+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SERVIDOR DE INTERNET...

    Ola pessoal, boa noite. Sou novo no forum e preciso de umas informações se possível. Bem, tenho um serviço de internet no meu bairro via wireless. Uso o APRouter Krazer de 400mw. Esta ligado num modem ADSL da OI de 2mb. Tenho 10 clientes ja na rede c/controle de banda. O problema é que ja ouvi falar que com um servidor eu teria mais controle dos clientes. Bem, existem algum programa pra gerenciar isso, e que configuração de pc eu uso pra melhor atender esteserviço.
    Agradeço muito a informação caso alguem possa me fornecer.

    Jorge Lima - Fortaleza/CE.

  2. #2

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Amigo,para apenas 10 pessoas não vale a pena colocar um pc para gerenciar por uma série de fatores: consome muita energia, dá mais manutenção,etc.Se quiser melhorar,coloque uma rb 750 para gerenciar e um bullet2 em bridge somente enviando o sinal,ou utilize o aprouter q vc tem mesmo.Abraço.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Uma RB 750G ou RB 450G é uma excelente escolha pois o Mikrotik vai te permitir controlar de maneira mais precisa seus clientes. Trocar seu AP por uma BULLET 2 HP é uma excelente escolha, pois vai melhorar em muito o sinal para seus clientes.

  4. #4

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Lembrando que vc precisa de licença para transmitir sinal via rádio e que pode levar uma multa de 10mil reais por isso.

  5. #5

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Cara uma rb750 ai ja da uma ajuda tremenda para você controla os clientes, autenticação, paginas de aviso entre varios outros previlegios.

  6. #6

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    mais um gato net por ai

  7. #7

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Amigo, como todos disseram, use uma RB750g. Você vai conseguir gerenciar até mais de 100 usuários dependendo da situação e com baixo custo de energia. Te damos as dicas partindo do pré-suposto que você já deve estar correndo atrás da licença. Abraço

  8. #8

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    cada caso e um caso ,quando iniciei com radinhos e tinha 40 clientes e resolvi passar para rb usei uma rb 433 na torre onde liguei omini,apos um tempo 2 painel e 1 antena 5.8 para repetir em outro bairro que na epoca era radinho.,,.o servidor era na mesma rb da torre.,,.o bom de eu ter feito assim é que apos 3 anos esta rb ainda esta na mesma torre ,mais não uso ela como servidor e sim para auxiliar as outra 2 433 que foi colocadas para ligar painel e repetidoras em outros bairros,acredito que para nosso amigo tambem seja uma maneira boa de dar inicio em um provedor com baixo custo e aproveitando os equipamento no futuro

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Eu cheguei a ter 60 clientes com 5 Aprouter Wr254, 2 faziam ponto a ponto e 3 distribuiam sinal e controlavam banda. Depois mudei pra PCAP, foi uma mudança radical, muito mais qualidade. Hoje só temos RBs em todas nossos pops, inclusive os ponto a ponto são com RBs. Ainda tenho um pto a Pto com nano5. Mas logo vou mudar pra RB.

    Então por enquanto voce pode continuar com teu APROUTER sem problemas, mas é bom já ir providenciando equipamentos como foi indicado acima. Ai quando for trocar já estará com tudo na mão.

    Outra coisa que não pode esquecer é ir vendo como tira SCM pra poder se legalizar. Pois como já foi dito acima o negócio ilegal é perigoso e dá cadeia.

    Boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    olá jorge, como seu negócio está crescendo te aconselho a estrutura-lo, pois com esse moldem vce não vai conseguir legalizar , compra um link dedicado ou adsl, monta uma torre, rádio rb 433ah com cartão R52h,

    Antenas: 3 painéis setoriais e uma fonte de note book para alimentar o radio.

    um servidor e um sistema operacional para seu servidor ( usa-se muito microtik), e um gateway.

    Frequencia: 2.4 ou 5.8

    Potencia: até 1 wts e meio
    Em relaçao a licença como ja foi sitado vce precisa , pois alem da multa que pode chegar a 10 mil reias , a anatel ainda apreende os equipamentos, é crime federal, sonegaçao de imposto.
    Espero ter ajudado . MSN; [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Potencia: até 1 wts e meio???

    Deus livre e guarde quem estiver perto dessa antena.

    Rapaz, isso é loucura das grandes. Usar hoje 400 Mw reais é muito. Já atendí clientes a mais de 1km com 63 mw quando eu usava AP2000. Potência não é tudo, aliás, em excesso pode ser um tiro no pé.

    Citação Postado originalmente por santiagor2 Ver Post
    olá jorge, como seu negócio está crescendo te aconselho a estrutura-lo, pois com esse moldem vce não vai conseguir legalizar , compra um link dedicado ou adsl, monta uma torre, rádio rb 433ah com cartão R52h,

    Antenas: 3 painéis setoriais e uma fonte de note book para alimentar o radio.

    um servidor e um sistema operacional para seu servidor ( usa-se muito microtik), e um gateway.

    Frequencia: 2.4 ou 5.8

    Potencia: até 1 wts e meio
    Em relaçao a licença como ja foi sitado vce precisa , pois alem da multa que pode chegar a 10 mil reias , a anatel ainda apreende os equipamentos, é crime federal, sonegaçao de imposto.
    Espero ter ajudado . MSN; [email protected]

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Citação Postado originalmente por santiagor2 Ver Post
    olá jorge, como seu negócio está crescendo te aconselho a estrutura-lo, pois com esse moldem vce não vai conseguir legalizar , compra um link dedicado ou adsl, monta uma torre, rádio rb 433ah com cartão R52h,

    Antenas: 3 painéis setoriais e uma fonte de note book para alimentar o radio.

    um servidor e um sistema operacional para seu servidor ( usa-se muito microtik), e um gateway.

    Frequencia: 2.4 ou 5.8

    Potencia: até 1 wts e meio
    Em relaçao a licença como ja foi sitado vce precisa , pois alem da multa que pode chegar a 10 mil reias , a anatel ainda apreende os equipamentos, é crime federal, sonegaçao de imposto.
    Espero ter ajudado . MSN; [email protected]

    Rapaz,, se seguir esse último conselho você vai preso,, 1wat e meio,, imagine se os caras da anatel te pegar,, vai derrubar até o sinal dos aviões que passarem sobre tua cidade.. tem cada uma..
    Se como foi dito 63 mw (milivats) já atende muito bem. Uma,, se por 1wat e meio vai precisar de um amplificador,, e com certeza amplificador é proibido. Como o amigono Nanokk falou, eu digo mais,, não é tiro no pé.. é tiro direto na cabeça, e pior na cabeça de muita gente na redondeza.

  13. #13

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Concordo plenamente bjos....

  14. #14

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Cadê o cara? Será que foi preso por derrubar algum avião??? kkkk

  15. #15

    Padrão Re: SERVIDOR DE INTERNET...

    Loucura! 63 esta ótimo. kkkk cada uma que aparece
    Última edição por lennonvox; 26-04-2011 às 16:35.