+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Olá Pessoal, gostaria de opinião:

    Que fonte comprar para usar em 01 RB 433ah com dois cartões: um XR9 que recebe de outro Xr9 (ptp 18 Km) e distribui em 2,4 com um cartão En 8602 neste mesma RB.
    Gostaria que me informassem marca e modelo de fonte, sei que o ideal é uma fonte estabilizada ou chaveada em 24v com mais 3 amperes.

    Obs: comprei duas fonte da marca Hayonik, de 5 amperes chaveada em 24v, usei a primeira durante 30 dias, queimou. Usei a segunda, 2 dias depois queimou. Agora estou usando um de 1,5 amperes comprada no Py, mas não está muito legal.

    Mas pesquisei e fiquei confuso para escolher, portanto solicito aos amigos aqui a indicação onde comprar para não ERRAR de novo.

    Obrigado, aguardo indicações!

  2. #2

    Padrão Re: FONTE PARA RB 433 AH COM XR9 e 8602

    Amigo para melhor performance vc pode comprar akelas fontes sma com bateria de 7 amperes e carregador interno de 3 amperes , depois que comecei a usa-las acabaram meus problemas , para vc comprar voce podera encontrar na www.ceitel.com.br , ela vai te custar 90 reais , alem de garantir vc um bom periodo em que se faltar energia o funcionamento , energia com estalibilidade.

  3. #3

    Padrão Re: FONTE PARA RB 433 AH COM XR9 e 8602

    Olá, MEGAMINAS, poderia me passar o link, pois procurei no site e não achei.

  4. #4

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Na www.cinestec.com.br tem modelos bem ventilados de 24V, de 50 ou 100W, que são mais que suficientes pra RB433 com qualquer cartão. A de 50W, suficiente pra esse caso (A RB+cartões consumirá mal e mal 27W), se não me engano está na casa dos R$ 60. Uso 2 em RB433 com EMP8602 e R52H.

    Uma coisa que recomendo é acrescentar um capacitor de alto valor paralelo a saída, na casa dos 2200uF pro caso da RB433 com 3 EMP8602.

    Lembrando que usar fonte de corrente maior não livra nenhum aparelho de problemas, uma fonte de 200W numa RB com esses cartões apenas será um gasto maior, se a fonte não tiver qualidade, e se a alimentação dela não for filtrada decentemente antes, não mudará nada em matéria de durabilidade com relação a uma fonte de 40W.

    Analise o que queimou nessas suas 2 fontes pra não perder mais fontes, se foi na saída pode ter problema de calor ou excesso de consumo. Se for na entrada deve ter problema na rede elétrica. Mesmo que tenha estabilizador (Que não estabilizam quase nada, piada esses aparelhos) ou nobreak (Que com AC presente se comportam como estabilizadores e filtros de linha meia boa) antes das fontes, não estará livre de alguns transientes que podem afetar o desempenho de uma fonte.

    Outro problema é que essas fontes tentam manter a tensão de saída impecavel dentro de um certo patamar, e as RB's não precisam de uma tensão específica, a tensão pode variar, mas não de forma rápida que caracterize ripple. Nessas fontes que a Cinestec comercializa tem ajuste fino de tensão, uso esse ajuste no mínimo, fica em 22 a 23V, mais que suficiente pra RB (Também não adianta aumentar tensão, tem apenas que haver pouquissimo ripple (Menos de 400mV quando a RB é meio nova, conforme o VRM dela envelhece com o calor passa a exigir menos de 100mV (Fonte Ubiquiti) pra não ter nenhum log de erro).

  5. #5

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Olá amigo, já verificou sua fiação pois veja que queimou varias fontes ai, uma fonte de 18v 4a , ja seria o suficiente para esse caso...

  6. #6

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Ola amigo olha nao tem no site mesmo nao mais voce pode pedir para que o pessoal te mande ou no msn [email protected] fone 35 3521 1500 o nome dele e fabio ,que ele te envia , e ou te explica, so te garanto que eu e outros provedores daki da regiao estamos comprando essas fontes e pararam nosso problemas.

  7. #7

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Eu tirei a fonte da minha rb, e coloquei uma bateria de carro 12v 60 amp. a bateria suporta a rb 24 horas, mas eu deixo ela sempre ligada a um carregador. e tá funcionado blezinha.

