Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Ola amigos do Under-Linux !

    Muitas pessoas em todo Brasil tem más ou péssimas experiencias relacionadas à essa simples frase: Internet via Radio.

    Muitas vezes nós pequenos provedores somos os culpados por isso quando nós nao conseguimos realizar nosso trabalho com 100% de qualidade e os usuarios finais sofrem com quedas de conexão, lentidões, horarios de pico,baixa qualidade e sinal etc....

    Eu mesmo recentemente tive péssimas experiencias com meu provedor onde tive de fechalo e perder varios e varios clientes tudo isso sabe porque ?
    1º Falta de planejamento adequado.
    2º Equipamentos de segunda (mania que querer economizar do brasileiro)
    3º o meu link "dedicado" que eu não sei se era mesmo "dedicado" que caia várias vezes (e olha que o link era assinado com uma empresa legalizada de minha cidade)

    Mas vamos continuando, o meu objetivo principal atravez deste post é pedir aos amigos do forum que me ajudassem dando dicas claras e datalhadas de como eu posso montar um projeto de uma repetidora simples para atendimento de uma media de 20 - 50 clientes porém com um detalhe , eu gostaria de uma qualidade conexão nota 1001 !
    Que a conexão quase NUNCA caísse !
    Que quando chovesse mesmo que forte não perdesse o rendimento e muito menos cair a conexão dos clientes ( eu sei que isso é possivel ) !
    E o mais importante , uma NEVAGAÇÃO 100% com PINGS OTIMOS enfim , estou a procura de montar um simples projeto onde eu possa atender os meus clientes com o MAXIMOOOOOOOOOO de qualidade, estabilidade e TUDO mais que for de bom !

    Porque eu estou tão preocupado assim com qualidades ?
    Pq eu ja tive provedor algumas vezes e no final acabei sem nada e advinha pq ? Pq nao me preocupava com qualidade mas sim > Sinal , Taxa de transferencia de downloads dos clientes , preocupar com aparencia da torre, deixar td liimpinho e mais um monte de bobagens....

    Enfim , dessa vez quero montar uma repetidora que seja A REPETIDORA !
    Compreendem ? Soq eu não disponho de MUITO $$$$$$$$ !

    Ou seja, preciso de uma solução de altissiiiiimmmaaa qualidade mas que porém nao seja de custa elevado !
    Outra coisam dizer que é pra instalar em 5.8GHZ pois melhora inteferencia e td mais eu sei , mas acho que o 2.4Ghz é melhor pois ele é mais "BRUTO" em materia de locais que tem pouca visada ok !

    Não me venham falar de RADIOS CANOPY ok ! rsrsrs (custam o olho da cara)

    Abraços amigos t+

  2. #2

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Estabilidade e wireless não combinam...

    Me desculpe ser do contra mas eu não vejo possibilidade de ninguém ter um provedor via rádio "ótimo" a vida inteira... O motivo é bem simples, a tecnologia barateia e vem uma dúzia de pessoas querendo fazer o mesmo que você.

    Há 2 anos atrás trabalhar com 5.8 era uma maravilha na minha cidade. Latência baixíssima, nenhuma perda, etc... Hoje em dia a situação é bem diferente porque ja tem mais uns 6 fazendo a mesma coisa, interferência para todo lado... Tem locais que perda de 20% é o mínimo já. E muitos destes caras são piratas (hehe, under-linux é o pior lugar pra falar de piratas mas não to nem ai ) e não tem que ligar para impostos, fornecer relatórios de antedimento a Anatel e ser fiscalizado (porque todo mundo sabe que a Anatel só fiscaliza quem é legal )

    Enfim, para mim, rádio é tecnologia gambiarra que brasileiro, no seu jeitinho, viu a oportunidade de ganhar dinheiro fácil e rápido... Qualquer coisa em rádio vai começar bem mas não é durável... 2.4 é inútilizável na minha cidade, por exemplo... Qualquer lugar que você dá um site survey você vê, pelo menos, uns 30 SSIDs... Já migramos tudo pra 5.8 e agora estamos indo pra MIMO... E essa vai ser sempre a rotina da rede wireless...

    Mas felizmente a grande maioria da nossa rede é fibra e, com isso, consigo dormir melhor a noite
    Última edição por mtrojahn; 02-12-2010 às 15:21.

