+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Galera primeiramente bom dia a todos, minha dulvida e a seguinte eu estou pensando em melhorar meu provedor pois trabalho na banda 2.4 ghz mais nao posso atender velocidade altas, quero atender planos de 1 a 5 megas em distancias de no maximo 4 km com visada, e +- 400 pessoas, será que é melhor eu investi em umas RB com cartoes xr5 e paineis setoriais da oiw , ou será que é melhor eu investir em ums rockets m5 com base station 20dbi, e nos cliente Nano M5 Loco ou voces me sugerem outros equipamentos que me atenderá melhor? Desde já agradeço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    sem duvida linha M5... So que voce tem que ver uma coisa... 400 clientes... voce tem quantos hojes???

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Bom dia a todos.

    Bom alguns usam M5 outros, Mikrotik.
    Cara hoje tenho uma carta de clientes consistente, atendo por setores, no início queria centralizar assim como você, e fiz mas vi que não seria o ideial.

    Imagina se um dos meus painéis da problema e vc esta trabalhando com apenas 4 painéis com 100 clientes cada(só exemplo) vc teria um problema grande.

    O que fiz foi descentralizar e rotear rss. Autalmente tenho pequenos pops com 6 nanos m2, o ambiente esta poluído? sim está, porém me atende perfeitamente ja que utilizo rádios e limito a banda nos rádios e também na autenticação.

    Como trabalho com 2.4 não tenho um troughpout muito bom apenas 5.5M no máximo para cada nano. mas multiplica isso vezes 6 ja tenho uma banda passante melhor e coloca isso 10 clientes a cada 2,25 megas até mais dependendo da panda que vc fornece.

    Mas em compensação tenho de ter um ponto a ponto para segurar esta banda passante, ai entra M5, na minha torre central só tem ponto a ponto.

    No meu ponto de vista um controle melhor nos clientes, tipo utilizando rádios e limitando a banda neles. No meu caso utilizo rádios com banda limitada há 2 Mega se eu deixar eles com a banda b liberada eles vão para meus rádios a 11 MB ralf duplex, isso prejudica e muito a performance do AP.

    Pensando assim consigo fornecer até 5,5 ful duplez para meus clientes porém limito a 2 mega no máximo por cliente.

    Minha concorrência esta entre virtua e speedy, estou ganhando clientes mas muitas vezes perco, porém ganho mais do que perco, posso dizer que meus clientes são iniciantes e alguns reavy user, então tenho muito mercado ja que orkut, facebook, twiter e outras coisinhas mais vão durar muio tempo, só esbarro um pouco nos tubes da vida mas nada que um cache não ajude.

    Abs

    Bruno

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    amigo so para atender este pessoal ai com planos de 1 mega a 5 mega tu ja vai ter que arranjar um link grande de 50 mega pra cima a não ser que vc de 10 % so de garantia de sua internet ,fora que em materia de material a linha m5 usando air max e nano m5 airmax ja passsa esta banda para os clientes so que cada painel setorial com rocket m5 não aguenta 100 usuarios online passando esta banda toda nem $%##@@@! dendo.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Tipow meu link é da gvt posso colocar ate 100 megas e tenho duas linhas que posso totalizar 200 megas vou começar a usar tunder cache, e já uso mikrotik, trago meus dois links de cidades visinhas, pois aqui onde moro não tem provedor com mais de 3 megas, e estou pensando em atender uma cidade que não tem internet, vou comprar quantos rockets for necessários para atender esse cidade, acho que vai ser +- umas 400 casas tenho 4 pontos para colocar minhas torres e fechar essa cidade, todos clientes que penso em atender vão ter 100% de visada da torre, quantos clientes vocês acham que cada rocket suporta simultâneos, todos clientes com Nano M5 loco, será que esse é um bom investimento? Ou vocês me aconselham outros equipamentos, obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Se vai ter 100% de visada da torre... Entao blz, pode colocar o equipamento que voce ta querendo... Que vai funcionar PERFEITO!!!

    Agora sobre o que eu li do amigo bruno...

    Centralizado ou seja em uma torre, so fica com dor de cabeça quem quer... Porque um provedor descente, tem que ter equipamento sobressalente!!!

    Eu ja tive um problema de um nobreak queimar o que fiz foi algo de menos de 1 minuto, tirei o o cabo do nobreak e liguei direto, troquei o nobreal e liguei de novo.

    Acho que cada caso e um caso!!

  7. #7

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Hum, sei nao, usando DSL.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Boa tArde galera blza.

