Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Boa tarde, estou com um problema, que eh o seguinte:
    Tenho uma torre de 24m com 1 MK com 2 cartoes e 2 antenas, soh q aqui na minha cidade, sofremos principalmente agora no verao, com muita chuva e ventos, e ultimamente esses fatores tem nos dado muitos problemas. Fora que nao temos acesso ao topo da torre a qualquer momento, pois precisamos chamar alguem para subir nela fora que com chuva e ventos, ninguem quer subir nela, caso de algum problema.
    Entao pensei em colocar os aparelhos no pé da torre dentro do nosso escritorio. Só que com isso suponho que enfrentaremos problemas com o tamanho do cabo, que no momento eu estava pensando em colocar 2 cabos rgc 213 de 24m cada e para suprir a perda de sinal do cabo, eu pensei em colocar um potencializador de sinal ou um cartao mais potente, jah que hoje estou trabalhando com 25dBm.
    É ai que estou com duvida!!
    O que vcs me aconcelhariam?
    Estou aberto a qualquer tipo de sujestao!!

    Desde jah obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    usa cabos lrm-400 ou lrm-600 ou cabos cellflex. aqui uso 6 metros rgc213 não percebi muitas perdas.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Serah que nao precisarei aumentar a potencia dos cartoes para suprir a perda, mesmo usando esses cabos? Afinal sao 24m?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Amigo Aumentando a Potência dos seus MiniPci Você vai aumentar o Ruido Também Lembre-se
    Porque Você não Instala uma Bateria com um Carregador e Alimenta essa RB
    Pois Assim a Manutenção Zera
    pois não Dependerá mas de Energia
    Fica aqui minha Sugestão
    Boa sorte ae

    Citação Postado originalmente por LitoralNet Ver Post
    Serah que nao precisarei aumentar a potencia dos cartoes para suprir a perda, mesmo usando esses cabos? Afinal sao 24m?

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    - tonflatland - sua ideia é boa, mas o problema eh que queremos retirar os aparelhos do auto da torre, ultimamente gastamos os olhos da cara para alguem subir nela pois a natureza vem nos castigando! Fora que a torre esta a 500m da praia e a maresia literalmente destroi os aparelhos. Queremos achar uma solução para retirar os aparelhos decima da torre e deixa-los protegidos dentro de uma sala onde esta o servidor.
    Sei que teremos alguns gastos, mas concerteza compençaram!

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    porque vc não troca seus cartões por bullets poe no topo da torre e coloca-os ligados a routerboard

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Vc esta usando 2.5 ou 5.8 Ghz?
    Quais são as antenas usadas?
    E qual o tipo de proteção contra surtos vc usa?

    abraços

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    use cabo cellflex 3/8 nesses 24 metros que ira perder muito menos desempenho ......
    ou faça como nosso amigo cleyton falou coloque bullet nas antenas e desce o cabo de rede até no pé da torre,,,,

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Amigo, olha se o problema é ter alguém para subir além de gastos com segurança e te dou uma dica. Use 2( ou até mais) Bullets 2-HP e deixa o controle no escritório através de uma RB750G (tem outras). Assim você não terá que se preocupar em mandar alguém lá pra cima.

    O numero de usuário por bullet é menor, como vai economizar, use mais antenas que sua rb administra tudo.

    -nlima

  10. #10

    Talking Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Bom dia LitoralNet.
    Cara minha opinião é que vc use como o laurence669 falou.
    Nesses últimos tempos tenho lido um pouco sobre cabos, antenas...
    Sugiro o uso do cellflex pois ele é o que tem a menor taxa de perda em relação aos outros, a diferença não é graande mas acredito que neste tamanho já terás alguma diferença. Quanto ao bullet nunca usei então prefiro não opinar. hehehe http://static1.under-linux.net/images/icons/icon10.png

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Jah pensei em usar bullet é uma ideia boa, mas usei alguns em clientes e tivemos problemas com humidade.
    Estava pensando em usar esses cabos cellflex q os colegas acima falaram junto com cartoes Ubiquit de 600mW.
    O problema ultimamente nao eh nem tanto o fato de ter que pagar alguem pra subir na torre e sim a humidade e o ferrugem.
    Retiramos hoje uma RB 433 que estava a 6 meses lah encima, ela queimo depois de uma tempestade que deu aqui! os cartoes estavam completamente enferrujados e a RB toda embolorada. Aqui eh praticamente impossivel vencer a humidade e o ferrugem, e eh por isso que quero tirar os equipamentos lah de cima, soh deixar as antenas - obvio -

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    se o amigo esta tentando não danificar os Cartões acredito que não tem como
    pois as antenas estão ligadas diretamente aos Cartões qualquer Descarga de raios Danificará

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    O problema nao é descarga eletrica, eh a humidade!!! Logo mais postarei as fotos da minha RB e dos cartoes, soh para vcs terem uma noção!

    E alguem sabe aonde posso arranjar esses cabos cellflex, vou ver com o meu forncedor, mas se vcs tiverem algum lugar mais em conta e poderem me informar, ficaria grato!

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Olha só amigo..
    https://under-linux.org/f171/calculo...-7-8-a-100822/
    Esse tópico fala justamente sobre o cellflex e pelo que li chega bem próximo do seu caso. O cellflex existe perdas como qualquer outro cabo, isso acontece em qualquer meio, mas as perdas dele são insgnificantes ao longo de metros, existe mas nada que irá matar o seu equipamento, alé disso eu uso cellflex aqui, e a capa de proteção dele é um tanque de guerra, dificilmente terás problemas com maresia. O que vc terá de vedar bem são as conexões, isso aconselho fita de auto-fusão bem colocada e toca ficha..

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Um rocket M2 não teria o mesmo efeito que um bullet?

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    amigo usa cabo cellflex 7/8 em 24 metros voce vai ter uns 02 dbs de perda, outra nao prcisa de cartao com muita potencia senao vc vai aumentar e o ruido do sinal.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Não trabalhei com essa linha da ubiquiti.. se alguém poder ajudar ai. http://static1.under-linux.net/images/icons/icon10.png

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    jah sei oq vou fazer agora..>!!

    Vou usar esse cellflex mesmo, e se for o caso, procuro por um cartao mais forte, isso se for necessario!!
    Preciso só saber um forncedor desse cabo. Jah dei uma olhada por cima no google e nao achei!!
    Se alguem souber algum forncedor!! Agradeceria o contato!

    Muito obrigado por darem a opniao de vcs!! Se alguem tiver mas alguma, serah bem vinda!

  19. #19
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    se for usar cellflex use o mais de baixa perca possivel tipo o 3/8 ou maior tipo o 7/8 mas lembre que esses cabos são bem caros .....
    e já compra os conectores que vai gastar .....

  20. #20

    Padrão Re: Mikrotik no pé da torre! Preciso de uma opniao!

    Não sei se podemos indicar fornecedores por aqui, caso não poder o moderador que me desculpe.. hehe
    Cara estou comprando na linkteck a "peça" com 10 metros. Mande um e-mail para eles ou add no msn mesmo. Foi o único lugar que consegui comprar em menor quantidade, pois até o que me informei esse cabo é importado e 2 fornecedores que contatei só vendem rolos de 500m, abaixo disso nada. Até uma vez se não me engano iria conseguir 100m mas nada abaixo disto.