  3. #3

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Estabilidade e wireless não combinam...

    Me desculpe ser do contra mas eu não vejo possibilidade de ninguém ter um provedor via rádio "ótimo" a vida inteira... O motivo é bem simples, a tecnologia barateia e vem uma dúzia de pessoas querendo fazer o mesmo que você.

    Há 2 anos atrás trabalhar com 5.8 era uma maravilha na minha cidade. Latência baixíssima, nenhuma perda, etc... Hoje em dia a situação é bem diferente porque ja tem mais uns 6 fazendo a mesma coisa, interferência para todo lado... Tem locais que perda de 20% é o mínimo já. E muitos destes caras são piratas (hehe, under-linux é o pior lugar pra falar de piratas mas não to nem ai ) e não tem que ligar para impostos, fornecer relatórios de antedimento a Anatel e ser fiscalizado (porque todo mundo sabe que a Anatel só fiscaliza quem é legal )

    Enfim, para mim, rádio é tecnologia gambiarra que brasileiro, no seu jeitinho, viu a oportunidade de ganhar dinheiro fácil e rápido... Qualquer coisa em rádio vai começar bem mas não é durável... 2.4 é inútilizável na minha cidade, por exemplo... Qualquer lugar que você dá um site survey você vê, pelo menos, uns 30 SSIDs... Já migramos tudo pra 5.8 e agora estamos indo pra MIMO... E essa vai ser sempre a rotina da rede wireless...

    Mas felizmente a grande maioria da nossa rede é fibra e, com isso, consigo dormir melhor a noite
    Ok , Compreendi bem as dicas , Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    Ok , Compreendi bem as dicas , Obrigado.
    rockets m5 na torre com basestation, load balance pcc, cliente com nano m5. conexão pppoe , firewall QoS mangle etc tudo bem configurado, um thunder cache. planos com boa velocidade. e pronto. e problemas sempre vamos ter até a oi fica fora pq agente não pode

  5. #5

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Aiomar,
    Antes de lhe ajudar com os equipamentos, preciso saber qual a velocidade irá vender aos clientes, qual a perspectiva de crescimento?
    É preciso pensar na escalabilidade para não cair no mesmo erro.
    Com as poucas informações, aconselho a pensar onde será as ERBs, pois, irá precisar de algumas.
    Utilizarás servidores de autenticação, proxy????
    Preciso de mais algumas informações!!!
    Aguardando!!!
    []s,

  6. #6

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Aiomar,
    Antes de lhe ajudar com os equipamentos, preciso saber qual a velocidade irá vender aos clientes, qual a perspectiva de crescimento?
    É preciso pensar na escalabilidade para não cair no mesmo erro.
    Com as poucas informações, aconselho a pensar onde será as ERBs, pois, irá precisar de algumas.
    Utilizarás servidores de autenticação, proxy????
    Preciso de mais algumas informações!!!
    Aguardando!!!
    []s,
    Ola amigo, Desde já obrigado pelo interesse em me ajudar e as respostas estão aki:

    Pretendo vender aos meus clientes 256Kbps / 300Kbps / 350Kbps e quem sabe 400Kbps !
    A Perspectiva de crescimento não é muito grande para ser cincero, começarei do 0 e espero chegar a 50 clientes e dai continuar até uns 70 em media no máximo uns 100 clientes estara bom !
    Isso aki eu nao sei oque significa > aconselho a pensar onde será as ERBs, pois, irá precisar de algumas. <

    ERBs eu não sei oque é por nome não , peço que me esclareça tb !
    Quero utilizar um servidor de cache sim , um bom cache de videos , sites e td mais , estou pensando no THUNDER CACHE é bom ?

    Servidor de autenticação ? bom acho que sim , a propria RB pois quero utilizar ela em modo Hotspot onde o cliente colocara Login/Senha para inicar a sua navegação.

    Outra coisa, gosto de trabalhar com ip manual, Na Rb eu vou amarrar um ip a cada mac de cada cliente !

