+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Extension Channel: Upper channel / Lower channel - O que é isso ?

    Alguém saberia informar pra que serve isso, na versão 5.2.1 do AirOs da Ubiquiti tem essa opção, varia de canal pra canal:

    na frequencia 5180 por exemplo aparece UPPER CHANNEL na opção "Extension Channel";
    já na frequência 5200 aparece LOWER CHANNEL na opção "Extension Channel";

    Alguém poderia dá uma explicação melhor sobre isto?

    Grato,

  2. #2

    Padrão Re: Extension Channel: Upper channel / Lower channel - O que é isso ?

    Eu mesmo tentando responder a eu mesmo, rs rs rs rs.

    Bom, pesquisando no forum da UBNT internacional postei essa mesma pergunta, alguem lá me respondeu isso ai:

    "For max throughput 802.11 N use 2*20Mhz ,two Channel.
    One primary one secondary.(Extension Channel)
    The secondary ist over or under the primary Channel.
    See 40 MHz in 2.4 GHz at
    IEEE 802.11n-2009 - Wikipedia, the free encyclopedia
    so long Thomas"

    Então eu acho que a opção "Extension Channel" seria tipo o Canal secundário ou o canal de extensão a ser usado, que pode ser tanto um acima OU um abaixo, depende do canal selecionado.

    Acho que é isso, se eu estiver errado me corrijam por favor.

    Marcelino.

  3. #3

    Padrão Re: Extension Channel: Upper channel / Lower channel - O que é isso ?

    O modelo de padrão 802.11N utiliza ambos canais em 20 e 40 MHz para uma transmissão de dados. Os canais com largura de banda em 40 MHz no 802.11n são dois canais próximos de 20 MHz que estão unidos, exemplo: 5185MHz (canal alto) + 20Mhz = 5205 (canal baixo), outro exemplo 5185MHz(canal alto) +40MHz= 5225 (canal alto) Todos os canais com largura de banda em 20mhz são canais baixos e todos que uitlizam largura de banda em 40 mhz são canais altos. Mas então para que serve? Quando o usamos somente a largura de 40 MHz o protocolo 802.11n aproveita o fato que cada canal em 20 Mhz (lower Channel)tem uma pequena quantia de canal que foi reservado nos canais altos (Upper Channel) e em canais baixo (Lower Channel) para reduzir a interferência nos canais adjacentes. Ao utilizar os canais em 40 MHz (Upper Channel), os canais baixos de cada canal e os canais altos não precisam ser reservada para evitar interferências como em 20 MHz . Isto permite que a protocolo AirMax use dois canais ao mesmo tempo sem interferências. Usando dois canais melhora o desempenho da conexão Wireless. Teoricamente os canais Upper Channel devem passar mais banda.
    Última edição por DSSS; 26-12-2010 às 01:47.

  4. #4

    Padrão Re: Extension Channel: Upper channel / Lower channel - O que é isso ?

    Uma outra coisa: o padrão N é compatível com b/g . Então há necessidade de selecionar com muito cuidado os canais para não haver sobreposiçaõ.
    Em 2.4 isto será muito mais crítico. Daí que o firmware, ao selecionar determinado canal e 40mhz ele irá incorporar o canal adjacente. Para alguns canais será o logo abaixo e para outro o logo acima. Deste modo, o cliente que estiver com N, vai receber em N e quem tiver em b/G vai continuar recebendo em b/g. Mas os canais adjacentes estarão tomados pela transmissão.
    Eu não vi o firmware mas estou imaginando que alguns canais só vão permitir o lower channel. São os que estiverem no topo da tabela de canais.
    Outros irão permitir só o upper channel , são os que estão no inicio da tabela. E outros deverão permitir escolher entre upper ou lower. Para que isso? Para não sair da faixa legalmente liberada quando se escolhe 40mhz.
    Em 2.4 isso vai ficar muito crítico pois se temos só 3 canais sem sobreposição , quando selecionar 40mhz vai sobrar quase nada.
    E vocês notaram pela tabela que está no wikipedia, que quando se seleciona os 40mhz o centro da transmissão muda um pouco a frequencia, seja para cima ou para baixo?

    No firmware tradicional , o AirOs em 5.8 quando se seleciona 5, 10 ou 20mhz as frequencias disponíveis mudam na tabela.
    Algo semelhante deve acontecer no AirMax