Resultados da Enquete: alguem ja usou nano m5 para ponto de acesso??

Votantes
23. Você não pode votar nesta enquete
  • sim

    16 69,57%
  • não

    7 30,43%
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    mas o que muda com airmax no medium ou no high

  2. #22

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    tambem gostaria de saber qual diferença em usar Airmax no Medium ou no High.
    por que aqui estou usando nos Clientes Airmax em High está tudo perfeito ping 1ms CCQ98% a 100% Airmax Quality 98% Airmax Capacity 99%, chupa essa manga.

  3. #23

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Pelo que eu vi a diferença será q se acaso vc colocar high no ap vc tera q tera clientes somente em airmax, e se acaso tiver em medium ele aceitará outros equipamentos em 5Ghz conectar nele tb.

    Se alguem ver alguma outra diferença posta ai
    Att.Juliano.

  4. #24

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    se for isso então está perfeito por que só uso Nanostation M5 nos clientes, fiquei com essa duvida por que pensei que usando Airmax no High estaria forçando o Nanostation M5 mais parece que não é isso beleza então.

    valeu netxtreme por de respondido a minha pergunta.

  5. #25

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Amigos a prioridade do airmax nao implica na conectividade de outros equipos 5,8ghz na base. Ou voce opera com airmax ou sem airmax nao existe meio termo. Se tiver airmax habilitade hoje, somente produtos ubnt da linha M se conectarao, mikrotik bullet5 ou qualquer outro equipo 5,8ghz nao ira se conectar, tem que ser tudo linha M. A prioridade do airmax pelo que pesquisei aumenta o "time slot", da mesma maneira que voce tem controle manual dessa opcao no mikrotik com NV2 implementado, la eles chamam de tdma-period-size. Se voce tiver uma base com 50 clientes de 500k deixa em low, agora se forem 10 clientes de 5mb poem high. A latencia sobe mas passa mais banda. !

  6. #26

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Amigo chadii, acho que vc está equivocado com relação a sua resposta, pode fazer um teste pra vc mesmo comprovar o q estou falando, tem cliente meu q está conectando normalmente com nanostation 5 em 1 nanostation M5 na torre, porém com airmax em medium.

    Att.Juliano.
    Citação Postado originalmente por chadii Ver Post
    Amigos a prioridade do airmax nao implica na conectividade de outros equipos 5,8ghz na base. Ou voce opera com airmax ou sem airmax nao existe meio termo. Se tiver airmax habilitade hoje, somente produtos ubnt da linha M se conectarao, mikrotik bullet5 ou qualquer outro equipo 5,8ghz nao ira se conectar, tem que ser tudo linha M. A prioridade do airmax pelo que pesquisei aumenta o "time slot", da mesma maneira que voce tem controle manual dessa opcao no mikrotik com NV2 implementado, la eles chamam de tdma-period-size. Se voce tiver uma base com 50 clientes de 500k deixa em low, agora se forem 10 clientes de 5mb poem high. A latencia sobe mas passa mais banda. !

  7. #27

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    A limitação de clientes por Nano M5 é por qtde de banda passante apenas ou teria um número de clientes independentemente da qtde de banda? estava pensando em colocar NS M2, pelo valor do equipamento mais em conta para os clientes mas, seria uma boa? Pensei em Bullet M2 com setorial mas, não sei o lance do MIMO se funcionaria com ele.

    Agradeço a ajuda pois, trabalho com rede cabeada, estou ampliando minha cobertura e, pretendo usar a estratégia de chegar com rádio (que não tenho muita experiência) e depois setorizar com fibra e mandar UTP pro cliente.

  8. #28

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Aqui usamos nos novos pontos de acesso, que são criados os nanostation M5

    Temos 3 pops 100% airmax.

    Usamos 3 nanostation5, em cada Pop e já são o suficiente para atender clientes.

    Nos clientes usamos airgrid M5 e nanolocoM5.

    Todos com airmax ativado.

    Usamos o último firmware 5.3.2

    Media de clientes 20 por cada nano.

    Temos uma antena com 30 usuários

    Planos utilizados: 512 kbps, 1 mbps, 2 mbps e 4 mbps neste ultimo 2 clientes.;

    Ponto negativos que notamos.

