+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Solar, como calcular demanda.

    http://sunwize.com/industrial-solar/...eater-site.jpg

    1) CALCULANDO A DEMANDA:

    É possível chegarmos a um valor aproximado de demanda de energia de um sistema composto por equipamentos Wireless. Sabe-se que a maioria dos equipamentos trabalham em tensão (V) de 12~24V. Porém será necessário saber também a corrente de consumo do equipamento, que é classificada em ampére (A). Todo consumo deve ser somado, mas deve observar que sempre na mesma faixa de tensão, assim, nesse exemplo irei ilustrar tudo em 12V.

    O grande macete para descobrir a corrente e a tensão do equimento é verificando o datasheet (manual) ou observar as descrições da fonte original.

    A título de ilustração, temos dois equipamentos:

    a) 12V, 1A (trabalha com tensão de 12~24V)

    b) 24V, 1A (trabalha com tensão de 12~24V)

    (?)Como converter os valores descritos na fonte do equipamento "b" para 12V e sua respectiva corrente?

    24V/12V=2 então 2x1A=2A, assim o equimento "b" trabalhará em 12V e terá um consumo de 2A.

    DEMANDA = Aa + Ab = 1A + 2A = 3A

    2) POTÊNCIA DO PAINEL

    Agora preciso saber a potência (W) do painel solar, para isso preciso multiplicar a tensão (V) pela corrente (A).

    V x A = 12V x 3A = 36W.

    Fatores de perda precisa ser levado em consideração, para que o sistema possa ser eficiente, como por exemplo: quantas horas diárias o sol incidirá sobre o painel? Geralmente o valor é em torno de 7 horas. Se formos levar em consideração esse valor, dentro desse período o sistema precisará gerar energia para alimentar o equipamento e para armazenar energia para as 17 horas restantes.

    17H + 7H = 24H = 1 Dia


    POTÊNCIA DO PAINEL = (36W x 24H) = (864/7H) = 123W


    3) CORRENTE DA BATERIA

    Os valores para achar a corrente da bateria foram achados acima, só precisamos equacionar.

    36W x 17H = 612/12V = 51A

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Outro fator de perda são dias nublados, se for comum ficar um ou mais dias consecutivos com o tempo fechado, esse valor deverá ser dobrado de acordo com a necessidade, para não onerar tanto o projeto, o ideal é deixar o sistema híbrido (Painel Solar + Gerador Eólico)

    O uso do gerenciador de carga é indispensável.

    Essa é uma tendência e descobri que no Paraguai esses ítens já estão a venda por valores bem abaixo pelos praticados por empresas brasileiras.
    Excell Informática ou pelo MSN [email protected]

    Esses valores são os que usei em minhas torres, mas quem tiver sugestão de como aprimorar, vamos debater aqui. Abraços!
    Última edição por kleberbrasil; 07-12-2010 às 23:38.

  2. #2

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Parabéns Kleber, de grande valia esse teu post.

  3. #3

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Li sobre o aparelho e realmente é um ótimo aparelho Kleber.

  4. #4

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Antes de fazer esse post, quis estudar mais sobre o desempenho dos fabricantes, em anexo a ANEEL fez um estudo sobre energia solar e descreveu a radiação solar no Brasil, tendo como menor índice 4500 Wh/m2.

    Perguntei a Tycon qual era o parametro deles em Wh/m2 para gerar 100% prometido pelo painel, a resposta foi:


    ---------- Forwarded message ----------
    From: Scott Parsons <[email protected]>
    Date: 2010/12/6
    Subject: RE: Technical information
    To: kleber brasil <[email protected]>


    Irradiance 1000 W/m², AM 1.5 Spectrum, Module Temperature 25°C

    Regards,
    Scott

    Tycon Power Systems
    PH: 801-432-0003
    FAX: 801-618-4220
    [email protected]
    ---------- END ----------

    Esse valor quer dizer que o dia não precisa estar ensolarado que o painel vai gerar o prometido. É assim que vemos empresas sérias.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mapa Energia_Solar.pdf  

  5. #5

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Planilha da Ubiquiti sobre tesão e corrente dos equipamentos http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-A...pecs-gen_4.pdf

  6. #6

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Kleber tenho algumas Duvidas aqui
    tenho uma Rocket M5 + 3 Nano Bridge numa Torre
    quanto seria o consumo desses Equipamentos e de Quantos Watts seria o Painel Ideal + Bateria para que o Serviço não pare
    agradeço desde já amigo
    Vlw

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Planilha da Ubiquiti sobre tesão e corrente dos equipamentos http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-A...pecs-gen_4.pdf

  7. #7

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Agora sim eu sei quanto e o meu consumo 98W
    Obrigado Kleber
    ta faltando + painel lá em cima certo
    kleber seria melhor colocar em 24Volts ?
    ou deixo em 12Volts mesmo?
    Agradeço desde já amigo
    Última edição por tonflatland; 08-09-2012 às 14:27.