    Desde já Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Aiomar,
    ERBs = Estação Rádio Base (o mesmo que ponto de aceso).
    Como a quantidade de clientes limita-se à 100 usuários, acredito que 04 ERBs sejam suficientes.
    Não aconselho utilizar a própria RB para autenticar.
    Com os planos que pretende vender, aconselho utilizar nas ERBs RB433ah com cartões XR2 e antenas setoriais HYPERLINK de 90º.
    Os clientes é mais complicado vai variar da distância, dificuldade de sinal...
    O THUNDERCACHE é ótimo, contudo é preciso ser bem configurado.
    Comercializo sistema de administração de provedores com um MEGACACHE...
    Espero ter ajudado!!!
    Se ajudei vota lá!!!!!

  8. #8

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Aiomar,
    ERBs = Estação Rádio Base (o mesmo que ponto de aceso).
    Como a quantidade de clientes limita-se à 100 usuários, acredito que 04 ERBs sejam suficientes.
    Não aconselho utilizar a própria RB para autenticar.
    Com os planos que pretende vender, aconselho utilizar nas ERBs RB433ah com cartões XR2 e antenas setoriais HYPERLINK de 90º.
    Os clientes é mais complicado vai variar da distância, dificuldade de sinal...
    O THUNDERCACHE é ótimo, contudo é preciso ser bem configurado.
    Comercializo sistema de administração de provedores com um MEGACACHE...
    Espero ter ajudado!!!
    Se ajudei vota lá!!!!!
    Vc quiz dizer 4 Routerboards ? cada uma com um cartão fechando 25 clientes isso ?
    Ou seriam 4 cartões XR2 e uma unica RouterBoard 433ah ??

    Vlw.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    não economize no radio use coisa profissional nada de ap router na torre ,faça como eu comprei radios wavion o zoio da cara mas funciona do jeito que eu quero não para .use servidor confiavel se não entende direito de mikrotik compre uma solução pronta ou seja se quer trabalhar como provedor com qualidade tem que começar pela base

  10. #10

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Ola Bom dia a Todos
    Estou comecando um provedor na minha cidade de 50mil habitantes e tem 4 provedor concorrentes em 2.4ghz eu estou mantando um 5.8ghz com 20mgs de link e quero vender 1mgs 2mgs em que configuracao devo comecar para nao ter problema, a circulacao da cidade em torno 2km do ponto onde eu estou, pretendo colocar 3 repetidoras com a mesma extrutura da torre principal
    desde ja obrigado a todos

  11. #11

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Copaers,
    Qual a sua perspectiva de crescimento?
    Utilizar 5.8 é uma boa idéia.
    Qual a estrutura da torre principal que deseja manter para as repetidoras?
    Utilizará servidores de firewall, proxy ???
    Aguardando

  12. #12

    Padrão Re:

    Aiomar, em primeiro lugar é um prazer trocar ideias contigo. Em segundo lugar, parabéns pela posição de se preocupar com os cliente. Já de início é louvável a tua postura.

    Mtrojahn, gostaria de fazer um comentário breve sobre o que escreveu: é possível SIM prestar um serviço com qualidade, desde que estude-se muito para isso. Nesse ramo de atividade, conhecimento vale tanto quanto dinheiro. Aliás, uma coisa leva a outra.

    Danilosceu, tua opinião é perfeita. Parabéns pra ti também.

    Logo, seguindo a ideia do Danilo, projeta teu negócio baseado no nível de serviço que pretende prestar. Tu acredita que é possível agradar gregos e troianos vendendo planos de acesso de 250k? Eu não acredito. Então, já pensa em algo de 400k pra cima, no mínino.

    Ai é que surge o diferencial. Pra atender clientes com 400k tu terá que projetar um Pop mega estruturado pra conseguir manter a 'palavra'. Vou me basear no fato de que tu expôs que não tem grandes capitais para iniciar, tá certo?

    É possível segurar até uns 30 assinantes 'básicos' (digo, diferente do cliente crítico, que se pendura na internet 24h e baixa um caminhão de coisa por dia) em 2.4, usando canal 13 pra fugir da interferência da 'concorrência'.

    Eu sou testemunha viva disso. Minha fórmula é Bullet 2 + omni de 12dbi. Obvio, baixa potência (32mw) e equipamento sensível no assinante, no meu caso, NanoStation 2. Pra mim funciona, e muito bem, mas já to montando uma rede 5.8 paralela pra poder continuar agregando novos clientes.

    Na questão de segurança, PPPOE autenticando no próprio equipamento do cliente. Ubiquiti é bom por isso, já que a sensibilidade é ótima e as medidas de SNR e CCQ ficam sempre ótimas, o que permite o funcionamento perfeito do PPPOE.

