Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Pessoal eu fui fazer um orçamento para o material. Aqui em Rio Branco - Acre a empresa Rioferro me passou o seguinte orçamento:

    Tubo Aço 3.0 mm 6 mts / Chapa 13 / 25 Kg = 80,00
    Tubo Aço 2.1/2 mm 6 mts / Chapa 13 / 19 Kg = 66,00
    Tubo Aço 2 mm 6 mts / Chapa 13 / 16 Kg = 54,00
    Tubo Aço 1.1/2 6 mts / Chapa 13 / 12 Kg = 45,00
    --------------------------------------------------------
    TOTAL PESO 72 Kg / PREÇO = R$ 245,00

    OBS: Não souberam me informar os milímetros de espessura, mas eu olhando deduzi que era uns 2 mm cada tubo. São bem fortes e o funcionário me informou que os tubos aguentam uma pessoa de 80 Kg sem se partir, mas com tamanhos de 3 metros cada tudo.

    O Projeto:

    Pretendo colocar cada parte de 6 metros mesmo, sem corta-los, apenas colocando um por dentro do outro como uma antena de tv que podemos esticar. No primeiro tudo de 3.0 mm eu pretendo fazer como uma escada, soldando a cada 30 cm uma barra atravessando o tubo e sendo soldada para virar uma escada no tubo.

    Exemplo:

    _|_
    _|_
    _|_
    _|_

    Então subirei pelo tubo apenas 6 metros e em cima puxarei os outros três tubos como se estivesse esticando uma antena de tv.

    puxo o primeito tubo 1.1/2 eu vou colocar um guarda chuva em forma de * podendo colocar 6 nanostation M5 conforme figura abaixo:



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	5851
Tamanho: 	3,6 KB
ID:      	18333

    Após isso vou levantando os outros 2 tubos seguintes. a antena ficará com 4 partes de 6 metros, só será preciso subir na primeira parte e as demais são levantadas e parafusadas. Em cada cabeça de cada tubo terá uma aureola para prender 4 cabos de aço para segurar a torre, ou seja, ela terá cabos de aço a cada 6 metros para garantir a segurança e a estabilidade.

    Gostaria de saber a opinião de vocês desse projeto e também se terei algum problema em ter uma torre telescópica artesanal com relação a prefeitura ou outro orgão governamental. Vale lembrar que meu projeto não tem interesse comercial, apenas estou estruturando uma rede comunitária entre meu bairro e regiões próximas com uma cobertura de até 4 KM.

    Desde já agradeço a ajuda...




    Última edição por kellyton; 05-01-2011 às 21:00.

  2. #2

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Não vai nessa não. Isso fica num peso enorme.
    Eu tenho uma comprada pronta que usava para TV. E é só 12m.
    Quando comecei , experimentei mas logo desisti pela dificuldade de levantar ou baixar a encrenca.
    E como você quer fica pior ainda, pois vai ter que manobrar os módulos superiores trepado lá em cima nos 6 metros.
    Como o conjunto pesa 72kg e voce vai querer manobrar os últimos módulos, vai sobrar 72-25=47kg para quando chegar no último módulo a levantar. Imagina voce levantando um saco de cimento lá em cima nos 6 metros.
    Isto só é viável com tubo de alumínio e ainda assim com pessoas auxiliando nos estaios para não se dobrar, pois o alumúnio é leve.
    Mas daí fica muito caro.
    E tem outra, os estais só vão poder ser esticados quando levantar todo o conjunto. Daí que o peso dos rádios lá em cima começa a oscilar. Vai precisar ter uma pessoa em cada estaio para equilibrar tudo até poder fixar o conjunto.

  3. #3

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    De fato meu caro: esse seu projeto não é viável.

    Aqui em Goiânia tem torres telecópicas prontas/à venda de até 21 metros. Apesar de bem feitas são meio complexas no quesito manutenção. Além disso, não é aconselhável pôr painéis e mais de uma caixa no alto.

