+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Organização do Rack de rede ?

    Organização do Rack de rede ?

    Olá pessoal,
    Estou com uma dúvida aqui e quem sabe vocês possam me ajudar.
    Tenho um rack de rede que está organizado da seguinte forma em cascata com cabeamento Cat5e. E também o cabeamento do prédio é Cat5e.

    Cenário:
    Switch 1 - (24p 10/100/1000) Principal (Com os servidores)
    |
    Usuários daqui para baixo:
    Switch 2 - (24p 10/100) --> Switch 3 - (24p 10/100)
    |
    Hub 1 - 3COM - (24p 10/100)
    |
    Hub 2 - 3COM - (24p 10/100)
    |
    Switch 4 - (24p 10/100)

    Dúvidas:


    1) No cenário atual, ao vez de eu utilizar o cascateamento, ligar os Equipamentos dos usuários diretamente ao Switch 1, haverá melhora de performance ?

    2) Num outro cenário com upgrade dos equipamentos dos usuários de (24p 10/100) para (24 portas 10/100 + 02 portas 10/100/1000 Combo), com a ligação dos swwitchs dos usuários direto na porta 1000 do switch 1, haverá ganho de performance ? Pois pela lógica, mesmo os usuários estando a 10/100 o tráfego do seu switch vai para o Switch 1 a velocidade de 1000 correto ?

    3) No cenário do item 2, se eu ligar a porta 1000 do switch dos usuários na porta 1000 do Switch 1 (servidores) com cabeamento Cat6 ao invés de cat5e haverá ganho de performance ?

    4) As portas 1000 dos switchs, só vão funcionar com a velocidade 1000 se forem usados cabos cat6 correto ?

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Organização do Rack de rede ?

    Quantos micros tem na rede, esses equipamentos estao todos no mesmo hack / local ou em vario pontos / setores?
    Tu vai adiquirir novos equipamentos?

  3. #3

    Padrão Re: Organização do Rack de rede ?

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Quantos micros tem na rede, esses equipamentos estao todos no mesmo hack / local ou em vario pontos / setores?
    Tu vai adiquirir novos equipamentos?
    Opá vamos lá,
    Quantos micros tem na rede ? R.:120 Estações de trabalho / 17 servidores.
    Esses equipamentos estao todos no mesmo hack / local ou em vario pontos / setores ? R.: Estão todos no mesmo local, os cabos convergem de todo o prédio para o Patch Panel cat5e aqui no CPD. Ps.: Prédio tem 6 andares
    Tu vai adiquirir novos equipamentos? R.: Considerando o cenário do item 1 não irei ; Considerando o cenário do item 2, irei adquirir.

  4. #4

    Padrão Re: Organização do Rack de rede ?

    1) Se vc coloca uma placa ou switch 10/100 num switch de 10/100/1000 vai trafegar a 100.
    2) Cat5e pode ser utilizado tambem em redes gigabit.
    3) pode haver melhora de performance na troca dos Hubs por switchs, se não houver a possibilidade, coloque o hub 2 no switch 3.

    obs.: A maioria dos Hubs possuem portas especificas para fazer cascateamento. geralmente essas portas estão escritas com maior destaque no numero, geralmente a última porta ou a primeira.

  5. #5

    Padrão Re: Organização do Rack de rede ?

    Minha sugestão:

    Coloca no CPD um switch gerenciavel CORE todo giga nas portas e com portas fibra, coloca todos os servidores nesse switch.
    A cada 2 andares colocar switchs gerenciavel com 2 portas fibras cada. Com hack e patch panel. Creio que um hack de 20Us da.
    Com esses switchs tu pode fazer um anel de fibra tornando a sua rede com redundância no switchs, se uma fibra romper, ou um dos switchs queimar, ou tiver que fazer manutenção em um dos switchs tu não para a rede toda.
    Pode se fazer uma rede estruturada (dados e voz), assim fica bem pratico.

  6. #6

    Padrão Re: Organização do Rack de rede ?

    Colaca o Swtich 1 como core, dele vc vai levar um patcord até o swtich 2 depois levara um cabo patcord até o hub1 e assim por diante, pois vc melhora a performace da sua rede assim, pois não haveria gargolo no cascateamento desta maneira.

    Qualquer duvida te envio um diagrama.

    No mais boa sorte.
    Última edição por helpnet; 14-12-2010 às 20:13. Razão: Escrita errada