+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Bom dia a todos.

    Estava quebrando a cabeça aqui de uma coisa...

    Rocket M2 ( 2.4) e rocket m5 (5.8) são iguais exceto pela freqüência, certo? * Considerando apenas o throughput e airmax.

    Eu estava pensando em montar uma torre com misto de 2.4 , para tentar atender clientes sem visada, ou parcialmente obstruída, e 5.8 para atender os clientes com melhor visada e maior distancia.E de quebra ainda distribuir mais os clientes em cada cartão pra evitar sobrecarregamento.

    Eu estava imaginando se seria possível colocar 4 setoriais 2.4( basestation + rocket m2) e 4 setoriais 5.8( basestation + rocket m5) na mesma altura da torre ( conforme imagem abaixo), tendo 8 setoriais.

    Precisaria disso tudo porque pretendo ( no futuro) oferecer planos de 10 a 15mbps também e precisaria de uma boa banda nas antenas.

    Afinal de contas se cada rocket suportar 75/75, ja teria 600mbps apenas nessa linha da antena, e de quebra atenderia uma gama maior de clientes.

    Enfim, essa ideia é viável?

    Se eu quiser, no futuro, adicionar um segundo grupo de 8 antenas 3 metros abaixo dessas seria possível?

    Como mostra no desenho abaixo eu faria grupos de 5.8 e 2.4 juntas, assim tendo 4 grupos 5.8/2.4. mantendo uma distancia determinada, anularia possibilidade de interferência em uma na outra?

    Desde ja agradeço e terei um grande prazer de clicar na estrelinha de quem ajudar na duvida.

    *Todos os clientes serão atendidos por nanobridge com airmax ativo e com MiMO 2x2.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	31,1 KB
ID:      	17403   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	31,4 KB
ID:      	17404  

    Última edição por Stronks; 05-12-2010 às 20:23.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    acho que não as frequencias teoricamente não se enchergam apesar de eu sofrer um fenomeno estranho aqui meu notebook tem rede sem fio 2,4 mhz e escaniei embaixo de uma nano 5,8 e fiquei assustado quando o ssid da nano apareceu na lista e claro que o sinal da nano ficou bem baixo mas apareceu fiquei com medo ,muito medo kkkk sera que alguem ja passou por isso tambem ou foi um fenomeno paranormal de meu note .

  3. #3

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Amigo eu não tenho certeza absoluta mais vc tem que ter uma distancia de pelo menos 1,5m de altura uma da outra e polarização investida para que não sofra interferência uma da outra 2º um engenheiro de telecomunicações da BRT me disse agora eu não sei se isso e verdade e se isso vale para freqüências diferentes como é o seu caso 5.8GHz e 2.4GHz! vou continuar acompanhando para ver o que a galera do fórum diz a respeito disso.

  4. #4

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    acho que não as frequencias teoricamente não se enchergam apesar de eu sofrer um fenomeno estranho aqui meu notebook tem rede sem fio 2,4 mhz e escaniei embaixo de uma nano 5,8 e fiquei assustado quando o ssid da nano apareceu na lista e claro que o sinal da nano ficou bem baixo mas apareceu fiquei com medo ,muito medo kkkk sera que alguem ja passou por isso tambem ou foi um fenomeno paranormal de meu note .
    O meu acontece isso mas é pq o cartão do Notebook é A/B/G

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    sim mas a frequencia dele e 2,4 não deveria nunca enchergar a nano station em 5,8

  6. #6

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Amigo, você pode sim montar sua torre com as duas frequências sem problemas. Eu uso aqui na mesma torre uma antena abaixo da outra acima 2.4 e abaixo 5.8 tranquilo.

  7. #7

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por EdilsonLSouza Ver Post
    Amigo, você pode sim montar sua torre com as duas frequências sem problemas. Eu uso aqui na mesma torre uma antena abaixo da outra acima 2.4 e abaixo 5.8 tranquilo.
    Aqui também faço igual a você, mas ele quer colocar uma ao lado da outra ao invés de uma em cima da outra.

  8. #8

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    É... eu queria montar um conjunto. Se no futuro eu for oferecer mais banda aos clientes colocaria outro um pouco mais abaixo e dobraria a banda total par a mesma região sem precisar de uma nova torre.

    Pelo que andei vendo não tem homologação para ubiquiti 2.4 certo? Que pena... Vai complicar mais as coisas...
    Última edição por Stronks; 06-12-2010 às 19:58.

  9. #9

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    acho que não as frequencias teoricamente não se enchergam apesar de eu sofrer um fenomeno estranho aqui meu notebook tem rede sem fio 2,4 mhz e escaniei embaixo de uma nano 5,8 e fiquei assustado quando o ssid da nano apareceu na lista e claro que o sinal da nano ficou bem baixo mas apareceu fiquei com medo ,muito medo kkkk sera que alguem ja passou por isso tambem ou foi um fenomeno paranormal de meu note .
    ou o seu note tem cartao a/b/g ou quem ta vendo coisa é voce... isso NUNCA vai acontecer.

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Bom dia a todos.

    Estava quebrando a cabeça aqui de uma coisa...

