Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Desde janeiro de 2009 foi criado uma lei(1) que legaliza a importação de produtos oriundos do Paraguai, mas para ela entrar em vigor precisava que a Receita Federal estabelecesse as regras de importação e como seria feito o desembaraço.

    A boa notícia que durou somente dois anos para a Receita Federal elaborar esse meio de gerir e desembaraçar essas importações do Paraguai(2)

    O ANEXO(3) do Decreto(4) que regulamenta quais mercadorias podem gozar desse tipo de importação.

    8517 Aparelhos telefônicos, incluídos os telefones para redes celulares e para outras redes sem fio; outros aparelhos para transmissão ou recepção de voz, imagens ou outros dados, incluídos os aparelhos para comunicação em redes por fio ou redes sem fio (tal como um rede local (LAN) ou uma rede de área estendida (WAN)), exceto os aparelhos das posições 84.43, 85.25, 85.27 ou 85.28. (5)

    Hoje é o primeiro dia do cadastro na Receita Federal para esse tipo de importação: RTU - Regime de Tributação Unificada

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES: http://www.receita.fazenda.gov.br/Ad.../perguntas.htm

    (1) Lei n
    (2) Instruo Normativa RFB n 1.098, de 14 de dezembro de 2010
    (3) http://www.receita.fazenda.gov.br/pu...o6956_2009.doc
    (4)Decreto n
    (5) http://www.receita.fazenda.gov.br/pu...%83O%20XVI.doc
    Última edição por kleberbrasil; 11-04-2011 às 12:53.

  2. #2

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Muito bom o post, o pessoal que costuma comprar lá vai ficar feliz pra caramba...

  3. #3

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Estava pensando em comprar alguns equipamentos diretamente no PY e sempre tive muito receio. Gostaria da opinião de quem já compra lá habitualmente e compartilhe um pouco conosco se vale à pena.
    Ao compararmos os preços de lojas como a Excel informática com os praticados aqui pelas distribuidoras que geralmente nos fornece da uma vontade tremenda de ir lá pessoalmente fazer umas comprinhas. Porem sabemos que não podemos nos empolgar, pois o prejuízo e a dor de cabeça pode ser maior do que o lucro.

  4. #4

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Pena que o valor é baixo (R$10 mil reais mensais)...
    E ainda tem frete e outras taxas...

    No final... quase como comprar aqui!

  5. #5

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    muito bom pra nós. Seria mais interessante ainada se desse pra comprar pela internet e eles entregarem aqui.

  6. #6

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Sou cliente da Excell e posso afirmar que vale a pena eu rodar 2.200 Km para comprar 6 Mil reais de mercadoria quando preciso é o mesmo que multiplicar por 3 ou 4 se comprar no Brasil, esse imposto parece ser alto, a quóta parece ser pouca, mas posso afirmar com conhecimento de quem sempre costuma ir lá, vale a pena!!! Comecem a credenciar suas empresas para fazer esse tipo de operação e tornem mais competitivos no mercado.

    Abraços!!

  7. #7

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Vale muito a pena, isso porque rodo apenas 330km e nunca tive problemas com os produtos.

  8. #8

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Sou cliente da Excell e posso afirmar que vale a pena eu rodar 2.200 Km para comprar 6 Mil reais de mercadoria quando preciso é o mesmo que multiplicar por 3 ou 4 se comprar no Brasil, esse imposto parece ser alto, a quóta parece ser pouca, mas posso afirmar com conhecimento de quem sempre costuma ir lá, vale a pena!!! Comecem a credenciar suas empresas para fazer esse tipo de operação e tornem mais competitivos no mercado.

    Abraços!!
    Concordo

    Vale lembrar que alem desses 25% ainda tem o ICMS do estado... no meu caso é 17%
    o que deve subir para 42% de imposto total
    Contudo, fiz os calculos aqui... na viagem toda (ida e volta) eu iria gastar R$ 600,00 de combustivel.
    Se me juntar com outros 2 pessoas.. cada um paga uma parte.. eu teria gasto R$ 200,00 da viagem.

