+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    A ANATEL nas vésperas de natal publicou três resoluções, aparentemente parecem ser favoráveis aos prestadores SCM, que queiram fazer uso em caráter primário e sem exclusividade de determinadas freqüências:

    Resolução 555/2010 frequências 225 Mhz a 270 Mhz;

    Resolução 556/2010 frequências 360 Mhz a 380 Mhz e

    Resolução 558/2010 frequências 450 Mhz a 470 Mhz.

    Pesquisa extraída do Diário Oficial da União - Créditos do Wilson da Pinhais Telecom.

    Fonte: Imprensa Nacional - Visualização dos Jornais Oficiais

    Vou estudar melhor e dar minha opinião sobre o tema... Abraços e bom 2011 a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos resolucoes 555, 556 e 558.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Numa leitura dinâmica, notei que os beneficios maiores serão para SLP e STFC.
    Para SCM só encontrei na resolução que trata da freq de 450 a 470mhz.

    Mas deixando de lado a questão legal, e entrando no lado técnico e prático: que equipamentos utilizar e que largura de banda? Oservei que os canais são bem estreitos.

  3. #3

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    É Kleber, parece mesmo ser para os STFC e SLP, SCM nada.

  4. #4

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!


  5. #5

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    "Promover o incremento e oferta de aplicações Banda Larga em particular Banda Larga sem fio [em] áreas rurais ou de urbanização precária e de regiões remotas."

    Esse é o destino dessas bandas, uma forma de ter poucas ERBs em zona rural, com performance NLOS e longo alcance....


    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Só pra ser chato, o GNU Radio cobre essas frequencias...

    Dei uma lida rápida, e os canais são bem estreitos.

    Com os de 25khz não passariamos da velocidade de um modem...

    Com um sinal bom, estourando, 128kbps...

    Essa sua solução é completamente montada aqui no Brasil ou OEM China?

  6. #6

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Uma realidade é que hoje o programa Luz para todos levou energia elétrica para muitas casas, além dos ônibus escolares irem na zona rural buscar as crianças e adolescentes para escolas nas cidades... Esses dois projetos são fantásticos porque incentivam as pessoas a permanecerem produzindo nessas localidades, mas falta a comunicação para elas, o sinal do celular não chega, pois foi projetado para atender zonas urbanas, ou estradas movimentadas, se vai além disso é pura sorte, a banda larga nem se fala, atualmente por projetos especiais que ficam caros ou via satélite... O destino dessas freqüências é para solucionar esse vácuo no mercado... Para quem não tem nada, ter internet de 128K é uma grande benção.

  7. #7

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    O Jorje Aldo já destrinchou a questão da banda. Nas especificações destes aí não passa mais que 19kbps. E como ele disse , se alterar alguma coisa pode passar um pouco mais.
    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Uma realidade é que hoje o programa Luz para todos levou energia elétrica para muitas casas, além dos ônibus escolares irem na zona rural buscar as crianças e adolescentes para escolas nas cidades... Esses dois projetos são fantásticos porque incentivam as pessoas a permanecerem produzindo nessas localidades, mas falta a comunicação para elas, o sinal do celular não chega, pois foi projetado para atender zonas urbanas, ou estradas movimentadas, se vai além disso é pura sorte, a banda larga nem se fala, atualmente por projetos especiais que ficam caros ou via satélite... O destino dessas freqüências é para solucionar esse vácuo no mercado... Para quem não tem nada, ter internet de 128K é uma grande benção.
    Aí vejo uma aplicação. Telefonia. Agora, se fonecerem internet em baixa velocidade vai abrir campo para chegarmos com link de verdade lá e vender internet de verdade. O pessoal destas localidades vão viciar na internet mesmo baixa velocidade e chegamos com algo melhor e fazermos a festa.

    Veja que de 450 a 470 mhz praticamente é a largura de um canal que usamos em 2.4
    E ainda nesta faixa tem uma subfaixa que não será para SCM.
    Antigamente usavam estas frequencias baixas para video-texto e o sistema Renpac, que não exigiam muita banda.
    Pelo que dá para ver, a resolução vai privilegiar telefonia. E assim mesmo não vai ser para todas as regiões. Aqui por ex. todo o municipio na prática está coberto pela telefonia celular já existente.

  8. #8

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Empresas como a Siemens entre outras, estão tirando leite de pedra com o padrão Flash-OFDM. Depois da uma googlada...

    Flash-OFDM for Location Based To

    https://www.cee.siemens.com/web/slov...dm_1274877.pdf

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    cara 25khz é menor que uma sub-portadora do modo 802.11G, que possui dezenas de sub-portadoras para fazer os 54mbit

    ou seja, eh tirar leite de pedra... a unica vantagem é mesmo o fato de atravessar parede, arvore, predio, vaca pastando etc..

    Tem outra utilidade... Terminais de leitura de eletricidade, agua, gas etc...