  8. #8

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Kleber poderia me ajudar ainda estou com problemas em minha torre
    tenho 2 Paineis de 53Watts gerando 19Volts cada 1, Tenho também uma Bateria de 100Amper,
    o problema e que passo 3 ou 4 Dias com o Serviço Funcionando depois tudo para quando vou lá ver a bateria esta descarregada
    mas quando o sol nasce o serviço volta
    em Watts se somar os meus 2 Paineis eles vão dar 106Watts e eu presciso de 98w pelas contas que eu fiz na tabela
    minha duvida e se fiz a soma correta ou se presciso colocar algo a +
    lembrando que lá trabalho em 12Volts
    e tenho 1 Rocket M5 e 3 NanoBridge lá
    Kleber te agradeço desde já a atenção ok
    vlw por tudo amigo
    Obrigado
    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Planilha da Ubiquiti sobre tesão e corrente dos equipamentos http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-A...pecs-gen_4.pdf
    Última edição por tonflatland; 08-09-2011 às 20:49. Razão: Correção

  9. #9

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Compra um controlador de carga, 19V vai danificar suas baterias... Dah uma olhada na https://docs.google.com/spreadsheet/...ljOGc&hl=pt_BR

  10. #10

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    opá Kleber Obrigado por responder
    Kleber eu tenho esse Controlador lá
    Controlador de Carga Unitron Total Control TC80 80W 12V
    você poderia adicionar meu MSN por gentileza
    [email protected]
    Obrigado + uma Vez amigo

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Compra um controlador de carga, 19V vai danificar suas baterias... Dah uma olhada na https://docs.google.com/spreadsheet/...ljOGc&hl=pt_BR

  11. #11

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Galera estou pedindo ajuda de vocês Pois o Acesso a Esse Local e de extrema dificuldade
    são 28km de carro 4km de moto e 2.8km a pé
    veja o video essa e a parte que só sobe a pé mesmo
    agradeço desde já o empenho de vocês em ajudar pois não entendo muito de energia solar
    obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    E ai resolveu sua situação?tenho alguma duvidas sobre energia solar e quem sabe possamos trocar algumas ideias...

  13. #13

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    to com um problema, tenho um uma repetidora um radwin 2000c consumo maximo de 35w ligado em 24v e um rocket m5 tambem ligado em 24v com duas baterias de 115ah e dois paineis solares 80w e outro de 50w, de 15 em 15 dias eles simplesmente param de funcionar como se nao tivesse carga na bateria, mas tem carga na bateria toda vez a gente testa e sempre elas estao normais..quando desligamos e ligamos aí o sistema volta a operar por mais uns 15 dias, gostaria de saber se alguem ja passou por problema semelhante pois nao aguento mais..

  14. #14

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Olá, não consegui fazer o calculos direitos, poderia me dar uma ajuda?

    Estou montando uma torre para trazer link de outra cidade, e essa não tem acesso a energia elétrica por isso estou querendo colocar painel solar.

    Os equipamentos seriam 1 Rocket M5 + Dish30db, 1 NanoBridge M5 25db, 1 Switch simples de 8p, por principio será só estes, mas eu gostaria de por um Bullet 2HP mais pra frente pra vender internet ali nas fazendas.

    Gostaria muito que me ajudasse.

  15. #15

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Amigo pra resolver esse problema basta colocar uma discadora com chip. Assim PoR telefone voce pode verificar se tem carga ou não e saber se os radios estão ligados ou não. Com simples comandos pode ligar e desligar tudo quando quiser. Aqui uso discadora da marca Baziza que comprei no Mercadolivre.

  16. #16

    Padrão Re: Painel Solar, como calcular demanda.

    Kleber, Parabéns, muitp valido seu post, mas para leigos como eu e difícil entender. Se possível por favor me informe se eu consigo manter com energia solar os seguintes equipamentos.

    3 Rocket M5
    1 Nanobridge
    1 Conversor DC/DC
    1 Switch 5 portas
    1 Patch Painel 5 portas

    O que tenho em maos e:

    1 Painel de 250w de 24v
    1 Controlador de carga
    2 Baterias Freedom de 70a