+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterramento de equipamentos em torre.

    Boa tarde a todos o users do underlinux.
    Primeiramente quero falar do meu problema.
    Minha torre tem 24 metros com para-raio e uso um pc-ap em uma caixa hermetica de metal, placas pci d-link ag530 e senao, cabo rg 53 e placas de rede 3com,.
    Recentemente na epoca da chuvas queimei 3 placas de rede,e 2 modens.
    para tenta driblar o problema desci os equipamentos, que antes tava em 22 Metros e agora ta em 12M por enquanto ainda nao queimei nenhuma placa de rede nem moden, mas deu uma chuva e e a placa senao perdeu a potencia

    Muitos users do under comentarao que se fizer o aterramento dos equipamentos o problema pode acabar mas eu nao achei muito conteudo sobre aterramentos de pc-ap, voces poderiam me explica.
    obrigado

  2. #2
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Amigo, aterramento não protege equipamento contra raio ou surto. Aterramento serve para proteção das pessoas e do patrimônio (evitar incêndios, etc...). Se quiser evitar queima de placas, etc.. você terá que usar outra abordagem onde o aterramento não é ator principal. Essa abordagem chama-se blindagem.

    Sds,

  3. #3

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Além de aterrar tudo, certifique que a rede eletrica e telefonia também estão aterrados e com proterores contra surtos. e comum o pessoal achar que aterramento e so colocar 3 astes na terra e pronto e na realidade e mais complexo do que isto, pode ter certeza que vale a pena pagar um bom profissional da area para fazer este serviço.

  4. #4

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Eu aqui faço + ou - igual a Oi/Brt, mais eu faço um buraco de 3mts de profundidade, tipo uma cisterna/fossa, coloco 5 astes e jogo ferro velho tampo, ligo na torre com um cabo de 40mm, e ligo tudo na torre, para-raio, equipamentos, piriquito, etc... Antes quando usava para-raio separado, vivia queimando algo, ja tem mais de um ano e meio que nunca mais queimou nada, tenho uma torre no meio do mato de 35mts, so queimou umas fontes, pq deu problema no transformador, ja chequei nessa torre e o para-raio tinha estourado por causa de algum raio, mais não queimou nada!!

  5. #5

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    faça uma malha de aterramento na base da torre.. um cabo de cobre de 16mm ou maior para o para-raio..

    e um outro cabo ligado na mesma malha voce aterra os aparelhos...


    voce vai ter uma maior proteção contra EMI´s ...

  6. #6
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    .
    Última edição por motacosta; 17-11-2010 às 11:55.

  7. #7
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Alexandre e Rogério, isso é um mito. Aterramento sozinho não protege equipamentos contra surtos (raios, etc..) muito menos contra EMIs.

    Não estou inventando isso, antes que alguém pergunte, aprendi isso aqui:

    - http://www.treinav.com.br/site/curso...hes.asp?id=354

    - http://www.target.com.br/portal_new/...enteCodigo=100

    Abç.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    faça uma malha de aterramento na base da torre.. um cabo de cobre de 16mm ou maior para o para-raio..

    e um outro cabo ligado na mesma malha voce aterra os aparelhos...


    voce vai ter uma maior proteção contra EMI´s ...
    Última edição por motacosta; 17-11-2010 às 13:03.

  8. #8

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Ou coloque centelhadores por tudo: na entrada dos modens, entre os modens e o PC-AP, e entre as placas PCI e as antenas. Centelhador não consegue proteger tudo efetivamente mas sai muuuuuuuito mais barato que aterramento ou troca de placas.

  9. #9

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Alexandre e Rogério, isso é um mito. Aterramento sozinho não protege equipamentos contra surtos (raios, etc..) muito menos contra EMIs.

    Não estou inventando isso, antes que alguém pergunte, aprendi isso aqui:

    - NTT - TREINAMENTO AVANADO

    - Target Engenharia e Consultoria

    Abç.
    Gabriel,

    Uma das principais proteções conra EMIs e RFIs é a blingadem. Porém um dos principais requisitos para uma blindagem eficiente é o aterramento.

    Concordo com você que o aterramento sozinho não protege os equipamentos, no entanto ele é indispensável para se ter uma proteção eficiente, portanto acho que é mais ou menos isso que os colegas tentaram dizer.

  10. #10
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Aterramento de equipamentos em torre.

    Amigo anjunior, discordo que o aterramento seja "um dos principais requisitos para uma blindagem eficiente".

    Se você for no youtube e procurar por um video de um avião atingido por um raio e voando normalmente (sim, um avião moderno é pilotado por um computador que é operado pelo piloto) , vai ver que não precisa de aterramento pra blindagem. O que prova que aterramento não é o principal fator na proteção pq aviões não têm aterramento.

    Abç

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    Gabriel,

    Uma das principais proteções conra EMIs e RFIs é a blingadem. Porém um dos principais requisitos para uma blindagem eficiente é o aterramento.

    Concordo com você que o aterramento sozinho não protege os equipamentos, no entanto ele é indispensável para se ter uma proteção eficiente, portanto acho que é mais ou menos isso que os colegas tentaram dizer.