Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Caros colegas,

    Temos um link para fazer de 30MB - 10KM. Gostaria de saber qual melhor opção sugeririam: motorola PTP500 ou rocket M5.
    Sabemos pouco sobre o rocket, mas pesquisei e vi comentários que é muito bom. A grande desvantagem do motorola é o valor: R$ 22.000,00 o par.
    Se alguém teve alguma experiência com este tipo de link e gostaria de contribuir agradeceria.

    Abraços,


    Alisson Giuliani
    Plugnet Provedor Internet e Informática
    São Sepé-RS
    Fone: (55) 3233-1796

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    se vc tem dinheiro sobrando e precisa de um link estavel vai de motorola, no entanto um rocket com uma boa estrutura atras dele (aterramento, fonte, nobreack etc) tambem vai se tornar estavel, enfim depende do que vai trafegar, com motorola a latencia vai ser um pouco mais baixa, mas tambem nao quer dizer que com ubiquiti vai ficar ruim, pelo contrario, tenho enlaces de 57km com rocket+disk34 passando 45mb full duplex, sem problemas, faz com rocket se nao ficar bom usa eles em outro projeto e ai sim vai de motorola é o q eu faria, abraços

  3. #3

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    amigo eu tenho um link de 11km com um par de NanoBridge M5 de 22dbi passando mais de 40mb full.
    e o Rocket é bem superior ao NanoBridge.
    com serteza o rocket M5 vai passar essa velocidade e com uma otima qualidade.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por alisson Ver Post
    Caros colegas,

    Temos um link para fazer de 30MB - 10KM. Gostaria de saber qual melhor opção sugeririam: motorola PTP500 ou rocket M5.
    Sabemos pouco sobre o rocket, mas pesquisei e vi comentários que é muito bom. A grande desvantagem do motorola é o valor: R$ 22.000,00 o par.
    Se alguém teve alguma experiência com este tipo de link e gostaria de contribuir agradeceria.

    Abraços,


    Alisson Giuliani
    Plugnet Provedor Internet e Informática
    São Sepé-RS
    Fone: (55) 3233-1796
    Alisson, pelo preço do Motorola, tu pegas 2 kits do Rocket m5....e tem mais banda.
    Tche se precisar de ajuda, estamos ae (POA).
    Tenho bastante estrada em rocket M5 e Equipamentos ubnt.
    Meu email de contato está na minha assinatura.
    Abraço.

  5. #5
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Qual tipo de program vc usam para medir o trogoupht, é o do propio radio ubnt???

  6. #6

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    As duas opções são otimas, em relação custo beneficio, vá de ubnt, mas se tiver $$ de sobra não tem pq, use Motorola.
    Minha experiencia é com RB600 ou agora 800 com cartões Rh52h ou Xr5 com antenas de hyperlink de 32dbi fazendo 32km passando 36 mega usando nstreme dual, isso a mais de 1 ano sem problemas...Na imagem esta trafegando 20 mega...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	81,4 KB
ID:      	17406

  7. #7

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    ollha Roket5 é bom mas o xr5 tb é uma boa opção
    O Rocket é muito superior e o preço não é muito diferente, sem contar que RB + Cartão é mais sucetivel a problemas.

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    As duas opções são otimas, em relação custo beneficio, vá de ubnt, mas se tiver $$ de sobra não tem pq, use Motorola.
    Minha experiencia é com RB600 ou agora 800 com cartões Rh52h ou Xr5 com antenas de hyperlink de 32dbi fazendo 32km passando 36 mega usando nstreme dual, isso a mais de 1 ano sem problemas...Na imagem esta trafegando 20 mega...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	81,4 KB
ID:      	17406
    Se voce tem dinheiro de sobra porque não poupar e aplicar em outro lugar...
    bom com a linha AirMax eu acredito que a UBNT chegou a um patamar que não justifica o valor absurdo dos radios da motorola.
    eu acredito que a melhor solução é um Par de Rocket M5 + Rocket Dish, e o dinheiro de sobra voce gasta fazendo uma boa torre, um bom suporte para a antena, bons cabos de rede Blindados, um bom aterramento e boas fontes de alimentação, e ainda por cima economiza... da até para compra um outro par e deixar pronte se por uma eventualidade algum equipamento der problema....
    e isso tudo não vai nem passar perto do valor de um Motorola.

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Concordo 100% com o colega rbginfo com o uso das RocketM5 + Rocket Dish vc vai ter um sistema estável e com uma ótima taxa de transferencia e atíssima qualidade no enlace. Com a qualidade dos produtos Integrados UBIQUITI, não se justificam mais o uso de RB+Cartão, muito menos produtos com valor proibitivo como os Motorola.
    Na distância que vc quer usar o Kit RocketM5 + Rocket Dish, bem configurados e instalados, com certeza é a melhor escolha.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    Qual tipo de program vc usam para medir o trogoupht, é o do propio radio ubnt???
    Tem diversasmaneiras de ver isso, a mais correta é IPERF.
    Testes de arquivos por ftp da base para os clientes tbm dao uma ótima dimensão de quanto passa na rede.

