+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda no pppoe como fazer?

    Bom dia pessoal do fórum estou precisando muito da ajuda de vocês como já ouvi aqui no fórum mesmo e estou fazendo na minha rede que tem como eu migrar de pouco a pouco de ip+mac com controle no queues para pppoe só que minha duvida é o seguinte como irei fazer o controle de banda já migrei alguns clientes mas todo link que sobra na rede eles dividem.Já vi em alguma discussão aqui que tem como criar uma regra no firewall para determinada classe de ip e dividir os clientes por classes mas não consigo fazer esta regra no firewall alguém pode me dar uma luz se esta é a melhor forma e como criar esta regra?

    Desde já obrigado !

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    PPPoE com Mikrotik como servidor?

    Se sim, é muito fácil... O controle de banda é criado para cada usuário quando ele conecta... Se você for cadastrar os usuários direto no Mikrotik é só colocar as configurações de banda para cada um lá mesmo ou usar um servidor de Radius que te mande as bandas.

    Existem também estas interfaces prontas como o mkauth que facilitam um pouco o trabalho, dependendo de como você optar por implementar isto.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Desculpa Mtrojahn não ter colocado é no Mk sim só que quando vou em secrets e coloco os limits byte in e limit bits out não da certo já tentei limitar a banda támbem na hora de cria o profile mas continua como se não tivesse o controle se você puder identificar o que esta errado e me dar um toque vou ficar muito agradecido....

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Opa... Eu também estava equivocado...

    Na realidade a configuração de banda NÃO é em casa usuário... É por profile... O limit bytes in e out não é controle de banda, é literamelmente quanto o cara pode usar... Se você colocar 1 Mb lá, por exemplo, quando ele trafegar 1Mb ele é derrubado.

    Pra criar um grupo com 1Mbps você faria o seguinte:

    Código :
    /ppp profile name=plano-1M only-one=default rate-limit=1M/1M

    Depois no ppp secrets, você configura o login com este profile... Aí sim, quando ele conectar, o Mikrotik vai criar automáticamente uma /queue simple para ele.

    Então é só fazer mais profiles para cada configuração de banda e sair vinculando os logins a eles.

  5. #5
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    só lembrando que é bom diferenciar download de upload.

  6. #6

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Porque "é bom"?

    Eu diria que vai das características do plano. Eu tenho aqui clientes empresariais, por exemplo, que exigem upload igual ao download (e pagam diferenciado por isso, obviamente).

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Aconteceu algo muito estranho quando eu faço um teste no speedtest.net ele controla o upload certinho e o download fica sem controle será que pode ser configuração.

  8. #8

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Citação Postado originalmente por extremenet Ver Post
    Aconteceu algo muito estranho quando eu faço um teste no speedtest.net ele controla o upload certinho e o download fica sem controle será que pode ser configuração.
    Provavelmente, da um "/queue simple print detail" quando você estiver conectado no PPPoE e posta aqui.

  9. #9

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Apareceu essas informações de 3 clientes conectados no ipxmac...

    0 name="queue1" dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none
    direction=both priority=8 queue=default-small/default-small
    limit-at=200k/200k max-limit=200k/200k burst-limit=0/0
    burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s total-queue=default-small
    p2p=all-p2p

    1 name="Asmir Magalhaes" target-addresses=192.168.1.103/32
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0
    max-limit=100k/200k burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0
    burst-time=0s/0s total-queue=default-small

    2 name="Marlon Carvalhaes" target-addresses=192.168.1.180/32
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0
    max-limit=128k/256k burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0
    burst-time=0s/0s total-queue=default-small

    3 X name="eliene Aparecida" target-addresses=192.168.1.232/32
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0
    max-limit=64k/128k burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s

  10. #10

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Tem alguma coisa estranha aí...

    Essas queues não são dinâmicas... Quando o Mikrotik cria uma queue dinâmica para pppoe, o nome fica <pppoe-"login do cliente">... Tipo esta:

    2 D name="<pppoe-itau>" dst-address=0.0.0.0/0 interface=<pppoe-rhitau> parent=none direction=both priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=20M/20M max-limit=20M/20M burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s total-queue=default-small

    Tá vendo o "D" ali também de dinâmica?

    Essas queues ai foram criadas manualmente... Tem certeza que você vinculou o login do cliente com o profile que você criou com a banda? E estas queues ai provavelmente tem que sair também...

  11. #11

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Foram criadas manualmente só que é o seguinte eu pesquisei aqui no forum mesmo e vi um topico falando que eu podia montar um servidor pppoe sem problema paralelo ao mac+ip e que funcionava normal mas agora parece que ta dando problema por que são muitos clientes e é difícil mudar tudo de uma so vez...

  12. #12

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Ok então me explica o seguinte... Pelo que entendi é tudo a rádio, certo? É hotspot ou é apenas uma grande bridge onde todo o tráfego "desemboca" na tua base e de la sai para internet?

    Se for hotspot, vai complicar para você fazer as 2 coisas funcionarem... Já se for uma grande bridge você pode colocar um servidor PPPOE em paralelo com o que faz o teu NAT. Não utiliza o mesmo hardware físico porque vai dar muito mais mão de obra pra manter...

    Com um Mikrotik servindo de servidor PPPoE em paralelo ao teu servidor NAT, fica fácil de ir trocando os clientes sem ter que parar ninguém.

  13. #13

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    A ideia eh essa mesmo uma grande brigde com com NAT e faço controle dos clientes mac amarrado ao ip e controle manual no queues ou seja o ip na casa do cliente eh estatico só q da muito problema as vezes a net fica muito lenta, ouvi e li varias pessoas dizendo q esse sitema ja ficou ultrapassado ai resolvi mudar para pppoe so que eu fiz o servidor pppoe no mesmo mk e ja mudei de uns 40 clientes ta funcionando so que nao tenho controle de banda nenhum...Obs. os que eu mudei o ping ficou bom demais por que como estava antes na hr que aumentava o trafego o ping virava uma merda...

  14. #14

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Pois é, funciona... Mas sem dúvida é bem mais prático fazer separado se você for fazer queues dinâmicas vinculadas aos logins... Porque se ele misturar estas queues com as já existentes sempre há a chance de algo sair errado.

    Aquelas queues são interpretadas em sequência, então o que deve ter ocorrido quando você mediu a banda é que uma desses queues deu match no tráfego do pppoe.

  15. #15

    Padrão Re: Controle de banda no pppoe como fazer?

    Mtrojah mas já valeu demais cara vc me ajudou muito com as dicas que vc me deu aqui agora acho q dá pra eu ter uma ideia do que fazer sozinho...Não sei se tenho muito a te passar não mas precisando estou aqui....e desculpa por ocupar seu tempo obrigado...