    Sem gastar muito poderá construir uma torre estaiada de 20 ou 24 metros. Ou mesmo uma autoportante simples. Qualquer bom serralheiro fará para você.

  4. #4

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    ja fiz uma torre telescopica desse tipo... e acredite, pra montar eh um sofrimento e para subir ela tbm... eu rezava pra naum ter q mexer nela... soh pra segurar aquele peso e fixar ela esticando os chicotes de aço... Deus me livre!
    detalhe: era em sima de uma casa e eu puxava sentado na laje. ela ficava ao lado da parede, e descia 6 metros ate o chao
    ...(na hora da manutençao) tinha mais dois estagios completando 18m, somando com mais 6 da altura da casa, 24 metros. naum tinha para raio, isso era outra coisa q naum me deixava dormir.
    Última edição por Ronaldosom; 06-01-2011 às 12:04.

  5. #5

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Primeira telescopica aqui foi com chapa 13 e diametro de 1 1/2", e dobrou na hora de subir (Com 3 pessoas segurando 3 estaios), isso com apenas 12m. Depois com 6 pessoas nos 3 estaios e com tubo de 2" e chapa 12 foi bem. Só que proxima vez que precisar manutenção eu derrubo ela e faço qualquer outra coisa no lugar... ô trem trabalhoso, a economia na hora de fazer não paga nem 1/3 do gasto na hora da manutenção. 10 pessoas e varias horas pra descer ela, ou 3 pessoas e muitos andaimes com muitas horas pra montar.

  6. #6

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Chefia, aqui em porto velho, compro da BR-Eletron a de 18Mts por 3.....
    eles tem até 21 metros na loja de manaus. Eu utilizo estas.

  7. #7

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Primeira telescopica aqui foi com chapa 13 e diametro de 1 1/2", e dobrou na hora de subir (Com 3 pessoas segurando 3 estaios), isso com apenas 12m. Depois com 6 pessoas nos 3 estaios e com tubo de 2" e chapa 12 foi bem. Só que proxima vez que precisar manutenção eu derrubo ela e faço qualquer outra coisa no lugar... ô trem trabalhoso, a economia na hora de fazer não paga nem 1/3 do gasto na hora da manutenção. 10 pessoas e varias horas pra descer ela, ou 3 pessoas e muitos andaimes com muitas horas pra montar.
    Rubem, sua resposta me ajudou muito, no caso, vejo que chapa 13 ainda não está adequada. Quanto ao peso, sei que quando mais espesso for o ferro, mais pesado ele será para erguer. No entanto até 100 Kg não é tanto peso, pode ser muito peso para ser levantando manualmente (com as mãos), mas se soldar umas roldanas como aquelas de academia em cada ponta dos ferros posso subir cada mastro pelas roldanas sem a necessidade da força manual (com as mãos). O custo é mínimo e então apenas regularei os cabos de aço, para isso basta usar um prumo para garantir que o mastro está devidamente alinhado.

    Com as roldanas e os cabos de aço posso levantar e baixar a antena com facilidade. A preocupação maior não é nem tanto o peso, mas a resistência e a praticidade. O problema de uma torre estaiada ou autoportante é o risco de subir na torre, embora seguindo todos os procedimentos de segurança o risco de um acidente existe e não quero nem perder a vida nem muito menos às de outras pessoas.

    Para uma torre estaiada ou autoportante existe uma burocracia muito grande, da construção, do engenheiro, do alvará etc...

    Estou tentando bolar uma solução simples, barata, prática e com o menor risco possível para a vida de quem vai fazer a manutenção.