  10. #10

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    Qual tipo de program vc usam para medir o trogoupht, é o do propio radio ubnt???
    o soft que acompanha o radio para testar a velocidade da a mesma nossao do que um ap mostrando que esta conectado a 11mb.
    eu geralmente uso um servidor ftp para testar a taxa de download, eu acredito que é a melhor forma de testar o enlace ja que mostra o sistema em produção.

  11. #11

    Padrão enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    : imaginam se um grupo de adolescentes resolve brincar de para sua rede usando aircrack e Cia, 802.11 se trata de um protocolo aberto, isso da uma dor de cabeça, que só quem passou pode ter ideia. Claro que para quem que passar apenas internet ,802.11 vai bacana. Mas se que vender banda com qualidade para diverso uso inclusive voip, ai amigos só um protocolo proprietário consegue. Motorola e proprietário!

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por hermes Ver Post
    : imaginam se um grupo de adolescentes resolve brincar de para sua rede usando aircrack e Cia, 802.11 se trata de um protocolo aberto, isso da uma dor de cabeça, que só quem passou pode ter ideia. Claro que para quem que passar apenas internet ,802.11 vai bacana. Mas se que vender banda com qualidade para diverso uso inclusive voip, ai amigos só um protocolo proprietário consegue. Motorola e proprietário!
    TDMA - AirMax da UBIQUITI é o que ?

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    é melhor ele ir de rockt mesmo com antens disk de 30 dbi .....
    porque se der problemas no equipamento da motorola ?
    seria mais dificiu e caro para reparar ....
    se for de rockt o preço é bem menor alem de ter uma boa passagem de banda ....
    alem de ficar bem estavel ...
    se o local não houver muita interferencias 5.8ghz ....

  14. #14

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por hermes Ver Post
    : imaginam se um grupo de adolescentes resolve brincar de para sua rede usando aircrack e Cia, 802.11 se trata de um protocolo aberto, isso da uma dor de cabeça, que só quem passou pode ter ideia. Claro que para quem que passar apenas internet ,802.11 vai bacana. Mas se que vender banda com qualidade para diverso uso inclusive voip, ai amigos só um protocolo proprietário consegue. Motorola e proprietário!
    bom primeiro voce esta errado porque o airmax da ubnt é proprietario e segue a mesma linha dos equipamentos motorola com o TDMA, e segundo voce esta errado denovo, se esses mesmos adolecentes forem clientes seus, eles estaram conectados na sua rede e poderão capturar pacotes da mesma forma.
    a proteção da rede só passa pela camada de enlace, mas não esta nem perto de ser nem o inicio da proteção.

  15. #15

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Produtos homologados pela Anatel.
    A Proxim tem uma linha completa de produtos no Brasil que va desde solucoes de enlaces de backhaul (linhas QB-5054 e QB-8100), completa com sistemas de redes Ponto a Multiponto (linha MP-8100) e redes Mesh (AP4000 para interior de predios e AP4000MR para redes de cidades digitais completas).
    A grande vantagem e que todo o equipamento pode ser configurado e monitorado em modo remoto e a frequencia de uso tambem pode ser configurada, entao se voce acha interferencia de outros usuarios na sua cidade pode em segundos mudar a frecuencia de operacao da sua rede completa. Isso pode ser feito na comodidade do seu escritorio com o sistema de gerenciamento ProximVision.
    Bem mais em conta que outras marcas no mercado, pronta entrega em Sao Paulo, suporte de pre e post venda local e garantia de fabrica.
    Se compara preco por cliente atendido sem duvidas achei neles o menor do mercado hoje.
    A Proxim tem distribuidores autorizados no Brazil. Proxim tem instalacoes funcionando no Brasil ja faz mais de 10 anos.

  16. #16

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Pelo amor de Deus, não tem ninguém para dar uma opinião técnica nesse site!
    Motorola x Ubnt, e uma ofensa para Motorola colocar produtos tão distintos para ser comparados. Acho que a única coisa que eles têm em comum e que trabalham na mesma frequência 5.8 de resto são produtos totalmente distintos, acho que seria melhor mudar a pergunta, para “porque o ptp500 Motorola e mais caro que o rocket"?

  17. #17

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por hermes Ver Post
    Pelo amor de Deus, não tem ninguém para dar uma opinião técnica nesse site!
    Motorola x Ubnt, e uma ofensa para Motorola colocar produtos tão distintos para ser comparados. Acho que a única coisa que eles têm em comum e que trabalham na mesma frequência 5.8 de resto são produtos totalmente distintos, acho que seria melhor mudar a pergunta, para “porque o ptp500 Motorola e mais caro que o rocket"?
    Vai tentar explicar isso pra esse pessoal!