    Rocket M2 ( 2.4) e rocket m5 (5.8) são iguais exceto pela freqüência, certo? * Considerando apenas o throughput e airmax.

    Eu estava pensando em montar uma torre com misto de 2.4 , para tentar atender clientes sem visada, ou parcialmente obstruída, e 5.8 para atender os clientes com melhor visada e maior distancia.E de quebra ainda distribuir mais os clientes em cada cartão pra evitar sobrecarregamento.

    Eu estava imaginando se seria possível colocar 4 setoriais 2.4( basestation + rocket m2) e 4 setoriais 5.8( basestation + rocket m5) na mesma altura da torre ( conforme imagem abaixo), tendo 8 setoriais.

    Precisaria disso tudo porque pretendo ( no futuro) oferecer planos de 10 a 15mbps também e precisaria de uma boa banda nas antenas.

    Afinal de contas se cada rocket suportar 75/75, ja teria 600mbps apenas nessa linha da antena, e de quebra atenderia uma gama maior de clientes.

    Enfim, essa ideia é viável?

    Se eu quiser, no futuro, adicionar um segundo grupo de 8 antenas 3 metros abaixo dessas seria possível?

    Como mostra no desenho abaixo eu faria grupos de 5.8 e 2.4 juntas, assim tendo 4 grupos 5.8/2.4. mantendo uma distancia determinada, anularia possibilidade de interferência em uma na outra?

    Desde ja agradeço e terei um grande prazer de clicar na estrelinha de quem ajudar na duvida.

    *Todos os clientes serão atendidos por nanobridge com airmax ativo e com MiMO 2x2.

    bom teoricamente não teria problema algum em fazer dessa forma, mas eu recomendaria fazer a disposição das antenas de uma forma diferente, intercalando as antenas e deixando eles longe 1,5 metros da antena mais próxima para evitar qualquer tipo de interferencia. mais ou menos como na img abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	158
Tamanho: 	4,5 KB
ID:      	17426

  10. #10

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Tambem Uso 5.8 + 2.4 na mesma Torre e até agora sem Problemas

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    acho que não as frequencias teoricamente não se enchergam apesar de eu sofrer um fenomeno estranho aqui meu notebook tem rede sem fio 2,4 mhz e escaniei embaixo de uma nano 5,8 e fiquei assustado quando o ssid da nano apareceu na lista e claro que o sinal da nano ficou bem baixo mas apareceu fiquei com medo ,muito medo kkkk sera que alguem ja passou por isso tambem ou foi um fenomeno paranormal de meu note .
    Se o teu note é da DELL e tem placa de rede sem fio AGN (A=5.8 G=2.4) SIM, voce enxerga o sinal de ambos.
    Agora se o seu note só tem placa de rede sem fio 2.4ghz B/G ae tem algum mistério!!!!
    Abraço.

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    eu não estou vendo coisas e escaniei agora e aparceu minha nano mimo 5.8 de novo veja este print o primeiro e o nano 5.8 que se chama anjonetptp o outro e um roteador 2,4 e o outro e a wavion base station la fora deus e mas so que o note não se associa a ela so encherga .a rede sem fio do note e uma intel PRO/wireless 3945abg networkconection
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede sem fio.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	131,1 KB
ID:      	17435  

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu não estou vendo coisas e escaniei agora e aparceu minha nano mimo 5.8 de novo veja este print o primeiro e o nano 5.8 que se chama anjonetptp o outro e um roteador 2,4 e o outro e a wavion base station la fora deus e mas so que o note não se associa a ela so encherga .a rede sem fio do note e uma intel PRO/wireless 3945abg networkconection
    BINGOO!! fOI exatamente o que falei. tens placa ABG portanto enxergas SIM 5.8ghz e 2.4ghz.
    Última edição por leandrolopeswifi; 07-12-2010 às 11:26.

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    mas por que se são frequencias distintas

  15. #15

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    mas por que se são frequencias distintas
    é porque sua placa dá suporte tanto para 5.8GHz quanto 2.4GHz, geralmente os notebooks novos estão vindo com placas deste tipo como é o caso da DELL.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    sera claudinho vo da uma olhada aqui

  17. #17

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    eu não estou vendo coisas e escaniei agora e aparceu minha nano mimo 5.8 de novo veja este print o primeiro e o nano 5.8 que se chama anjonetptp o outro e um roteador 2,4 e o outro e a wavion base station la fora deus e mas so que o note não se associa a ela so encherga .a rede sem fio do note e uma intel PRO/wireless 3945abg networkconection
    a propria descrissao da placa deixa claro que ela trabalha tanto com 2.4 quanto 5.8

    intel PRO/wireless 3945abg networkconection
    ABG significa que ela trabalha nos modos A/B/G portanto 5.8 e 2.4
    ela não consegue conectar poque o nano M5 trabalha no padrao N... se voce desligar o aixmax e colocar a largura de banda para 20MHz vai percever que voce vai conseguir se conectar.

  18. #18

    Padrão Re: Misto de setoriais 2.4 e 5.8(utilizando rocket M2/M5) na mesma altura, é possivel?

    Isso mesmo A,B,G = 2.4 e 5.8Ghz