    Servidor Mikrotik LICENCIADO, que não é um absurdo de caro, para o gerenciamento da rede, e um proxy/cache paralelo pra dar um gás a mais no link. Não tem muito mistério quanto a isso. Quanto a configurações do server, eu sigo a ideia do simples porém funcional. Meu Firewall não tem 200 regras de controle, por exemplo. Obviamente, os serviços mais críticos estão lá, configurados.

    Sobre link, dedicado é dedicado. Por mais que tu não use apenas ele (e destaco que não estou defendendo o uso de DSL), não deixa de ter um link dedicado que seja realmente bom. Faz a diferença na questão da qualidade da rede, pode ter certeza disso.

    E, o mais importante de tudo, LEGALIZE-SE junto a Anatel. Não adianta de nada ter uma mega estrutura e não trabalhar legalizado, pois a qualquer momento tu poderá ser lacrado e vir a prejudicar os teus assinantes. Digo mais, prejudica-os o mesmo ou até mais do que se prestasse um serviço de qualidade inferior.

    Se me permite, fica a dica do administrador de empresas: não queira definir o que é qualidade; qualidade é o que o teu CLIENTE disser que é qualidade. Então amigo, não trabalhe pensando em atender as expectativas dos futuros assinantes. Levante da cama de manhã pensando em superar as expectativas das pessoas. Porque disso? Fazer o comum qualquer um pode. Fazer um trabalho espetacular é só pra feras.

    Desculpe o texto comprido. E um abração pra ti! Sucesso nas escolhas!
    Última edição por Jadir; 03-12-2010 às 13:17.

  13. #13

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Inicio parabenizando o Jadir pelo post.
    Realmente a qualidade que pretendemos nem sempre é a que o usuário quer!
    Aiomar, estou aguardando o envio de qual link vai utilizar, desde já, procure link dedicado (OI, INTELIG< GVT...), pois compartilhar ADSL é crime e não funciona.

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Mtrojahn, gostaria de fazer um comentário breve sobre o que escreveu: é possível SIM prestar um serviço com qualidade, desde que estude-se muito para isso. Nesse ramo de atividade, conhecimento vale tanto quanto dinheiro. Aliás, uma coisa leva a outra.
    Jadir, você precisa reler o que eu escrevi...

    O que eu disse é que tecnologia a rádio NÃO é confiável... Você pode começar muito bem e depois de um tempo ter os problemas mais diversos.

    O que o criador deste post disse que queria uma solução 100% a prova de problemas e isto é impossível... E em se tratando de rádio, a probabilidade é menor ainda... O que eu fiz foi responder a questão ao pé da letra ao invés de tentar vender meu peixe.

    Sempre evitei acompanhar este fórum porque não concordo com grande parte das respostas dadas aqui. Muito do conteúdo aqui postado é total desinformação. Já vi vários caras chegarem aqui com uma 'regra milagrosa' para fazer X coisas no Mikrotik... Postam, fazem seu nome, ganham reputação mas não explicam que para aquilo funcionar precisa se fazer Y e Z antes.

    Esta desinformação é o ganha-pão destes caras e eu não sou assim... Portanto, quando me perguntam alguma coisa a minha resposta é objetiva e detalhada. Não me aproveito da falta de conhecimento dos outros para vender meus serviços, pelo contrário, tento ensiná-los...

    Se uma pergunta precisar de uma resposta negativa, eu vou dá-la... Não vou ser simpático apenas para ganhar reputação em um fórum e alimentar meu ego.

    E em relação a sua indireta sobre conhecimento. Se sua idade está correta neste fórum, posso dizer que já trabalhava com internet quando você ainda soltava pipa com 11 anos de idade. Sou uma das pouquíssimas pessoas NO BRASIL que podem dizer que trabalham com internet há 12 anos. A grande maioria só se atentou para este mercado quando surgiu o wireless e possibilitou toda a pirataria que é agora...

    Sem mais
    Última edição por mtrojahn; 03-12-2010 às 14:52.

  15. #15

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Inicio parabenizando o Jadir pelo post.
    Realmente a qualidade que pretendemos nem sempre é a que o usuário quer!
    Aiomar, estou aguardando o envio de qual link vai utilizar, desde já, procure link dedicado (OI, INTELIG< GVT...), pois compartilhar ADSL é crime e não funciona.

