+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Prezados,

    Alguem poderia me indicar qual freqüência será melhor para que eu use no provedor que quero montar.

    Estava pensando usar a freqüência 5.8Ghz, com os seguintes equipamentos:

    para o PTP usar:
    rocket dish 34Dbi e rocket M5

    e para distribuição usar:
    Ubiquiti Airmax Basestation 20Dbi - 90° - 5.8Ghz + rocket m5
    cliente: nanostation m5 ou Nanobridge M5 Nb-5g22

    Alguem poderia me orientar em algo?
    Obrigado desde já

  2. #2

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    2.4 Sé você não tiver condições se seus clientes forem ricos 5.8 ehehe

  3. #3

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Seria interessante você avaliar a região onde vai colocar seu provedor.
    E os planos que pretende oferecer.
    Pelo que vejo por aqui o 2.4 geralmente é colocado em B para outdoor por questões de estabilidade, so que isso acarreta em um limite de 11mbps em cada cartão.

    Se você pretende oferecer planos de 100~500k realmente vai ficar tranquilo.So que ai você meio que fica limitado a essa velocidade pra ter uma boa quantidade de clientes em uma torre.

    Você pode colocar outras torres claro, mas ai você acaba gastando nela o que economizou deixando de utilizar o 5.8, e tambem é um perigo a seu negocio caso chegue algum concorrente com 5.8N na região oferecendo planos de 1~5mbps aos clientes...

  4. #4

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Bom dia amigos.
    Bom gostaria de discutir isto tbm, pois estou com um provedor de internet há uns 3 meses funcionando em 5.8Ghz. Já tive anteriormente um provedor em 2.4Ghz então conheço um pouco os dois lados. Hj estamos trabalhando com cartões N como o
    Stronks comentou mas por incrível que pareça ainda não estamos usando pois não deu tempo para deixar tudo rodando 100% em N então estamos trabalhando em A.
    Em nossa cidade tem uns 7 provedores incluindo pequenos, médios, micro... Bem todos na faixa de 2.4Ghz com amplificadores gritando e tudo mais. Então com 5.8Ghz aqui, temos apenas os enlaces dos concorrentes trabalhando, com isso o espectro está bem mais limpo estamos com um bom sinal sem prejudicar os outros tbm. Outro fator é que pelo que tenho acompanhado, os equipamentos 5.8Ghz já não estão aquela coisa de outro mundo em questão de preço, já temos ai bons equipamentos à um custo bem mais em conta que a 2 anos atrás. Rádio cliente ao meu ver sempre foi NANO, heheh mas temos outros rádios muito bons no mercado e com um preço bem em conta. Outra possibilidade do 5.8 que queremos implantar mais para frente aqui´são serviços agregados como VOIP, backup e é claro velocidades mais altas, o que acredito que no 2.4 será quase impossível.
    Mas acredito que fica a discussão ai, gostaria da opinião dos colegas de profissão!!! hehehe http://static1.under-linux.net/images/icons/icon10.png

  5. #5

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    amigo se em sua cidade nao tiver muita poluiçao de espectro em 2.4, use equipamentos ubiquiti ou rb com mikrotik.

  6. #6

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    se nao tiver poluido use 2.4 mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    5.8 e melhor mas ja esta ficando poluido tambem.

  8. #8

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Sua localidade tem provedores grandes?

  9. #9

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Grande não, mas tem 2 de médio porte.

    Com relação ao equipamento que listei, o que vocês podem me dizer sobre eles, é adequado ou não?

  10. #10

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Citação Postado originalmente por jeffersonsferreira Ver Post
    Grande não, mas tem 2 de médio porte.

    Com relação ao equipamento que listei, o que vocês podem me dizer sobre eles, é adequado ou não?

    Sim, os que você listou são os melhores pra ubiquiti ( com airmax e mimo 2x2) na minha opinião.
    Eu recomendaria você ter um misto de nanostation loco pra clientes ate 2km, e nanobridge para clientes mais distantes.Nanobridge, no caso dispersa menos o sinal o que é melhor em relação a poluição do sinal.

  11. #11

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Posso não ter respondido claramente mas a julgar um grande ou médio provedor é bem fácil se não eu não estaria com plano de entrar nesse ramo, deixando mais claro para você, na minha resposta queria ter passando o entendimento de que a 2 provedores e são de médio porte.

  12. #12

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Meu amigo, abrigado por sua resposta, queria mesmo é ter confirmação desses equipamentos, a minha idéia de uso de cada equipamento foi a mesma sua, é estou mesmo querendo começar usando 5,8 devido a poluição em 2,4 que já pude constatar na cidade onde vou prestar esse serviço.
    Obrigado!

  13. #13

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não estou querendo te diminuir, apenas que, pra entrar sem saber (Não adianta perguntar aqui no forum) vai arriscar dinheiro e tempo a toa. O indice de falências no Brasil é alto, a maior parte das empresas não passam do primeiro ano.
    Mas pra isso que existe consultoria, certo?

    Ninguém nasce sabendo, precisa ter uma base realmente.

  14. #14

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Não é por nada, mas não fiz essa pergunta diretamente a você, e responde quem quer ninguém é abrigado.
    Se você está se doendo, que nem começa-se a dar qualquer resposta, cada um mostra a educação que tem e por você se achar tão bom não sei o que você está fazendo perdendo tempo aqui.

    Aos demais muito obrigado.

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Citação Postado originalmente por jeffersonsferreira Ver Post
    Não é por nada, mas não fiz essa pergunta diretamente a você, e responde quem quer ninguém é abrigado.
    Se você está se doendo, que nem começa-se a dar qualquer resposta, cada um mostra a educação que tem e por você se achar tão bom não sei o que você está fazendo perdendo tempo aqui.

    Aos demais muito obrigado.
    Amigo, Jefferson, náo precisa agredir assim, voce está com 5 posts e as vezes temos que respeitar para ser respeitado, e a Opiniáo do amigo JorgeAldo é muito respeitada aqui no forum.
    Aqui náo existe perguntas diretamente a alguem, se quiser perguntar diretamente entáo use MP. Pois perguntou no forum é pra todos responderem. Vao te responder conforme cada um entendeu a pergunta, por isso devemos ser claros e objetivos. Boa sorte pra voce.
    Última edição por Almirgas; 20-12-2010 às 20:58.

  16. #16

    Padrão Re: Qual freqüência é mais indicada para usar em um provedor de internet

    Meu amigo, respeito a todos e sei o respeito que você e outros tem pelo senhor JorgeAldo e respeito tudo que ele conquistou aqui dentro e fora, só que acho que as respostas dadas do mesmo não tinha precisão, se ele está estressado ou que seja não é minha culpa ou de qualquer um de nos, é como eu disse responde quem tiver vontade, nem todos vão responder e isso é comum, fiz a pergunta da freqüência por não tela usado ainda como dos equipamentos listados.