    Quem tem SCM pode vender esse tipo de servico também...

    (Aquelas maquinhas de cartão de crédito, cameras de vigilância pública, etc).

  9. #9

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Mas veja lá no final que ele usa canais de 1,25mhz, convenientemente reservados para SLP SMP etc tudo menos os SCM...
    Resolução 558
    Art 1 - Aprovar o Regulamento sobre canalização e condições de uso de radiofrequências na faixa de 450 Mhz e 470 Mhz.

    Art 2 - Destinar as subfaixas de radiofrequencias de 451 a 458 Mhz e 461 a 468 Mhz ao Servico Movel Pessoal (SMP), ao Servico Telefonico Fixo Comutado (STFC) e ao Servico de Comunicacao Multimidia (SCM), em carater primario e sem exclusividade.

    ANEXO

    Art 2 (...)
    Parágrafo Primeiro - A utilização do bloco estabelecidos no Anexo A se dará para a prestação de Serviço Telefônico Fixo Comutado para uso público em geral (STFC), do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), e do ServiçoMóvel Pessoal(SMP).

    Parágrafo Segundo - A tulização dos segmentos estabelecidos no Bloco U, do Anexo A, poderá ser efetuada de forma agregada, desde que de forma eficiente.

    Leia a resolução, ela é destinada ao SCM tb e se subtrair os segmentos descritos no Bloco U, verá que são canais de 1250 Khz.

    PS, Moderador, da próxima vez que vc achar que meus post não são úteis faz a gentileza de deletar meu perfil, porque chamar atenção de alguém que está tentando confundir o foco do poste não é ataque pessoal é um respeito por aqueles que querem ser beneficiados com o conteúdo, de forma clara e objetiva, aliás essa é a finalidade de um fórum.
    Última edição por kleberbrasil; 02-01-2011 às 13:51.

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Kleber no seu link do FreeWave, lendo com atenção vi isso..

    Long range - up to 70 miles
    19200 bps throughput
    FCC licensing support to support the process

    19200bps???Hoaoehaoheae
    Tenso hein.



    ###CEIS TA NERVOSIM HEIN!.
    Última edição por luizbe; 02-01-2011 às 17:00.

  11. #11

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Dando uma googlada encontei este rádio, http://www.telephus.com.au/Datasheet...on3%202006.pdf, pelo que entendi ele faz 64 kbps em 25 Khz de Spacing Channel... de repente usando dois canais poderiamos ter então uma conexão de 128 kbps...

  12. #12

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    DAS FAIXAS DE RADIOFREQÜÊNCIAS
    Art. 2º O bloco de radiofreqüências estão listados no Anexo A deste Regulamento.
    § 1º
    A utilização do bloco estabelecido no Anexo A sedará para prestaçãodo Serviço
    Telefônico Fixo Comutado para uso do público em geral(STFC), do Serviço de Comunicação Mul-timídia (SCM), e do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

    § 2º A utilização dos segmentos estabelecidos no Bloco U, do Anexo A, poderá ser efetuada de forma agregada, desde que de forma eficiente.




    Pessoal analisando bem os parágrafos acima, ao meu ver, conforme Anexo A: são apenas 12,5 Khz (451,00625 a 451,01875 = 0,0125 Mhz) a largura de cada canal, mas conforme o 2º poderá ser efetuada de forma agragada, isto é usar um ou mais canal adjascente. Isso foi o que eu tendi, me perdoem se eu estiver errado...

  13. #13

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Dando uma googlada encontei este rádio, http://www.telephus.com.au/Datasheet...on3%202006.pdf, pelo que entendi ele faz 64 kbps em 25 Khz de Spacing Channel... de repente usando dois canais poderiamos ter então uma conexão de 128 kbps...
    Pelo que entendi poderá sim ser usado agregação de canais, mas tem no meio desta faixa entre 450 e 470mhz, uma faixa para outros tipos de serviços se não me engano. Se for assim, daí já complica agregar os 20mhz de toda a faixa para formar um só canal virtual.
    Este rádio Paragon tem opção para 700mhz onde o desempenho dá uma melhorada. Mas em 450 que é o nosso caso , acho que vai contra o desenvolvimento atual. Ninguém vai querer ficar limitado a 64kbps.
    E mesmo se fosse para 700mhz, o XR7 da ubiquiti se propõe a fazer muito mais.
    http://ubnt.com/downloads/xr7_datasheet.pdf
    E isso dentro de um ambiente que já conhecemos que é o protocolo B/G e o uso das nossas tradicionais RBs.
    Todos os outros já citados, me parece que não são compatíveis com B/G?
    Até o XR1 da Ubiquiti faz mais. Infelismente também está fora da abrangência da resolução.