  8. #8

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Carregador ou flutuador
    Flutuador neh ?
    Citação Postado originalmente por Jeffer Ver Post
    Eu tirei a fonte da minha rb, e coloquei uma bateria de carro 12v 60 amp. a bateria suporta a rb 24 horas, mas eu deixo ela sempre ligada a um carregador. e tá funcionado blezinha.

  9. #9

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    amigo onde dá pra usar Bateria eu Uso alimentando diretamente a RB
    onde tenho que Usar Energia indico essas Fontes aqui
    são Muito boas
    e a empresa RapidoInfoshop eu indico
    Vlw...
    Espero ter ajudado

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá Pessoal, gostaria de opinião:

    Que fonte comprar para usar em 01 RB 433ah com dois cartões: um XR9 que recebe de outro Xr9 (ptp 18 Km) e distribui em 2,4 com um cartão En 8602 neste mesma RB.
    Gostaria que me informassem marca e modelo de fonte, sei que o ideal é uma fonte estabilizada ou chaveada em 24v com mais 3 amperes.

    Obs: comprei duas fonte da marca Hayonik, de 5 amperes chaveada em 24v, usei a primeira durante 30 dias, queimou. Usei a segunda, 2 dias depois queimou. Agora estou usando um de 1,5 amperes comprada no Py, mas não está muito legal.

    Mas pesquisei e fiquei confuso para escolher, portanto solicito aos amigos aqui a indicação onde comprar para não ERRAR de novo.

    Obrigado, aguardo indicações!

  10. #10

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Ola amigo olha add o vendedor ele e de passos ai ele pode te explicar melhor [email protected] (MSN) e fale com o fabio . ele despacha pra vc , basicamente e uma bateria de 7 volts com um controlador de energia que transfere de 110 pra 12 volts e dependendo do trafego que vc utilizar ela pode durar ate umas 20 horas .

  11. #11

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Carregador ou flutuador
    Flutuador neh ?
    Carregador mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Olá amigos, será que fica bom usar a RB 433 ah em 12 volts? pois sempre usei ela em 24 v. O desempenho da rb e a potencia dos cartões ficam fica bom em 12v?

  13. #13

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá amigos, será que fica bom usar a RB 433 ah em 12 volts? pois sempre usei ela em 24 v. O desempenho da rb e a potencia dos cartões ficam fica bom em 12v?
    Não muda o desempenho, afinal tem o VRM passando pra 3,3 e 5V. Desde que ambas as fontes tenham pouco ripple e spikes, permitindo que o VRM funcione corretamente, não há como ter diferença.

    O que muda é que em 12V com consumo de 24W são 2A, limitando o tamanho do cabo POE a uns 18 metros. Em 24V com consumo de 24W são 1A, limitando o tamanho do cabo de alimentação a uns 30m.

    Outro problema é que fontes 12V baratas costumam ter mais ripple que fontes 24V baratas, digo, as fontes 12V baratas são mais simplorias que as fontes de 24V ("Geralmente" significa mais da metade e muito menos que 100%). E um ripple similar em 12 ou 24V, tipo 400mV, irá atrapalhar muito numa alimentação em 12V, e atrapalhará pouco numa alimentação em 24V.

    RB433AH funciona normal com 12V, desde que com pouco ripple, e desde que não tenha trocentos metros de cabo com alimentação via POE (2 fios 24AWG não são o problema, e sim as mínimas areas de contato entre o jack RJ45 e o plug RJ45).

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    sim tem que ser uma fonte com uma boa estabilizaçao por transistores ......
    com os seus 14 volts e a amperagem de acorda com sua necessidade ....

  15. #15

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    ele não estoura a bateria não
    Porque Fica carregando Direto
    Citação Postado originalmente por Jeffer Ver Post
    Carregador mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Diferenciam flutuador versus carregador porque na carga cíclica a célula é carregada até atingir determinada tensão, cerca de 2,4V no caso de chumbo-acido. Após atingir essa tensão o carregador é desligado (Se ficar ligado a celula de menor resistencia interna sofre mais, e dependendo do tempo e corrente circulante essa célula se danifica. Mesmo uma bateria 12V tendo 6 celulas essa 1 celula danificada pode significar a não-possibilidade de usar a bateria na maioria dos equipamentos eletronicos).

