+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Enlace 1,5 km

    Ola preciso fazer um enlace de aproximadamente 1,5km, interligando minha casa com a empresa... estive verificando... tem uma arvore no meio do caminho... mas creio que subindo uma aste consigo superar esse obstaculo. estava pensando em usar duas nanostation 5 . pelo que li... ela sem antena atinge 10km... claro que teoricamente... se for usar as mesmas... o ideia seria usar antenas nas mesmas? ou teria algum outro equipamento que alguem possa me sugerir? esse ponto a ponto seria so pra internet e compartilhamento sistema... resaltando que o trafego do sistema seria bem pouco.

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    se for passar pouca banda tipo 10 mb full ela funciona blz .....
    se quiser passar mais banda use 2 nano m5 para passar acima de 50 mb full
    alem de ser bem compactas e leves, pode subir bastante para passar em cima da arvore ....

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Sem sobra de duvidas vai de nano m5 só pra garantir já que custam quase o mesmo preço, mesmo com a arvore no caminho acho que 1,5km é pouco e não vai ser problema.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Ta aqui pra vc não procurar muito...
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-fonte-poe-_JM

    Uso e recomendo...

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    é melhor mesmo para essa ditancia nano m5
    se fosse 3 km eu indicaria a nano bridge 23 dbi ...
    mas no caso de 1 a 2 km a nano faz muito bem seu papel ..

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Obrigado pelas respostas... entao creio que vou de nanostatio m5 mesmo, so vou fazer mais alguns estudos... pois como tem essa arvore na frente eu nao consigo avista o outro ponto. qual o metodo vc's usam para verifica uma visada... mesmo nao a tendo a olho nu? claro um binoculo ja seria de boa ajuda... infelizmento nao o possuo...

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Citação Postado originalmente por katiano Ver Post
    Obrigado pelas respostas... entao creio que vou de nanostatio m5 mesmo, so vou fazer mais alguns estudos... pois como tem essa arvore na frente eu nao consigo avista o outro ponto. qual o metodo vc's usam para verifica uma visada... mesmo nao a tendo a olho nu? claro um binoculo ja seria de boa ajuda... infelizmento nao o possuo...
    eu usei esses dois sites para fazer com avaliacao da fresno.

    SIGANATEL - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS [SISAPI - 1.2.05]

    LigoWave Link Calculator

    um confirmou o outro com precisao

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    1.5km e pertinho, vai dar certo sim, tanto com o Nano5 quanto o M5 a diferença e a banda que vai passar...

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Se tem árvore no meio do caminho é ruim, porque tudo que contém água prejudica sinal de microondas e seu rádio é microondas.

    Tudo indica que você não terá um bom resultado neste enlace se não encontrar uma maneira de fazer os dois pontos se enchergarem sem obstrução alguma. 5GHz não aceita desaforo e é extremamente frágil à obstruções.

    Outra coisa: Esse rádio possui antena de abertura de 40 graus e você vai captar muito ruído nesta pequena distância.

    Somando o sinal fraco e o elevado nível de rúido, você é um sério candidato a criticar o equipamento depois de compra-lo

    Vai de NanoBRIDGE e encontra uma maneira de colocar esses rádios acima da árvore que suas chances de sucesso serão maiores.

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por katiano Ver Post
    Obrigado pelas respostas... entao creio que vou de nanostatio m5 mesmo, so vou fazer mais alguns estudos... pois como tem essa arvore na frente eu nao consigo avista o outro ponto. qual o metodo vc's usam para verifica uma visada... mesmo nao a tendo a olho nu? claro um binoculo ja seria de boa ajuda... infelizmento nao o possuo...

  10. #10

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Um colega colocou algo do Mercado Livre, que pelo visto não é homologado...

    Eu acabei de comprar um par de NanoBridge M5 22dbi por mais ou menos uns R$ 570,00 com frete e tudo. Detalhe HOMOLOGADA

    A NanoStation ficaria uns R$ 55,00 a mais.

    Fica ai a dica..

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Se tem árvore no meio do caminho é ruim, porque tudo que contém água prejudica sinal de microondas e seu rádio é microondas.

    Tudo indica que você não terá um bom resultado neste enlace se não encontrar uma maneira de fazer os dois pontos se enchergarem sem obstrução alguma. 5GHz não aceita desaforo e é extremamente frágil à obstruções.

    Outra coisa: Esse rádio possui antena de abertura de 40 graus e você vai captar muito ruído nesta pequena distância.

    Somando o sinal fraco e o elevado nível de rúido, você é um sério candidato a criticar o equipamento depois de compra-lo

    Vai de NanoBRIDGE e encontra uma maneira de colocar esses rádios acima da árvore que suas chances de sucesso serão maiores.

