+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    Caros Amigos do Under, estou tendo o seguinte problema ao configurar um PTP de 3 km com NanoBridge M5:
    Nos testes de velocidade o upload é sempre maior ou o dobro da velocidade de download. Ex: Upload= 47Mbps e Download= 21Mbps

    Em alguns canais isso se inverte coisa do tipo Upload= 0,97Mbps e Download=53Mbps
    Já testei em varios canais, o CCQ 100% em todos, sinal em -64 Db, frequencia em 40 MHz, Potencia setada em 10 db. MCS 12 - 162.

    Em 20 MHz ocorre o mesmo, porém o trougput é menor.

    Alguem já teve esse tipo de problema?

  2. #2

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    esse teste eh usando o speed test do proprio ubnt ?
    c for descarta ele nunca funciona certo aquilo .....
    outra coisa tais usando o no-ack ?
    provavelmente eh isso que tah acontecendo

    abraço

  3. #3

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    geralmente isso é devido ao noise floor. verifica a interferencia, uma boa dica seria utilizando o analisador de spectro. pois o lado que esta recebendo.

    porém download e upload é uma medida relativa. depende de que lado esta partindo o teste.

    outra dica seria tentar inverter o modo de operação. ap -> client e onde esta cliente -> ap.

  4. #4

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    eu quando tenho este problema, vou meço o ptp com meu gps e acerto o ack, dai da certinho.

  5. #5

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    eu quando tenho este problema, vou meço o ptp com meu gps e acerto o ack, dai da certinho.
    e como vc faz isso amigo?

  6. #6

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    e como vc faz isso amigo?
    marco com o gps o ponto principal, marco o segundo ponto, dai vejo a distancia em linha reta e em seguida vou no ACK do radio e coloco la a distancia encontrada, dai melhora muito o trafego

  7. #7

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    esse ACK e referente a distancia de um ponto no outro a metade tipo eu tenho um link de 39km mais até hoje não encontrei o ACK certinho dele tem algum calculo ou eu coloco somente a distancia?
    meu link e RB 433 AH UBUQUITI XR5 e Hyperlink 33dbi! gostaria de uma inforção sobre como calcular esse ACK!

  8. #8

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    esse ACK e referente a distancia de um ponto no outro a metade tipo eu tenho um link de 39km mais até hoje não encontrei o ACK certinho dele tem algum calculo ou eu coloco somente a distancia?
    meu link e RB 433 AH UBUQUITI XR5 e Hyperlink 33dbi! gostaria de uma inforção sobre como calcular esse ACK!
    Tem uma tabela nesse link:

    .::[{ PedroHANeto }]::.: Tabela para calculo do ack-timeout.

  9. #9

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    A vantagem dos produtos ubiquit é que o software ja calcula o ack, basta colocar a distancia em km ou em millas, agora para os demais tem que calcular mesmo, muito importante é que dizem que nas rbs que atendem a clientes é bom colocar o controle de ack, isto para que um cliente com mau sinal ou distante nao atrapalhe os demais

  10. #10

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    vlw pelas informações vou ver se fica bom...

  11. #11

    Padrão Re: PTP com NanoBrige, Upload maior que Download...

    Acho que poderiamos colocar aqui para termos ideia, distancias referentes e qual ACK cada um esta usando, tipo eu tenho cliente mais distante da minha rb com 5km, e uso ack = 67