+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FTP - IPTABLES

    Colegas,

    Tenho um mistério que não consigo solucionar
    Tenho un ftp interno que está publicado para fora, em um endereço valido, em que meu firewall redireciona para dentro, tudo funciona 100% se problemas.
    Mas por alguma razao que nao sei qual, da rede interna quando tento conectar no FTP pelo endereço válido e/ou nome de DNS que cai na interface externa do firewall, simplesmente não consigo, o firewall bloqueia o acesso, só consigo se conectar via IP interno do servidor de FTP. O erro é "Connection refused".

    Obrigado
    Rodrigo Sacramento

  2. #2

    Padrão Re: FTP - IPTABLES

    Vc poderia postar a regra que libera o acesso ao servidor FTP?

  3. #3
    rosacramento
    Visitante

    Padrão Re: FTP - IPTABLES

    Desculpe a demora paea responder.
    Seguem as regras

    iptables -A INPUT -i eth1 -p tcp --dport 21 -j ACCEPT
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 21 -j DNAT --to ip do meu servidor:21

  4. #4

    Padrão Re: FTP - IPTABLES

    Desculpe a demora paea responder.
    Seguem as regras

    iptables -A INPUT -i eth1 -p tcp --dport 21 -j ACCEPT
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 21 -j DNAT --to ip do meu servidor:21

  5. #5

    Padrão Re: FTP - IPTABLES

    Olá,
    vc tem servidor dns externo e INTERNO?
    Um boa pratica é configurar um dns interno diferente do externo, ou seja em outra caixa.

    Se vc tem somente o dns externo, quando (de dentro da rede) vc faz uma consulta para o servidor ftp, ele provavelmente irá responder com o endereço ip válido. e pela regra que vc colocou, ele so libera se vier da interface eth1 (iptables -A INPUT -i eth1 -p tcp --dport 21 -j ACCEPT) e caso o firewall seja o detentor do ip válido, a conexão não sai p internet, ficando somente no firewall que redireciona para o lugar certo, sendo que a consulta foi feita da rede interna e não se encaixará na regra que vc colocou.

    tente remover a especificação de interface da regra:

    iptables -A INPUT -p tcp -d ip_internoDoServidor --dport 21 -j ACCEPT

    veja se funciona.
    Mas tem um porém, o ftp utiliza mais de um porta, uma para comandos e outra para transferencia de arquivos, se estiver no modo "Active" esta segunda porta é randomica, vc pode ler mais em:
    Acessar servidores de FTP por trs do Firewall