+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Bom dia a todos!

    Estou passando por uma situação que não vou considerar um problema,porém não consigo entender o motivo que à causa.

    Ocorre o seguinte.

    Criamos uma regra de controle simples com o nome de "LINK TOTAL" por exemplo sem especificar endereço IP,somente interface como LOCAL (CLIENTES)..Logo após pego uma lista com 100 usuários por exemplo e crio regras 1 a 1 na simple queue com controle via "ENDEREÇO IP" e parametros básicos como MaxLimit,At Limit,Priority....e associo esses 10 clientes como "PARENT" da regra "LINK TOTAL".Até ai o controle de banda funciona perfeitamente,porém caso eu tente dividir em mais 2 grupos por exemplo dentro do "LINK TOTAL" como "PLANO200" e "PLANO500" e dividindo os 10 usuários dentro desse parent ele só controla a banda do primeiro grupo,os demais caso eu crie subgrupos ele não funciona.Qual seria o motivo que os demais grupos abaixo não são filtrados,sendo que um é filho do outro ? Segue abaixo uma screenshot para melhor ilustrar (EXEMPLO) oq eu digo e ficarei muito grato com a colaboração de quem conheça a razão.

    Lembrando que estou trabalhando em modo router e não possuo interfaces em bridge.


    http://img820.imageshack.us/img820/9666/queueok.th.pnghttp://img6.imageshack.us/img6/2752/queueneg.th.png

    Um abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Bom, eu já tive um ou dois casos que tive que usar este mesmo esquema e também não funcionou. Não sei dizer o porque já que na teoria não vejo razão lógica para não funcionar...

    Eu resolvi o problema usando a /queue tree ao invés da /queue simple. Mas como lá não tem como fazer regras baseadas em IP, tive que usar marcação de pacotes em conjunto.

    Funciona tranquilo, apenas fica menos "visual" e mais difícil de manter... Realmente seria melhor que funcionasse em /queue simple mas daí só alguém que já fez para nos revelar o segredo

  3. #3

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Bom, eu já tive um ou dois casos que tive que usar este mesmo esquema e também não funcionou. Não sei dizer o porque já que na teoria não vejo razão lógica para não funcionar...

    Eu resolvi o problema usando a /queue tree ao invés da /queue simple. Mas como lá não tem como fazer regras baseadas em IP, tive que usar marcação de pacotes em conjunto.

    Funciona tranquilo, apenas fica menos "visual" e mais difícil de manter... Realmente seria melhor que funcionasse em /queue simple mas daí só alguém que já fez para nos revelar o segredo
    Bem Marcelo,

    Realmente o meu problema esta por ai.Testei a marcação feita por pacotes/conexões no mangle e ela funciona perfeitamente se aplicado naquele segundo caso que estamos tendo problemas.Porém a questão que estou passando é que como faço QoS (HTTP,UDP,SERVICOS,ETC) na mesma máquina em que recebo o link e distribuo para os clientes,caso eu faça a marcação das conexões/pacotes as regras não poderão ser marcadas sem o passthrough,ai irá parar no QoS ai acaba não efetuando a marcação.Tentei de diversas maneiras mais no fim acho que a maneira mais fácil será eu instalar um RB750G para balancear meus links dedicados com o QoS e já entregar pronto para o Servidor dos clientes...Não acha que seria o ideal ? Ai daria tranquilamente para fazermos via marcação de pacote já que será regras aplicadas a nível global.

    Um abraço

  4. #4

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Será que nenhum dos nossos colegas saberiam o motivo e/ou solução para isso ? Seria de grande contribuição e ficarei muito grato.Já vasculhei o fórum inteiro inclusive gringo e nada sobre o problema.Se algum analista de tráfego souber,seria de grande ajuda.

    Um abraço

  5. #5

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Amigo Vejo que as Regras do Plano 500 estão fora de Ordem
    Tente Ordenar elas e veja si resolva o PLANO 500 ilimitado esta em ultimo Tipo Abaixo de todas as Regras Veja a Ordem clicando no #
    Vlw

    si te ajudei me ajude a Melhorar minha reputação
    Vlw...
    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Bom dia a todos!

    Estou passando por uma situação que não vou considerar um problema,porém não consigo entender o motivo que à causa.

    Ocorre o seguinte.

    Criamos uma regra de controle simples com o nome de "LINK TOTAL" por exemplo sem especificar endereço IP,somente interface como LOCAL (CLIENTES)..Logo após pego uma lista com 100 usuários por exemplo e crio regras 1 a 1 na simple queue com controle via "ENDEREÇO IP" e parametros básicos como MaxLimit,At Limit,Priority....e associo esses 10 clientes como "PARENT" da regra "LINK TOTAL".Até ai o controle de banda funciona perfeitamente,porém caso eu tente dividir em mais 2 grupos por exemplo dentro do "LINK TOTAL" como "PLANO200" e "PLANO500" e dividindo os 10 usuários dentro desse parent ele só controla a banda do primeiro grupo,os demais caso eu crie subgrupos ele não funciona.Qual seria o motivo que os demais grupos abaixo não são filtrados,sendo que um é filho do outro ? Segue abaixo uma screenshot para melhor ilustrar (EXEMPLO) oq eu digo e ficarei muito grato com a colaboração de quem conheça a razão.

    Lembrando que estou trabalhando em modo router e não possuo interfaces em bridge.


    http://img820.imageshack.us/img820/9666/queueok.th.pnghttp://img6.imageshack.us/img6/2752/queueneg.th.png

    Um abraço a todos.

  6. #6

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Amigo Vejo que as Regras do Plano 500 estão fora de Ordem
    Tente Ordenar elas e veja si resolva o PLANO 500 ilimitado esta em ultimo Tipo Abaixo de todas as Regras Veja a Ordem clicando no #
    Vlw

    si te ajudei me ajude a Melhorar minha reputação
    Vlw...
    Olá Tonflat

    Obrigado pelo retorno.
    Tentei já fazer isso,organizar ordem dos grupos,etc,porém sempre o grupo que se encontra primeiro na lista funciona,sendo que não tem lógica já que os grupos não são filhos um do outro e sim do Parent principal que é o LINK TOTAL.

    E além do mais cada uma possui o seu endereço IP exclusivo,na qual somente será feito controle na queue especificada.

    Um abraço e obrigado

  7. #7

    Padrão Re: CONTROLE DE BANDA - SIMPLE QUEUE COM PARENTS

    OPA galera essa é aminha primeira vez que participo no forum mais tudo que sei em microtik e muito mais aprendi aqui com vcs tenho 60 clientes hoje e um link de 3mega tenho planos de 80k/128k e 80k/256k eu gostaria de libera o dobro da banda para os clientes depois de meia noite , tipo o clientes de 128k que ele fosse para 256k e o de 256 que ele fosse para 512k e o up nao preciza ser bloqueado nao pode deixar full como disse sou leigo ainda nao consigo pegar essas regras e decifrar tudo por isso gostaria de se possivel um passo a passo pra eu entender pois no forum tem muitos topicos mais nada muito claro perdoe se fui longo grato.