+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Bom dia pessoal! Estou implantando Rocket m5 com antena Ubiquiti AirMax BaseStation Sector 16dBi 120 degree 5GHz e utilizando em clientes nano loco M5.
    Gostaria de saber se alguem tem experiência de uso desse material e se já conseguiram atingir 100 clientes conectados simultaneamente e se houve mudança no desempenho da Rocket m5?
    Agradeço desde já toda contribuição aqui postada.
    Abraços a todos.
    Última edição por rochaacs40; 20-05-2011 às 19:57. Razão: Informação errada quanto a equipamento usado

  2. #2

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    100 clientes conectados?
    nossa senhora,
    ta querendo tirar o soro e mais um pouco dos bixinho... uhess
    100 clientes por rocket daria um total de 300 clientes em uma unica torre...
    ta querendo economizar?

    eu nunca fiz o teste, mas se vc quer ter qualidade? eu nao recomendo mais que 50 clientes por rocket.
    o que daria 150 clientes em uma torre, mais que o suficiente.

    Citação Postado originalmente por rochaacs40 Ver Post
    Bom dia pessoal! Estou implantando Rocket m5 com antena Ubiquiti AirMax BaseStation Sector 16dBi 120 degree 5GHz e utilizando em clientes nano loco5.
    Gostaria de saber se alguem tem experiência de uso desse material e se já conseguiram atingir 100 clientes conectados simultaneamente e se houve mudança no desempenho da Rocket m5?
    Agradeço desde já toda contribuição aqui postada.
    Abraços a todos.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Mas o limite de usuários é pelo trafego ou pelo numero de conexões?

    Se for trafego daria pra colocar ate 500 clientes de 100k ja que o cartão é capaz de gerenciar 75/75mbps, isso ja dexando de lado outros 25mb pra perda de pacote e etc.

    Agora se tiver um limite pelo numero de conexões, ai é outros 500...


    Mas o pessoal que ja usa deve saner melhor essa questão.


    Edit:

    Pelo que eu andei vendo no forum do ubnt o processador do rocket consegue gerenciar cerca de 15.000 pacotes por segundos.

    EDIT2:

    Achei a resposta aqui:

    http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-inter-ops-5g_2.pdf
    Última edição por Stronks; 18-12-2010 às 19:09.

  4. #4

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    15.000 pacotes dá uns 100 mbit/s por segundo.

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    não vai funcionar rockt m5 com nano loco 5 ....
    terá que comprar equipamentos com tecnologia M ou seja mimo.....
    e essa quantidade de cliente em 1 ap só não dá viu .....
    se fosse 4 daria sim ......
    usando airgrid m5 23 dbi+ rocktm5 +base station 20 dbi eu consigo 55 em cada ap com velocidade de 200 a 300 k

  6. #6

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    não vai funcionar rockt m5 com nano loco 5 ....
    terá que comprar equipamentos com tecnologia M ou seja mimo.....
    e essa quantidade de cliente em 1 ap só não dá viu .....
    se fosse 4 daria sim ......
    usando airgrid m5 23 dbi+ rocktm5 +base station 20 dbi eu consigo 55 em cada ap com velocidade de 200 a 300 k
    Você saberia dizer como fica a latencia em horario de pico?

    Ouvi um pessoal falar que as novas Airbeam vão ter porta Giga e suportarão ate 150 clientes cada. oO

  7. #7

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Você saberia dizer como fica a latencia em horario de pico?

    Ouvi um pessoal falar que as novas Airbeam vão ter porta Giga e suportarão ate 150 clientes cada. oO
    Acho que vc não conseguirá um equipamento que suporte essa quantidade de clientes não amigo...
    Do que adianta ter porta giga se a wireless não é...

  8. #8

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Acho que vc não conseguirá um equipamento que suporte essa quantidade de clientes não amigo...
    Do que adianta ter porta giga se a wireless não é...
    Como assim a wireless? A transmissão do sinal?

  9. #9

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Voces entenderam a tabela que foi postada?
    Rocket M5 ou powerbridgeM5 na base e airgridM5 ou bulletM5 nos clientes, dá até 120 usuários com airmax ativado e 60 quando desativado.
    Na horizontal está o equipamento da base e na vertical está o equipamento no cliente
    Cruzando as duas linhas teremos os resultados.
    Para esta combinação é EF.
    Vejam que não faz muita diferença no cliente se é Airgrid , bullet que são 1x1 ou Nano que é 2x2, Só vai mudar o resultado do data rates.

    Se usar nanoloco nos clientes , vai dar o máximo de 35 usuários com rocketM ou powerbridgeM. Para esta combinação é I na tabela.

  10. #10

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    O pessoal precisa entender que a tecnologia M5 (mimo) só funciona com outra igual, caso contrário não irá se conectar.

  11. #11

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Voces entenderam a tabela que foi postada?
    Rocket M5 ou powerbridgeM5 na base e airgridM5 ou bulletM5 nos clientes, dá até 120 usuários com airmax ativado e 60 quando desativado.
    Na horizontal está o equipamento da base e na vertical está o equipamento no cliente
    Cruzando as duas linhas teremos os resultados.
    Para esta combinação é EF.
    Vejam que não faz muita diferença no cliente se é Airgrid , bullet que são 1x1 ou Nano que é 2x2, Só vai mudar o resultado do data rates.