    O que ele marcar é mentira cliente 150mbps/150mbps e não passa 24 mbps.

    Nos p2p a mesma coisa ele marcar 135mbp/135mbps e não passa 50 mbps full;.

    Se tiver um outro transmissor nas proximidades transmitindo no mesmo canal ou em canais adjacentes para cima ou para baixo próximos, o Airmax cai quase em 50 %, diminuindo drásticamente o rendimento. Tendo taxas nos p2p de 1mbps.

    Excesso de pontos de acesso usando Airmax em 5.8ghz, já virou a mesma porcaria que 2.4GHZ.

    Tanto os piratas como os legalizados, estão invetindo e estragando todos os P2P em 5.8 Ghz.

    Isto ocorre tanto no PmP ou p2p.

    Quem acha que migrando para 5.8 Ghz vai fugir da interferência de 2.4 Ghz pode tirar o cavalo da chuva.

    att:

    Wilson
    Última edição por pinhais; 10-06-2011 às 09:55.

  9. #29

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Opa, aqui tenho um servidor mikrotik e estamos implantando o sistema RouterBox, trabalhamos com PPPOE.
    Como vc configurou os NS M5?

    1. O SSID ficou o mesmo em todos os NS M5?
    2. Pensei em colocar 6 no POP, que acha, vai dar interferência?
    3. O modo de operação dele, ficou em APWDS e nos clientes, vc colocou como?
    4. Como vc alternou os canais?
    5. Qua diferença entre Nano Loco e airgrid M5?

    Olha, pergunto isso pq já ví tanta coisa aqui no forum que embaralhou tudo na cabeça e, como vc tem uma estrutura funfando legal, se puder ajudar... não manjo muito de Ubiquiti, vou fazer um curso na Granlabor depois mas, isso só depois de outubro. aqui tem um provedor com uma torre e 2 Rockets M5 e base stations de 20dbi, creio eu, a uns 300 metros, vc acha que vai me afetar? Pelo o que ví até agora, essa tecnologia da Ubiquiti é o que mais se aproxima de uma estrutura cabeada e, ao alcance de mortais provedores.

    O que puder passar, ajudará de forma fundamental.

    Valeu.

  10. #30

    Padrão re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    de acordo com o datasheet o nano5 tem abertura de 55 graus, mas abre bem mais que isso.
    tanto é verdade que com 5 voce consegue fechar os 360 graus.
    o nanoM5 diz ter 45 graus de abertura, nunca efetuei os testes... mas se for igual ao nano5, creio que com 6 da para fechar os 360 graus.

    tenho um pop com nano5 funcionando a 1 ano, nunca deu problema/dor de cabeça.

    a unica dica que dou para quem quer usar a faixa 5 GHz é tomar cuidado com as configuracoes dos equipamentos.
    os equipamentos da ubiquiti (por exemplo) abrem canais desde a faixa 4.9 ate a 6.2 (senao me engano).
    Porem, nao é todos esses canais que podemos usar.
    E alguns canais precisam de configuracoes especificas (DFS e TPC ativados).

    Para quem for usar Ubiquiti os Mikrotik... os unicos canais que podemos usar é:
    (5.4) de 5470 a 5725 Mhz
    e
    (5.8) de 5725 a 5850 Mhz

    Sendo que a Faixa 5.4 tem as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)

    - Potencia máxima EIRP 500 mw (27 dBm) - Se o equipamento tiver TPC é permitido ate 1 Watt (30 dBm), Ubiquiti e Mikrotik nao possuem TPC.

    - É necessário que o equipamento esteja com o DFS


    a faixa 5.8 possue as seguintes exigencias:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima


    Para quem quiser acompanhar, dar sua sugestao/dica... ou saber como calcular o EIRP.
    segue: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  11. #31

    Padrão Re: Nano M5 como Ponto de Acesso

    Amigo eu uso nano m5 16 Db para clientes, e nos clientes uso nanobea Litebeam, e o resultado eh muito bom, tenho clientes a 2 Km com tx de 95Mb, Litebeam vai a 100 Mb