+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Será que posso ligar uma Rb 433ah em uma Bateria de carro 12v 60 amperes?
    E quanto tempo a bateria suportaria?

    Desde já agradeço a todos que ajudarem.

  2. #2

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Opa estou testando aqui já tem uns 5 meses por enquanto tá legal, mas tivemos que fazer ajustes pra rodar
    Aqui temos torres de 50 metros - 45 metros - 30 metros etc
    Na torre de 45 metros temos 4 rbs colocamos todas as rbs em uma bateria e não foi ficava reiniciando elas, ai pegamos dobramos o cabo aqueles pp bem grosso e passamos a colocar 2 rbs por cabo e este cabo ligado a uma bateria entendeu ?
    Tipo tenho 4 rbs então são 2 cabos, 2 baterias e 2 carregadores de bateria.
    Por enquanto tá funcionando mas sinceramente chegamos perto de trocar e voltar tudo pras fontes.
    Valeu espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Entendi sim, mas no caso se eu pegar uma fonte e cortar aqueles cabinho fininhos que vem nela e ligar eles na bateria daria certo?

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    tenho estaçao que fica até 2 dias sem energia com
    1 bateria de 60 amp da impact ......
    usando carregador de 20 amp

  5. #5

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Bom gente, eu uso aqui em 04 enlaces que tenho placa de energia solar mais controlador de cargas mais bateria de 60 amperes, nunca tive problema. A voltagem da rb vai de 09 a 27 v, então se vc colocar um controlador de cargas melhor ainda, vai proteger a bateria e a rb. Quanto ao tempo de duração, em testes de bancada uma rb 433 com tres cartões ficou 72 horas em perfeito funcionamento, depois disso quanto a bateria atingiu um nivel critico de descarga o controlador desligou.

    Valeu.

  6. #6

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    instalei em 3 torre bateria de 60 ap ,cada torre tem 2 rb com 6 cartão no total,fico perfeito,,e para carregar a bateria uso carregador flutuador de 5 ap,,( apenas na torre da base com 5 rb coloquei flutuador de 10 ap )como carregador aquece usa a mesma energia da bateria e coloca cooler para esfriar,..,a bateria não pode ficar no inicio da torre e sim por eficiencia e segurança uns 10 mt a 15 mt das rb,,e se por algum motivo a rb travar (trocar vesao por exemplo ou tempo demais sem reiniciar ) tera de subir na torre tirar totalmente a energia desplugando a bateria.,.,espero ter ajudado

  7. #7

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    No caso, da bateria para a Rb, qual tipo de cabo de energia eu vou ter que usar?
    os cabos da fonte da rb servem? pq eles já tem o plug e tal..
    ou tenho que usar o cabo que o colega disse acima o "pp" (que eu não sei qual é)?

  8. #8

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Usa cabo PP se a bateria ficar no chão, e a RB a 30 ou 40m de altura. Vai aumentando a grossura do cabo conforme aumenta o comprimento dele.
    Cabo fino dá mais queda de tensão, cabo grosso dá menos. Mesmo com cabo grosso haverá queda de tensão, essa queda dependerá do comprimento e diametro do cabo, tensão da bateria e consumo da RB.

    POE nesse caso (Baixa tensão e alta corrente) melhor evitar, exceto se colocar 2 baterias de digamos 36 ou 40Ah em serie, ou até 2 de 18Ah de gel, dá pra ter 30m com POE tranquilo.

    Aquele fio fino com P4 de fontes 12V 1A pode ser usado se a bateria estiver a até uns 1,5m da RB. Lembra que os conectores da bateria poderão enferrujar devido ao ácido sulfurico, cabo de cobre é essencial, se usar cabinho chines com mais aço e ferro pode dar ferrugem depois de umas semanas.

    Pra não zerar a bateria, um jeito mais ou menos barato é usar isso:
    Controlador de Carga / Painel Solar / 12/24v - 200/400w - R$ 149.00 em MercadoLivre
    Ao invez de painel solar nesse controlador dá pra colocar uma fonte chaveada 15V 3A, o controlador fará o trabalho pesado do controle da carga e do fim da descarga.

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    pede utilizar a estrutura metalica da torre paar passar o negativo ...
    ai voce sobe só um fio com bitola maior para levar o positivo....

  10. #10

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Muito Obrigado pessoal, vcs esclareceram muita coisa! Vlw

  11. #11

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Jeffer na innear(INNEAR - Industria de Equipamentos Eletrônicos para Segurança Patrimonial e Pessoal,) tem um controler barato(fd 3000), eles mesmo fabricao de 3 amperes e vem a caixa que cabe uma bateria de nobreaak eu uso aqui e da 14 horas tranquilo pra uma rb600 com 4 cartoes, da pra por na torre do lado do radio. ai vc sobe com o fio eletrico de 127 mesmo.

    laurence eu posso ate estar enganado, mais no dc nao pode usar o negativo como terra desta forma.

    e rubem se usar o controle com fonte tem que mudar o tipo de recarga da bateria, vc olhou isso no manual?

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    sim pode sim ....
    pois o terra é o mesmo que vai para o pigtail que encaixa no cartão .....
    tenho 4 torres assim

  13. #13

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    E quanto a usar fonte nesses controladores solares, o prejuizo hipotético seria a tensão de fim de carga ficar acima do ideal da temperatura ambiente, ele a principio faz o corte em 14,4V, mas tanto com fonte DC como com painel solar esse problema existiria, na prática isso é responsavel por tirar apenas poucas semanas de vida util da bateria, eu não me preocuparia tanto. Ele diz medir a temperatura para determinar a tensão de fim de carga adequada, mas não medi pra confirmar isso.

    Se é pra ser rigoroso com o tipo de carga e descarga é preciso medir o consumo em pouco uso e em uso total, fazer um dimensionamento correto das baterias para ter descarga em C30 (Se usar bateria automotiva comum), e medir a temperatura ambiente para determinar a tensão ideal de corte e de carga completa (Além de dimensionar corretamente um carregador para C12). Mas isso é chatisse demais pra pouca coisa, e talvez iria aumentar a vida útil das baterias em 1 ou 2 meses...

    Só acho importante não deixar a bateria zerar, não cair abaixo de 10V, porque varios nobreaks (ou carregadores de corrente baixa tipo 2A) não dão conta de recarregar a bateria quando atinge essa baixa tensão.

  14. #14

    Padrão Re: Rb 433ah + Bateria 12v 60 amp!

    Pessoal dá uma olhada no nobreak TP Net

    Apresentação Nobreak DC