+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Olá Srs. Como vão?
    Após pesquisas interminávei cheguei a algumas dúvidas e gostaria de que os amigos tentassem me ajudar.
    Estou montando um hotspot para um hotel.
    O hotel tem a extensão de 1500 x 200 m aproximadamente e tipo resort a beira mar.
    Atualmente conta com um sistema antigo e sem manutenção e pelas falhas do acesso fui contratado para instalar um novo sistema.
    Estive pesquisando e estou querendo usar equipamentos da Ubiquiti, Oiw, GiLink e Engenius, estou apenas escolhendo o que usar realmente.
    Em anexo tenho um mapa de como quero colocar a disposição dos ap's.
    Na área temos 04 Blocos. O Primeiro bloco (da esquerda pra direita) contamos com chalés, são 16 ao todo e acredito q uma antena omni cobre o local (apesar de eu ter pensado em 02 antenas), então seria 01 Omni 09 ou 12 dBI + Bullet 2 (ou Nano2). No segundo Bloco dispomos de um prédio de 06 andares com +- 70 Aptos. Todos eles com varandas (portas em vidro e madeira). Para este local pretendo colocar ou antenas setoriais da própria Nano2, ou Bullet2 + Omni 09 Dbi...
    Os ap's ficarão basicamente numa distancia de 10 a 20m dos prédios e os prenderei em suportes metálicos com tubos galvanizados presos nos coqueiros.
    Nas regiões internas pretendo colocar aquelas antenas omni internas ligadas em um Ap (OIW, GILINK, KRAZER ou ENGENIUS).

    A dúvida é:
    Os ap's Nano2 serviriam para fazer a cobertura de fora pra dentro do prédio? Já trabalhei com Nano2 mas para fazer enlaces.
    A potencia das Nano2 e a antena interna deles me jogaria bastante sinal na área construída?
    Os Bullet 2 + Omni representa solução mais cara porém mais confiável?
    Para os ap's internos,,, qual marca vcs me recomendariam?

    Já montei alguns hotspots de hoteis, utilizei equipamentos da 3Com, Linksys e TpLink (não gostei muito) e todos eles funcionaram muito bem... mas to querendo usar outras marcar.
    O servidor será MK com o Router OS (em level 06) + 02 Switchs.
    O servidor será configurado para hotspot com user e senha... mas como o cliente quer usar o sistema de cobrança em pacotes de horas ou por hora usada então irei usar uma senha pré paga. Mas a dúvida é: uso o usermanager + hotspot ou uso PPOE ?
    Outra coisa... será que estou usando equipamentos demais?

    Agradeço aos amigos que puderem me ajudar a tirar essas dúvidas. Obrigado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         disposicao.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	16573

  2. #2

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Lembre-se apenas de um detalhe:

    A comunicação deve ser bidirecional, portanto o nano2 pode ate conseguir transmitir sinal suficiente para chegar ao interior do hotel, no entanto será que os notebooks dos hospedes terão capacidade de transmitir até o nano2?

    Em relação ao controle de acesso, sem dúvidas o hotspot. Esta é a aplicação ideal para este tipo de autenticação.

  3. #3
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Ótimo. Em relação aos notebooks, acredito que consigam responder sim...
    Mas em relação aos Ubiquiti... Melhor Nano2 ou Bullet 2 + Omni?
    E os ap's... qual posso considerar?
    Estou usando equipamentos demais?
    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Você devera ter cuidado com os sinais vindo dos clientes pois se um cliente estiver com sinal ruin pode prejudicar toda rede daquele concentrador. Exemplo na setorial que o senhor vai colocar tem conectado 30 pessoas (notebook) e um NOT esta com sinal bem baixo.. Isso podera trazer problemas de instabilidade para todos. Na minha opnião quanto a quantidade de equipamentos isso nao importa muito mais sim como vai ser configurado, ter um bom censo nao custa nada; Vale resaltar que pra mim seria PRIMORDIAL a qualidade da antena. Já nos chale colocaria setoriais em dois pontos ficara melhor. Agora o resultado mesmo e so no teste, porque mexer com mobilidade em wirelles com obstaculo e complicado (pra mim que nao tenho muita experiência).So uma duvida quantos mega pretende usar? up/dw? Imagina quantos simultaneos no horario de pico? Te desejo muito Sucesso !!!

  5. #5
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Olá Maxibelo.
    Na verdade não entendi muito bem pq um Not com sinal baixo iria interferir no sinal, seria pelo fato de q iria ficar conectando e desconectando roubando entao processamento pro DHCP e etc?

    Alguém sabe se o sinal da Nano2 abre os 60º mesmo? E com essa abertura será q ele penetra bem nas portas e janelas?