  8. #8

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    NAO FAÇA ISSO EM HIPOTESE ALGUMA!!!!
    assim como a galera ta falando, eu tbm ja montei uma assim, exatamente como vc falou, pra um amigo meu, ajudei ele, foi um saco pra subir, e uma merda pra descer uma vez q teve que mecher, a dele ta la até hj com uma omni e radinho rtl8186, tem 18m sabe como erguemos: com um andaime de cerca de 13m construido envolta da mesma, e mesmo assim foi um saco, mechemos em 4 e pra nunca mais, ja avisei pra ele me chama quando der problema denovo, vou pegar um motoabrasivo emprestado e ir no pé dela e serrar como um lenhador derruma uma arvore, e aindo boto fogo nakela merda de omni shuahsuah

  9. #9

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Citação Postado originalmente por elsamuray Ver Post
    NAO FAÇA ISSO EM HIPOTESE ALGUMA!!!!
    assim como a galera ta falando, eu tbm ja montei uma assim, exatamente como vc falou, pra um amigo meu, ajudei ele, foi um saco pra subir, e uma merda pra descer uma vez q teve que mecher, a dele ta la até hj com uma omni e radinho rtl8186, tem 18m sabe como erguemos: com um andaime de cerca de 13m construido envolta da mesma, e mesmo assim foi um saco, mechemos em 4 e pra nunca mais, ja avisei pra ele me chama quando der problema denovo, vou pegar um motoabrasivo emprestado e ir no pé dela e serrar como um lenhador derruma uma arvore, e aindo boto fogo nakela merda de omni shuahsuah
    Ninguém vai subir na torre, não precisa subir na torre, só precisa subir 3 ou 6 metros apenas, não há solda, ela é parafusada, com a roldana eu abaixo os mastros e subo eles apenas rodando a manivela. Você sobe o mastro na manivela e parafusa e para cada um que sobe você vai parafusando até que o mastro fique totalmente levantado. O que vou colocar é um guarda chuva com os nanostation, não preciso alinhar ou ficar mechendo pois em baixo eu já vou fazer o ferro no ângulo de alinhamento e prender os aparelhos...

    OBS: Só vou subir 3 ou 6 metros para colocar o guarda chuva, após isso basta rodar a manivela e a torre vai subindo parte por parte. Só precisa de 2 pessoas tanto para erguer como também para fixar os cabos de aço. Se optar por 3 metros de mastro em mastro então terei que comprar 8 tubos, se optar por 6 metros preciso de 4 tubos.

    Não precisarei de andaime, pois o primeiro poste já terá os ferros em forma de escada até a altura necessária para apenas colocar o guarda-chuva e parafusar as partes.

    Modelo do projeto:

    http://www.radioamador.com/tecnica/mastro_pp5vx.pdf

  10. #10

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Amigo, não entendo como a roldana possa ajudar neste caso.
    Veja que a roldana precisa de um ponto de apoio mais alto para poder subir o módulo.
    Caso eu esteja enganado vê se consegue colocar isso num desenho para que possamos ver melhor.
    Se voce tivesse um andaime com 24m de altura em torno do mastro e com a roldana presa lá em cima, até que daria para ir puxando.

  11. #11

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, não entendo como a roldana possa ajudar neste caso.
    Veja que a roldana precisa de um ponto de apoio mais alto para poder subir o módulo.
    Caso eu esteja enganado vê se consegue colocar isso num desenho para que possamos ver melhor.
    Se voce tivesse um andaime com 24m de altura em torno do mastro e com a roldana presa lá em cima, até que daria para ir puxando.
    O modelo da roldana está no link em pdf que postei. Veja o PDF acima!

    Deixa eu ver se consigo explicar de maneira mais simples...

    Se tenho 4 tubos de 6 metros então terei três tubos internos ao mastro da base. No mastro da base colocarei na ponta 3 roldanas e em baixo colocarei mais 3 roldanas, mas essas roldanas inferiores com uma manivela.

    Abaixo de cada roldana soldada faço um corte pequeno para que o cabo de aço passe de fora por dentro do tubo até a base onde está o tubo menor. Então cada roldana terá seu cabo de aço preso a base do tubo interno. Se são 3 tubos internos, então preciso de 3 roldanas, uma para cada tubo.