    CTBC TELECOM (CAPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL CENTRAL) FAIXA DE IPS: 187.XXX / 201.XXX

  16. #16

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Jadir, você precisa reler o que eu escrevi...

    O que eu disse é que tecnologia a rádio NÃO é confiável... Você pode começar muito bem e depois de um tempo ter os problemas mais diversos.

    O que o criador deste post disse que queria uma solução 100% a prova de problemas e isto é impossível... E em se tratando de rádio, a probabilidade é menor ainda... O que eu fiz foi responder a questão ao pé da letra ao invés de tentar vender meu peixe.

    Sempre evitei acompanhar este fórum porque não concordo com grande parte das respostas dadas aqui. Muito do conteúdo aqui postado é total desinformação. Já vi vários caras chegarem aqui com uma 'regra milagrosa' para fazer X coisas no Mikrotik... Postam, fazem seu nome, ganham reputação mas não explicam que para aquilo funcionar precisa se fazer Y e Z antes.

    Esta desinformação é o ganha-pão destes caras e eu não sou assim... Portanto, quando me perguntam alguma coisa a minha resposta é objetiva e detalhada. Não me aproveito da falta de conhecimento dos outros para vender meus serviços, pelo contrário, tento ensiná-los...

    Se uma pergunta precisar de uma resposta negativa, eu vou dá-la... Não vou ser simpático apenas para ganhar reputação em um fórum e alimentar meu ego.

    E em relação a sua indireta sobre conhecimento. Se sua idade está correta neste fórum, posso dizer que já trabalhava com internet quando você ainda soltava pipa com 11 anos de idade. Sou uma das pouquíssimas pessoas NO BRASIL que podem dizer que trabalham com internet há 12 anos. A grande maioria só se atentou para este mercado quando surgiu o wireless e possibilitou toda a pirataria que é agora...

    Sem mais
    Meu amigo, Seguinte , eu tenho sim 17 anos !
    E a indireta de conhecimento que eu dei , é pq realmente eu possuo um certo "conhecimento" sobre as redes de acesso à internet !

    Idade para min não depende pois tem muita gente com idade até de sobra sem saber @#@#$%% nenhuma rsrsrs !
    Outra coisa , quem critica muito os outros é pq nao consegue ser como elas são , e todos sabemos , os diferentes sempre querem fazer melhor porem fazem errado !

    Bom , Forum não é lugar de troca de elogios ou algo do tipo mas sim local de se aprender e compartilhar conhecimento, vc diz tanto que não gosta de acompanhar o forum mas entao pq esta aki nele respondendo a questao de usuarios e debatendo com outros usuarios tb ?
    Estranho ? acho que esse seu nao gostar de estar no forum esta meio "Contraditorio" não ?

    Sdds Aiomar.

  17. #17

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Aiomar, em primeiro lugar é um prazer trocar ideias contigo. Em segundo lugar, parabéns pela posição de se preocupar com os cliente. Já de início é louvável a tua postura.

    Mtrojahn, gostaria de fazer um comentário breve sobre o que escreveu: é possível SIM prestar um serviço com qualidade, desde que estude-se muito para isso. Nesse ramo de atividade, conhecimento vale tanto quanto dinheiro. Aliás, uma coisa leva a outra.

    Danilosceu, tua opinião é perfeita. Parabéns pra ti também.

    Logo, seguindo a ideia do Danilo, projeta teu negócio baseado no nível de serviço que pretende prestar. Tu acredita que é possível agradar gregos e troianos vendendo planos de acesso de 250k? Eu não acredito. Então, já pensa em algo de 400k pra cima, no mínino.

    Ai é que surge o diferencial. Pra atender clientes com 400k tu terá que projetar um Pop mega estruturado pra conseguir manter a 'palavra'. Vou me basear no fato de que tu expôs que não tem grandes capitais para iniciar, tá certo?

    É possível segurar até uns 30 assinantes 'básicos' (digo, diferente do cliente crítico, que se pendura na internet 24h e baixa um caminhão de coisa por dia) em 2.4, usando canal 13 pra fugir da interferência da 'concorrência'.