    Já na flutuação a tensão é de cerca de 2,25V por célula de chumbo-acido, sendo que nesse caso a fonte dessa tensão nunca é desligada voluntariamente, a tensão na bateria fica eternamente flutuando em cerca de 2,25V por célula (Dependendo da temperatura, pressão, corrente do carregador...).

    Um carregador projetado para carga cíclica, se deixado permanentemente ligado a uma bateria, a danificará se essa não conseguir dissipar na forma de calor a corrente circulante. Seria o caso de um carregador de 10A numa bateria de 45Ah. Já um carregador de 1,5A numa bateria bateria de 45Ah não tem como, devido a resistencia interna da bateria, danificar ela em curto prazo. No caso das RBs em bateria, se tiver um carregador de 3A, e um equipamento que consome 2A, se essa bateria não for de gel e tiver capacidade de uns 12A pra cima, o risco de dano é pequeno.

    Pro bom entendedor meia palavra basta, mas como os provedores geralmente tem pouquissimas lembranças da aulas de física na escola, é bom diferenciar carregador de flutuador. Não é nada recomendável fazer flutuação em 14 ou 14,4V como alguns carregadores (Feitos pra carga cíclica) fariam, se a corrente deles for pequena frente a capacidade da bateria é uma coisa, mas se a corrente ultrapassar cerca de 10% da capacidade nominal da bateria o risco de danificar 1 ou 2 células da bateria é gigante (70% de chances?).

    Muito carregador comercial é pra flutuação na verdade, pode ver na ficha técnica que informam carregar a até 13,5V. Ora, isso é tensão de flutuação, e não tensão de carga cíclica!

    Alias... a tensão de flutuação deve diminuir conforme a temperatura aumenta, 13,5V é pra ambiente a 35ºC. Se ficar em ambiente não ventilado e quente (Caixa hermetica) melhor baixar isso pra 13,2V.
    Última edição por rubem; 16-12-2010 às 03:43.

  17. #17

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    Isso mesmo amigo Parabéns pela explicação
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Diferenciam flutuador versus carregador porque na carga cíclica a célula é carregada até atingir determinada tensão, cerca de 2,4V no caso de chumbo-acido. Após atingir essa tensão o carregador é desligado (Se ficar ligado a celula de menor resistencia interna sofre mais, e dependendo do tempo e corrente circulante essa célula se danifica. Mesmo uma bateria 12V tendo 6 celulas essa 1 celula danificada pode significar a não-possibilidade de usar a bateria na maioria dos equipamentos eletronicos).

    Já na flutuação a tensão é de cerca de 2,25V por célula de chumbo-acido, sendo que nesse caso a fonte dessa tensão nunca é desligada voluntariamente, a tensão na bateria fica eternamente flutuando em cerca de 2,25V por célula (Dependendo da temperatura, pressão, corrente do carregador...).

    Um carregador projetado para carga cíclica, se deixado permanentemente ligado a uma bateria, a danificará se essa não conseguir dissipar na forma de calor a corrente circulante. Seria o caso de um carregador de 10A numa bateria de 45Ah. Já um carregador de 1,5A numa bateria bateria de 45Ah não tem como, devido a resistencia interna da bateria, danificar ela em curto prazo. No caso das RBs em bateria, se tiver um carregador de 3A, e um equipamento que consome 2A, se essa bateria não for de gel e tiver capacidade de uns 12A pra cima, o risco de dano é pequeno.

    Pro bom entendedor meia palavra basta, mas como os provedores geralmente tem pouquissimas lembranças da aulas de física na escola, é bom diferenciar carregador de flutuador. Não é nada recomendável fazer flutuação em 14 ou 14,4V como alguns carregadores (Feitos pra carga cíclica) fariam, se a corrente deles for pequena frente a capacidade da bateria é uma coisa, mas se a corrente ultrapassar cerca de 10% da capacidade nominal da bateria o risco de danificar 1 ou 2 células da bateria é gigante (70% de chances?).

    Muito carregador comercial é pra flutuação na verdade, pode ver na ficha técnica que informam carregar a até 13,5V. Ora, isso é tensão de flutuação, e não tensão de carga cíclica!

    Alias... a tensão de flutuação deve diminuir conforme a temperatura aumenta, 13,5V é pra ambiente a 35ºC. Se ficar em ambiente não ventilado e quente (Caixa hermetica) melhor baixar isso pra 13,2V.

  18. #18
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fonte para RB 433 AH com XR9 e 8602

    muito bom a explicaçao