    Subo pela roldana 1 o tubo mais fino até a ponta do tubo da base e parafuso...
    Subo pela roldana 2 o segundo tubo mais fino até a ponta do tubo da base e parafuso...
    Subo pela roldana 3 o terceiro e último tubo até a ponta da base e parafuso...

    A única coisa realmente importante nesse projeto é não errar o tamanho de cada cabo.

    Será que deu para entender?

    No pdf tem o exemplo de subir apenas um mastro interno, mas o conceito se aplica a quantos mastros forem necessários.
    Última edição por kellyton; 06-01-2011 às 23:28.

  12. #12

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Mas entre ter 3 tubos de 3m dentro, e ter 4 tubos de 6m, o peso muda muito.

    Aqui no interior nas fazendas precisa muita torre pra celular, quase todos tem, geralmente 10 ou 12m resolve, mas tem que ser do lado de casa pra não ter fio longo (Sim, aumentam a altura da torre e aumentam junto o tamanho do fio RG58 (Poucas vezes RGC213), aí pega mal e reclamam...), já ví local com traquitana parecida mas não cuidei os detalhes, não parecia ter mais de 8m como no PDF.

    Uma solução bem usada aqui pra quem precisa chegar perto dos 10m é usar barra de ferro. Como é região agricula os ferro-velhos tem muita ferragem de colhedeira e maquinario agricola, umas barra do caracol de algumas colhedeiras de 4m custa uns R$ 100 (É um cano, redondo e inteiriço (Não oco) de umas 2", ferro), soldam duas ou 3 dessa, sobem já com antena yagi na ponta, puxando com trator carro depois de certa altura (Passam um arame liso pra 2 pessoas irem segurando pra "guiar" a subida), fincam no chão um metro, amarram numa estaca de madeira fincada uns 2m no chão, e não põe nada de estaio. Minha irmã tem 9m assim, o ferro amarrado num palanque de madeira, 2m dentro do chão e 1,5 pra fora. Chocoalha mas não cai. Se estaiasse ia ficar perfeito. Yagi de 21dB, que pesa uns 5Kg. Outro modo usado é 'empurar' o ferro com a lamina dos tratores, aquele acessorio dianteiro, alguns erguem a até 3m, é possível amarrar com cabo de aço o ferro na fonte e ir subindo, desde que o ferro já esteja preso a algo no chão, as caixas d'agua tipo taça são erguidas mais ou menos assim também, até certa altura um trator ergue, depois outro passa a puxar.

    Similar a isso são os postes redondos e ocos. Eu arrisco tranquilamente a subir num poste de 9m, balança mas quebrar não quebra, depois de trincar ainda leva muuuuuuuito tempo (Mesmo com peso) até envergar o suficiente pra quebrar. Como o poste é inteiriço, sem estaios, dá pra colocar cinto rígido e subir com ele, sem risco de cair pra tras (Quanto mais alto mais as mãos apertam e cansam). Um poste de 12m, sendo que só cerca de 9,5m ficariam fora da terra, custa uns R$ 900 se não me engano (Aqui o que fica 7,5m fora da terra custa R$ 600, pra ter noção dos custos), uma "escada" pra eles não é difícil nem cara de fazer, desde que você mesmo compre soldador e os perfis.

    (Tenho um cliente que trabalha com postes, em 2 casas que ele morou colocou um poste pra colocar antena, no primeiro entreguei pra ele a antena num tubo 1" de 4m e ele sem saber direito o que fazer nem me esperou e colocou o tubo no alto dum poste de 8m.... ficou uns 3m pra cima do poste, antena de grade pesa e chacoalha mas nunca dobrou o tubo, ficou uns 5 meses assim, na outra casa fixamos a antena direto no poste (Ter um caminhão com munk de 9m ajuda nessa hora), não chacoalha com vento.
    Última edição por rubem; 07-01-2011 às 00:39.

