Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    Olá Familia Under-Linux! sucesso para vcs neste novo ano!
    bom preciso repassar a vcs minha imensa alegria que estou compartilhando.
    o sistema é o seguinte:
    tenho um cliente corporativo e a sede da empresa fica a 22km da cidade onde fica o ponto da internet, sendo em linha reta a 17.8 km com visada obstruida em 63,3 mts obstruido e para a solução montei 2 rbs 411, com dois cartoes XR9 e duas antenas YAGI 900MHZ da marca ETG.
    este sistema ja tem 1 ano e 11 meses e nunca deu problema, trafegando a 4 mb full! perfeito mesmo.
    na ultima sexta dia 31/12 o cliente desesperado me liga e fala que a net nao esta funcionando, ae fui ver o ponto servidor e o modem e tava tudo blz comunicando localmente, ae quando fui na fazenda e chegando lá um funcionario falou que ouviu um estrondo alto e que poderia ser um raio que caistes lá pertinho e quando abaixei a torre telescopica de 8 mts me deparei com todos os perifericos torrados inclusive o cabo pigtail!!! o cliente desesperado pois precisava mandar no sistema de automação deles as NF'es notas fiscais eletronicas pois era o ultimo dia para mandar pois senao a multa era enorme!!! falei para ele que nao tinha equipamento para substituir em 900mhz a pronta entrega.
    pensei! a nao ser que funcione outro tipo de tecnologia e eu tinha um par de ROCKET M5 COM ANTENA ROCKET DISH DE 30 DBI e ja estava configurado para eu montar em um outro cliente, mas como ele tava desesperado eu falei "vamos ver se funciona mas nao garanto que funcionara" ae pegamos os equipamentos colocamos na cidade e setamos os IP's de acordo com a rede dele ae calibrei + ou - no grau para a fazenda niveladinho e fomos para a fazenda, chegando lá montamos a antena e tmbm colocamos no mesmo sentido, quando liguei a fonte POE e entrei no ip do ROCKET ae veio a surpresa!!! o equipamento linkou em -71db com ccq em variaveis 96 a 100% coloque o teste de thougpout deu em 79mb full de trafego!!! nao acreditei no que vi! em nem se quer eu baixei a canalização deixei em 40mhz e então se eu abaixasse para 5mhz ficaria melhor ainda mas abaixaria o trafego,mas deixaei em 40mhz mesmo! estou falando a pura verdade! os rockets linkaram em 17.8 km sem visada 63.3 mts de obstrução pois tem um morro no meio do enlace, o cliente viu tudo e pediu para eu deixar o equipamento q ele pagaria por ele e nem quis mais deixar eu colocar os 900mhz e trocou por estes q era para ser provisorios e acabaram ganhando até a confiança de quem nem entende de WAN e eu estava explicando tudo a ele na hora da montagem.
    pois é pessoal! o sistema da UBIQUITI é "poderoso" mesmo! ja montei Motorolas Kanopys e Alvarions Carissimos, e nao trocaria facilmente estas tecnologias carissimas por esta nque nao duvido de mais nada mesmo o que vem desta marca! ubiquiti "sagrado" Grato a todos! e fiquem com Deus!

    Att.
    Fábio Gonçalves
    Chip7 Informatica *SOLUÇÃO COM QUALIDADE*
    (64)9999-3333
    Última edição por osmano807; 02-01-2011 às 11:46.

  2. #2

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    poderia entrar no google earth e montar o perfil de elevação e mostrar aqui? tenho um ptp de 45km pra montar e tem um morro bem no meio, acho que deve funcionar, mas estou coletando informações de historias como a sua e vendo se vai dar certo

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    nos mostra os prints de seu sinal para agalera ver ...
    pois é muito interessante 5.8 ghz em 40 mhz funcionando bem desse jeito
    putz vc fez milagre ......
    pois mimo 2x2 é muito sensivel a interferencias .....

