+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb ROCKET M-900 - DÚVIDA

    Olá amigos, sei que estou me antecipando. Mas como estou ansioso para compar e usar o M-900 - Ubiquiti num enlace que tenho com rb e Xr-9 e grade 15 db Hyperlink, que não está lá essas coisas. Neste enlace de 18 km estou conseguindo 5mb em half e não consigo baixar o noise floor na estação remota que varia de -87 a -89, ja fiz de tudo. Estranho que na cidade na base no meio da poluição o noise fica sempre em -98. Devido a esta questão estou ansioso para colocar o m-900 neste enlace, daí a minha dúvida: como já tenho duas antenas alinhadas só trocar a rb e xr9 pelo M-900 e usar em uma polarização OU terei que comprar mais duas antenas para usar nas duas polarizações do Rocket-900?
    Última edição por kaluham; 22-11-2010 às 11:18. Razão: erros de grafia

  2. #2

    Padrão Re: ROCKET M-900 - DÚVIDA

    Então amigo Ubnt só lançou o Rocket M900 com Basestation Sector Antenna AMS 900-120-13: 900 MHz AirMax 2x2 MIMO, e acho que se for usar o Rocket para ponto a ponto seria com duas antenas de cada lado para fazer funfar o Airmax em 900mhz... agora usar o Rocket no lugar do XR9 colocando 1x1 acho besteira e provável que se Ptp piore!
    Última edição por ricardowireless; 24-11-2010 às 14:59.

  3. #3

    Padrão Re: ROCKET M-900 - DÚVIDA

    Você pode usar o Rocket M900 com uma única polarização desde que proteja o conector da outra polarização com um resistor. É gambiarra, mas pode ser feito.

    O ideal é usar duas antenas em cada ponta do enlace, devidamente alinhadas e na polarização correspondente ao rádio.


    Sobre o seu equipamento atual:
    Já experimentou substituir o cabo e o pigtail da estação remota para ver se o noise floor corrige?

    Experimente também trocar todo os equipamentos de lado (exceto antenas). Se o noiseflloor mudar de lado junto com o equipamento você tem algum problema de cabo, pigtail ou até mesmo um rádio baleado.

    Se persistir o noise fllor na ponta remota com o equipamento trocado é problema do local, antena muito baixa ou antena problemática.

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá amigos, sei que estou me antecipando. Mas como estou ansioso para compar e usar o M-900 - Ubiquiti num enlace que tenho com rb e Xr-9 e grade 15 db Hyperlink, que não está lá essas coisas. Neste enlace de 18 km estou conseguindo 5mb em half e não consigo baixar o noise floor na estação remota que varia de -87 a -89, ja fiz de tudo. Estranho que na cidade na base no meio da poluição o noise fica sempre em -98. Devido a esta questão estou ansioso para colocar o m-900 neste enlace, daí a minha dúvida: como já tenho duas antenas alinhadas só trocar a rb e xr9 pelo M-900 e usar em uma polarização OU terei que comprar mais duas antenas para usar nas duas polarizações do Rocket-900?

  4. #4

    Padrão Re: ROCKET M-900 - DÚVIDA

    Kaluham,

    Observando o enlace através das coordenadas que você enviou em PVT, posso dizer o seguinte:
    1) a mudança de equipamento não vai trazer uma melhora significativa porque falta radiovisibilidade para o seu enlace.
    2) o ruído que você descreve no ponto B é causado pelas árvores que circundam o imóvel.
    3) no seu lugar eu deixaria o enlace quieto, você tem sorte de estar funcionando.
    4) se quser aumentar o potencial de tráfego eleve a altura de suas antenas acima do solo. No ponto B posicione a antena para fugir da vegetação.

    Há muitos obstáculos neste seu enlace, mesmo erguendo as duas antenas 40 metros acima do solo seu enlace continuará prejudicado. Mas por outro lado, quanto mais altura você der para os rádios, melhor a sua chance de passar mais banda.


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 09-05-2011 às 07:43.