  13. #13

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Desculpe Kellyton, não tinha me apercebido do pdf.

    Vejo que voce é dos que gostam de googlar. Eu já tinha visto este projeto e na época deixei meu serralheiro quase louco. Ele não conseguia entender este projeto.
    Este projeto funciona sim, mas somente para um módulo adicional a levantar.
    Baseado neste é que planejanos na época um outro onde montaríamos toda a torre no chão, com a base já chumbada e articulada com o mastro. Assim daria para deitar ele se preciso fosse no futuro, pois na base, em um dos lados teria um sistema de dobradiça.
    Para levantar seria usado um sistema de catracas com 3 ou mais cabos fixados a determinadas alturas dos canos. Cada catraca comandaria um cabo.
    Veja que não daria para puxar com um só cabo na ponta do mastro pois este envergaria com o próprio peso.
    Então precisaria mais um ou dois cabos no meio do mastro para mante-lo reto sem envergar.
    E um sistema de guia para evitar que o mastro caisse para qualquer um dos lados.
    Então o sistema todo seria montado na horizontal e depois de tudo pronto seria içado o conjunto.
    Tudo comandado por uma só pessoa.
    Mas depois analisando tudo, achamos que não compensaria o investimento e o projeto ficou no esquecimento.

    Uma torre de 24m triangular fica mais barato a contrução.
    Compra um bom cinto de segurança com no mínimo dois talabartes auxiliares que não terá problemas em subir.
    Eu não subo, pelo meu peso e idade. Mas um jóvem sobe sem problemas.
    Se você quiser ver outra solução veja este tópico: https://under-linux.org/f170/nao-sub...-torre-103475/

  14. #14

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desculpe Kellyton, não tinha me apercebido do pdf.

    Vejo que voce é dos que gostam de googlar. Eu já tinha visto este projeto e na época deixei meu serralheiro quase louco. Ele não conseguia entender este projeto.
    Este projeto funciona sim, mas somente para um módulo adicional a levantar.
    Baseado neste é que planejanos na época um outro onde montaríamos toda a torre no chão, com a base já chumbada e articulada com o mastro. Assim daria para deitar ele se preciso fosse no futuro, pois na base, em um dos lados teria um sistema de dobradiça.
    Para levantar seria usado um sistema de catracas com 3 ou mais cabos fixados a determinadas alturas dos canos. Cada catraca comandaria um cabo.
    Veja que não daria para puxar com um só cabo na ponta do mastro pois este envergaria com o próprio peso.
    Então precisaria mais um ou dois cabos no meio do mastro para mante-lo reto sem envergar.
    E um sistema de guia para evitar que o mastro caisse para qualquer um dos lados.
    Então o sistema todo seria montado na horizontal e depois de tudo pronto seria içado o conjunto.
    Tudo comandado por uma só pessoa.
    Mas depois analisando tudo, achamos que não compensaria o investimento e o projeto ficou no esquecimento.

    Uma torre de 24m triangular fica mais barato a contrução.
    Compra um bom cinto de segurança com no mínimo dois talabartes auxiliares que não terá problemas em subir.
    Eu não subo, pelo meu peso e idade. Mas um jóvem sobe sem problemas.
    Se você quiser ver outra solução veja este tópico: https://under-linux.org/f170/nao-sub...-torre-103475/
    Eu tenho um mastro galvanizado de 6 metros de 3/4 aqui em casa com uma omni e ele balança, mas muito pouco porque o ferro é bem grosso, é oco, mas bem espesso. Eu vi que ele aguentou até ventania e não partiu e não tem nem estaio. Analisando tudo isso eu vendo o orçamento esse mastro de 24 metros ficaria menos de 700 reais. Uma torre estaiada desse tamanho deve sair por uns 2.500 reais .