    Em relação a SSID eu quero usar uma só para haver auto-negociacao entre o cliente e os AP's... mas eu devo analisar cada ap se ele tá pegando ou nao o outro pra nao dar interferencia de um sinal no outro e poder configurar corretamente o canal. Mas em relação ao canal, posso usar de 2 em 2 (1, 3, 5, 7, etc) ou uso q ne usei antes (1, 7 e 11)... já vi q dessa forma não há tantos problemas.
    O Link q já existe é de 10 MB mas se não me engano é um link Embratel com Ip Dedicado eu acho. Vou ver isso.
    Em horário de pico imagino entre 120 e 150 pessoas usando ao mesmo tempo. Vou pegar esses dados no servidor atual.

    Obrigado.

  6. #6
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Simmmm pessoal... me deem suas opnioes...
    Com relação a vencer os obstáculos x qualidade de sinal o q seria melhor? Nano2 ou Bullet 2 + omni?

    Eu vou começar os testes nesta segunda feira com cada um pra ver como fica. Mas a opnião de vcs é bem importante.

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    ou uso q ne usei antes (1, 7 e 11)... já vi q dessa forma não há tantos problemas.
    seria as frenquencias 1,6,11.

    Agora com relação eu iria de nanostation2 e se nao me engano o angulo de abertura é de 55º.

  8. #8

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Citação Postado originalmente por jonataferreira Ver Post
    Na verdade não entendi muito bem pq um Not com sinal baixo iria interferir no sinal, seria pelo fato de q iria ficar conectando e desconectando roubando entao processamento pro DHCP e etc?

    Alguém sabe se o sinal da Nano2 abre os 60º mesmo? E com essa abertura será q ele penetra bem nas portas e janelas?
    Sim o Nano abre 60° e até mais um pouco. Lembrando que vc navega até por trás dependendo da localização. Eu iria de nano em vez de omni. Coloquei num canto de um pequeno hotel e pegou sinal em todos os quartos.

    Um cliente com sinal ruim prejudica porque ele navega com a taxa de 1Mbps ao invés de 11Mbps, forçando o AP que vai ter que negociar com ele à taxa de 1Mbps e com os outros 11Mbps. Nesse caso esse cliente com 1Mbps vale por 10, e como o AP vai ter mais trabalho para negociar com os clientes em taxas diferentes, isso causa maior latência na rede e consequentemente lentidão. Não sei se expliquei direito, mas é mais ou menos isso.

  9. #9
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Turma/... aproveitando... recebi indicação de um fornecedor de substituir os equipamentos Nano2 ou Bullet2 por equipamentos com a tecnologia MIMO...
    Será que realmente tem uma boa relação custo x beneficio?
    Ainda nao trabalhei com essa tecnologia e ela representa um ganho real da qualidade de Sinal?

    Vlw turma.

  10. #10

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Citação Postado originalmente por jonataferreira Ver Post
    Turma/... aproveitando... recebi indicação de um fornecedor de substituir os equipamentos Nano2 ou Bullet2 por equipamentos com a tecnologia MIMO...
    Será que realmente tem uma boa relação custo x beneficio?
    Ainda nao trabalhei com essa tecnologia e ela representa um ganho real da qualidade de Sinal?

    Vlw turma.
    Não faça isso. Os notebooks dos seus clientes não tem tecnologia mimo então não vai adiantar nada gastar mais e não utilizar a tecnologia.

  11. #11
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Karo Katraka.
    Obrigado pela sua ajuda porém acredito que a tecnologia Mimo não é incompatível com o padrão 802.11b/g.
    Já que, pelo que me parece, nãohá mudanças no padrão da tecnologia, somente na forma como o sinal é jogado, ou seja, o jogo de antenas e a forma de irradiação.
    Será que realmente os equipamentos não funcionariam com o Mimo?
    Outra coisa....
    Estive pensando aki em usar algumas antenas repetindo e repassando. Tipo rede Imesh, pois tem muitos lugares com dificuldades de cabos.
    Alguém tem noção da quantidade de equipamentos q eu poderia colocar como repeater um dependendo do outro como se fosse cascateando?
    Teria algum detalhe em relação a essa rede que ao que me parece será tipo Imesh?
    Obrigado a todos.

  12. #12
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Karo Katraka... me desculpe mas me parece que vc estava certo.
    Estive vendo alguns estudos de técnicos da UFPR e da outros laboratórios pelo mundo...
    Na verdade acabo de mudar de opnião. Me parece que o Mimo não tem funcionalidade que não seja da Rede N. Ou seja... equipamentos da rede G "atrapalhariam" o funcionamento do Mimo.

    Mas voltando aos Repeaters?
    Qual a opnião de vcs? Dá pra eu colocar um repeater puxando de outro repeater e assim por diante?
    Aumentaria o uso do processamento em demasia?
    Vlw.

  13. #13
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: HOTSPOT EM ÁREA DE 1500 X 200M, 06 andares, vidro, etc

    Rpz... difícil saber no que acreditar viu. Acho que somente fazendo os próprios testes...
    vejam só isso:
    http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/te1...EEE802.11n.pdf

    O kra diz no estudo que Mimo nao funciona bem se tiver outros padroes perto mas no final diz q incrementa a rede do 802.11 b/g.
    Sei nao viu.