+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de LuBezrra
    Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São João Batista do Glória - MG
    Posts
    2

    Padrão Mikrotik 2.4GHz ou 5.8GHz?

    Bom dia amigos do forum, acompanho o fórum assiduamente, porém este é meu primeiro post (espero que esteja em local correto) e gostaria de valiosa ajuda de vocês.
    Vou iniciar operação com wireless, numa região de zona rural e algumas montanhas, fiquei em dúvida entre 3 tipos de configurações, são elas:

    - Opção 1:
    > RB600A com 3 cartões R52H (um slot para uso futuro)
    > Um cartão R52H: setado em 5.8GHz para receber sinal com antena direcional disco 5.8 GHz 24DBI Zirok - WL 455 (conexão ponto a ponto, visada direta)
    > Duas antenas painel setorial: 120º 2.4GHz 17 dbi Wirelink para distribuir sinal para os clientes
    > Raio máximo para atendimento a clientes: 7km
    > Kit cliente: ap 300mw 2.4 GHz + antena de grade
    > Dúvida: topografia com visada direta, porém com elevações, a torre base fica num lugar alto. Fui informado que vai ser dificil fechar enlaces a partir dos 6km.


    - Opção 2:
    > RB600A com 3 cartões R52H (um slot para uso futuro)
    > Um cartão R52H: setado em 5.8GHz para receber sinal com antena direcional disco 5.8 GHz 24DBI Zirok - WL 455 (conexão ponto a ponto, visada direta)
    > Duas antenas painel setorial: 120º 5.8GHz 17 dbi Wirelink para distribuir sinal para os clientes
    > Raio máximo para atendimento a clientes: 7km
    > Kit cliente: ap 300mw 5.8 GHz + antena de grade
    > Dúvida: fui informado que em 5.8GHz consigo fechar os enlaces até 7 km sem problemas, mas que devido a sensibilidade do 5.8GHz posso não ter um bom sinal no cliente.

    - Opção 3:
    > Usar os novos rocket M5 Ubiquiti
    > Kit cliente: air grid 5.8GHz
    > Dúvida: é possivel fechar meu ponto a ponto com rocket de um lado e Mk do outro (lado B vai me enviar sinal em MK cartão R52H antena disco 5.8GHz zirok)

    Estou bem na dúvida entre qual modelo escolher. Por gentileza, se alguem puder pelo menos dar uma clareada ficarei honrosamente grato.


    Abraços,
    Lu Bezerra
    Serra de Santa Maria - MG

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik 2.4GHz ou 5.8GHz?

    se tiver muito bloqueio e melhor 2,4 se não 5,8 e melhor

  3. #3
    Avatar de LuBezrra
    Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São João Batista do Glória - MG
    Posts
    2

    Padrão Re: Mikrotik 2.4GHz ou 5.8GHz - Resolvido!

    Opa..

    Obrigado pela resposta.

    Resolvido
    Solução mista de mikrotik em 2.4GHz para hotspot e nanostation em 5.8GHz, via interface ethernet da RB para atender as maiores distâncias (mediante demanda). Para o ponto a ponto: 5.8Ghz 24dbi + cartão R52H 350mW, o enlace será de 15km.

    Testar o Air Max vai ficar para uma outra oportunidade.

    Save Jesus
    Última edição por LuBezrra; 23-11-2010 às 14:55.