+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Fiz uma atualização do meu servidor VOIP Asterisk e dai para frente minhas ligações no tronco E1 Ficaram loucas. As ligações derepente ficam mudas em todos os canais, tudo para. Já atualizei drivers, kernel, enfim fiz todos os passos possíveis e imaginaveis para solucionar o problema, o pior é que o servidor esta em produção num cliente que esta sendo muito prejudicado. Alguém tem uma luz para nos dar. Alguém já passou por algo parecido?
    Grato a todos que puderem ajudar

  2. #2

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Colega, a qualidade das informações que você postou já apontam que você não deveria ter atualizado seu servidor Asterisk. Você não informou o sistema operacional(que Linux?), a versao do kernel que atualizou, a versao anterior do Asterisk, e a versao atual , que drivers atualizou e nem a placa ou placas que esta usando. Desse jeito fica dificil ajudar!
    Desculpe eu te dizer o que vou escrever agora, sera apenas um alerta aos colegas que estao iniciando no Asterisk, mas o Asterisk por si só já é um software um pouco mais que regular, cheio de bugs, cheio de coisas(problemas) magicos que aparecem e desaparecem que quando esta em produção funcionando bem, para atualizar a gente precisa ter um conhecimento bastante bom da tecnologia e dos aspectos da atualização para não complicar o meio de campo. Sei que vao me lichar por escrever isso aqui.rsss
    Mas é preciso acabar com a ilusao de que vamos ganhar dinherio com Asterisk e oferecer soluções eficazes aos clientes sem muto ralo e conhecimento de LINUX, redes de computadores, VOIP e do próprio Asterisk entre outros assuntos pertinentes.
    Eu sugiro a você fazer o downgrade dessa atualização eaantes de tentar atualizar novamente, verificar quais os reflexos de cada item atualizado no sistema como um todo, ver compatibilidades de drivers com versoes, etc...
    Para você ter ideia, uma placa E1 pode funcionar otimamente bem numa versao do Asterisk e não funcionar bem em uma versao mais nova. Já ví isso muitas vezes e isso já virou um problema recorrente nessas atualizações.
    Qualquer coisa me escreve ai que tento te dar uma ajuda.
    Última edição por planvox; 26-11-2010 às 09:25.

  3. #3

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Po mano,
    você tá querendo entrar aqui no forum e chamar todo mundo de burro.
    Todo mundo tá usando asterik aqui e tá satisfeito e você vem com essa de que é ruim o asterik.
    O que você já fez com asterik pra poder falar da gente que usa?
    Vi outros post seu aqui e você só fica criticando e complicando as coisas pra mocada, que nem aquele lance de criticar o colega que gostava de disc-os.
    Cada um, cada um porque não resolveu o problema do colega ai ao inves de criticar?
    Eu uso asterik com disc-os em 5 firmas aqui com mais de 80 ramal sem problema, quando da problema e na operadora. E ai o que diz?

  4. #4

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Colega que esta irritado.
    Respondendo ao seu "E ai o que vc diz?" Digo que já estamos ajudando o colega ai com problema, OK?.