    Abraço,

    ZéAlves
    com certeza... aprendi na pratica q essa coisa toda, wireless (visada, fresno, frequencia, antena, radio e etc...) eh uma ciencia exata...
    caiu um raio na antena da vivo ha algum tempo atras.. e mesmo tendo estudado o q pessoas como o ZeAlves escrevem, tentei fazer o bridge no grito... noway... soh funcionou, e detalhe, funciona bala mesmo, depois q implementei ao pe da letra.
    tb tive problema com uma arvore... bem no meio...
    fui avaliando pelo google maps ateh ver claramente a melhor posicao na minha chacara para a torre... e depois avaliei o fresno com os tais programas q te passei... enfim... sucesso total

    aproveito para agradecer a pessoas como ZeAlves e pkmc (Paulo K M Cunha) q nos ensinam mt por meio desse forum

  12. #12

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Nossa, que legal. Valeu pelo agradecimento.

    Mas vou contar um segredinho...
    Eu também ja me ferrei tentando tirar leite de pedra no início quando eu ainda era curioso. Por isso que eu digo que não dá... Já tentei eu ficou horrível.

    Quando não fecha, você esquece logo do assunto. Fogo é quando fecha marginalmente,dá aquela alegria danada e gera semanas de trabalho corrigindo instabilidade... às vezes os problemas só aparecem na época de chuva e daí o cara fica naquela: " Pô funcionou beleza todo esse tempo e parou do nada" kkkkkkkkk

    Com o tempo todos aprendem que o ideal é buscar a perfeição logo do início.


    Abraço,

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    com certeza... aprendi na pratica q essa coisa toda, wireless (visada, fresno, frequencia, antena, radio e etc...) eh uma ciencia exata...
    caiu um raio na antena da vivo ha algum tempo atras.. e mesmo tendo estudado o q pessoas como o ZeAlves escrevem, tentei fazer o bridge no grito... noway... soh funcionou, e detalhe, funciona bala mesmo, depois q implementei ao pe da letra.
    tb tive problema com uma arvore... bem no meio...
    fui avaliando pelo google maps ateh ver claramente a melhor posicao na minha chacara para a torre... e depois avaliei o fresno com os tais programas q te passei... enfim... sucesso total

    aproveito para agradecer a pessoas como ZeAlves e pkmc (Paulo K M Cunha) q nos ensinam mt por meio desse forum

  13. #13

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Concordo com vc Ze Alves para fazer um enlace desse com uma arvore no meio eh complicado mais com equipamento com o angulo de abertura de 40º, com a nanobridge sera mellhor de acordo com seu angulo que é de 6º e fazendo com que esse enlace seja melhor para nao dar problemas futuro.

    abraço!

  14. #14

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Um colega colocou algo do Mercado Livre, que pelo visto não é homologado...

    Eu acabei de comprar um par de NanoBridge M5 22dbi por mais ou menos uns R$ 570,00 com frete e tudo. Detalhe HOMOLOGADA

    A NanoStation ficaria uns R$ 55,00 a mais.

    Fica ai a dica..
    amigo de que cidade vc é???

  15. #15

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    opa ricardo sou da paraiba e vc?

  16. #16

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Valinhos Sp

  17. #17

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Beleza, Ediekes?

    Cara, se tem árvore na frente não importa o tipo de antena. Simplesmente não compensa fazer o enlace sem visada direta Tem que passar por cima da árvore ou desviar para um ponto na lateral e depois para o destino.

    Se a antena for de abertura maior ela receberá mais ruído. Se for mais fechada o foco de sinal é mais intenso, mas 5GHz não aceita desaforo e precisa de visada.

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por ediekes Ver Post
    Concordo com vc Ze Alves para fazer um enlace desse com uma arvore no meio eh complicado mais com equipamento com o angulo de abertura de 40º, com a nanobridge sera mellhor de acordo com seu angulo que é de 6º e fazendo com que esse enlace seja melhor para nao dar problemas futuro.

    abraço!

  18. #18

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    tente arranjar um binoculo emprestado...
    se pegar um pedaço que seja é problema na certa... e leve tambem em consideração que as arvores crescem, intao não é só conseguir passar por cima...
    eu ja tive esse problema e não é nada agradavel.

  19. #19

    Padrão Re: Duvida Enlace 1,5 km

    Blz grande Ze Alves concordo com vc se tiverr algo interrompendo o enlace vai fica com problemas futuros como vc falou trabalhar em 5.8 nao aceita desaforo.

    abraço!