+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    pessoal uso muito o xen, mas estive lendo sobre o virtualbox no site

    VM VirtualBox | Virtualization | Oracle

    fala que ele tem suporte para high performance:

    Multiple operating systems on one desktop
    Cross-platform guests and hosts including Windows, Linux, and Oracle Solaris, and Mac OS X as a host
    Teleportation of running virtual machines between hosts without interruption
    High performance
    Support for massive workloads of up to 32 virtual CPUs
    OVF format support

    eu nunca vi um sysadmin falar que instalou vm no virtualbox para produção, se realmente ele aguentar o tranco vou usar ele para produção também, pessoal, da uma opnião sobre esse assunto, valeu.

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Humm, depende do que tu quer.
    Geralmente usam Xen ou VMWare Server... Mas como Virtualbox parece que suporta virtualização via hardware, não seria muita diferença desses.
    Uso um mikrotik virtualizado aqui na minha lan house. Está normal, só não tem muito tráfego...

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Foi o que eu disse no post principal, eu uso o xen, e nunca vi ninguém usar o virtualbox com vm de servidor de produção, mas a oracle fala que o virtualbox suporta 32 cpu's e é high performance alem de suporta ovf, para um software de virtualização que faz isso, duvido que ele somente sirva para desktop e teste etc, ai veio minha duvida que gostaria de discutir com o pessoal aqui, usa ou não usa o virtualbox para produção também.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Citação Postado originalmente por ecbr2003 Ver Post
    Foi o que eu disse no post principal, eu uso o xen, e nunca vi ninguém usar o virtualbox com vm de servidor de produção, mas a oracle fala que o virtualbox suporta 32 cpu's e é high performance alem de suporta ovf, para um software de virtualização que faz isso, duvido que ele somente sirva para desktop e teste etc, ai veio minha duvida que gostaria de discutir com o pessoal aqui, usa ou não usa o virtualbox para produção também.
    Olha,

    Eu uso aqui varias maquinas virtuais com linux no VirtualBox, rodam muito bem.

    Nos usamos as maquinas virtuais para compilações de firmware e kernels, para que cada firmware especifico tenha sua propria maquina, a vantagem é a segurança e integridade de dados.

    O que notamos no VirtualBox é que realmente ele aguenta o tranco e roda perfeito.

    Temos alguns clientes que rodam o Mikrotik no VirtualBox com licença original Level 6, rodando virtualizado, acho que com isso eles duplicam as maquinas e assim conseguem rodar várias maquinas somente com 1 licença. O que faz o VirtualBox rodar legal é uma máquina com excelente hardware, recomendamos usar um servidor mesmo, mesmo que seja um dellzinho vagabundo, pois a estabilidade é o que conta.

    A única coisa que é ruim em rede é que tem uma perca de cerca de 20% no trafego entre as interfaces de rede, por isso, o que acho legal seria usar interfaces gigabit assim, resolveria todo o problema causado pela "bridge" que o VirtualBox faz.

    Erick

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Olha,

    Eu uso aqui varias maquinas virtuais com linux no VirtualBox, rodam muito bem.

    Nos usamos as maquinas virtuais para compilações de firmware e kernels, para que cada firmware especifico tenha sua propria maquina, a vantagem é a segurança e integridade de dados.

    O que notamos no VirtualBox é que realmente ele aguenta o tranco e roda perfeito.

    Temos alguns clientes que rodam o Mikrotik no VirtualBox com licença original Level 6, rodando virtualizado, acho que com isso eles duplicam as maquinas e assim conseguem rodar várias maquinas somente com 1 licença. O que faz o VirtualBox rodar legal é uma máquina com excelente hardware, recomendamos usar um servidor mesmo, mesmo que seja um dellzinho vagabundo, pois a estabilidade é o que conta.

    A única coisa que é ruim em rede é que tem uma perca de cerca de 20% no trafego entre as interfaces de rede, por isso, o que acho legal seria usar interfaces gigabit assim, resolveria todo o problema causado pela "bridge" que o VirtualBox faz.

    Erick
    eu estou instalando o meu servidor de internet no virtualbox, vou colocar em produção para ver o desempenho, nada melhor do que teste, alguém mais teve alguma experiência com virtualbox em servidor de produção?

