+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvidas licença SCM

    Olá pessoal, estou abrindo uma empresa de scm homologada pela anatel e estou com algumas dúvidas, em principal estas abaixo.

    1 - No regulamento do scm, fala-se que se eu usar um serviço de uso coletivo de outra empresa de telecomunicações é considerado exploração, o que isto pode trazer de ruim? posso ter uma linha de telefone convencional para usar no provedor?

    2 - No anexo I do regulamento do scm a empresa tem que ter o registro e quitação da sede no crea, tenho os projetos e comprovantes da obra do local da sede que estâo no nome da minha mãe, é isto ou tenho que solicitar um registro no nome da minha empresa? eles (crea) vem no local fiscalizar algo?

    3 - Quero colocar várias repetidoras no decorrer da cidade, cada uma vou ter q pagar como se fosse uma estação?

    4 - peguei algumas modelos de outros documentos do scm, porém o projeto de implantação estou totalmente perdido, alguem tem um modelo para disponibilizar?

    Att.
    David Meireles
    msn/e-mail: [email protected]

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas licença SCM

    'Exploração' é o ato de fazer uso de algo, não necessariamente o termo exprime uma atividade degenerante. A licença SCM te dá direito de explorar a venda de acesso a internet por determinados meios, 'explorar' nesse contexto não é atividade obtusa ou degradante.
    Ou entendi mal sua interpetação de 'exploração'...


    Quanto a telefonia, pode usar a vontade, não pode revender (STFC e SCM são areas diferentes), mas pode usar telefone a vontade. Alias... o provedor TEM QUE TER um telefone de contato gratuíto, portanto não só 'pode' como 'deve' ter um telefone no provedor.

    A empresa (CNPJ) precisa ter registro no CREA. Não é a construção onde a sede está, e sim a pessoa juridica que precisa ter registro. Além do "funcionário" com Crea (Tecnico, engenheiro, varia) a empresa também precisa registro no Crea. O projeto apresentado não necessariamente precisa vistoria e etc, o Crea não verifica detalhes técnicos de construção ou torre, ele confia no engenheiro ou técnico que se responsabiliza por essa parte na empresa, essa é a função do engenheiro ou técnico filiado: Zelar pela boa condução da obra ou projeto. O Crea fiscaliza os filiados, não necessariamente o que eles fazem.

    A repetidora, se você estiver em cidade com menos de 500 mil habitantes, não precisa nem registro na Anatel. Somente a base é registrada, e se todas as repetidoras estiverem na mesma cidade (<500k hab) não há necessidade de nenhum registro, pode ter 100000 repetições...

    Quanto aos modelos, no forum tem um tópico fixo com modelos e contratos, é do Kleber Brasil.
    Mas pelo teor das suas dúvidas te recomendo procurar um engenheiro para auxiliar com a papelada, o custo fica na casa dos R$ 3 a 4 mil, frente ao custo da licença (10 a 11 mil) e a demora que o processo pode ter (Tem empresa empacada a 5 anos, porque não sabia de antemão de algumas necessidades como engenheiro, incrição estadual, etc) acho que não é um custo exorbitante.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas licença SCM

    contrate uma empresa para tirar scm ,tirei a minha com um custo de 3.500,00 dividido em 3 x,,entrada, no registro e restante na ortoga,..,.,tem mais custo como registro da torre tfi e os famoso 9 mil que pode parcela em 3 pagamento 6 em 6 meses...,a primeira papelada que foi enviado a anatel tinha 29 documentos ,e mesmo assim ainda encontrou erros e tive de reeviar novamente 7 documentos com correção.,.,mais sai minha scm em 4 meses,,

    e com certeza eu não conseguiria tirar sem a ajuda de uma empresa de consultoria,

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas licença SCM

    contrate uma empresa especializada para fazer isso por vc, menos dor de cabeça...