+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid: memory

    Ola galera estou com problema para configurar o squid para segunte situação,
    ele esta consumendo a memoria mas não esta liberando a memoria alocada, estou utilizando:
    memory_pools on
    memory_pools_limit 5 MB

    mas não esta liberando a memoria apos sua utilização e eu não estou entendendo o funcionemento deste paramentro.
    eu estou fazendo algo de errado?
    se alguem poder em ajudar fico grato pois não tem muita documentação sobre isso!
    Falow

  2. #2

    Padrão Re: Squid: memory

    só squid ou squid e thunder?

  3. #3

    Padrão Re: Squid: memory

    se não queres que o squid fique com a memória alocada não seira melhor usar "memory_pools off"?

  4. #4

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    só squid ou squid e thunder?
    No meu caso só squid!
    mas acabei de fazer um teste:
    eu derrubei o squid e ele liberou toda a memoria ocupada mas segundos depois a memoria comesou a almentar o consumo novamente.
    o que pode ser?

  5. #5

    Padrão Re: Squid: memory

    tem que olhar seu squid.conf pode ser arquivos muito grandes que vc está baixando e ocupa rapido a memoria.

  6. #6

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    tem que olhar seu squid.conf pode ser arquivos muito grandes que vc está baixando e ocupa rapido a memoria.
    Mas, mesmo depois de derrubar o squid ele continua almentando o consumo de memoria do servidor, isso tem alguma influencia?

  7. #7

    Padrão Re: Squid: memory

    algumas dicas...

    desligue o memory pools, isso fara com que o squid libere a memoria nao alocada:
    memory_pools off

    nao use cache muito grande, a cada 1gb de cache usa-se em torno de 15mb de memoria.

    qual o tamanho que esta configurado para arquivos na memoria?
    coloque apenas arquivos pequenos
    maximum_object_size_in_memory 256 KB

    outra coisa que vc pode fazer é colocar para rodar de tempo em tempo o seguinte comando:
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

    ele limpa a memoria em cache.

  8. #8

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    algumas dicas...

    desligue o memory pools, isso fara com que o squid libere a memoria nao alocada:
    memory_pools off

    nao use cache muito grande, a cada 1gb de cache usa-se em torno de 15mb de memoria.

    qual o tamanho que esta configurado para arquivos na memoria?
    coloque apenas arquivos pequenos
    maximum_object_size_in_memory 256 KB

    outra coisa que vc pode fazer é colocar para rodar de tempo em tempo o seguinte comando:
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

    ele limpa a memoria em cache.
    segui o seu conselho e coloquei a linha de comando no cron para executar de 3 em 3 horas e coloquei memory_pools off
    vou deixar o servidor rodando a noite toda e amnha eu posto o resultado

  9. #9

    Padrão Re: Squid: memory

    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    Nao entendi esse comando, ele vai limpar seu cache? Se voce usa o squid para guardar o cache, porque limpar o mesmo?

  10. #10

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    Nao entendi esse comando, ele vai limpar seu cache? Se voce usa o squid para guardar o cache, porque limpar o mesmo?
    alguns aplicativo tem o costume de alocar memoria e nao liberar ela depois...
    na realidade, o linux guarda um espaço na memoria para os dados recentemente carregados no disco, possibilitando que ele seja reaberto mais rapido no futuro.
    com isso a memoria cache enche, deixando o sistema lento....

    Mesmos em Sistemas rodando alguns poucos aplicativos, isso tbm pode acontecer.
    o que muitos fazem qdo isso acontece é reiniciar o Sistema, forçando a limpeza da memoria cache.

    Para economizar nosso tempo e paciência, e ter um efeito semelhante sem precisar reiniciar a máquina, podemos pedir ao kernel que limpe todos os caches que estiverem em memória.
    basta rodar o comando:
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

  11. #11

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    alguns aplicativo tem o costume de alocar memoria e nao liberar ela depois...
    na realidade, o linux guarda um espaço na memoria para os dados recentemente carregados no disco, possibilitando que ele seja reaberto mais rapido no futuro.
    com isso a memoria cache enche, deixando o sistema lento....

    Mesmos em Sistemas rodando alguns poucos aplicativos, isso tbm pode acontecer.
    o que muitos fazem qdo isso acontece é reiniciar o Sistema, forçando a limpeza da memoria cache.

    Para economizar nosso tempo e paciência, e ter um efeito semelhante sem precisar reiniciar a máquina, podemos pedir ao kernel que limpe todos os caches que estiverem em memória.
    basta rodar o comando:
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    Muito massa sua esplicação, mas me tire outra duvida o sistema operacional não era para fazer isso já por padrão evitando lentidão no sistema pois quando ele ocupar toda a memoria ele vai utilizar a swap com isso deixando a maquina muito lenta.

  12. #12

    Padrão Re: Squid: memory

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    alguns aplicativo tem o costume de alocar memoria e nao liberar ela depois...
    na realidade, o linux guarda um espaço na memoria para os dados recentemente carregados no disco, possibilitando que ele seja reaberto mais rapido no futuro.
    com isso a memoria cache enche, deixando o sistema lento....

    Mesmos em Sistemas rodando alguns poucos aplicativos, isso tbm pode acontecer.
    o que muitos fazem qdo isso acontece é reiniciar o Sistema, forçando a limpeza da memoria cache.

    Para economizar nosso tempo e paciência, e ter um efeito semelhante sem precisar reiniciar a máquina, podemos pedir ao kernel que limpe todos os caches que estiverem em memória.
    basta rodar o comando:
    echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    Obrigado, bela explicalçao, vou ate clicar na estrela.

  13. #13

    Padrão Re: Squid: memory

    Agora esta funcionando legal adicionei esse comando no cron para ficar executando de 12 em 12 horas agora esta legal falow