    Digo que para você ter ideia que eu nao chamaria ninguem aqui de burro, tenho aqui vários colegas que trabalham com a gente e com produtos nossos que conhecemos a partir daqui e portanto, não chamei ninguem de burro e nem faria isso e desrespeitando colegas e muitos parceiros de negócio. . Assim eu não faria criticas dessa natureza e nem ofenderia tantos colegas que com certeza podem até ter maiores conhecimentos do que eu desse software e dos aspectos da implantação de VOIP.
    Agora colega, esse software que você esta defendendo asterik eu não conheço, conheço o Asterisk! É o mesmo que estamos falando? Asterik para mim é o personagem do desenho e do filme e Asterisk é um software PABXIP.
    Cara com todo respeito ao seu disc-os e ao do colega que mencionou do outro tópico que quase me bateu porque ele achava que ia montar uma operadora VOIP que interligasse o Brasil inteiro com disc-os, acho que não leu o restante do que postei. Disse a ele que se ele consegue ter uma estrutura confiavel usando qualquer Asterisk de caixinha ótimo para ele. Penso assim, se você domina e faz funcionar bem use então!
    Não entendi qual o problema? Se os seus 5 ou 6 clientes estao satisfeitos mantenha isso que esta dando certo, eu nem poderia criticar você ou a sua estrutura que nem conheço.
    Quanto a realizações tenho 86 Asterisk virtualizados em nosso rack, 23 asterisk fisicos em nossos clientes e mais 12 soluções baseadas em Openser/Opensips distribuidos na nossa sede no Kwait e escritório nos EUA e Brasil, que atendem nossos interesses onde temos escritórios e algumas revendas e operadoras que atendemos fora da estrutura desse cliente principal. Assim eu fico com o que eu conheço e sei que funciona e você fica com o que conhece e faz funcionar legal.
    Quanto a não ter ajudado o colega aqui, faltaram informações basicas que ele não enviou, ninguém conseguiria resolver um problema desses sem essas informações.
    Bom, ao inves de criticar-me e perdermos tempo discutindo veja ai se consegue ajudar o colega com as informações que ele mandou. Quando tenho as informações basicas para conhecer o problema tento ajudar , prova são os posts que já coloquei aqui neste sentido e os e-mails dos colegas que me procuram nos endereços e telefones da firma que tentamos ajudar sempre.
    Fique na paz colega, desculpe se pareci ofensivo de alguma forma, não foi essa minha intenção desde que entrei nesse fórum.
    Última edição por planvox; 26-11-2010 às 09:24.

  5. #5

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Pessoal,


    Com a ajuda do pessoal do pessoal da Planvox conseguimos salvar o servidor com problemas.
    Efetuamos o downgrade conforme sugerido pelo colega reinstalando as versoes anteriores do Asterisk, VoicerLib e do DGVchannel, mantivemos a atualização do Kernel e tudo voltou a funcionar como era antes!
    Para finalizar, fizemos uma instalação do zero sobre o Centos com a versao atual do Asterisk e dos drivers conforme o colega sugeriu e a mesma placa que deu problema na atualização problematica funcionou perfeitamente, vai entender?
    Agradeco a todos que colaboraram.

  6. #6

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Cara deixa eu falar vou defender primeiro o planvox, eu nao uso asterix, mais uso linux a muito tempo, e solucoes opensource tem muito disso de nao funcionar bem algumas versoes e justo por isso que tem as versoes de teste, e relamente quem se interessa em ajudar fica frustado com as pessoas que pensam igual o voxvoip pra vc vender uma solucao vc tem que saber o que ta fazendo, estes caras que nao sabem o que estao fazendo sempre atrapalham muito, ja tem poucos que sabem quando uns começao a falar que sabem mais nao sabem, as pessoas que sabem tomam a fama de nao saber realmente, e quando vc ve alguem nesta situacao e nao sabe nem postar uma duvida, deixa a gente triste, e pra defender o voxvoip e dificil aprender mesmo porque as pessoas que sabem sempre estao resolvendo problemas e nunca ensinando hehehehe

    voltando ao ponto, nunca atualize um servidor ou estacao que estao em producao sem um porque, linux nao e windows, se ta funcionando nao mexa! principalmente quando nao se tem experiencia que e diferente de conhecimento!