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Olha eu uso o VirtualBox a bastante tempo inclusive eu fiz um turotial do virtualbox em modo texto...

    https://under-linux.org/f133/%5Btuto...-texto-141441/

    Eu utilizo ele mais em mikrotik mas nunca usei para coisas pesadas não... Nunca tive problemas... Quero aprender agora o xen... Não posso compara um com o outro pois so conheço VB.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Citação Postado originalmente por wilkerpaz Ver Post
    Olha eu uso o VirtualBox a bastante tempo inclusive eu fiz um turotial do virtualbox em modo texto...

    https://under-linux.org/f133/%5Btuto...-texto-141441/

    Eu utilizo ele mais em mikrotik mas nunca usei para coisas pesadas não... Nunca tive problemas... Quero aprender agora o xen... Não posso compara um com o outro pois so conheço VB.
    estou com uma vm do virtualbox que esta fazendo o serviço de firewall e proxy para 77 maquinas, e está mandando bem sem problema nenhum, vou deixar rodando no virtualbox por 7 dias depois vou colocar no xen e fazer uma comparação de desempenho.

    eu sempre usei o xen para virtualizar, mas observei algumas coisa no site da oracle sobre o virtualbox que me chamou a atenção:

    High performance
    Support for massive workloads of up to 32 virtual CPUs


    para um software de virtualização como o virtualbox trabalhar na forma dessas 2 linhas acima, eu no meu entender não acho que o virtualbox seja pouca coisa, ele deve e tem a obrigação de ser mais do que um virtualizador para desktop. eu gostaria da opnião do pessoal, colabora ai gente.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Uso muito o Vbox, em produção inclusive.
    Tenho 2 Mikrotiks rodando num host Fedora 64bits com 2 hds 500 Gb fake raid 1, Athlon X2 3800 4 Gb Ram.
    São de uma universidade, então tenho 2 redes: adm e acadêmica, com 3 links.
    Na adm tenho 30 máquinas + 3 servidores web (virtualizados também).
    Na acadêmica tenho hotspot com proxy e cache para 200 máquinas (pico de 150).
    Não usa nem 20% da cpu do host.
    Inclusive para tudo isso uso só 3 Nics (uma para os 3 links da Internet e as outras duas para as redes separadas).
    Resumindo, o VirtualBox só perde para o VMWare na questão de gerenciamento, no VMWare vc faz tudo via web, no Vbox não.
    Espero ter ajudado.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Uso muito o Vbox, em produção inclusive.
    Tenho 2 Mikrotiks rodando num host Fedora 64bits com 2 hds 500 Gb fake raid 1, Athlon X2 3800 4 Gb Ram.
    São de uma universidade, então tenho 2 redes: adm e acadêmica, com 3 links.
    Na adm tenho 30 máquinas + 3 servidores web (virtualizados também).
    Na acadêmica tenho hotspot com proxy e cache para 200 máquinas (pico de 150).
    Não usa nem 20% da cpu do host.
    Inclusive para tudo isso uso só 3 Nics (uma para os 3 links da Internet e as outras duas para as redes separadas).
    Resumindo, o VirtualBox só perde para o VMWare na questão de gerenciamento, no VMWare vc faz tudo via web, no Vbox não.
    Espero ter ajudado.
    Show, gostei de sua config, eu já coloquei um servidor de net squid proxy com 70 usuario em cima, e está rodando tranquilo, estou pesando em fazer um LTSP para 100 usuarios, será que o danado da conta?

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Também estou com essa dúvida... em breve virtualizarei um server mais para aplicações básicas servidor Openfire, Squid, Ldap, etc. Estou estudando para implementar em Xen mais após ver esse tópico e buscar um pouco na Net achei esse: Virtual machines performance comparison: vmware vs virtualbox vs kvm vs xen No link tm um bench entre vmware vs virtualbox vs kvm vs xen, nos testes o VBox ficou bem dizer pau-a-pau com VMware e na média esses 2 se sairam melhor, nas conclusoes ele optou pelo VMware pra colocar no server + como deu umas incompatibilidades com CentOS ele passou pro VirtualBox... Nao apenas por esse bench mais tb por outros detalhes estou pensando seriamente em descartar a implementação em Xen e rodar tudo no VBox. Alguém tm alguma sugestão?

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sobre VirtualBox em alta performace.

    Vbox esta crescendo muito, muitas pessoas optam por ele por ser fácil de configurar e também tenho a função de tabalhar com ele só em modo texto assim como outros... Nunca tive problemas com ele...

    Att,
    Wilker Paz.