    Se eu foi para la e comprar 40 Nano m5... daria algo em torno de R$ 8014 (isso ja com todo o imposto...) + R$ 200,00 da viagem.. total de R$ 8214.
    Se eu comprar os mesmos 40 equipamentos aqui... eu nao iria pagar menos que R$ 10 mil (isso levando em consideracao que cada um custe R$ 250,00... so que sabemos que estao custando um pouco mais que isso)
    Uma economia de uns R$ 2 mil po viagem... isso para min.

  9. #9

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Pessoal pode até ser mais barato, mais devemos lembrar que são as revendas Brasileiras e não os fabricantes de equipamentos que homologam os produtos na Anatel que nos permitem usa-los no Brasil.
    O que adianta comprarmos tudo no sub-mundo com garantia e RMA complicadíssimos por apenas aproximadamente 20% mais baratos e ainda não temos eles homologados pela Anatel, pois quem vai querer gastar aproximadamente R$ 40.000,00 por cada produto homologado junto a Anatel se todos estiverem comprando fora do Brasil???
    Será que os fabricantes vão colocar a mão no bolso para homologar os produtos no Brasil???
    Acho que pode ser mais um tiro no pé do que uma vantagem real para a maior parte do País, pois apenas alguns estados são realmente próximos do Paraguai, os demais estados a distância é enorme e por mais ou menos 20% de economia não sei se vale apena o risco e não podemos esquecer que além de tudo a compra tem que ser paga avista.
    Vamos fomentar as revendas Brasileiras e ajuda-los a nos ajudar principalmente na homologação junto a Anatel.

  10. #10

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Alguns produtos chegam a ter uma economia de ate 45% se comparado aos daqui do Brasil... ( isso fazendo os calculos ja com imposto em ambos)
    Mas, realmente isso é verdade.... a questao de homologacao bate de frente.
    E digo mais... Tenho uma prima que mora no Paraguay, ja fui la em visita... e pela trabalheira toda da viajem... algumas vezes nem compensa fazer a viajem.

    Apesar de que, atualmente... um fiscal nao possui todas as ferramentas necessarias para dizer que esse ou aquele equipamento nao é o homologado.
    Quem sabe em breve tera essas ferramentas.
    Citação Postado originalmente por lacierdias Ver Post
    Pessoal pode até ser mais barato, mais devemos lembrar que são as revendas Brasileiras e não os fabricantes de equipamentos que homologam os produtos na Anatel que nos permitem usa-los no Brasil.
    O que adianta comprarmos tudo no sub-mundo com garantia e RMA complicadíssimos por apenas aproximadamente 20% mais baratos e ainda não temos eles homologados pela Anatel, pois quem vai querer gastar aproximadamente R$ 40.000,00 por cada produto homologado junto a Anatel se todos estiverem comprando fora do Brasil???
    Será que os fabricantes vão colocar a mão no bolso para homologar os produtos no Brasil???
    Acho que pode ser mais um tiro no pé do que uma vantagem real para a maior parte do País, pois apenas alguns estados são realmente próximos do Paraguai, os demais estados a distância é enorme e por mais ou menos 20% de economia não sei se vale apena o risco e não podemos esquecer que além de tudo a compra tem que ser paga avista.
    Vamos fomentar as revendas Brasileiras e ajuda-los a nos ajudar principalmente na homologação junto a Anatel.

  11. #11

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    ICMS é um tributo que independente de vir do Paraguai ou de São Paulo iremos pagar, produto homologado é aquela velha história, a resolução fala que a responsabilidade de homologar é do fabricante ou do importador... A maioria dos importadores brasileiros não homologam e é errado, mas a turma geralmente compra de quem tem bom preço... Vamos focar a solução:

    1 - Insistir que fabricantes como Ubiquiti homologuem seus equipamentos ou
    2 - Montar uma associação de importadores para homologar equipamentos vindos de lá..

    Ambos são difíceis, mas não impossível.