    Se usar nanoloco nos clientes , vai dar o máximo de 35 usuários com rocketM ou powerbridgeM. Para esta combinação é I na tabela.
    Nano loco?

    Pelo que eu vi la, as nanostation ( nanostation loco) e nanobridge é que são as estão como AB o que daria 120 com airmax ou 60 sem airmax ...

  12. #12

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Nano loco?

    Pelo que eu vi la, as nanostation ( nanostation loco) e nanobridge é que são as estão como AB o que daria 120 com airmax ou 60 sem airmax ...
    Exatamente,
    Se usar nanoloco como ele citou ao abrir o tópico, ele vai conseguir no máximo 35 e airmax desativado.
    Para ele conseguir um número maior vai ter que estudar a tabela para escolher o que colocar no cliente.
    Para ele conseguir o máximo dos equipamentos vai ter que optar pelas situações de AB.
    A condição I é a que menos resultado dá.
    Porém a condição EF deverá atender a um bom plano de velocidades. RocketM com Airgrid ou bulletM nos clientes.
    O nanoloco ou qualquer outro se comunica sim com o rocket, mas precisa desativer o airmax. Vai ficar como o "tradicional" que já usamos. É a opção I da tabela, NanoLoco, Bullet ou NanoStation (sem M)
    Foi muito bom postarem esta tabela, ela clareia tudo a respeito.

  13. #13

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Bem, vamos aos resultados práticos. 300 clientes + ou - 20 mbit/s de trafego. Se tiver link para explorar a capacidade do equipamento. Porque se não tiver link não adianta nada porta giga, fibra ou seja la o que for colocar. Eu só sei de uma coisa. Tenho um nano loco 5 com 3 repetidoras conectadas nele com bullet m5(aprox. 200 clientes) e funciona bem. 20 mbit/s real.
    Última edição por SLIPPERY; 19-12-2010 às 10:29.

  14. #14

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por SLIPPERY Ver Post
    Bem, vamos aos resultados práticos. 300 clientes + ou - 20 mbit/s de trafego. Se tiver link para explorar a capacidade do equipamento. Porque se não tiver link não adianta nada porta giga, fibra ou seja la o que for colocar. Eu só sei de uma coisa. Tenho um nano loco 5 com 3 repetidoras conectadas nele com bullet m5(aprox. 200 clientes) e funciona bem. 20 mbit/s real.

    Acontece que em muitos casos é bom ter banda sobrando para caso a pessoa queira colocar um cache ( que pode dar uma velocidade maior que a dos planos ao baixar por ele), voip e etc...

    Se a pessoa fizer o projeto so pensando em transportar a wan ao cliente ele pode ter um trabalho a mais no futuro caso queira oferecer serviços a mais.

  15. #15

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Estou querendo colocar Rocket M5 e painel AirMax 17dbi gerando o sinal, mas estou na dúvida se coloco no cliente o Nanoloco M5 ou Nanostation M5..... acredito que para distancias pequenas não teria problema coloca o Nanoloco, já que possui menor potência, mas tenho medo de com a ativação de mais clientes ele começar a exigir mais do Rocket.

  16. #16

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Acredito eu que se as distancias forem pequenas e o sinal ficar bom nao há problema em usar nao loco m5, o problema é que se o sinal ficar baixo num momento de pico, os clientes que tiverem com o sinal mais fraco serao prejudicados, ao menos foi isso que percebi aki no provedor.
    espero ter ajudado!

  17. #17

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Essa tabela muito interessante, mas minhas dúvidas são as seguintes:

    1 - Porque com o Airmax habilitado se dobra a quantidade de clientes que se pode conectar no Rocket M5; achei muito pouco 35 clientes usando nanoloco M5 nos clientes, eu achava que o processamento era quem mandava nesse lance de usuários conectados simultaneamente, junto com o throughput conseguido;

    2 - Meus planos são de 1 mb seguindo essa tabela usando o nanoloco M5 só poderei conectar 35 com o Airmax desabilitado (pois quando ativo ele o throughput cai consideravelmente) se tenho thoughput de 50 mbps perco os outros 15 mbps?

    Grande abraço

  18. #18

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    não vai funcionar rockt m5 com nano loco 5 ....
    terá que comprar equipamentos com tecnologia M ou seja mimo.....
    e essa quantidade de cliente em 1 ap só não dá viu .....
    se fosse 4 daria sim ......
    usando airgrid m5 23 dbi+ rocktm5 +base station 20 dbi eu consigo 55 em cada ap com velocidade de 200 a 300 k
    Desculpe amigo, minha informação foi errada, na verdade estou usando as loco M5 e estou com um problema com elas: vejo a rocket m5 seleciono ela na loco m5 e não consigo conectar as duas, sabe me dizer o que pode estar acontecendo?

  19. #19

    Padrão Re: Rocket m5 com conexões simultaneas utilizando nano loco5

    Citação Postado originalmente por rochaacs40 Ver Post
    Desculpe amigo, minha informação foi errada, na verdade estou usando as loco M5 e estou com um problema com elas: vejo a rocket m5 seleciono ela na loco m5 e não consigo conectar as duas, sabe me dizer o que pode estar acontecendo?
    Amigo, se vc tiver usando o nonoloco m5 na rocket m5 sem dúvida ele vai funcionar. Só não funciona o nanoloco 5