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    DAS FAIXAS DE RADIOFREQÜÊNCIAS
    Art. 2º O bloco de radiofreqüências estão listados no Anexo A deste Regulamento.
    § 1º
    A utilização do bloco estabelecido no Anexo A sedará para prestaçãodo Serviço
    Telefônico Fixo Comutado para uso do público em geral(STFC), do Serviço de Comunicação Mul-timídia (SCM), e do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

    § 2º A utilização dos segmentos estabelecidos no Bloco U, do Anexo A, poderá ser efetuada de forma agregada, desde que de forma eficiente.


    Pessoal analisando bem os parágrafos acima, ao meu ver, conforme Anexo A: são apenas 12,5 Khz (451,00625 a 451,01875 = 0,0125 Mhz) a largura de cada canal, mas conforme o 2º poderá ser efetuada de forma agragada, isto é usar um ou mais canal adjascente. Isso foi o que eu tendi, me perdoem se eu estiver errado...
    Eu pessoalmente ainda não vi o lado prático da resolução em incluir SCM nesta liberação. STFC e SMP serão os grandes beneficiados. As operadoras poderão manter POPs celulares em áreas maiores com menos investimentos, melhorando a cobertura dos celulares no interior.
    Mas internet? Acho complicado.
    Vou dar um exemplo bem prático: Por aqui e parece que isso se repete no Brasil inteiro, o serviço de internet móvel com os modenzinhos da Vivo e outros são um fiasco.
    Tenho conseguido clientes novos que estão fugindo da Vivo porque pagam uma nota preta todo mês e navegam numa lentidão incrível. E isso dentro da cidade. Próximo as torres até que vai bem em 128kbps.

    O que se mostra mais prático então para levar internet ao interior ainda é instalar ponto a ponto em 5.8 e chegando lá onde for necessário, instalar um pop e rezar para que o terreno não seja muito acidentado para melhorar a cobertura.
    Desde a consulta pública sobre os 450mhz eu já não entendia a motivação para a mudança. Agora com a publicação me parece claro. Abrir um mercado para telefonia. O SCM só foi acrescentado na resolução para dar um ar de democratização.

  14. #14

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Descupe amigo 1929, pelo mal entendido, mas quando citei o equipamento da Paragon me fereria apenos ao 450 Mhz, na qual trata esse topico...

    Pelo que entendi poderá sim ser usado agregação de canais, mas tem no meio desta faixa entre 450 e 470mhz, uma faixa para outros tipos de serviços se não me engano. Se for assim, daí já complica agregar os 20mhz de toda a faixa para formar um só canal virtual.
    Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.
    Realmente 14 MHz é pouco, se pensar em usar cartões Mini-PCIs, mas se usar equipamentos robustos igual aos que o kleberbrasil citou acima que fazem 5 Mbps por 1,25 MHz.... então teriam 10 canais de 5 Mbps cada um... segue o calculo abaixo.

    451 MHz a 458 MHz = 7 Mhz % 1,25 Mhz = 5 Canais agregados.
    461 MHz a 468 MHz = 7 Mhz % 1,25 Mhz = 5 Canais agregados.


    Eu pessoalmente ainda não vi o lado prático da resolução em incluir SCM nesta liberação. STFC e SMP serão os grandes beneficiados. As operadoras poderão manter POPs celulares em áreas maiores com menos investimentos, melhorando a cobertura dos celulares no interior.

    Art. 2º Destinar as subfaixas de radiofreqüências de 451
    MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz, ao Serviço Móvel
    Pessoal (SMP), ao Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao
    uso do público em geral (STFC), e ao Serviço de Comunicação
    Multimídia (SCM),
    em caráter primário e sem exclusividade.
    Parágrafo único. O uso das subfaixas estabelecidas no caput
    deverá ser para provimento de acesso aos serviços de telefonia e de
    dados em banda larga, preferencialmente em localidades que se en-
    contram em áreas rurais, de baixa densidade populacional ou não
    atendidas por sistemas de telecomunicações.

  15. #15

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Eu costumo falar que devemos focar na solução, para aproveitarmos essa frequência a solução é Flash-OFDM(1), agora se quisermos ter preços... Vamos buscar essa parada na China quando tivermos o direito de uso dessa frequência.

    (1)http://www.telecomabc.com/f/flash.html

    PS. Fiquem desconfiados quando as TELES ficam em cima de novas frequências, com certeza é um nixo... Elas estão babando no 450Mhz.

  16. #16

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Entendi.
    Então teríamos disponibilidade de 2 canais agregados com 7 mega cada?

  17. #17

    Padrão Re: ANATEL: Resoluções de Final de ano!

    Eu costumo falar que devemos focar na solução, para aproveitarmos essa frequência a solução é Flash-OFDM(1), agora se quisermos ter preços... Vamos buscar essa parada na China quando tivermos o direito de uso dessa frequência.

    (1)http://www.telecomabc.com/f/flash.html

    PS. Fiquem desconfiados quando as TELES ficam em cima de novas frequências, com certeza é um nixo... Elas estão babando no 450Mhz.

    Eu também concordo..