  7. #7

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Colega sou bastante grato ao nosso amigo da Planvox e recomendo eles, realmente sao atenciosos, tem muito conhecimento técnico de VOIP, redes e servidores e nos ajudaram muito sem termos que pagar nada pelos help que foram decisivos para resolver o problema em pouco tempo como a situação pedia, mas tambem saliento a boa vontade e espitiro colaborativo de alguns colegas que nos enviaram mensagens particulares tentando ajudar. Mas, como o pessoal da empresa do colega estava nos dando um help, para nao embolar o meio de campo com muita gente orientando ao mesmo tempo, ficamos com a ajuda do nosso colega que nos socorreu primeiro.
    Nao concordo com o que vc diz totalmente, talvez tenhamos errado ou faltado experiencia para conduzir este assunto, mas esta atualização foi feita por um tecnico de uma empresa que se mostrou "capacitada" para este processo . Infelizmente, para o mundo Linux e do software Open Source a liberdade que pregamos acaba passando pela irresponsabilidade de alguns "profissionais" que acabam queimando o filme de algo tão bom como o Linux e este tipo de software por nao terem conhecimento e experiencia de campo , quanto menos formação profissional adequada a conduzir interesses dos clientes.
    Os caras se apresentam aqui ou fora daqui como profissionais qualificados e raramente da para medir isso de forma concreta, pois nem mesmos os clientes deles quando pedimos referencias sabem ao certo o que fazem nas redes das suas empresas. É muito complicado este cenário por nao haverem parametros que possam nos orientar na seleção de alguem para contratar em algum projeto.
    Bom, é certo que os bons profissionais existem e prova disso é o alto nivel deste fórum e das soluções que vemos aqui postadas.
    Acho que aqui estamos tentando fazer valer a ideia do software livre!

  8. #8

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Ta dando nojo essa rasgaçao de seda aqui no fórum.
    O cara ajudou parabéns para ele e pra quem foi ajudado. Acabou!
    Agora fazer propagando do cara desse jeito, só porque o cara fica postando em todos os topicos aqui do forum. O cara esta ajudando um monte de colegas que nem eu vi aqui ótimo, se ele tem tempo e pode abrir mao do dinheiro da consultoria para ficar ajudando de graca no fórum problema dele. Mas pensa bem pessoal, o cara ajudando de graça o pessoal do fórum acaba prejudicando quem sobrevive de consultoria. Pode estar parecendo legal mas não é, concorda! Esse tal de Planvox esta tirando da gente o dinheiro da consultoria.
    Última edição por adailtonvoip; 27-11-2010 às 19:11.

  9. #9

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Desculpa adailton, mas se for pensar desse jeito, então pra que existir o forum ? Mas acho que as ajudas deles podiam ter sido dadas por meio do forum, assim mais gente podia aprender .

  10. #10

    Padrão Re: Podem ajudar Servidor VOIP ficou louco!

    Respondendo aos colegas do fórum,
    1- a gente sempre pede para que os colegas que ajudamos postem aqui as soluções que indicamos, pois para nós fica complicado postar por problemas de tempo entre outros e por muitas vezes fazermos sem preocupação em documentar, acho que isso é da consciencia de cada um e se cada um fizesse isso muito mais gente seria ajudada, mas infelizmente nem todo mundo pensa assim.
    2- A gente procura ajudar os colegas pois somos do tempo que nao havia fóruns como estes a mais de 20 anos atrás e o conhecimento era muito menos difundido e muito dificil de obter, por isso sabemos a dificuldade de quem esta começando.
    3-Sabemos que ajudando os colegas, principalmente inicantes estamos contribuindo tambem para o fortalecimento do software livre que usamos, apoiamos e desenvolvemos. Quanto melhor a qualidade das soluções em software livre que os pequenos empresarios de T.I, que atendem juntos muito mais clientes do que nós que ja somos maiores, maior será o fortalecimento do software livre no mercado, pois eles acessam muito mais gente do que a gente que pouco visita os clientes. Os caras são os que formam opinião no mercado das pequenas empresas que um dia serão medias e depois grandes e que portanto serão potenciais consumidoras de soluções que demandem empresas maiores fornecendo.
    4-Aqui vemos a possibilidade de fazer amizades, colegas de negócios, parcerias, trocar conhecimentos e estabelecer relações que vao alem das comerciais.
    5- No dia que eu tiver alguma duvida vou correr aqui e pedir ajuda tambem e com certeza isso vai acontecer e gostaria de ter tambem atenção de algum colega.
    Bom, quanto as criticas dos colegas, ninguem nunca vai conseguir agradar todo mundo mesmo.
    Abraço a todos!

    Última edição por planvox; 27-11-2010 às 19:55.