+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Macetes para diminuir interferência

    SALVE GALERA
    MEU PRIMEIRO POST NO FORUM E JÁ PEDINDO AJUDA , MAS ACHO QUE VAI SER GRANDE UTILIDADES PARA TODOS
    EM MINHA CIDADE ESTOU COM PROBLEMAS DE INTERFERENCIA E GOSTARIA DE SABER DOS MAIS EXPERIENTES QUAIS OS MACETES E CONFIGURAÇOES DO MIKROTIK DEVO FAZER PARA AMENIZAR O PROBLEMA

    TENHO UMA RB433 COM DOIS R52H E 2 DOIS PAINEIS HYPERLINK 17DB 120GRAUS

    DESDE JÁ AGRADEÇO OS COLEGAS

  2. #2

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Amigo eu acho que o principal é a potencia que você esta usando nos ap do seus clientes e no seu cartão. Tenta padronizar no máximo 100mw e no cliente 63mw.

  3. #3

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    O melhor macete para se resolver um grande problema de interferência é fugindo dele, migre para 5Ghz, se tb já estiver poluído, ai comece a cabear sua cidade...

  4. #4

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Brfrank, boa noite. Em primeiro lugar escreva em letra minúscula, o pessoal aqui costuma reclamar de CAIXA ALTA, fica ruim pra ler.

    Segundo, como vc sabe que o problema realmente é interferência? Quais são exatamente os sintomas verificados pra vc concluir que se trata de interferência? Muitas vezes cliente com muito ruído é causado por equipamentos mal instalados ou ineficientes.
    Você não disse que canais está usando, a potência que setou os cartões nem tampouco o tipo de equipamento instalado nos clientes. Seria bom dar mais detalhes pra que o pessoal possa dar melhores sugestões.

  5. #5

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA


  6. #6

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    O melhor macete para se resolver um grande problema de interferência é fugindo dele, migre para 5Ghz, se tb já estiver poluído, ai comece a cabear sua cidade...
    ô brother, tenho até lido alguns tópicos seus e verificado o seu desenvolvimento na área, bem como na ''legislação'' onde você ajudou a muitos com um tópico de sucesso, mas reavalie essa sua resposta que ela está ''longe'' de estar correta.

  7. #7

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    ô brother, tenho até lido alguns tópicos seus e verificado o seu desenvolvimento na área, bem como na ''legislação'' onde você ajudou a muitos com um tópico de sucesso, mas reavalie essa sua resposta que ela está ''longe'' de estar correta.
    Talvez eu tenha sido direto demais na resposta, mas sua afirmação depende do ponto de vista Roberto, se o espectro estiver poluído, nem mesmo baixa potência ou pequenas ERBs resolverão o problema.... Não sei se o colega que originou o post chegou aos extremos, mas vivo uma situação dessa aqui em duas regiões no Tocantins (em Porto Nacional e Palmas) E essa é uma tendência no 2.4 Ghz, muitos aparelhos sem fio estão usando essa frequência (como telefones), até mesmo o forno microondas é um grande vilão e sua presença nos lares é cada vez maior....

    Agora se vc tem uma solução para o colega em 2.4 Ghz, posta aqui, eu também quero aprender... mas te garanto, 5 Ghz para mim nesses casos vem sendo a melhor solução, de longe...

  8. #8

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    obrigado peladica katraka ,é o seguinte minha cidade tem poucos pontos bons para montar repetidoras
    mas consegui montar minha torre a 340m de distancia dastorres dos outros 4 concorrentes que tem em media 3 paineis em cada torre dai já da pra notar que a briga por canal esta grande
    eu pensei que tomando esta distancia sairia fora da interferencia e no começo ate que deu certo pingava a 3ms e fuicolocando cliente todos com sinal inferior a -60db só que quando da meio dia pra frente os pings vao 1800ms a 3000ms comvarias percas eu estava usando um cartao xr2 setado a 20db e uma hyperlink 17db 120graus e no cliente eu estou usando antena de 25 db com ap globaltronic
    consegui melhorar um pouco tirando o xr2 e colocando r52h no lugar mas ainda nao esta bom as vezes eu ainda tenho ping de 300ms e depois volta para a casa dos 50ms
    e eu fico com a pulga atras da orelha com o xr2 que todo mundo fala que é o melhor mas com r52h eu consegui melhor resultado

  9. #9

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Um dado importante para voce saber se é interferência é o nível de ruido.
    Um nível de até -92 ainda dá para trabalhar. Mas te adianto. Aqui está cheio de rádios dos provedores e uma multidão de radinhos nas casas de pessoas que tem adsl e colocam estes para dividir com outros na mesma casa e até nos visinhos.
    é tanto ap aparecendo no site survey que já não dá nem para sabem mais quem é quem.
    Mas o nível de ruido ainda esta se mantendo muito bom, em torno de -95 -96. Daí que se tira a conclusão que não temos interferências.
    Por isso mesmo, creio que voce deverá procurar por outros problemas na sua rede, se o ruido estiver também em -92 ou menor ( Lembrando que -96 é menor que -92) .
    Vejo muita gente reclamar de interferencia sem saber o nível exato de ruidos. É uma conclusão precipitada.
    Veja o nível de ruido e a relação sinal x ruido.
    Agora, se ele estiver em -80 -85 daí já é complicado. Tenta trocar para outro canal.
    Mas não muda aleatoriamente. Faz um site survey no cartão e estuda o melhor canal para cada setor. As vezes, só invertendo os canais na mesma torre já fica bom.
    O GranLabor postou um material sobre origens de interferencias. Vale a leitura.
    https://under-linux.org/f105/ubiquit...tml#post517263

    Editando: Se constatar que o nível de ruido é alto, tenta identificar de onde é. Nem sempre é dos concorrentes.