    Vlw pela critica construtiva Morpheus, no ponto de material sobressalente tenho o suficiente para subistituir 2/4 dos meus pop's e todos os pono a ponto utilizo bonding com M5, é redundante, energia no backbone tenho pontos de energia vinda de duas redes diferentes, mais o nobreak e não podendo esquecer dos geradores, nos pop's tenho a rede das operadoras como backup ja que utilizo energia solar para alimentar minhas crianças e nobreak's

    Quanto ao ponto de utilizar um único local de disrtibuição depois de um tempo meus próprios clientes começariam a me prejudicar e também com os pop's mais pertos dos clientes tenho certeza de que o sinal vai ficar muito bom, melhor do que ficar alinhando equipamento a 2 KM de distância e ficar brigando para conseguir um melhor sinal.



    ABraços


    Bruno

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Se vai ter 100% de visada da torre... Entao blz, pode colocar o equipamento que voce ta querendo... Que vai funcionar PERFEITO!!!

    Agora sobre o que eu li do amigo bruno...

    Centralizado ou seja em uma torre, so fica com dor de cabeça quem quer... Porque um provedor descente, tem que ter equipamento sobressalente!!!

    Eu ja tive um problema de um nobreak queimar o que fiz foi algo de menos de 1 minuto, tirei o o cabo do nobreak e liguei direto, troquei o nobreal e liguei de novo.

    Acho que cada caso e um caso!!

  9. #9

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Oxe bruno!!!

    2km? tu nao alinha? Um M5? Eu to a 3 KM com uma nanostation M5 em casa, com sinal a 100%... Tem clientes meus a 5km da torre com sinal de 90%!!! E como diz o meu amigo JoseAlves e tudo questao de boa instalacao...

    A questao e poluicao meu caro, uma hora voce vai entender... Se o nanostation m5 fosse para ser POP para que a UBNT ia fazer as BASESTATION? Eles nao fazem nada sem ter utilidade propria!!!!

    PS: Eu tenho 150 clientes em airMAX... 2 torres, cada uma com 4 basestation!!! Uma torre com 45 metros e outra com 55 metros!!!

    Pode ser isso tambem... bem visada... Dependendo das distancias dos clientes eu uso certos equipamentos... exemplo: 1km e 3km nano ou airgrid 23dbi... 3km a 7km airgrid 27dbi... de 7km a 12km (maximo que tem de cliente aqui) uso Bullet HP m5!!!

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Mais quantos usuarios cada rocket com a base station suporta? Todos clientes com usando nano M5 Loco, e outra coisa esse rocket será que é melhor que usar rb com cartao xr5 e painel setorial? Obrigado gente.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    uma torre com 45 metros e outra com 55 metros e muito alto deve ter ficado uma fortuna fabricar ela

  12. #12

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Eu gastei na de 45 metros 6 mil reais... Ja na de 55 metros eu comprei ja com terreno e tudo... era uma TV parada, ate estou fechando com a RECORD para colocar de volta no AR!!!

  13. #13

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Caro ByADM não sei se alguém já tirou sua dúvida a respeito de quantos usuários o rocket consegue suportar simultâneo, estive dia 01/12 em Foz do Iguaçu Pr em um evento da ubiquiti, e lá estava nada menos do que o dono da ubiquiti e mais um outro engenheiro, e eu também querendo implantar 5.8 com velocidades de até 4mb nas cidades que atendo, fiz essa mesma pergunta a ele, e ele me respondeu que isso na pratica testado ele próprio já colocou 100 clientes simultâneo em cada rocket, ou seja, se vc tive um pop com 4 antenas vc terá a possibilidade de atender 400 clientes, porém ele também informou que teve casos em que ele ficou sabendo de terem conseguido colocar 160 porém ele não viu, e só poderia afirmar q suporta 100, fique bastante surpreso com a capacidade e já estamos analisando a viabilidade em montar em nossos pop estes equipamentos, só vamos aguardar chegar o rocket m5 com GPS q irá funcionar bem melhor do que o atual rocket que por sinal já é muito bom.
    Se foi útil a informação clique na estrelinha.

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    mas 100 usuarios passando quanto de velocidade em cada clientes

  15. #15

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Pois então infelizmente não tive tempo de fazer essa pergunta, porém estou tentando descobrir.

  16. #16

    Padrão Re: Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?

    Ai galera estive Falando com o Paulo Kleber (pkmc) por msn, ele também esteve presente no evento, e o rocket m5 com 100 clientes simultâneos cada cliente tira uma velocidade de 400k, para 50 clientes 1mb, agora diante dessas informações é só a galera dimensionar a aplicação destes equipamentos conforme a sua necessidade.

    Agradeço o Paulo pela informação.

    Abraços a todos.