Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Bom dia, Pessoal.

    Sou novo aqui no forum e gostaria da ajuda de vcs. Estou trocando um enlace ( rb 443 + cartão xr5 ) para rocket m5 para ter um Throughput melhor, mas não consigo ultrapassar 12 a 15 MB.
    Resumindo a configuração...uma ponta está como AP WDS e a outra com Cliente WDS e a distancia é de 24 km.
    Sinal= -59 dbm
    Chain 0 / Chain 1: -64 / -62 dBm
    Connections: 1
    Noise Floor: -92 dBm
    Transmit CCQ: 100 %
    TX/RX Rate: 240.0 Mbps / 240.0 Mbps
    AirMax: Enabled

    O teste na bancada bateu os 90 e 100 MB, mas com o enlace já feito não me dá um Throughput legal.
    Existe algum segredo na configuração que eu possa estar fazendo errado?

    Obrigado desde já.

    Sérgio

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    vc ligou o airmax ,e verificou se não tem nehum radio na mesmo canal atrapalhando

  3. #3

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Naldo,

    Acho que já testei em todos os canais possíveis. Testei tb com o Airmax desabilitado e não consigo uma performance boa. Será que não pode ser nada de conf.
    Existe alguma configuração especifica para melhorar essa velocidade. Vou enviar um print da conf.

    Obrigado.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp-a-b.jpg
Visualizações:	703
Tamanho: 	117,4 KB
ID:      	18107Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp-b-a.jpg
Visualizações:	611
Tamanho: 	155,1 KB
ID:      	18108

  4. #4

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    O que pude notar nas imagens é que vc ta usando muita potencia e tbm ta ativado a mudança de canal, abaixe a potencia, desative a mudança de canal e olhe o nivel q tem atraz do disco se esta alinhado certinho, pois tenho um PTP de 53km com esse equipamento passando 20mgs full...

  5. #5

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    faiz os ajuste de ack nessa distancia nao c deve usar o no-ack diminui a potencia como nosso amigo falou acima eh nao use a opção de speed teste do proprio roscket . outra coisa atulize essa versao que tais usando ai coloque a 5.2.1

    abraço

  6. #6

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    A mudança de canal marcada foi uma das tentativas, sem sucesso, que fiz para tentar melhora e acabei não desmarcando. Sobre o nivel, tb tomamos muito cuidado na instalação e alinhamento, pois sabemos que o airmax necessita que esteja niveladinho...pode ser até que tenha saido do nivel, pois fiz este enlace na semana passada, mas vou veirifcar isto tb.
    Tb fiz testes de Throughput colocando duas rbs e a velocidade nao passou de 15 mb.
    Segundo vcs sugeriram, vou atualizar o firmware e baixar a potencia, tem algum valor sugerido? Depois posto o resultado...
    Desde já agradeço a ajuda!

  7. #7

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Tenho enlaces com Rocket e seto em "Antena Gain" o valor em dbi da antena utilizada. No meu caso, como uso as Rockets Dish de 30 dbi, seto esse valor. Vejo que voce não registrou nenhum valor neste campo.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Ola amigo eu ja tentei usar e outros amnigos tbm , vou te falar uma coisa, se o local em que vc esta usando tem muita interferencia , vc nao vai conseguir fazer funcionar , nao mesmo, volta pra rb 433 e cartao xr5 que sao muito mais confiaveis, e estaveis. Nada contra a novas tecnologias , mais todos os donos de provedreos que conheco usam profissionalmente a rb e o cartao, caso contrario e problema demais, tipo como pique na trasferencia de link, troupougth oscilante, e logico pouca passagem de banda.