    Eu sou testemunha viva disso. Minha fórmula é Bullet 2 + omni de 12dbi. Obvio, baixa potência (32mw) e equipamento sensível no assinante, no meu caso, NanoStation 2. Pra mim funciona, e muito bem, mas já to montando uma rede 5.8 paralela pra poder continuar agregando novos clientes.

    Na questão de segurança, PPPOE autenticando no próprio equipamento do cliente. Ubiquiti é bom por isso, já que a sensibilidade é ótima e as medidas de SNR e CCQ ficam sempre ótimas, o que permite o funcionamento perfeito do PPPOE.

    Servidor Mikrotik LICENCIADO, que não é um absurdo de caro, para o gerenciamento da rede, e um proxy/cache paralelo pra dar um gás a mais no link. Não tem muito mistério quanto a isso. Quanto a configurações do server, eu sigo a ideia do simples porém funcional. Meu Firewall não tem 200 regras de controle, por exemplo. Obviamente, os serviços mais críticos estão lá, configurados.

    Sobre link, dedicado é dedicado. Por mais que tu não use apenas ele (e destaco que não estou defendendo o uso de DSL), não deixa de ter um link dedicado que seja realmente bom. Faz a diferença na questão da qualidade da rede, pode ter certeza disso.

    E, o mais importante de tudo, LEGALIZE-SE junto a Anatel. Não adianta de nada ter uma mega estrutura e não trabalhar legalizado, pois a qualquer momento tu poderá ser lacrado e vir a prejudicar os teus assinantes. Digo mais, prejudica-os o mesmo ou até mais do que se prestasse um serviço de qualidade inferior.

    Se me permite, fica a dica do administrador de empresas: não queira definir o que é qualidade; qualidade é o que o teu CLIENTE disser que é qualidade. Então amigo, não trabalhe pensando em atender as expectativas dos futuros assinantes. Levante da cama de manhã pensando em superar as expectativas das pessoas. Porque disso? Fazer o comum qualquer um pode. Fazer um trabalho espetacular é só pra feras.

    Desculpe o texto comprido. E um abração pra ti! Sucesso nas escolhas!
    Estou pensando em fazer uns testes utilizando BULLET 2 como ap e PAINEL SETORIAL como antena , mas me diz uma coisa , utilizando o BULLET 2 como radio na torre o cabo dele vc liga na RB e faz o controle de banda e td mais dos clientes por ela ne ? no cabo o BULLET é o Radio e a RB o servidor isso ?

    ABraços Aiomar.

  18. #18

    Padrão Re:

    Querido, eu entendi perfeitamente o que quis dizer, pode ter certeza. Aliás, complemento dizendo que NENHUMA tecnologia é 100% perfeita. Em algum momento irão ocorrer falhas.

    Logo, concordo perfeitamente com a tua ideia. O que eu apenas ressaltei é a questão da qualidade, que é possível de ser obtida utilizando Wireless. Mas repito, em momento algum discordei do que tu expôs.

    Sobre a idade, eu sou novato mesmo. Te digo mais, tiro o meu chapéu para pessoas como tu, que trabalham há anos com isso e merecem serem chamados de profissionais. Sirva pra ti a citação "conhecimento vale mais do que dinheiro". A propósito, eu não tenho a ambição de ser "o cara" em tecnologia, até porque a minha formação acadêmica é em Administração de Empresas.

    No mais, não entenda como agressiva ou discordante a minha referência, tá certo? Abração, e sucesso pra ti!

  19. #19

    Padrão Re: PROJETO PARA ATENDER POUCOS USUARIO POREM COM ALTISSIMA QUALIDADE E SEM QUEDAS DE CONEXAO !

    Obrigado cbtpiritiba
    Na torre principal vou colocar 2 rocket m5 com basestation 17/90 nos clientes nano5 ou nanobridge m5 nas repetidora o mesmo equipamento so que nelas vai ser 3 rocket m5 com bassestation

  20. #20

    Padrão Re:

    Exatamente isso, Aiomar. Não sei qual o sistema de gerenciamento da rede que tu vai usar, mas seguindo o que tu citou, ficaria a RB como servidor e o Bullet como AP.

    Mas não vai atrás só da minha opinião, procura outras alternativas. De repente o que funcionou pra mim fique ruim pra ti, entendeu? Mas posso te assegurar que não estou te dando uma opinião baseada em teoria, e sim no que vivencio na prática.

    Abraço!