  10. #10

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    Citação Postado originalmente por brfrank Ver Post
    obrigado peladica katraka ,é o seguinte minha cidade tem poucos pontos bons para montar repetidoras
    mas consegui montar minha torre a 340m de distancia dastorres dos outros 4 concorrentes que tem em media 3 paineis em cada torre dai já da pra notar que a briga por canal esta grande
    eu pensei que tomando esta distancia sairia fora da interferencia e no começo ate que deu certo pingava a 3ms e fuicolocando cliente todos com sinal inferior a -60db só que quando da meio dia pra frente os pings vao 1800ms a 3000ms comvarias percas eu estava usando um cartao xr2 setado a 20db e uma hyperlink 17db 120graus e no cliente eu estou usando antena de 25 db com ap globaltronic
    consegui melhorar um pouco tirando o xr2 e colocando r52h no lugar mas ainda nao esta bom as vezes eu ainda tenho ping de 300ms e depois volta para a casa dos 50ms
    e eu fico com a pulga atras da orelha com o xr2 que todo mundo fala que é o melhor mas com r52h eu consegui melhor resultado
    Reforço a sugestão do 1929 de ler o tópico do Granlabor. E o vídeo postado pelo Geeek também é muito útil.
    Veja bem, somente o sinal de -60db não quer dizer que sua instalação esteja boa. Isso é somente a intensidade do sinal, e não a qualidade do mesmo. Um indicador muito importante é o SNR (signal to noise) que mostra a relação sinal-ruído. A gente costuma pensar que o ruído é causado por interferência de terceiros, mas muitas vezes o problema é do nosso próprio equipamento.
    Vou dar um exemplo bem recente que aconteceu comigo, resolvi um problema que parecia interferência de terceiros simplesmente trocando um cartão antigo CM10 por R52H. O resultado foi surpreendente, o SNR melhorou uns 50%. Às vezes uma revisão e/ou uma modificação na nossa estrutura evita gastos desnecessários.

    P.S: você fez um estudo de utilização dos canais? Está usando canais que não se sobrepõe? Já tentou mudar de canal?
    Última edição por katraka; 06-12-2010 às 17:45.

  11. #11

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    galera dei uma pesquisada no forum e fiz algumas modificaçoes que valeram muito
    primeiro no datarates setei a11 e mo ack a 70 passei meus clientes para short e tambem setei a rb short ena opçao adaptive noise imune setei a opçao ap and cliente mode
    e o resultado foi fantastico mudou da agua pro vinho
    obrigado a todos que me ajudaram

  12. #12
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    E alguns ajustes resolvem, mas nem sempre são satisfatorios, existem casos que e somente trocando cartão, cabos, pig...
    Quero resaltar tambem que ja resolvi casos onde a fonte de alimentação é ineficiente e causa alguns problemas, não que seja seu caso, mas pode acontecer.
    Assumi um provedor onde o divisor de frequencia e o grande vilão, alem de sobrecarregar a estação(cartao) ainda fica mais imune a interferencias externas.

    Att

  13. #13

    Padrão Re: MACETES PARA DIMINUIR INTERFERENCIA

    E a polarização? tá tudo misturado ou dá pra vc trocar? Aqui na minha cidade todo mundo usa vertical, passei pra horizontal foi um mar de rosas, minhas configurações na RB estão praticamente default, só setei para B 11Mbps, e potência 20Dbm. Os paineis são de 14Dbi.

  14. #14

    Padrão Re: Macetes para diminuir interferência

    To fusando e achei este post aqui , tive uma duvida como saber o sinal ruido exato ou parcial em uma RB , pois nos radios que tenho os aprouter 9.x ele fica sempre na mesma , o radio pode estar no chao e sempre esta -87 eu acho , sempre na mesma como identificar o ruido da rede , peço uma forma simples por favor .



    Obrigado

  15. #15

    Padrão Re: Macetes para diminuir interferência

    Painel de 17dbi acho que é muito pois o angulo de abertura dele na vertical é bem pequeno aumentando a área de sombra para clientes próximos se eu fosse você pegava um de 14dbi apenas, atende regiões de 1km e meio tranquilo se não me engano e não tem problema de sombra, logicamente se o seu problema for este!
    Além da potência... e tente usar cada painel 3 canais de diferença um do outro exemplo - painel 1 CANAL 2 - painel 2 CANAL 5
    Se este for o seu cenário e estiver usando canais próximos ou iguai você mesmo pode estar causando interferência em si mesmo!

    Só estou tentando ajudar!

  16. #16

    Padrão Re: Macetes para diminuir interferência

    Não sei se ira te ajudar mais !
    Vamos la ...
    Aqui usamos Rb com um cartão somente
    Rb 411AH + R52Hn + Hyperlink 17 Dbi 2.4 Ghz 90 graus !
    A rede nunca foi tao estável só indico pra melhorar caixa de alumínio !
    E Kit pra clientes não se engane Ubiquiti e a melhor solução custo e beneficio ,