  9. #9

    Red face Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Citação Postado originalmente por MEGAMINAS Ver Post
    Ola amigo eu ja tentei usar e outros amnigos tbm , vou te falar uma coisa, se o local em que vc esta usando tem muita interferencia , vc nao vai conseguir fazer funcionar , nao mesmo, volta pra rb 433 e cartao xr5 que sao muito mais confiaveis, e estaveis. Nada contra a novas tecnologias , mais todos os donos de provedreos que conheco usam profissionalmente a rb e o cartao, caso contrario e problema demais, tipo como pique na trasferencia de link, troupougth oscilante, e logico pouca passagem de banda.
    Desculpe discordar do amigo acima mas, a informação passada é infundada, posso falar por experiência própria que é absolutamente ridículo um par de Rocket's M5 + Rocket Dish 30Dbi não passar PELO MENOS 30mb em um enlace desses...E ao contrário doque o amigo acima disse as novas tecnologias (denominadas de AirMax) já provou o seu valor, eu posso falar por experiência que já trabalhei com rb, cartão, hyperlink, e tudo mais de clássico que tem em "provedores" e hoje TODO meu provedor está em AirMax, inclusive os enlaces!
    Posso garantir pro amigo que funciona sim! Tenho plena certeza disso...se vc trocar o firm e nao resolver experimente pegar outro par de rockets e colocar no lugar desses pois existe uma grande possibilidade de um desses rockets estarem com problemas!

  10. #10

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Só complementando meu post acima, pra você ter uma área com interferência o suficiente pra danificar um enlace MIMO2x2 vc precisa ter a infelicidade de ter a frequência 5,8ghz tanto na horizontal quanto na vertical poluidos....pois essa é a grande diferença do AirMax...

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    bom e complicado o que pode estar acontecendo envolve um monte de fatores ,reparei que o max tx rt mps esta en automatico tenta mexer nisto sim e uma outra dica e ja pensou se algum aparelho esta comn defeito se puder tenta substituir uma ponta pelo menos ,nada pode ser descartado e tambem en ves de aumentar simplesmente diminuir a potencia

  12. #12

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Amigo, como esta setado o ACK? Como um companheiro ja disse, tem que estar MARCADA a opcao NOACK. Isso fará uma enorme diferenca. Mas use o NOACK somente em 40Mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Fera so passa 15mb e vc testou com rb nas pontas ....! estraho ...

    bom primeiro eu posso le garantir que se vc tem visada ( presumo que sim ) vc nao ta alinhado pode ate ser que o nivel atras teja porem vc nao ta apontado corretamente 24km com esses radios antenas de 30dbi seu sinal era pra ta muito melhor visto que vc ta com potencia total ..... entao primeiro alinhe melhor suas antenas sinal em torno de -53 no maximo -58 deve ser o nivel para essa distancia no meu tenho 50km com nivel de -63

    outra coisa no teste do mikrotik coloque udp afinal como vc quer testar a banda nao pressisa matar o radio com processamento de garantia de entrega que o tcp tem .....

    3 o teste para esses radios tem de ser feitos no caso do tcp com varios downloads ao mesmo tempo pois so uma conexao e dificl atingir a banda maxima ,, se usar udp creio que consiga com uma unica conexao....

    acho que seja isso claro as outras info vc deve fazer update de firmware e baixar potencia ajustar ack manualmente pra distancia ......

    flw avisa ae se resolver ok .. ( por que muita gente vem pedir ajuda mas nao diz se resolveu ) ae fica sem referencias para outras pessoas que tenhao o mesmo problema ...

  14. #14

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    O que pude notar nas imagens é que vc ta usando muita potencia e tbm ta ativado a mudança de canal, abaixe a potencia, desative a mudança de canal e olhe o nivel q tem atraz do disco se esta alinhado certinho, pois tenho um PTP de 53km com esse equipamento passando 20mgs full...
    rogerio, com disco de 60cm da rocket, fecha enlance de 60 km com quantos mega? este teu de 53 ´60cm ou 90 cm ?

  15. #15

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    amigo um jeito simples de vc medir a verdadeira capacidade do seu link vc usa o Btest, ou faça como eu faço aki uso o Net Meter envio um varios grandes tipo 800mb indo e vindo TX/RX ele me mostra o up e o down certinho da rede sem falhas!

  16. #16

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    um dos detalhes qeu todos esquecem é o maldito ack, o simples acerto dele aumenta muito o trougput

  17. #17

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    rogerio, com disco de 60cm da rocket, fecha enlance de 60 km com quantos mega? este teu de 53 ´60cm ou 90 cm ?
    Os meus são de 60cm (30dbi), nessa distancia vc deve conseguir os mesmo 20mgs, pois aqui no meu PTP tem muita interfarencia, tem no minimo ums 15 antenas em 5.8ghz onde pego o meu link... Aqui são 2 PTPs para buscar o meu link, um de 32km e outro de 53km, totalizando 85km, não uso 40MHZ, e meu PTP de 53km fica na faixa entre -67 e -63, isso setado em 25db no rocket...

