Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede cabeada

    boa tarde pessoal ...

    bom to pensando em cabear um parte da cidade aonde trabalho seguinte queria saber quem tem esse mesmo tipo de rede como que tah fazendo pra alimentar os HUB nos poste


    abraços

  2. #2

    Padrão Re: Rede cabeada

    Implemento esse tipo de rede em condomínio, passando um cabo POE único para uns 10 switch e até um uns 15 dependendo da distância, sempre em 220V, se fizer em 110V vai ter problemas.

    Já prestei consultoria para gato velox de favela com uns 500 ou mais assinantes e fazendo desta forma tu não terá problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Rede cabeada

    eu estava pensando em usar esses dias este switch POE
    Flytec Computers

  4. #4

    Padrão Re: Rede cabeada

    Citação Postado originalmente por Geeek Ver Post
    Implemento esse tipo de rede em condomínio, passando um cabo POE único para uns 10 switch e até um uns 15 dependendo da distância, sempre em 220V, se fizer em 110V vai ter problemas.

    Já prestei consultoria para gato velox de favela com uns 500 ou mais assinantes e fazendo desta forma tu não terá problemas.

    eh a distancia aqui sao meio grandes . mais deixa entender uma coisa vc diz passar 220 junto ao cabo de rede ?

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Rede cabeada

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    eh a distancia aqui sao meio grandes . mais deixa entender uma coisa vc diz passar 220 junto ao cabo de rede ?

    abraço
    segundo legislação vigente, de forma legal na altura dos fios da rede de telefone é proibido passar energia eletrica.

  6. #6

    Padrão Re: Rede cabeada

    bom dia qual seria a melhor forma de alimentar os switches,aqui em nosso provedor usamos junto com o cabo de rede,so que usamos do propio clinte

  7. #7

    Padrão Re: Rede cabeada

    Rede cabeada funciona bem. Você pode vender plando com bandas 10 vezes superiores aos radio ou mais. Para que a rede cabeada funcione vc tem que levar em conta varios fatores.Local a ser utilizado, formas de proteção contra surtos e distancia em os switchs. Tenho rede cabeda em predios, ruas e casas. Como o amigo citou acima, 220 as vezes pode ser melhor do que 110V ( nem sempre). Existem hoje metodos mais avançados para rede cabeada como por exemplo usar switch com protetor de surto e corrente continua de 60+60V ou 90 +90V DC. Se não levar em consideração os parametros de proteção terá uma rede problematica em epocas de chuvas. Nas chuvas os verdadeiros vilões são os raios .Quando eles caem, eles liberam um campo magnetico onde os condutores ( no casa aqui oa cabos de rede) absorvem essa energia. Ela atravessa os switchs até achar um ponto terra, chegando até passar da casa de um cliente para outro atravéz da rede. Também terá que utilizar switchs bons para que não fiquem travando com picos de energia. Existem muitos metodos como watchdog, fontes de eneregia tratada e outros para que se tenha uma rede mais confiavel.
    Ao projetar sua rede pense também no futuro . Aqui estamos fazendo um hibrido de fibra otica com cabo utp. O legal é que a rede fica segmentada e assim se parar uma rua não param as outras.E não é só isso! Com a fibra no tronco principal e 10 switchs apenas para cada lado nos pontos de abertura da fibra vc pode verder planos superiores a 30 megas ( se tiver banda é claro). E se utilizar Gpon, poderá reduzir ainda mais os custos com a fibra. Abraço e boa Sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Rede cabeada

    Ou fazer a forma legal: Contrato com a concessionária de rede elétrica, pagando algo entre R$ 2 e 3 por poste usado, colocando um swich normal na rede elétrica a cada 100m (Com fonte chaveada, nada de trafo), a concessonária colocará um relógio em 1 ou 2 swichs pra tirar uma média do consumo no mes, e fará a cobrança com base nesse custo médio (Multiplicando a media pelo numero de switch's).

    Fazer da forma 'legal' não sai muito caro, comparado com montar torre e etc.

  9. #9

    Padrão Re: Rede cabeada

    Tenho grande interesse em aprender mais sobre este assunto. PessoALL se possível, postem aqui suas experiências com rede cabeada em ruas...

  10. #10

    Padrão Re: Rede cabeada

    legal isso o unico problema que sempre se encontra e a questao da alimentação como sempre ...
    esta lendo em talveiz usar o esquema de cabos coaxial igual das tvs a cabo . mais fiquei sabendo que o cabo externo e muito caro .

    abraço

  11. #11

    Padrão Re: Rede cabeada

    Bom, essa é uma opção que é pratica más talvez não seje a melhor. Realmente tem que se pagar pelos postes!O valores provavelmente serão tabelados pela Anael pois hoje se paga valores absudos podendo passar os 8,00 por poste no caso da Ampla e aos 5,80 no caso da Cemig. A ampla fora o aluguel ainda cobra 7,00 por switch pelo uso da energia o que é um absurdo. O legal da energia sair de determinado ponto e manter de 10 a 15 switch é que você pode trabalhar essa energia, estabilizando e fazendo a proteção anti-surto. Se você mandar corrente continua, vc terá seu projeto aprovado. Eles estabelecem norma de corrente continua más não a voltagem maxima.

