+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre autoportante!!!

    Amigos...novamente estou aqui pedindo ajuda a vcs prá exclarecer minha dúvida,nao sei se postei no lugar certo mas peço dsclpas!!!
    Seguinte:Eu tenho um pequeno provedor e estou afim de legaliza-lo...entao já encomendei uma torre autoportante de 15M de altura;ela já vai vir com ART do egenheiro da empresa...Dúvida:E a base dessa torre precisa ter documentação tbm?visto que eles nao vao construi a fundação da mesma!..

  2. #2

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Bom que eu saiba o ART ja envolve toda estrutura da torre, incluindo a base. O engenheiro avalia e fica responsavel pela torre...

  3. #3

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Entao amigo...a empresa que contratei prá fabricar a torre vai me entregar ela montada,mas a fundação vai ser por minha conta,entao eles tem que me passar os detalhes dessa fundação?

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Citação Postado originalmente por Checkinho Ver Post
    Entao amigo...a empresa que contratei prá fabricar a torre vai me entregar ela montada,mas a fundação vai ser por minha conta,entao eles tem que me passar os detalhes dessa fundação?
    Seria o mínimo por parte deles, pois afinal o engenheiro que projetou a antena deve ter projetado a base de fixação tambem.

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Citação Postado originalmente por Checkinho Ver Post
    Entao amigo...a empresa que contratei prá fabricar a torre vai me entregar ela montada,mas a fundação vai ser por minha conta,entao eles tem que me passar os detalhes dessa fundação?
    Eu recentemente mandei fazer uma torre em um serralheiro, até postei algumas fotos dela no meu album, o engenheiro nem viu a torre, apenas expliquei pra ele o tamanho e como era a extrutura, ele mandou fazer a ART e nessa já estava especificando a largura e fundura do buraco da base, fundura dos buracos onde iriam ser fixado os estaios e a quantia de estaios e a distancia um do outro na torre. No momento que ele assinou essa ART ele é responsável por essa torre, por isso ele me cobrou um sálario mínimo só pra assinar a ART. No princíoo achei um absurdo, mas quando ele falou que enquanto essa torre estivesse em pé ele era responsável eu percebi que um salário mínimo não era tão alto assim. Na tua ART com certeza vai ter as especificações da torre e como ela vai ser montada. Veja essa questão com o engenheiro.
    Última edição por Almirgas; 20-11-2010 às 08:58.

  6. #6

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Bom dia,

    uma ART de montagem de uma estrutura não serve para outra. Além disso essa ART é de fabricação da torre.

    Terá de contratar um engenheiro civil para fazer os cálculos da fundação e da montagem da torre. O mesmo ficará responsável técnico pela torre montada.

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    O Marcelo falou tudo,, a ART que eu tenho é de montagem, pois se voce estiver mantando a torre e a fisclização do CREA chegar eles podem mandar voce parar até ter a ART na mão.
    E quem assinou pra mim foi um Eng. Civil.
    Última edição por Almirgas; 20-11-2010 às 11:08.

  8. #8

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    O Marcelo falou tudo,, a ART que eu tenho é de montagem, pois se voce estiver mantando a torre e a fisclização do CREA chegar eles podem mandar voce parar até ter a ART na mão.
    E quem assinou pra mim foi um Eng. Civil.
    Sim, há duas ART's: uma de projeto e outra de obra/serviços (construção). Geralmente a secretaria de obra (fiscalização municipal) pede a de construção da torre. Tem de ser emitida para o endereço de construção da torre (ou de qualquer outra estrutura).

    Devem ser levados vários fatores em consideração, como coeficientes de arrasto/vento, solo, peso da estrutura, peso dos equipamentos na torre,etc. Caso a torre tenha um projeto prévio o engenheiro (estrutural) poderá utilizar boa parte dos cálculos no projeto de construção da mesma.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Marcelo atualizei meu explorer, pra resolver esse problema da propaganda em cima do post e não resolvel. sabe me dizer o que fazer?

  10. #10

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    ???
    Última edição por MarceloGOIAS; 20-11-2010 às 14:11.

  11. #11
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    Ops, desculpa ai Marcelo, postei no lugar errado, não era aqui. foi mal.

  12. #12

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    eu tenho um provedor e uma fabrica de torre tanto autoportante como de estaio,.,eu não as vendo com ART pois teria de tirar patente e este ART da fabricação da torre não teria utilidade ,,pois para anatel,prefeitura e fiscalização etc a ART que todos pedem e do endenheiro civil com planta semelhante de uma construção de uma casa que tenha as media da torre e do material usado na fabricação ( o ART do fabricante tem estes dados ,mais o engenheiro civil pode olhar a torre e pegar estes dados ) descrição detalhada da fundação e da torre ,,esta planta com aprovação na prefeitura e ART deste engenheiro civil que sera enviado na anatel e usado em fiscalização

  13. #13

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    vc tem fotos e dos seus modelos de torres?

  14. #14

  15. #15

    Padrão Re: Torre autoportante!!!

    entrei no seu site mas la nem tem fotos das torres como e feita que material