Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M GPS x Rocket M

    Essa é fresquinha do evento da Ubiquiti em Foz do Iguaçu (1/12/2010).

    Qual a diferença entre Rocket M + GPS e Rocket M ?
    O recurso de GPS foi incluido no rocket M para sincronizar os APs cohabitando a mesma torre.

    Quem pode usar?
    Todos os equipamentos que se conectarão ao POP devem possuir AirMAX porque este recurso só funciona se o AirMAX estiver ATIVADO. Isso quer dizer que os rádios Ubiquiti 802.11a/b/g não se conectarão à rede que usa este recurso.

    Onde usar?
    Os rádios com GPS deverão ser instalados APENAS na torre.
    Os outros rádios devem ser AirMAX, mas não precisam possuir o recurso GPS.

    Como funciona?
    Habilite o primeiro setor como MASTER e os demais como SLAVE. O primeiro setor sincronizará todos os rádios do POP para transmitir ao mesmo tempo.
    Através da sincronização o POP transmite e aguarda a resposta dos clientes, diminuindo a poluição de RF na região.
    Os clientes serão sincronizados INDIRETAMENTE porque eles só transmitem depois que o AP encerra a transmissão.

    Porta USB dos Rocket M sem GPS
    O projeto inicial era usar esta porta para acoplamento do GPS, mas o USB não consegue suportar a velocidade de sincronia exigida pelo sistema GPS.
    A porta USB foi idealizada para ampliação futura e veio como extra no equipamento e no firmware original a mesma nunca foi habilitada.
    Entretanto, aquelas pessoas que desejarem escrever seu proprio firmware podem habilitar este recurso porque a porta já está lá.

    RESUMO DA ÓPERA
    O recurso de GPS é voltado para soluções PTMP e sincroniza todos os rádios AirMAX conectados ao POP para reduzir emissão de RF da região e otimizar o tempo de resposta da rede.

    COMPLEMENTAÇÃO:
    O PKMC apontou algumas dicas adicionais listadas no site da Ubiquiti:
    a) O nome do protocolo é AirSYNK.
    b) Sincroniza os AP's via camada 2.
    c) Operando em BRIDGE na camada 2 é possível sincronizar quantos APs desejar.
    d) É possível usar um único canal para toda a rede sincronizada.
    e) Mais de um POP pode ser sincronizado, mesmo estando em torres distintas.
    f) Também é destinado a PTP.


    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 05-12-2010 às 20:34. Razão: COMPLEMENTAÇÃO:

  2. #2

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Boa explicação Zé, confesso que no momento que vc traduziu eu não entendi, no decorrer do dia fui compreendendo.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Com certeza agora deve dar pra muita gente entender como a coisa funciona.
    Como dito pelo Robert J. Pera - Fundador Presidente da UBIQUITI, isso não é nenhuma novidade, pois ja é utilizado pelo sistema Canopy da Motorola. Mas com um custo proibitivo, a UBIQUITI veio com essa tecnologia para popularizar a tecnologia.
    Grande abraço ao amigo Zé Alves, Parabéns pelo post.

  4. #4

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Zé, tem como vc conseguir aquela imagem que demonstra os dois tipos de topologia: Concentrada vs Distribuída. Abraços.

  5. #5

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Olá Kleber, realmente no evento é complicado de pegar de primeira porque é muita informação ao mesmo tempo e de forma fracionada para facilitar a tradução.

    Que bom que agora ficou mais fácil de entender.

    Eu havia pedido os slides e eles disseram que só vão liberar depois que a turnê acabar. quando isso acontecer eu mando de imediato as imagens aqui pro under

    Foi uma satisfação conhecê-lo pessoalmente.

    Abraço,

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    ZeAlves ta de parabens, o evento foi mt proveitoso. ainda com alguns fazendo cada pergunta ignorante.
    acho que no proximo evento deveriamos fazer a pergunta escria e vc faria um filto na hora de perguntar ..
    Mas foi mt legal Vlw

  7. #7

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Liga não, é assim mesmo. O pessoal sabe que é um evento apenas para apresentar novos produtos, mas como ele está ali de frente do fabricante existe a possibilidade de perguntar sobre um assunto específico seu.