  12. #12

    Padrão Re: Rede cabeada

    Concordo com vc. Más aqui usamos 60+60 V DC e alimentamos 15 Switchs de 90 em 90 metros e ao final temos uma energia de 50+50 DC sendo os mesmos precisam de no minimo 45+45. quando utilizavamos energia direto dos postes, nem fuzivel, varistor, centelhador, nada disso resolvia. Quando a rede era atingida por tempestades, perdiamos varias fontes de enregia. Hoje posso te dizer que não perdemos nada praticamente. O nosso projeto foi aprovado pela Ampla, Energisa, Cataguases e Ligth. Sei que nesse metodo o consumo de energia se eleva um pouco, más em compensação não perdemos as fontes de energia e conseguimos entregar as internet ao clientes mesmo debaixo de chuva. Hoje aqui temos o que há de mais avançado em termos de cabeamento. Utilizamos switch Vlan e castateamos no maximo 15 switchs que saõ ligados a fibra otica que é castateada atraves do Sistema Gpon. E conseguimos também proteção para as portas lans dos switchs.Te falo uma coisa, não é facil manter esse tipo de rede funcionando em tempestade, nossos engenheiros tiveram muito trabalho. O ideal era atender os clientes com fibra más isso está longe da nossa realidade pois o tal investimeto não teria retorno tão cedo.

  13. #13

    Padrão Re: Rede cabeada

    legal galera tah ajudando bastante ...
    bom agora uma pergunta c vc manda 60+60 DC que fonte vc usa pois as fontes normais elas sao AC ?

    abraço

  14. #14

  15. #15

    Padrão Re: Rede cabeada

    Sim, posso dizer que funciona pois já utlizei os protetotes fabricados pela Vertical. Foi um dos primeiros testes que fizemos com corrente DC para alimentar esses switchs.Hoje temos esperiencia nessas areas e esploramos outros metodos. Os produtos da Vertical funcionan sim, más ainda é um pouco caro para quem está começando. Não posso dar mais detalhes do que utilizamos hoje em nossa empresa pois o meu contrato não permite. O que posso dizer é o seguinte: Rede cabeada é funcional quando bem feita e projetada. Se queizer entrar nessa area não pode economizar em proteções pois terá sempre problemas em epoca de chuvas.Hoje não utilizamos mais os protetores da Vertical pela razão dos custos dos equipamentos. Desenvolvemos outras tecnologias com o trabalho em parceria com outras empresas. Más pro amigo que inicio esse topico eu recomendo a Vertical por ser funcional. E o suporte deles também é legal. Não tenho nada haver com a vertical e não estou aqui para puxar o saco de ninguem, más ao relatar a esperiencia que tive com determinados produtos, estou ajudando os que por esse caminho pretente seguir. Espero ter ajudado em algo . Abraço a todos e boa sorte para os que seguirem para mundo das redes cabeadas.Essas redes substituirão os radios nos grandes centros e permaneceram até que as fibras tenham um custo razoavel para que todos possam ter banda larga. Os radios , 3G e o escambal estão longe de alcaçar o resultado dessas redes em termos de banda e mais longe ainda das fibras. Hoje uma boa combinação é o hibrido de fibra e cabo UTP. Em um caminho não muito distante a realidade será o Gpon.

  16. #16

    Padrão Re: Rede cabeada

    valeu amigo ajudou bastante

    como tenho uma experiencia legal com eletrica e eletronica jah saguei a idea do produto mensionado
    vou fazer uns teste amanha aqui na bancada eh post os resultados quem sabe ajuda outro amigos aqui do forum

    valeu

    abraço

  17. #17

    Padrão Re: Rede cabeada

    To acompanhando o topico que está muito bom. Aldo, você tem grande experiência em elétrica, qual seria então a sua sugestão para alimentar os switchs? Grande abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Rede cabeada

    to aqui ainda em teste em bancada nao conclusivo .
    mais eh meio complicado essa historia de retificar a tensão de saida acho que vou ter que pensar em outra maneira . o problema e a pendência do cabo de rede acho que no fim das conta vai gerar ruido.

    mais estou ainda nas nerdice aqui qualquer coisa post os resultados
    abraço

  19. #19

    Padrão Re: Rede cabeada

    bom pessoal depois de muito estudar cheguei ao ponto de desistir de cabear eh colocar tudo wireless mesmo , primeiro questao de alimentação eh uma baita dor de cabeça ,2 aluguel dos poste , mesmo eles estando baratos eh mais um dispesa por mes , 3 a baita mao de obra pra puxa esse cabos.
    bom o que to pensando em fazer eh montar um pequenas estação em bairros eh usar nanos M5 praticamente sairia a mesma coisa hj o custo dos nanos esta bem me conta junto com isso montando uma base com paineis setorial mais roscket ficaria uma coisa bem interessante

    obrigado pela ajuda galera

    abraço

  20. #20