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    Citação Postado originalmente por Morfpheu Ver Post
    Olá Familia Under-Linux! sucesso para vcs neste novo ano!
    bom preciso repassar a vcs minha imensa alegria que estou compartilhando.
    o sistema é o seguinte:
    tenho um cliente corporativo e a sede da empresa fica a 22km da cidade onde fica o ponto da internet, sendo em linha reta a 17.8 km com visada obstruida em 63,3 mts obstruido e para a solução montei 2 rbs 411, com dois cartoes XR9 e duas antenas YAGI 900MHZ da marca ETG.
    este sistema ja tem 1 ano e 11 meses e nunca deu problema, trafegando a 4 mb full! perfeito mesmo.
    na ultima sexta dia 31/12 o cliente desesperado me liga e fala que a net nao esta funcionando, ae fui ver o ponto servidor e o modem e tava tudo blz comunicando localmente, ae quando fui na fazenda e chegando lá um funcionario falou que ouviu um estrondo alto e que poderia ser um raio que caistes lá pertinho e quando abaixei a torre telescopica de 8 mts me deparei com todos os perifericos torrados inclusive o cabo pigtail!!! o cliente desesperado pois precisava mandar no sistema de automação deles as NF'es notas fiscais eletronicas pois era o ultimo dia para mandar pois senao a multa era enorme!!! falei para ele que nao tinha equipamento para substituir em 900mhz a pronta entrega.
    pensei! a nao ser que funcione outro tipo de tecnologia e eu tinha um par de ROCKET M5 COM ANTENA ROCKET DISH DE 30 DBI e ja estava configurado para eu montar em um outro cliente, mas como ele tava desesperado eu falei "vamos ver se funciona mas nao garanto que funcionara" ae pegamos os equipamentos colocamos na cidade e setamos os IP's de acordo com a rede dele ae calibrei + ou - no grau para a fazenda niveladinho e fomos para a fazenda, chegando lá montamos a antena e tmbm colocamos no mesmo sentido, quando liguei a fonte POE e entrei no ip do ROCKET ae veio a surpresa!!! o equipamento linkou em -71db com ccq em variaveis 96 a 100% coloque o teste de thougpout deu em 79mb full de trafego!!! nao acreditei no que vi! em nem se quer eu baixei a canalização deixei em 40mhz e então se eu abaixasse para 5mhz ficaria melhor ainda mas abaixaria o trafego,mas deixaei em 40mhz mesmo! estou falando a pura verdade! os rockets linkaram em 17.8 km sem visada 63.3 mts de obstrução pois tem um morro no meio do enlace, o cliente viu tudo e pediu para eu deixar o equipamento q ele pagaria por ele e nem quis mais deixar eu colocar os 900mhz e trocou por estes q era para ser provisorios e acabaram ganhando até a confiança de quem nem entende de WAN e eu estava explicando tudo a ele na hora da montagem.
    pois é pessoal! o sistema da UBIQUITI é "poderoso" mesmo! ja montei Motorolas Kanopys e Alvarions Carissimos, e nao trocaria facilmente estas tecnologias carissimas por esta nque nao duvido de mais nada mesmo o que vem desta marca! ubiquiti "sagrado" Grato a todos! e fiquem com Deus!

    Att.
    Fábio Gonçalves
    Chip7 Informatica *SOLUÇÃO COM QUALIDADE*
    (64)9999-3333
    Parabens pela escolha. já tive dois casos aqui de enlaces com visada parcialmente obstruido em que os rockets m5 linkaram tambem (e linkaram bem !!!).Sei bem o que sentisse pois já passei por isso amigo..ligar o radio do pnto 2 e o mesmo linkar perfeito..é aqueles dias que não tem preço.
    Essas antenas fazem milagres e o radio mais ainda.
    Boa sorte, Deus abençoe aqueles que trabalham sério e um feliz 2011 pro amigo!!
    Abraço.

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    o airmax faz todo diferença nessas horas neh .......

  6. #6

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    amigo que bom voçê ter compartilhado sua experiencia, essa semana mesmo vou testar 2 airgraid 23dbi em um link de 2km sem visada pra ver o que dá .....

  7. #7

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    Opa! Obrigado pelos agradescimentos! hj a tarde voltarei lá na fazenda e pegarei um print da tela do Rocket e levantarei os dados para vcs olharem no google earth ok! Abraços a tdos!

    Att.
    Fábio Gonçalves
    Chip7 Informatica *SOLUÇÃO COM QUALIDADE*
    (64)9999-3333

  8. #8

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    muito bom amigo, assim que conseguir os prints disponibiliza aqui para nós!!!

  9. #9

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    63MB FULL, mandando arquivo de um lado para outro ao mesmo tempo? Medio com FTP?

  10. #10

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    Acompanhando.

    Estou sentindo que vou fazer um teste e ver o que dá.. 5,83 Km com obstrução de 25 metros

  11. #11

    Padrão Re: SUCESSO! ENLACE DE 17KM COM ROCKET M5 SEM VISADA!

    opa! fiz o print da tela na fazenda! ta ae:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	525
Tamanho: 	113,8 KB
ID:      	18276

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    é isso ai amigo
    parabens pelo post .....
    passou muita banda mesmo heim ....
    ccq 100% exelente mesmo ....

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    Olá Morfpheu, me diga uma coisa:
    1- Qual o sinal que tinha antes com o enlace 900Mhz?
    2- Essa obstrução de 63,00 metros, seria do centro de projeção do enlace, ou seria contando da zona de fresnel?
    3 - Alinhamento das rocket foi fácil?
    4- o Enlace esta estável, o sinal não fica variando?
    5 - o morro que está no meio do enlace fica a quantos km de cada ponto?
    6- esse morro é bastante extenso, ou ele é pequeno e somente alto?
    7- poderia passar as coordenadas do ponto A e B?

    Obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    Boa tarde!

    Poderia mandar as confs., pois estou apanhando para fazer dois enlaces com rocket m5. Um enlace tem 8 km e o outro tem 24 km e o desempenho dos dois dá uns 25 MB e preciso passar mais. O sinal está -60 dbm nas duas pontas, está tudo niveladinho. Agora estou refazendo toda a parte eletrica das 3 pontas, pois está tudo sem aterramento.

    Abs!

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    E ai... seria isto o MIMO e seu multicaminho funcionando????????????

    Dizem que o mimo se aproveita muito a reflexão.. vai ver isto que ta salvando o enlace do colega!

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    amigos visitem meu topico
    https://under-linux.org/f169/enlace-...direto-144308/
    e me ajudem a resouver este pepino ! ja pencei em ate usar 2.4 com amplificador 3w nas 2 pontas
    estou desesperado pois preciso passar direto sem nenhuma chance de montar repetidoras !
    nem concigo comprar equipamentos caros como motorola!
    veja o perfil
    [IMG]file:///C:/Users/RCCYBER/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.png[/IMG]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	32,3 KB
ID:      	18284http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    e respondendo ao Sr. kaluham :
    me diga uma coisa:
    1- Qual o sinal que tinha antes com o enlace 900Mhz? ficava variaveis em -67 a -71 db
    2- Essa obstrução de 63,00 metros, seria do centro de projeção do enlace, ou seria contando da zona de fresnel? na Projeção
    3 - Alinhamento das rocket foi fácil? na verdade eu nem alinhei certamente! coloquei no mesmo rumo com a elevação olhando no morro e cruzou perfeitamente
    4- o Enlace esta estável, o sinal não fica variando? O Sinal Ficou Cravado e nem varia se eu der um pingo com pacotes variaveis 1 a 3 ms
    5 - o morro que está no meio do enlace fica a quantos km de cada ponto? o morro esta no final do enlace perto da fazenda
    6- esse morro é bastante extenso, ou ele é pequeno e somente alto? o morro é extenso em uns 500mts, ele vai aumentando de pouco
    7- poderia passar as coordenadas do ponto A e B?

    Olá! os dados que peguei no Sr. Google earth são:
    Servidor: 18°24'45.54"S
    49°12'29.43"O

    Fazenda: 18°17'13.29"S
    49° 6'33.25"O

    Lebrando que na cidade onde fica o servidor da net é um prédio de 48mts de altura
    e na fazenda é uma torre telescopica que eu acho q deve ser uns 8 mts ok!

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    Citação Postado originalmente por Morfpheu Ver Post
    e respondendo ao Sr. kaluham :
    me diga uma coisa:
    1- Qual o sinal que tinha antes com o enlace 900Mhz? ficava variaveis em -67 a -71 db
    2- Essa obstrução de 63,00 metros, seria do centro de projeção do enlace, ou seria contando da zona de fresnel? na Projeção
    3 - Alinhamento das rocket foi fácil? na verdade eu nem alinhei certamente! coloquei no mesmo rumo com a elevação olhando no morro e cruzou perfeitamente
    4- o Enlace esta estável, o sinal não fica variando? O Sinal Ficou Cravado e nem varia se eu der um pingo com pacotes variaveis 1 a 3 ms
    5 - o morro que está no meio do enlace fica a quantos km de cada ponto? o morro esta no final do enlace perto da fazenda
    6- esse morro é bastante extenso, ou ele é pequeno e somente alto? o morro é extenso em uns 500mts, ele vai aumentando de pouco
    7- poderia passar as coordenadas do ponto A e B?

    Olá! os dados que peguei no Sr. Google earth são:
    Servidor: 18°24'45.54"S
    49°12'29.43"O

    Fazenda: 18°17'13.29"S
    49° 6'33.25"O

    Lebrando que na cidade onde fica o servidor da net é um prédio de 48mts de altura
    e na fazenda é uma torre telescopica que eu acho q deve ser uns 8 mts ok!
    seria esta projecao Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LINK 5.8 SEM VISADA.PDF
Visualizações:	394
Tamanho: 	67,6 KB
ID:      	18292 sera que está certo?

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    Bom dia a todos! sou iniciante e estou precisando fazer um ponto a ponto de ums 20km e não sei como consigo as coordenadas do ponto A e do ponto B, pra ver se existe algum obstaculo entre eles. se alguem poder me ajudar fic arei mutio grato!

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 17 KM com Rocket M5 sem visada!

    estava eu navegando pelo forum em busca de informações para um enlace que preciso fazer de 18Km com visa um pouco obstruida, quando me deparei com este tópico. Confesso que fiquei meio descrente após ver a projeção do enlace feita pelo amigo kaluham, mas enfim. Esse link ainda está funcionando? vc teve algum problema com dias de chuvas ou alguma interrupção?