    Foi desagradável aquele colega insistindo em obter resposta para um cenário hipotético com diversas variantes desconhecidas. Ali eu perdi a paciência porque o rapaz estava atrapalhando o andamento do evento com uma pergunta descabida.

    Fora esse pequeno contratempo o eventou foi muito bom.

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Zé... parabens pelo resumo da tecnologia... o evento foi muito bom mesmo!!!

    Mas uma coisa nao ficou claro.....


    Qual o nro de pps pra uma rede alta latencia comparado com canopy??? Agora se nao existir esse teste eu aceito como resposta um nao testamos.....



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Brincadeiras a parte... parabens pelo empenho... (e pela paciencia...)

  9. #9

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    gostaria muito que alguem explicasse que "batimento de frequencia" é esse (Por favor não me tratem como leigo que eu sei o que eh batimento... mas quero saber o que é nesse caso).
    O batimento de freqüência é corrigido pelo marca-passo (leia-se GPS) haurhaurae Só humor! Abraços..

  10. #10

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post

    Foi uma satisfação conhecê-lo pessoalmente.

    Abraço,

    ZéAlves

    Igualmente Zé, bom saber que o under é mais que um fórum é uma fraternidade...

    Agora sobre documentação da UBNT, precisaria do DataSheet do Rocket M10, quero fazer uns questionamentos à Anatel.

    Abraços

  11. #11

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Se ainda não está publicado vou tentar arrumar uma cópia


    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Igualmente Zé, bom saber que o under é mais que um fórum é uma fraternidade...

    Agora sobre documentação da UBNT, precisaria do DataSheet do Rocket M10, quero fazer uns questionamentos à Anatel.

    Abraços

  12. #12

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    KKKKKKKKK Não testamos porque o Canopy é muito caro.

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Zé... parabens pelo resumo da tecnologia... o evento foi muito bom mesmo!!!

    Mas uma coisa nao ficou claro.....


    Qual o nro de pps pra uma rede alta latencia comparado com canopy??? Agora se nao existir esse teste eu aceito como resposta um nao testamos.....



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Brincadeiras a parte... parabens pelo empenho... (e pela paciencia...)

  13. #13
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Certo, agora é esperar essa solução chegar ao mercado, e ver se não vira mais um Wavion da vida.

    Última edição por osmano807; 05-12-2010 às 20:45.

  14. #14
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Muita coisa chega no mercado e na verdade perde créditos pela IMCOMPETENCIA das pessoas não saberem usar. E ainda se acharem qualificadas para isso, dentre outras coisas.

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    fala mal da wavion não meu eu tenho duas aqui funfando belezinha com 160 clientes em uma torre e outra com 20 clientes passando planos de 256 k e tudo corre direito sem susto
    Última edição por naldo864; 06-12-2010 às 07:02.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    olha se a ubiquiti continuar fabricando equipamentos com esta alta qualidade que estão colocando no mercado quemm tem que abrir o olho e a mikrotik com suas rbs que estão seriamente ameaçadas e perigoso haver uma debandada para a ubiquiti eu mesmo se fosse fazer ou indicar um pop hoje com certeza usaria rocket m2 com setorial sem pestanejar

  17. #17

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Mas a Ubiquiti foca só na transmissão, essa parte a Mikrotik já dançou, agora roteamento ela ainda liderará!

  18. #18

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    vlw pela explicação grande zé...

  19. #19

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Zé parabéns pela explicação e pela tradução durante o evento, também tinha ficado em dúvida em relação ao funcionamento do gps mas agora entendi perfeitamente como ele funciona.
    Com relação aos slides se você conseguir com o Robert e não querendo pedir muito, seria possível vc traduzir ele para nós e postar no fórum?
    Desde já obrigado e mais uma vez parabéns.

  20. #20

    Padrão re: Rocket M GPS x Rocket M

    Beleza pessoal, fico feliz que vocês gostaram e que escrito aqui no under ficou mais claro o entendimento.

    Sobre os slides é como eu disse anteriormente, eles vão disponibilizar quando terminar essa turnê do AWC. Quando isso acontecer eu traduzo com a maior satisfação.

    Abraço,

    ZéAlves