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por hermes Ver Post
    Pelo amor de Deus, não tem ninguém para dar uma opinião técnica nesse site!
    Motorola x Ubnt, e uma ofensa para Motorola colocar produtos tão distintos para ser comparados. Acho que a única coisa que eles têm em comum e que trabalham na mesma frequência 5.8 de resto são produtos totalmente distintos, acho que seria melhor mudar a pergunta, para “porque o ptp500 Motorola e mais caro que o rocket"?
    Concordo e discordo deste seu comentário.
    Primeiro que a Motorola não é a dona do mundo, pode até se achar melhor que todos, bem coisa típica de Americano, mas pra sua informação, está sim perdendo mercado pelos seus preços absurdos.

    Como já utilizei equipamentos Motorola, concordo que são ótimos , principalmente pra enlaces onde há muita interferência por perto. Porém, discordo, pois há uma SUPERvalorização dos equipamentos, fora da realidade de todos os provedores aqui do Brasil.

    Talvez se a tão famosa marca, baixasse seus absurdos preços, tivesse maior penetração no mercado Brasileiro.
    E se achas que não tem ninguém aqui no Fórum, com conhecimento, então nem deverias estar aqui...não é verdade?
    O que indicamos aqui, é equipamento compatível com a Realidade financeira do País, Não me venha querer vender rádio a preço de OURO. isso é inadmissível.
    Quanto à pergunta do tópico? ROCKET M5 + ROCKET DISH 30DBI. ótimos rádios, ótima antena.

  19. #19

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    também acho que sao ótimo, mais cada um no seu quadrado, acho que cada um e para um nivel de exigência e aplicação diferente. todos vao chegar la mais o que depende e o tempo para isto , qualidade , estabilidade confiança segurança e isto tem preço e mesma coisa querer compra um caro mil com um carro 2.0. e depois quem tem a tecnologia e sai na frente bebe agua limpa.
    agora imagina se este nível de equipamento fosse bem barato assim estes provedor pirata tudo ia usar a saturação em algum momento deste equipamento também com certeza chegaria.
    tenho de tudo aqui desde mk /ubquit /radwin / trazeo e vo continuar usando ambos, mais falar que se consegue fazer determinado link com todos com o mesmo nível de qualidade e so sonho mesmo.
    então

  20. #20

    Padrão Re: enlance motorola PTP 500 ou rocket M5?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Concordo e discordo deste seu comentário.
    Primeiro que a Motorola não é a dona do mundo, pode até se achar melhor que todos, bem coisa típica de Americano, mas pra sua informação, está sim perdendo mercado pelos seus preços absurdos.

    Como já utilizei equipamentos Motorola, concordo que são ótimos , principalmente pra enlaces onde há muita interferência por perto. Porém, discordo, pois há uma SUPERvalorização dos equipamentos, fora da realidade de todos os provedores aqui do Brasil.

    Talvez se a tão famosa marca, baixasse seus absurdos preços, tivesse maior penetração no mercado Brasileiro.
    E se achas que não tem ninguém aqui no Fórum, com conhecimento, então nem deverias estar aqui...não é verdade?
    O que indicamos aqui, é equipamento compatível com a Realidade financeira do País, Não me venha querer vender rádio a preço de OURO. isso é inadmissível.
    Quanto à pergunta do tópico? ROCKET M5 + ROCKET DISH 30DBI. ótimos rádios, ótima antena.

    Caro Leandro, quanto tempo hein? tudo tranquilo por ai?

    Então, voltando a questão do tópico, o que acontece é o seguinte:

    São produtos voltados para mercados diferentes, e por isso, não podem ser comparados. Vamos falar um pouco de mercado, equipamentos carrier class, como Motorola, Proxim, Radwin e Alvarion, são voltados para o mercado de integração, e são utilizando geralmente em ambiente empresariais, cidades digitais, etc.. e que precisam de alta confiabilidade.
    Já Ubiquiti, mk, etc.. são equipamentos low-cost pra o mercado de provedores, onde o fator "custo" é dominante.
    Fazendo uma analogia com carros, existe o mercado para fiat uno e para bmw 120i, porém, os dois são veículos.

    sobre a sua colocação "Porém, discordo, pois há uma SUPERvalorização dos equipamentos, fora da realidade de todos os provedores aqui do Brasil."
    Voltando a analogia, pro cara que compra fiat uno, a bmw estaria supervaloriza.

    Sobre a penetração desses fabricantes no Brasil, posso falar apenas de Alvarion, pois sou certificado, e ela detém mais que 60% de market share neste mercado, faturando mais de US$ 30 milhões em 2010.

    Resumindo, mercados diferentes, produtos diferentes. sem comparação.


    Grande abraço,