  12. #12

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    muitos dos produtos a venda no py tem omologação aqui no brasil,,principamnete ubiquit,,no entanto a importação de acordo com flaytec onde compro atualmente e tentei fechar negocio com compra legalizada ,fico assim compra minima 60 mil reais + impostos+ pagamento de container + seguro + frete,,,somnete o seguro 3 mil e frete do container 3500,00,,,,pois ate o momente não é permitido pegar la e pagar os impostos.,,.

    precisa retirar uma autorização na receita federal passar lista da quantidade e tipo de aparelhos,pagar tudo tanto para a loja como para o governo,,não é por enquanto permitido buscar pelo risco de nos e com certeza fariamos por mais produtos junto sem imposto.; então tem de vir em container lacrado.,,.
    e toda esta papelada somos orientado a contratar um despachante de importação.,.,
    sendo assim minha conclusao é que esta lei vai beneficiar as grandes empresa que atualmete e fica agora melhor que tem $$ para importar e juntar com os produtos que qualquer um de nos pode pedir na cota minima de 6 mil e eles entrega em nossa porta s/ nota, imposto etc,,,
    para nos pq provedores e usuarios ainda vai continuar sendo um sonho comprar do py barato e com nota a menos que o governo mude as regras de compra para nos beneficiar e para prejudicar as grandes e medias empresas que importa e revende aqui e da lucro para governo com mais impostos de sua venda,pois são obrigados a emitir nota de saida destes produtos importados

  13. #13

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Vc tá confundindo as coisas, da uma lida melhor sobre a RTU, ela é destinada para Micro ou Pequenas empresas, enquadradas no SIMPLES e para importação simplificada por via terrestre.

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    muitos dos produtos a venda no py tem omologação aqui no brasil,,principamnete ubiquit,,no entanto a importação de acordo com flaytec onde compro atualmente e tentei fechar negocio com compra legalizada ,fico assim compra minima 60 mil reais + impostos+ pagamento de container + seguro + frete,,,somnete o seguro 3 mil e frete do container 3500,00,,,,pois ate o momente não é permitido pegar la e pagar os impostos.,,.

    precisa retirar uma autorização na receita federal passar lista da quantidade e tipo de aparelhos,pagar tudo tanto para a loja como para o governo,,não é por enquanto permitido buscar pelo risco de nos e com certeza fariamos por mais produtos junto sem imposto.; então tem de vir em container lacrado.,,.
    e toda esta papelada somos orientado a contratar um despachante de importação.,.,
    sendo assim minha conclusao é que esta lei vai beneficiar as grandes empresa que atualmete e fica agora melhor que tem $$ para importar e juntar com os produtos que qualquer um de nos pode pedir na cota minima de 6 mil e eles entrega em nossa porta s/ nota, imposto etc,,,
    para nos pq provedores e usuarios ainda vai continuar sendo um sonho comprar do py barato e com nota a menos que o governo mude as regras de compra para nos beneficiar e para prejudicar as grandes e medias empresas que importa e revende aqui e da lucro para governo com mais impostos de sua venda,pois são obrigados a emitir nota de saida destes produtos importados

  14. #14
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    devemos lembrar que, isso na verdade é uma pegadinha de mal gosto, eu me informei sobre o assunto, e é super complicado, só pra ter uma ideia, o primeiro a fazer voce entre em contato com o fornecedor no paraguay, e ve tudo que vai comprar fala com o seu contador que vai na receita retirar uma nota fiscal de importação, ai voce vai no banco do brasil e faz o deposito para o fornecedor, recolhe a taxa duaneira (alfandegaria) depois espera a receita liberar as documentações para voce informar e passar uma copia para o fornecedor, que recebendo este documento ele vai informar a duaneira brasileira que a mercadoria esta diponivel para despachar, a receita por sua vez vai pegar a sua mercadoria e conferir tudo que esta dentro das caixas uma por uma e colocar um adesivo, que informa que é uma mercadoria legal com um codigo que informa de qual pais veio a mercadoria, ai quando eles bem entender que, e com a pressa que eles tem, vai colocar em uma transportadora que eles escolherem, ai sim voce recebe a sua mercadoria, isso fica mais facil comprar direto da china que vem bem mais rapido, em torno de 30 a 40 dias, já as mercadorias do PY, vai demorar no minimo 90 dias para voce receber.

    então vai a minha dica é melhor ir la buscar, assim voce da uma passeada derepente da um pulinho nas cataratas, na usina itaipú, ou mesmo no museu itaipú, que é super, e costumo levar a minha familia junto.

