+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Olá galera,
    Após algumas semanas pensando e lendo muito aqui no fórum além de muitas outras fontes, decidi abrir esse tópico.
    Desejo aproveitar as experiências de vocês para concluir minhas idéias e por em prática o projeto.
    Tenho os seguinte itens:

    1- APRouter WR-254HT - Chip Realtek
    2- Greatek WR-3454G - Chip Atheros*
    3- Aquario Omni 12Dbi
    4- Aquario Grade 24 Dbi
    5- Pigtail 6M
    6- Pigtail 10M

    A princípio montarei um enlace a aproximadamente 300M com visada, mas a intenção é cobrir uma área de no máximo 3KM, atendendo de 10 a 15 clientes, a região é privilegiada por não ter obstáculos e ser totalmente plana, a antena ficará a aproximadamente 10M do nível da rua.

    A partir dos testes internos com antena indoor que fiz, o APRouter teve um desempenho menor em relação ao Greatek, nunca usei nenhum dos dois, não gostei muito do APRouter pois ele esquenta muito e não mantém a qualidade do sinal e estabilidade no ping que variava entre 10 e 2500ms, quando existem barreiras então complica mais ainda (isso dentro de casa 15M +ou- com 2 e 3 paredes).

    O Greatek não esquentou, manteve qualidade no sinal, e o ping permaneceu em 2, 3 ou 4ms, (uma vez ou outra havia uma perda mesmo com barreira, que no APRouter ocorria várias vezes).

    Após esse teste passei um site survey e o Greatek encontrou mais redes que o APRouter a (antena estava a uns 2M a menos que o que vai ficar e com a visibilidade comprometida por uma caixa d´agua e um telhado vizinho).

    Com relação a interferências apenas uma rede na região usava o canal 13, o Greatek opera nesse canal (canal 13 no APRouter apenas na firmware 9.x),
    estive pensando em usar setoriais mas o custo fica muito elevado, logo optei pela Omni mesmo.

    Gostaria da opnião de quem tem mais experiência, o enlace de 300M até 3KM funciona com esse equipamento?

    Qual rádio usar como AP e qual como Cliente?

    No caso dos 300M, preciso de um link com qualidade, pode haver problemas devido a abertura vertical da omni?

  2. #2

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Não seria melhor trocar ambos os radios por radios profissionais?

  3. #3

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Sem dúvida, mas não posso investir agora (realmente fora de questão)
    E sem contar que a rede não é comercial, tem uma loja a +ou- 270M e mais 4 pontos atualmente, mas não estão na distância que destaquei acima, estão no máximo a 1 KM.
    Como tenho uns amigos que querem entrar na rede pra navegação mesmo, que estão a mais de 1,5KM, questionei os 3KM. sempre bom aumentar pra não faltar.

    Gostaria de poder usar equipamentos profissionais, mas não estou tendo tempo pra me dedicar a um provedor, nem tenho capital.

    Como tenho esses aparelhos parados e novos, preferi aproveita-los.

  4. #4

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Os equipamentos pro que falo não são tão caros assim, você compra hoje um aprouter por 100 reais e por mais 50 você compra uma nanostation.

    Nem doi tanto assim...

  5. #5

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Cara, eu já tenho esse equipamento em mãos e sem uso, por isso quero usa-los.
    Estive vendo mesmo que não se gasta muito em bons aparelhos, mas não posso investir agora, só se fizesse um rateio com a galera(vou tentar fazer isso), mas por enquanto vou tentar fazer com o que tenho.
    Vou fazer uns testes amanhã, acho que ainda hoje consigo por a antena no alto, ai amanhã vou na loja pra ver o que dá.

    Assim que fizer digo o que aconteceu!

    Esse aprouter que você citou, poderia ser mais específico? (sem querer abusar)

  6. #6

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    So disse aprouter por dizer mesmo, não tenho nenhum modelo em espefico.

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Distâncias de enlaces com APRouter WR-254HT, Greatek WR-3454G, Aquario Omni 12Dbi.

    Já que não quer gastar muito, aconselho usar pelo menos bullet2 100mw

    coloquei na minha rede no modo bridge liga a uma omne que tenho enviando pra um pessoal aqui e de cara notei a diferença nos pings que antes eram sempre assim com aprouter (30ms, 190ms, 50ms, 230ms e assim vai) com o bullet mesmo com 9 clientes pendurados deu menos dos 200ms e ficou estavel, gostei bastante de usar ele por aqui...