+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede wireless nao loga

    Pessoal, boa tarde!!!
    estou montando uma rede wireless e tô com uma duvida!
    Veja bem:
    Tenho 03 torres no meu bairro, e nessas torres coloquei 03 nanostation m2 em cada, e coloquei mais alguns picostation m2 em outros pontos do bairro fazendo uma cobertura de 100% do sinal no bairro.
    Por onde passo e ligo meu notebook pego o sinal cheio...
    sempre dá uma media de no maximo 500mts da torre.
    Mas nao consigo logar na rede, ficar obtendo endereço da rede e depois da conexao nula ou limitada!
    todos os nanos e picos sao configurados como ap wds, mesmo ssid, mesmo canal, mesma frequencia.
    no mikrotik configurei hotspot.
    Mas debaixo das torres consigo logar e navegar normalmente.
    o que mais posso fazer pra ter uma conexao perfeita dentro dessa cobertura?
    inclusive uso um adaptador usb de 1000mw de potencia com antena de 5dbi
    o sinal fica bom até deixo da terra! rsrsr

  2. #2

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    Citação Postado originalmente por mferreiraneto Ver Post
    Pessoal, boa tarde!!!
    estou montando uma rede wireless e tô com uma duvida!
    Veja bem:
    Tenho 03 torres no meu bairro, e nessas torres coloquei 03 nanostation m2 em cada, e coloquei mais alguns picostation m2 em outros pontos do bairro fazendo uma cobertura de 100% do sinal no bairro.
    Por onde passo e ligo meu notebook pego o sinal cheio...
    sempre dá uma media de no maximo 500mts da torre.
    Mas nao consigo logar na rede, ficar obtendo endereço da rede e depois da conexao nula ou limitada!
    todos os nanos e picos sao configurados como ap wds, mesmo ssid, mesmo canal, mesma frequencia.
    no mikrotik configurei hotspot.
    Mas debaixo das torres consigo logar e navegar normalmente.
    o que mais posso fazer pra ter uma conexao perfeita dentro dessa cobertura?
    inclusive uso um adaptador usb de 1000mw de potencia com antena de 5dbi
    o sinal fica bom até deixo da terra! rsrsr
    Contrate um profissional pois vejo que você não entende o que está fazendo e está fazendo muita besteira com coisa séria.

  3. #3

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    Ferreira.

    Você fez a parte de cobertura dos rádios pensando em FM/AM ou TV.

    Acontece que comunicação wireless é bidirecional e se o seu equipamento cliente (notebook, iphone, pda, etc...) não tem força para responder para o Ponto de Acesso (AP), acontece isso.

    É pela falta de potência do seu equipamento cliente que você consegue se conectar no pé da torre, mas não consegue se conectar acima de 30 metros da torre.

    A solução é diminuir a área de cobertura a montar sua rede com afastamento máximo de 50 metros entre os APs. Só que neste caso passa a ser econômicamente inviável.

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    Bom dia!
    Agradeço a colaboração dos amigos...
    sinceramente, nao creio q tô fazendo besteira, (no q diz respeito ao tipo de rede)...
    quando eu disse para algumas pessoas q eu ia montar uma rede wireless e atender meus clientes com apenas um adaptador wireless usb, realmente fui muito criticado, mas vejo o resultado positivo, veja bem:
    em um condominio com 90 casas coloquei apenas 02 radios mesh da gi-link, numa distancia de 100mts um do outro e atendo 100% do condominio com essa solução a 300k.
    o cliente usa apenas um adaptador usb wireless dentro de casa. (ficou perfeito), esse tipo de rede só nao me agradou pelo fato do controle de quase tudo ser feito atravez do dashboard do fabricante... (pessimo).
    entao resolvi montar a mesma topologia no bairro, porém usando nanostation m2 e picostation m2 para emitir sinal e na casa do cliente apenas adaptador usb.
    quando digo que nao tô fazendo besteira é porque conheço esse tipo de rede em funcionamento..., porém creio q tô fazendo besteira na configuração dos equipamentos, pois tem uma parte do bairro q já tem cliente usando a rede, mas na outra parte com a mesma configuração nao tá dando certo, fica tentando logar e nao loga!
    Veja bem:
    O nano e o pico tem 600mw com antena de 12dbi
    quando coloco a outro nano ou pico no cliente funciona...
    O adaptador q uso tem 1000mw + antena de 5 dbi...
    sempre tem visada pra torre... porque nao loga..., já distanciei os nanos e picos e fica a mesma coisa.. e outro detalhe interessante q tem local q tá a mais de 1000 metros da torre e consigo logar e navegar, e outros lugares bem mais perto e com visada eu nao consigo...!
    Pessoal, tenho equipamentos e disposição, se der certo tudo q tô fazendo vou mudar o rumo das conexoes de internet aqui no bairro. (adesao, velocidade, mensalidade e outros...)
    obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    pera lá, vc disse quer fazer uma rede wireless com apenas 1 nanostation com a antena interna dele? essa rede é para 360º? o cliente irá continuar usando o adaptador usb de 1watt com antena omni de 5dbi dentro da casa dele? qual é a distância entre o servidor e o cliente?

  6. #6

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    O problema, como ja foi dito, é o sinal do adaptador USB mesmo, barra cheia quer dizer que seus nanos estão enviando bem o sinal, mas o adaptador não esta atendendo na mesma medida, dai vc tenta logar, mas o adaptador não consegue enviar o sinal ao seus APs.

  7. #7

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    opá: vou explicar melhor...
    minhas torres ficam em forma de triangulo, uma em cada ponta do bairro, cerca de 1.5km de distancia uma da outra...
    Em cada torre coloquei 03 nanostation m2, formando um angulo de 270 graus...
    em alguns pontos do bairro coloquei picostation m2 com visada direta pras torres... estes picos ficam distantes uns dos outros 500 mts...
    assim consegui cobrir todo o bairro com meu sinal, dentro das casas e comercios quando ligo um notebook, tá lá meu sinal, 100% perfeito.
    comprei um adaptador usb wireless que te um ajuste de 20~30dBm (100mW~1000mW), RF power.
    e antena de 5dbi omni... (excelente adaptador)
    em alguns pontos mais proximos das torres ou dos picos (cerca de 300 mts) logo perfeitamente e navego bem, tanto na rua quanto dentro de casa, em outros pontos, uns até perto das torres nem consigo pegar ip, logar na rede...
    todos os nanos e picos tem:
    o mesmo ssid, canal, frequencia, todos em ap wds, ou seja segui na risca a instrução do pessoal da ubiquiti.
    entao preciso descobrir porque nao consigo logar nestes pontos, já q estou tao proximo, e tem pontos q estou distante e consigo logar e navegar...

  8. #8

    Padrão Re: Rede wireless nao loga

    cara vc fez o mais dificil, misturar o sinal wifi pelo o bairro todo, mas o fato de estar perto mas em alturas diferentes( cliente em baixo, nano em cima da torre) pode fazer com que o cliente veja seu sinal legal, porque seu nano tem uns 60º a 90º mas por causa do angulo pequeno da antena do cliente (digo na vertical porque ela é omni) o cliente não consiga enviar com sucesso o sinal, é claro que no wifi, como o amigo já disse, é um canal de duas vias, rx e tx, se só tiver uma delas, nada feito. como na figura.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.png
Visualizações:	129
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	16625