+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dminuir consumo de Link ?!

    Ola pessoal,

    Estou trabalhando em cima do uso de meu link, estou precisando diminuir o consumo do mesmo, pois na hora de pico crava nos 100% e a navegação fica lenta, tenho 10 mb da embratel e 10 mb da brasiltelecom (sendo que os mesmos não tem mais disponivel no momento), e aproximadamente uns 150 a 200 cliente simultaneos.

    Estava pensando numa forma de monitorar o que esta passando na rede naquele momento, para aprimorar o cache, utilizei o iptraf, mas o mesmo me mostrou que o consumo maior esta na porta 80.

    Alguém teria uma ideia de como fazer um bom estudo no trafego para melhorar o cache ?

    Tenho um servidor Mikrotik para o controle de banda, ligado a um servidor cache Debian com o lusca + Thunder cache 3.
    - Proc I5
    - 16 gb memoria
    - hd 350 gb sistema
    - 02 hd 02 tb para o thunder

    O qual esta ligado ao Mikrotik que faz o balance dos llinks.

  2. #2

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Nada contra o software livre mas é possível reduzir a prioridade de alguns sites como os de demanda continua, assim voce desafoga temporariamente. Creio que pode ser feito no Squid isso.

  3. #3

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Amigo no caso esse link é dedicado ? qual as velocidade que você comercializa ??

  4. #4

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    MKTGUARUJA, sim os links são dedicados, eu comercializo para os clientes as velocidades : 256 , 300, 400, e 512 Kbps.

    FSSFILIPE, mas ai os clientes que utilizam sites menos "comuns" vão recamar da navegação.

    Eu queria apostar no uso do cache, pra aliviar o link, mas primeiro preciso traçar um perfil exato do uso de internet dos meus clientes, é nisso que estou tendo dificuldades.

  5. #5

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    O log do Lusca é ótimo para ver os sites e horários que mais consome seu link. Eu só sei usar uma ferramenta decente para interpretá-lo e gerar um gráfico.

  6. #6

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    BJARAUJO, qual seria essa ferramenta ? E o log que vc diz é o access.log ?

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    com cache voce diminui bem o consumo de link em até 20 %

  8. #8

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Q estranho esse clientes estarem consumindo tudo isso rapaiz...

    Você tem alguma limitação para p2p nos horários de pico?

  9. #9

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Sim tenho um controle no Queue Tree para p2p com Max Limit 300k ...

  10. #10

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Meu caro,

    com 20Mbps e o consumo nesse estado certamente tem algo errado na sua rede.
    Não faz controle de banda?
    Qual a garantia de banda de seus clientes?
    Reveja sua rede, pois é preciso trabalhar bem melhor do que isso. Conheço provedores com 4Mbps atendendo 200 clientes.

  11. #11

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Tenho 500 clientes, e 20MB, e uso em media 12MB, e nao tenho cache.

  12. #12

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Me desculpem pessoal, acho que me expressei mal, eu tenho 1.000 clientes cadastrados. Eu mencionei 200 que percebo simultaneos consumindo mais de 150 k ....

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    Citação Postado originalmente por USERID Ver Post
    Me desculpem pessoal, acho que me expressei mal, eu tenho 1.000 clientes cadastrados. Eu mencionei 200 que percebo simultaneos consumindo mais de 150 k ....
    com esta carteira eu prefiro investir em link´s melhor, como vc falou que não isso é desculpa das operadora, se entra com recurso ele entrega o que vc pedir.

  14. #14

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    ah ta, 1000, ta bem hein, nao da pra fazer um enlace de outro lugar, e pegar banda la? Aqui tive que fazer isso, cidade vizinha, e uma tentativa.

  15. #15

    Padrão Re: Dminuir consumo de Link ?!

    hehehehhehe, é pessoal voltando a esclarecer as coisas..... eu não sou o dono do provedor, sou o administrador de rede, meu foco principal é no servidor.

    sim wppitp, temos um enlace de 50 km com um link de 4mb, e genis referente ao recurso na minha cidade é complicado temos so uma operadora, e por causa de uma reclamação uma vez ficamos 05 dias sem link .... bem complicado.

    Mas minha intenção com esse tópico, não tem como foco a economia no dinheiro de aumentar links (como disse estamos mexendo nisso) temos consciencia de vender internet de qualidade com valor justo e cientes dos custos.

    Meu pedido de ajuda esta focoda em como posso ter uma maior clareza no trafego da minha rede.
    O que esta consumindo a banda ?
    Navegação ? Quais paginas estão sendo acessadas ? Porque meu cache não esta suprindo ?
    É transferencia de arquivo ? que tipo de transferencia ? P2P ? Muito msn ? ...

    E assim com essas informações refinar meu cache para entregar uma internet de melhor qualidade ... e por consequencia diminuir o consumo do link .... mas mesmo assim aumentaremos com certeza nosso link para ter uma margem de folga .
    Última edição por USERID; 15-12-2010 às 15:02.