+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência de redes de alta tensão.

    Boa tarde a todos os amigos do under.
    Sei que este tópico gera muita discussão, aliás já tem outros tópicos iguais a este, mas sempre acabamos com muitas opiniões e a mesma pergunta.
    Bom ai vai: Redes de alta tensão influem nas transmissões wireless? SIM ou NÃO?
    Tenho lido inúmeros textos à respeito do assunto, com várias explicações, mas acabo caindo na mesma dúvida, SIM ou NÃO?
    As redes de alta tem o famoso campo magnético em volta dos fios, que tende em horário de pico aumentar, sendo que deve girar em torno de 1 à 2 metros envolta de cada fio. Na cidade onde atuamos, tem uma grande linha que corta a cidade de ponta a ponta, passando quase pelo meio da cidade. Essas torres tem 6 fios (três em cada lado, um em cima do outro com um espaçamento que deve ser de 4 metros entre eles +-). Em alguns clientes simplismente não consigo fazer o enlaçe com o pop, pois o nível de ruído é beeem maior que o de sinal em si, já em outros em mesma distância ocorre com uma certa folga, havendo perda mas mesmo assim ainda consigo fazer a transmissão.
    Se alguém poder ajudar a desmistificar ou alguma explicação sobre o assunto porfavor ajude-nos ( eu e a comunidade) hehehe.
    Falei com poucos engenheiros mas eles me atrolharam de cálculos mas depois de tudo eu pergunto: "Tá mas atrapalha ou não?" ..... "Bom ai depende."

    Obrigado a todos!!!! http://static1.under-linux.net/images/icons/icon6.png

  2. #2

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Boa tarde a todos os amigos do under.
    Sei que este tópico gera muita discussão, aliás já tem outros tópicos iguais a este, mas sempre acabamos com muitas opiniões e a mesma pergunta.
    Bom ai vai: Redes de alta tensão influem nas transmissões wireless? SIM ou NÃO?
    Tenho lido inúmeros textos à respeito do assunto, com várias explicações, mas acabo caindo na mesma dúvida, SIM ou NÃO?
    As redes de alta tem o famoso campo magnético em volta dos fios, que tende em horário de pico aumentar, sendo que deve girar em torno de 1 à 2 metros envolta de cada fio. Na cidade onde atuamos, tem uma grande linha que corta a cidade de ponta a ponta, passando quase pelo meio da cidade. Essas torres tem 6 fios (três em cada lado, um em cima do outro com um espaçamento que deve ser de 4 metros entre eles +-). Em alguns clientes simplismente não consigo fazer o enlaçe com o pop, pois o nível de ruído é beeem maior que o de sinal em si, já em outros em mesma distância ocorre com uma certa folga, havendo perda mas mesmo assim ainda consigo fazer a transmissão.
    Se alguém poder ajudar a desmistificar ou alguma explicação sobre o assunto porfavor ajude-nos ( eu e a comunidade) hehehe.
    Falei com poucos engenheiros mas eles me atrolharam de cálculos mas depois de tudo eu pergunto: "Tá mas atrapalha ou não?" ..... "Bom ai depende."

    Obrigado a todos!!!! http://static1.under-linux.net/images/icons/icon6.png
    Tudo bem,

    Em nossas experiencias não constatamos perda de qualidade, tenho um enlace principal que passa 15 metros acima dos fios de alta tensão com delay de 2ms, e outro enlace que passa sobre Furnas - Central Elétrica e não tenho nenhum problema de conectividade.

    No seu caso creio que deva ser interferencia, mude os canais ou dependendo da distancia coloque uma parabola de maior dbi.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Se tiver a antena a digamos 3Km da rede de transmissão, e o cliente a 1Km, devido a queda na propagação e etc o link se comporta bem. Já se ambos estiveram a 200m pra cada lado da rede, e tentarem passar pelo meio da rede, vai dar problema.

    Considere a rede como uma barreira de concreto, com uns buracos no meio, você precisa passar muito acima pra ter uma zona de fresnel confortável, e os buracos no meio só atrapalham na hora de escanear o sinal. Melhor, considere como um conjunto de arvores lado a lado, o sinal reflete de maneira singular a cada movimento das folhas (A rede tem sua variação na corrente, do mesmo modo haveria uma variação na forma física da obstrução).


