+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Galera, pesquisei aqui no fórum sobre os PTP - Ponto a Ponto, em alguns casos eu vi que o pessoal coloca num lado ap-bridge e no outro bridge, outros bridge com wds-station....
    E quando usar a guia wds da interface wireless, deixa o modo para dynamic ou static?

    Gostaria da opinião de vc's, qual a melhor forma, e se influencia na largura de banda que o ptp vai passar.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    cara eu uso dessa forma que vc cito em ap-brige wds-station criando 2 wds do cliente e do ap em modo static em rb! mais te aconselho a usar bullet M5 ai e mais simples é a banda passante e maior e bem mais simples de configurar. vc coloca um como ap e outro com station ou como ap wds e station wds fica show de bola alem de ficar mais barato e não tem perda com equipamento, pois e tudo acoplado a antena.
    enquanto as rbs vc tem um pig-taill do xr5 de 20cm e um de +ou- 1Mt para antena isso gera perda e gastos. o bullut vc liga direto na antena não tem rabichos e nem perda esperiencia propria...

  3. #3

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    claudinhohw, eu pensei em usar o mikrotik mesmo, é que eu já tenho alguns cartões, e queria aproveitar eles, mas minha dúvida fica sendo ainda, sobre a configuração do mikrotik. Qual a melhor forma(talvez ping baixo, largura de banda alta).

    Mas uma coisa é certa, no futuro, não muito longe, eu tiro o cabo coaxial e coloca bullet em 5ghz

  4. #4

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    galera, disculpe o meu portuguez, eu so argentino, tenho um wisp pequeno apenas maior a 100 clientes.
    eu tenho 3 torres, a principal com 433ah 3 cartoes, um xr2 ap bridge e wds dynamic, ese enlaza com um das otras torres, ali tenho uma 133c com dois cartoes, voltando a principal otro cartao r52h tambem ap bridge e wds dynamic, ese enlaza com a otra torre, ali tenho uma 532a com 2 cartoes. y por ultimo na torre principal um cartao r52. todos eles estao em bridge com a ether1. to com cache full e anda tudo certo. cada cartao tem uma antena panel de 17dbi, faz wds y ap bridge para varios clientes um promedio de 30 cada.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    na verdade nao existe diferença de desempenho com nenhuma das formas, só a questão da segurança, que colocando uma interface como ap wds e outra como station wds e setar como static torna a rede mais segura já que tem que ser cadastrado o mac nas duas interfaces.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    na verdade nao existe diferença de desempenho com nenhuma das formas, só a questão da segurança, que colocando uma interface como ap wds e outra como station wds e setar como static torna a rede mais segura já que tem que ser cadastrado o mac nas duas interfaces.
    se vc quer segurança wds não é o mais adequado e sim station x station com criptografia vou posta minhas configurações e tu da uma olhada...

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Claudinhohw, eu vi que na sua configuração vc deixou o wds em dynamic, se eu setar static, melhora a segurança? se for neste caso, devo cadastrar o mac's então?

  9. #9

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    Claudinhohw, eu vi que na sua configuração vc deixou o wds em dynamic, se eu setar static, melhora a segurança? se for neste caso, devo cadastrar o mac's então?
    cara com essa onda de clonagem de mac tanto não fica 100% de nem uma forma agora se vc quiser segurança e wpa ou wpa2! ai sim fica seguro ai se vc estiver em uma area sem interferecia como é o meu caso vc coloca assim no local deste link não tem nem um sinal 5.8GHz pois esta ná lateral da cidade mirando para uma fazenda por isso eu configurei assim...

    att,

    Cláudio Lemes

  10. #10

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    se vc quer segurança wds não é o mais adequado e sim station x station com criptografia vou posta minhas configurações e tu da uma olhada...
    eu não falei que teria segurança... eu só falei que a diferença entre os dois é que o wds oferece MAIS SEGURANÇA QUE sem wds.
    se quer segurança mesmo a sua estrutura continua insegura... vc só vai conseguir um nivel a mais de segurança se criar um tunel VPN, e mesmo assim não esta completamente seguro.

    e obviamente o mais indicado é setar o wds como static, e wpa e wpa2 é tao seguro quanto MACxIP, ou seja, o basico.
    Última edição por rbginfo; 24-11-2010 às 17:53.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Vc ta usando Nstreme, tem alguma configuraçao em especial para funcionar pois assim vc passa mais megas, seria isso vc ativou o modo turbo nessa sua conecçao?

    Desde já agradeço!

  12. #12

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Vc ta usando Nstreme, tem alguma configuraçao em especial para funcionar pois assim vc passa mais megas, seria isso vc ativou o modo turbo nessa sua conecçao?

    Desde já agradeço!
    não amigo não uso modo turbo normal meu link passava somente 12Mb depois que ativei foi pra até 33mb máximo e no minimo 11mb!

  13. #13

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    eu não falei que teria segurança... eu só falei que a diferença entre os dois é que o wds oferece MAIS SEGURANÇA QUE sem wds.
    se quer segurança mesmo a sua estrutura continua insegura... vc só vai conseguir um nivel a mais de segurança se criar um tunel VPN, e mesmo assim não esta completamente seguro.

    e obviamente o mais indicado é setar o wds como static, e wpa e wpa2 é tao seguro quanto MACxIP, ou seja, o basico.
    intendo amigo não falei que vc esta errado não so falei que se ele quiser segurança é wpa ou wpa2 quanto ipxmac isso não é seguro tenho um link aki passando sobre a cidade e clonaram 1x por isso não uso isso onde passa sobre cidades os malandro tão foda mais onde não tem uso wds ipxmac tambem é a mais adequada e simples de fazer...

    te mais abraço...

  14. #14

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    intendo amigo não falei que vc esta errado não so falei que se ele quiser segurança é wpa ou wpa2 quanto ipxmac isso não é seguro tenho um link aki passando sobre a cidade e clonaram 1x por isso não uso isso onde passa sobre cidades os malandro tão foda mais onde não tem uso wds ipxmac tambem é a mais adequada e simples de fazer...

    te mais abraço...
    hoje até wpa/wpa2 esta muio facil de quebrar.

    aqui eu estou usando em ptp, equipamentos UBNT com AirMax que torna imcompativel com outros equipamentos.
    criptografia wpa2
    wds
    MACxIP
    e VPN

    até agora nunca sofri ataque de forma nenhuma em PTP

    e nos pops estou usando a ARP para conectar na torre e PPPoE nos clientescom MACxIP.
    e uma regra rigida de firewall

    tambem não tive mais conhecimento nem de tentativa de ataque.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    hoje até wpa/wpa2 esta muio facil de quebrar.

    aqui eu estou usando em ptp, equipamentos UBNT com AirMax que torna imcompativel com outros equipamentos.
    criptografia wpa2
    wds
    MACxIP
    e VPN

    até agora nunca sofri ataque de forma nenhuma em PTP

    e nos pops estou usando a ARP para conectar na torre e PPPoE nos clientescom MACxIP.
    e uma regra rigida de firewall

    tambem não tive mais conhecimento nem de tentativa de ataque.
    sim meus ptp são quase todos UBNT somente esse que eu to usando xr5 rb tbm achow que e mais seguro

  16. #16

    Padrão Re: Melhor forma de interligar 2 torres - PTP

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    sim meus ptp são quase todos UBNT somente esse que eu to usando xr5 rb tbm achow que e mais seguro
    não que seja mais seguro, mas dificulta os metidos ficarem tentanto invadir a rede, já que precisa de um equipamento compativel com a tecnologia e impossibilita o uso com plaquinhas e antenas de grade.