9. #9

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Mas tipo o FreeBSD instala meus drivers ou vou ter que fazer tudo na mão?

  10. #10

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Depende do que você quer. Vc diz driver de placa de rede?
    O que vc vai precisar mesmo é driver de placa de rede. Placa de video vc nao iria precisar configurar, nem audio.

    A maioria das placas de rede o kernel generico já tem suporte. Tem umas placas de rede marcas xingling que vc precisa mexer no PCI ID.
    Coisas que imagino que vc nao vai usar (esses tipos de placas de rede.)

    Saudações,

  11. #11

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Amigo, é urgente assim? Se pode esperar um pouco te recomendaria fazer testes e simulações com os S.O que você escolheu. Tenta instalar, configurar, se na primeira vez você fizer tudo funcionar, instala uma MV e usa outro S.O e tenta fazer o mesmo, depois coloca em testes com seus clientes...etc. Veja o que melhor te atende e se adequa a sua realidade.

    Eu te recomento a debian + squid, embora eu tenha trabalhando com freeBSD e gosto muito, porém é uma solução mais comum e você acha solução mais rápido.

  12. #12

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Minha placa é uma Intel Gigabit onboard que veio na minha placa mãe, uma DH55HC

  13. #13

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Pega entao uma imagem de 64 bits do freebsd 8.1

    Vou abrir uma excessao. Pega a imagem e diga aqui no fórum quando estiver com ela em mãos.

    Saudações,

  14. #14

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    A imagem está em mãos. Baixei tanto a 32 como a 64bits.

    Não estou próximo a máquina agora, mas tenho uma em 32bits aqui com Vmware instalado para fazer qualquer teste ou simulação.

    Muito obrigado!

  15. #15

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Ok. Quando estiver na frente da maquina, avise.

  16. #16

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Valeu mano. Assim que estiver prox a máquina posto aqui. Te adicionei também no msn.

  17. #17

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Msn? Mas o meu msn nao está postado no fórum.

  18. #18

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Abaixo do seu nome em cada post tem um símbolo de msn, perto das barrinhas verdes. Não é esse?

  19. #19
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    GrayFox, você tem algum BSD rodando Thunder e Squid junto, pois achei interessante a tua citação, e vou pedir pro meu programador ver esse caso e tentar desenvolver aqui pra nós, pois quanto mais eficiente melhor pra rede, pros clientes e pra nós.

    Att
    Almir

  20. #20

    Padrão Re: FreeBSD+Thunder vs Outras Distros+Thunder

    Nao. Eu coloquei "mande mensagens aqui", que significa mandar mensagens para o fórum. O meu msn só atendo clientes.
    Saudações,