  15. #15

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    eu li e como ja a alguns meses compro 4 a 8 mil por mes para uso proprio pq no momento esto ampliando minha red e torres tenho interesse em compra legalizada , mais a realidade ,por enquanto se não for feita mudança é esta que passei,pois foi oque a propria empresa no py e meu contador passo,,mesmo assim e viavel ,porem o valor minimo da compra nos impossibilita a compra para a maioria de nos .,.,se fosse somente ir la pegar e pagar a quantidade que queriamos ficaria facil ,no entanto é a receita que define em processo oque e quanto comprar e o valor de imposto e leva tempo dxa tudo isso pronto para ser enviado,pois não nos é permitidos (no momento) ir pessoalmente e trazer pelo risco de roubo e acrecentar mercadoria sem nota,,vc pode ligar na flaytec que eles te orienta sobre as regras e procedimento,.,.,.pensei ate em comprar em grupo pq dos valores ,mais tem de ser individual

  16. #16

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Sim, a compra é individual... mas nada impede que vc va em grupo e cada um compre o seu. (se for assim, onibus estaria proibido la... uehsues)
    e vc pode ir pessoalmente sim, no momento so é aceito em fox.
    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    eu li e como ja a alguns meses compro 4 a 8 mil por mes para uso proprio pq no momento esto ampliando minha red e torres tenho interesse em compra legalizada , mais a realidade ,por enquanto se não for feita mudança é esta que passei,pois foi oque a propria empresa no py e meu contador passo,,mesmo assim e viavel ,porem o valor minimo da compra nos impossibilita a compra para a maioria de nos .,.,se fosse somente ir la pegar e pagar a quantidade que queriamos ficaria facil ,no entanto é a receita que define em processo oque e quanto comprar e o valor de imposto e leva tempo dxa tudo isso pronto para ser enviado,pois não nos é permitidos (no momento) ir pessoalmente e trazer pelo risco de roubo e acrecentar mercadoria sem nota,,vc pode ligar na flaytec que eles te orienta sobre as regras e procedimento,.,.,.pensei ate em comprar em grupo pq dos valores ,mais tem de ser individual

  17. #17

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    ICMS é um tributo que independente de vir do Paraguai ou de São Paulo iremos pagar, produto homologado é aquela velha história, a resolução fala que a responsabilidade de homologar é do fabricante ou do importador... A maioria dos importadores brasileiros não homologam e é errado, mas a turma geralmente compra de quem tem bom preço... Vamos focar a solução:

    1 - Insistir que fabricantes como Ubiquiti homologuem seus equipamentos ou
    2 - Montar uma associação de importadores para homologar equipamentos vindos de lá..

    Ambos são difíceis, mas não impossível.
    Acho que a segunda opcao é a que tem mais chances de acontecer.

  18. #18

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Ouvi dizer que esse sistema exclusivo do estado do Paraná, se você comprar de lá e for do estado de Sp por exemplo paga mais 16% de imposto, será que isso compensa ainda assim a compra???

  19. #19

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Ouvi dizer que esse sistema exclusivo do estado do Paraná, se você comprar de lá e for do estado de Sp por exemplo paga mais 16% de imposto, será que isso compensa ainda assim a compra???
    Vc vai pagar o ICMS, mas veja se ai no seu estado existe algum incentivo... Aqui no TO cobram 2% de ICMS das importações.

  20. #20

    Padrão Re: Importação via Paraguai 25% de Imposto.

    Exato, A segunda é mais viável sim.

    Mas os distribuidores estão se movimentando para avaliar as leis e tentar fazer valer a homologação ou os ensaios fornecidos à FCC.

    Outra saída é essa associação montar seu laboratório próprio. Aparentemente alguns laboratórios de ética questionável fabricam retestes que objetivam apenas tirar dinheiro do homologador.

    Então é a verdadeira zona brasileira: a ANATEL cria a necessidade e os laboratórios se aproveitam da situação. Mas deve haver algum laboratório honesto neste angú todo.

    Disseram que a homologação custa 15 mil, mas no fim das contas não sai por menos de 45 mil por conta dos retestes...


    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Acho que a segunda opcao é a que tem mais chances de acontecer.