    Assim como onde tem arvores, nesse caso (Provedor e cliente muito perto da rede, sem espaço pra zona de fresnel por cima da rede) o beamforming 'padrão' do Wavion não ajuda, mas em tese algum tipo de beamforming resolveria o problema.

    Eu não trataria a questão no nível da interferencia eletromagnética no equipamento, e sim trataria a rede como uma barreira física que o sinal não consegue transpor sem se prejudicar, se não tiver como passar por cima ou pelo lado não vai ter jeito, quando provedor e cliente estão longe da rede há muito espaço sobre a rede, uma zona de fresnel de centenas de metros, mas se estão perto demais essa zona vai se reduzindo até virar uma conexão sem 'visada' prática.
    Última edição por rubem; 22-12-2010 às 03:51.

  4. #4

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Pois é esta minha situação. Aqui temos prédios altos como é o caso do prédio onde está o pop mas nada aqui consegue passar a mais de 5 metros na média acima das linhas de tranmissão. todos os enlaçes dos clientes passam entre os fios, o que gera essa queda. Minha zona fresnel tanto do pop quanto do cliente estão satisfatórias acredito, pois o pop está a uns 1000 à 1500 metros da rede.
    Um concorrente tem um cliente à 100 metros da linha e o enlaçe passando entre os fios com uma grade 2.4Ghz. E acredito que esteja dando certo pois ele repete a mesma coisa com mais 5 grades.. hehhe Eu estou usando 5.8ghz, ja fiz vários testes com clientes mais afastados, próximos mas não existe relação pois tem alguns clientes próximos que o sinal fica estável e outros na mesma reta que se torna instável a ponto de cair e não subir novamente

  5. #5

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Desculpe a direta mas,
    Voce já pensou em coloca um POP em cada lado da linha de transmissão?
    procure dois prédios altos um de cada lado e coloque um pop pra cada lado da cidade em relação à linha de transmissao...Creio que resolverá seu problema facilmente...

  6. #6

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Sim isto será uma solução, mas queria sabe até que ponto a alta tensão interfere nos equipamentos. Me explaica porque alguns equipamentos tem seus links passando no meio dos fios de alta tensão e não perdem qualidade, outros não tem nem o nível mínimo de sinal.. Acredito quq se vc fechar o sinal em uma antena de disco, vai atravessar sem problemas, correto? Pois o sinal é bem mais direcionado e "forte"..

  7. #7

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Sim isto será uma solução, mas queria sabe até que ponto a alta tensão interfere nos equipamentos. Me explaica porque alguns equipamentos tem seus links passando no meio dos fios de alta tensão e não perdem qualidade, outros não tem nem o nível mínimo de sinal.. Acredito quq se vc fechar o sinal em uma antena de disco, vai atravessar sem problemas, correto? Pois o sinal é bem mais direcionado e "forte"..
    Ok, acho que me equivoquei te dando uma "solução" pro problema enquanto vc queria uma "explicação" como o tópico já pede!
    Bom, seguindo opiniões dos amigos daqui do fórum começe a tratar essa "barreira" invisível como uma obstrução à sua rede então amigo, começando por utilizar uma frequência que normalmente passaria por cima dessa barreira....
    Oque acha de experimentar a faixa dos 900Mhz?

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    900 mhz dará mais problemas do que os outras frequencia ...
    porque a onda da frequencia de 900 mhz é bem maior que 2.4, 5,8 etc ...
    isso causaria um problema tipo assim cada fio gera um campo magnetico em volta ..
    e algumas linhas de trasmissoes tem fios em baixo e em cima isso fecha o lobulo de irradiaçao no meio das linhas .....
    o certo é usar frequencias no minimo 5.8ghz ou 8 ghz paar poder passar em cima da rede .....
    o certo é passar o link em cima das linhas de trasmissoes ...

  9. #9

    Padrão Re: Interferência de redes de alta tensão.

    a soluçao é microondas
    Última edição por vitalnet669; 05-04-2011 às 22:22.