+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QOS VOIP problema de configuração!

    Senhores,
    Estou configurando QOS aqui em meu gateway mas empaquei nesta parte do código desse script que baixamos.
    Alguém pode me ajudar a entender o que se passa e porque não estamos conseguindo configurar isso?
    Código bash:
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:30 htb rate 1.5mbit ceil 10mbit  
      tc qdisc add dev eth0 parent 1.10 handle 10. sfq pert
     tc qdisc add dev eth0 parent 1.20 handle 20. sfq pert
     tc qdisc add dev eth0 parent 1.30 handle 30. pfifo  
      tc filter add dev eth0 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 \  
        match ip dport 5060 0xffff flowid 1:10  
     tc filter add dev eth0 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 \  
        match ip dport 80 0xffff flowid 1:20
    Outra coisa, em nossa rede distribuimos internet wireless e estamos fornecendo agora o VOIP nessa rede. É preciso fazer QOS nos clientes tambem?
    Valeu a todos.
    Última edição por osmano807; 29-11-2010 às 16:58.

  2. #2

    Padrão Re: QOS VOIP problema de configuração!

    Um script para priorizar trafego VOIP na porta 5060! Legal!!!!
    Mas acho que na hora de copiar voce nao observou que nestas linhas abaixo teria que usar : ao inves de .
    coipa e cole do jeito que eu fiz abaixo e vai funcionar legal se nao houver mais erros por ai em outros lugares.
    tc qdisc add dev eth0 parent 1.10 handle 10. sfq pert
    tc qdisc add dev eth0 parent 1.20 handle 20. sfq pert
    tc qdisc add dev eth0 parent 1.30 handle 30. pfifo
    Usa como esta abaixo:
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:10 handle 10: sfq perturb 1
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:20 handle 20: sfq perturb 1
    tc qdisc add dev eth0 parent 1:30 handle 30: pfifo


    Quanto ao QOS nos clientes que vc perguntou.
    Como sempre digo em cursos e para meus alunos na faculdade e até aqui mesmo ja postei algo a respeito sendo quase sempre "linchado" por dizer isso.
    QOS não é fundamental para o bom fluxo de midias como o VOIP em sua rede se voce nao tem trafego concorrente nessa rede que asim o exija.
    A maior parte dos caras que fala em QOS mal sabe o que é isso e mal sabe os diferentes tipos de implementações de QOS que podem haver em redes convergentes.
    Para vc ter idéia ja cheguei em empresas que o pessoal de T.I falava de QOS e tinha hubs na rede.
    Para mim a regra sempre é ter um bom projeto inicial da rede, prever os trafegos e o peso de cada trafego nessa rede, conhecer bem os equipamentos que vc dispoem na rede para ver se vao atender esse quesito de QOS desse trafego, isso entre outros pontos igualmente validos de checagem, para assim começar a falar em priorizações nesse trafego.
    Fica bonitinho a gente falar de QOS e da até uma sensação de importancia e de saber o que esta fazendo ficar discutindo isso principalmente aqui, mas de que adianta QOS se derepente o Asterisk que recebe esse trafego VOIP originario da sua rede esta sobrecarregado com transcodifcação, gravação de chamadas, tem problemas de link ou mal dimensionado para o trafego VOIP que recebe?
    Por isso sempre insisto, tenha inicialmente um bom projeto de rede, QOS é uma tecnica importante nessa nossa área sim, mas nao adianta falar e implementar isso se voce nao estudou todos os quesitos que envolvem os trafegos da rede onde vai aplicar isso. Bons projetos sao muito mais importantes.
    Bom, essa é a minha opinião, se quiser depois posso explicar melhor isso.
    Abraço a todos.
    Última edição por planvox; 29-11-2010 às 07:41.

  3. #3

    Padrão Re: QOS VOIP problema de configuração!

    Cara valeu mesmo, funcionou com essa alteração que vc propos, foi mal mas quando baixamos o script ja estava assim.
    Quanto ao QOS obrigado pela explicação, realmente a gente que esta comecando fica confuso com esse negócio de QOS em VOIP.
    Sem querer abusar de voce, tenho aqui um computador core 2 Duo, 2gb ram, hd sataII 300gb quantas ligações vc acha que eu conseguiria ter simultaneamente num link adsl de 4 mb.
    Valeu mesmo colega

  4. #4

    Padrão Re: QOS VOIP problema de configuração!

    Para implementar um servidor VOIP profissional para atender clientes não é só maquina e link, precisa levar em consideração um monte de fatores. Porque não abre um novo tópico e postamos isso para os colegas, isso beneficiaria mais colegas que tambem tem esse tipo de duvida, acredito sejam muitos.
    Mas me diga antes de eu te responder qual codec vai utilizar pois a transcodificação implica nesse calculo de forma direta.

  5. #5

    Padrão Re: QOS VOIP problema de configuração!

    Nao entendi?
    Sinceramente nao entendi como vc disse que funcionou se nao tem o iproute instalado?
    faz o seguinte:
    1- digita:
    apt-get install iproute

    Isso vai instalar o iproute que é a suite de aplicativos que vai ser utilizada para controle de banda e tals no debian.

    2- Cria o script que vai utilizar para esse controle de trafego:
    nano nomequevcquiser.sh

    3- Coloca o conteudo nesse script como vc baixou mais as correçoes que eu te passei

    4- Transforma o script em executavel:
    chmod +x nomequevcquiser.sh

    5- Ai e só executar o script
    ./nomequevcquisers.sh

    6- voce pode colocar um script para inicialização automatica, mas acho que isso voce ja deve saber fazer.

    Depois que funcionar posta ai para o pessoal ver o script que esta utilizando.

    att,

    Planvox
    Última edição por planvox; 29-11-2010 às 16:57.

  6. #6

    Padrão Re: QOS VOIP problema de configuração!

    Colega,
    O nem me incomodo de ajudar mas é preciso ter o minimo de conhecimento básico para a gente poder ajudar aqui, senao vai acabar virando um curso on-line. Desculpe dizer assim, mas pega um Debian netinst, instala ele direitinho, configura a rede pois nao vai ser possivel vc testar/usar esse script de QOS sem a sua rede estar configurada, instala o script do jeito que falamos e vai funcionar . Vai postando ai que o pessoal vai ajudando no que puder.
    Tem um monte de tutoriais para vc configurar a rede no Debian na internet.
    nano
    vim
    vi
    Sao comandos que vao abrir no seu terminal um editor de texto que é diferente do seu Writter.
    Abraço
    Última edição por planvox; 29-11-2010 às 17:20.