    O problema aqui em Rio Branco é qualificação, as torres aqui são montadas por empresas que cobram os orgãos internos de um cidadão como eu! Achar um bom serralheiro também é dificil. Até para fazer um portão a gente tem dificuldade pois o cabeção não consegue entender direito e o portão nunca sai como queremos.

    Os ferros todos não chegam nem a 400 reais, eu aumentaria a bitola para garantir que eles não quebrassem nem mesmo sem os estaios.

    Tubo 3.1/2 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 3.0 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 2.1/2 / 6 mts / chapa 10
    Tubo 2.0 / 6mts / chapa 10

    Dava uma torre de uns 120 Kg, mas não cai nem escalando ela, nem dobra com o vento, balança, mas não cai. Para um sistema de cabo de aço acredito que dê para levantar tranquilo sem perigo de partir pois saindo do primeiro tubo que é a base o resto não ficaria nem com 80 kg e um cabo de aço levanta isso tranquilo pois na academia vejo o cabo levantar até mais de 150kg na máquina sem nem desfiar, muito menos romper...

    Bem, vou rodar pela cidade atrás de um serralheiro para ver o orçamento que ele faz de uma torre estaiada e de uma torre autoportante. Sendo uma torre eu prefiro uma autoportante, afinal ou bunda de fora ou calça de veludo!



    eu fico aqui gastando os neorônios pois tenho uma chácara a 4 km e uma galera a 3 km que quer fazer parte dessa rede que to querendo montar e a torre tem que ser mais alta que as árvores e prédios que estão no caminho e pelo que vi, tem que ser de 24mts para cima.

    O ideal sem dúvida seria uma daquelas maravilhas de 30 ou 40 metros autoportante, mas esse sonho não condiz com minha condição econômica.

    Será que se eu entrar na loucura de construir uma torre dessas autoportante eu consigo tirar a grana que investi nela alugando espaço na torre?
    Última edição por kellyton; 07-01-2011 às 02:40.

  15. #15

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Se não tem quem faça ai, encomenda uma da www.icasol.org

    Eles tem preço bom.

  16. #16

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Cara eu sei como é tu já esta decidido a fazer essa gaiola. Não importa o que os nossos amigos digam.
    Vai firme, é tu que vai se arrebentar com essa torre mesmo. Lembre-se às vezes o barato sai caro.
    Até mais

  17. #17

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    quero ver ergue isso ai eu faço aqui ate 12 15 metros mais uso cano de 3 polegadas eh te digo a pianzada aqui sofre pra ergue ela

    abraço

  18. #18

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    E volto a salientar. O projeto do. pdf funciona sim, mas são dois modulos. Um é fixo e o outro é que sobe.
    Mais que isso não tem como funcionar;

  19. #19

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    a torre do arquivo pdf sobe um estagio, para se ter mais um ou dois estagios, tem q mudar oq tem mostrando no pdf, vai ser mudado peso estrutura... quase tudo. se vc quer fazer a esperiencia faz ae e posta pra gente oq aconteceu. lembre de uma coisa importante: segurança sempre!

  20. #20

    Padrão Re: Construção de Torre Telescópica 24 metros

    Pesquisem no YouTube sobre mastros telescópicos e verão que alguns radioamadores tiveram sucesso em mecanismos de elevação. Radioamador por natureza é um sujeito que está sempre bisbilhotando para melhorar sua estação e sistemas de irradiação.
    Eu pelo menos na minha juventude dentro do radioamadorismo não ficava acomodado.
    Com algumas modificações talvez seja viável.
    O que não dá é para fazer no braço como tem alguns vendedores no Mercado Livre oferecendo este tipo de estrutura.

    Eu tenho uma torre quase cinquentenária, ( hehehe) que é para ser levandada e baixada no braço. Uma vez aquele treco ao baixar nos dominou e quase esmagou meu dedo. E isso que era só 12 metros e usava para antena de TV e para uma antena V Invertida para transmitir em 40metros Um peso astronômico de tubos galvanizados parede grossa.