  18. #18

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Olha, tive um problema parecido com um enlace de 10km, nao passava de 12MB, testei varios canais, e no final das contas era o Cabo de rede.

    No meu caso, tive que colocar cabo de rede blindado por dentro de um cano chamado ceutubo(nem sei se escreve assim), ele parece uma magueira corrugada, so que dentro tem um tudo metal, e flexivel e protege o cabo.

    Se voce ja fez de tudo e nada da certo, vai por mim, que e interferencia no teu cabo de rede.

    Voce nao esta em uma torre de Radio FM esta? Se estiver, ai e 100% de certeza que e o cabo de rede. E nao esquece de medir o aterramento com um terrometro, qualquer engenheiro eletrico tem isso pra testar.

    Depois diz como foi. E nada de trocar ele de volta pelo MK, nd contra, mas a banda a bem maior usando o mimo.

    Outra coisa, nao precisa colocar a potencia nas alturas, no meio caso o enlace de 10km, ta em 8

  19. #19

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    Acho que nosso amigo pailomassanao entendeu, eu disse que as rockets sofre bem mais inferencia, pois ele deve saber que a tecnologia mimo tem algumas restricoes, tenho enlace de 28 kilometros com xr5 em nvs que consigo passar 44 megas, ao contrario que nao consegui com as rockets, que sao muito sensiveis, tanto que tem fundamento que todos que testaram voltaram para os cartoes e rb 433, tenho provedor de internet em 8 cidades , tenho experiencia de 3 anos com mikrotik, estudei com os melhores experts. Nao estou dando meritos pra isso ou aquilo, so postei minha experiencia no que passei com esses equipamentos, creio que se vc usa-lo em um sem grandes interferencias voce podera alcancar um bom resultado.

  20. #20

    Padrão Re: Problemas no enlace ponto a ponto com rocket m5

    bom vo deixar aqui a minha opinião, não que seja pior ou que não presta eu também uso, mais falar que passa 30 full nesta distancia então coloca as imagem aqui para nos ver e teste em tpc e não udp
    nao passa pq ja testei tudo que foi possível onde se tem muito equipamento de 5.8 não funciona legal mesmo o desempenho dele vai la em baixo, e tenta colocar muitas sessões nele para você ver o que acontece fica uma verdadeira carroça, e nada de fazer teste nele mesmo. Coloca 2 not um e cada ponta e colocar um ftp de um para outro ai testa o dow e up para ver da da mesmo
    mais também nao acho que o x5 e melhor, agora o sr71-15 em dual nstreme com 2 cartão bate tranqüilo sem fazer esforço o rocket, sei disto pq estou usando

    e nada de vir falar que e alimento pois tivemos ajuda de pessoas aqui muito bem qualificada para nos ajudar a tentar resolver e mesmo assim nao deu .....

    e so usamos cabo de rede tudo blindado/ energia pura com painel solar com filtro na ponta ainda... peo bem pertinho do rocket/ aliamento e nivelamento conferido ate 3x por semana/ visada 100% distancia variada , pois temos ele Ródano em 5 link nossos.

    e o Maximo que conseguimos tira dele foi 20mb full na torre. Em uma bancada 50mb full e em um quadra de futebol as antenas instalada nas trave de 30dbi rocket disque 40mb full


    bom resumindo não passa e pronto pois ate agora ninguém provou ainda so sabe falar que passa.
    Lembrando (teste em tcp/ full/FTP/ e em locais onde tem muito 5.8 pois hoje 5.8 já ta a mesma coisa de 2.4 em cidades de mais de 100mil habitantes.)
    Agora se alguém realmente conseguiu fazer esta proeza nesta distancia pois aqui pois gostaria muito de aprender a fazer isto também.
    Última edição por sidicol; 29-12-2010 às 09:39.