+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Bom dia pessoal do under-linux, pretendo começar um provedor e tenho uma dúvida.

    Como vou começar e só tenho alguns clientes, vou usar NANOSTATION2 2.4GHZ , 10DBI NS2 pra servir como AP, mais pra frente vou colocar uma routerboard com cartão minipci e antenas setoriais, mas por enquanto o nano vai suprir minhas necessidades.

    O a loja onde vai chegar os link's fica 500 metros da torre onde vai se a base e estou pretendendo fazer um ponto a ponto com NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI, tenho certeza que o enlace vai ficar ótimo.
    Vou fazer com o nano loco, porque o preço está em conta e a distância é pouca, mas me parece que ele não é homologado que nem o NS2.

    A pergunta é, o dia que o engenheiro vir para fazer a vistoria para legalizar meu provedor, vou ter problemas com esse ponto a ponto??

    Porque pelo que sei a frequencia 5.8 GHZ é homologada, mas parece que o radio não, é isso?

    Fico no aguardo

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    So use equipamento homologado amigo, não compensa economizar, e depois vier uma multa centenas de vezes mais cara q um equipamento homologado!

  3. #3

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Olha, O nano loco não é equipamento indicado para fazer ponto de acesso. Até dá pra fazer, mas não é o melhor.

    Já que você está começando o ideal é você fazer um pequeno sacrifício e já lançar toda a sua rede com AirMAX. Pra isso você usa os seguintes equipamentos da Ubiquiti: Rocket M com GPS e antenas setoriais AirMAX nos POPs e NanoStation Loco M ou AirGrid M nos clientes.

    Com a configuração acima sua rede vai ficar muito melhor do que usando RB + cartão miniPCI.

    Você investe mais no início mas economizará muito mais a longo prazo.

    Verifique na época da compra se os equipamentos estão homologados e procure comprar de quem os homologou para fazer valer a homologação (isto vale para equipamentos de qualquer fabricante).

    Sucesso,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    Bom dia pessoal do under-linux, pretendo começar um provedor e tenho uma dúvida.

    Como vou começar e só tenho alguns clientes, vou usar NANOSTATION2 2.4GHZ , 10DBI NS2 pra servir como AP, mais pra frente vou colocar uma routerboard com cartão minipci e antenas setoriais, mas por enquanto o nano vai suprir minhas necessidades.

    O a loja onde vai chegar os link's fica 500 metros da torre onde vai se a base e estou pretendendo fazer um ponto a ponto com NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI, tenho certeza que o enlace vai ficar ótimo.
    Vou fazer com o nano loco, porque o preço está em conta e a distância é pouca, mas me parece que ele não é homologado que nem o NS2.

    A pergunta é, o dia que o engenheiro vir para fazer a vistoria para legalizar meu provedor, vou ter problemas com esse ponto a ponto??

    Porque pelo que sei a frequencia 5.8 GHZ é homologada, mas parece que o radio não, é isso?

    Fico no aguardo

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Obrigado, Rogério pela resposta, realmente estar dentro dá lei é uma vantagem, não estava intendendo muito bem como que funciona o esquema da homologação, mas agora está se esclarecendo. Ví que quem solicita a homologação é a empresa que vende e até achei um link do site da anatel que dá pra verificar se realmente a empresa solicitou a homologação.

    Zé Alvez, acho que vc está exagerando um pouco...rsrs os equipamentos que vc está me indicando, são muito potentes, na empresa que eu trabalhava antigamente, se usava um Rocket M5 pra fazer um enlace de 50 km que mandava da cidade pra uma base que distribuía para as fazendas ao redor. Mas pode ter certeza que se for enlaces grandes e para empresas vou mecher com Airmax mesmo.
    Tenho mais uma dúvida, meu ex- patrão nunca usou um ubiquiti como base, porque uma vez fizemos um teste em um Bullet M2 da Ubiquiti e no máximo que conseguimos adicionar foi 18 MAC's, uma coisa assim, então não dava pra adicionar mais de 18 clientes, vou colocar o NS2 porque estou começando mesmo.

    Esse Rocket nunca testei pra ver quantos MAC's ele aceita, vc sabe quantos MAC posso adicionar no Rocket??? Porque deixar a rede aberta não sei se é viável mesmo com um firewall(hotspot), hj em dia o povo tem notebook d+ e fica conectando todo minuto em sua rede e ainda com sinais muito baixo.

  5. #5

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Acabei de voltar de curso na Ubiquiti e vou fazer treinamentos dos equipamentos deles aqui no Brasil, então, pode apostar que não exagerei. O equipamento correto para a aplicação é a diferença entre uma redinha e uma boa REDE.

    Eu estava me referindo a área de cobertura ponto multiponto. Você citou um exemplo de enlace ponto a ponto de 50km... Coisas diferente com objetivos diferentes.

    No AWC brasil de Foz do Iguaçu (que eu tive o provilégio de traduzir para os amigos) foi apresentado o Rocket M com GPS que elimina o problema de sincronismo entre os APs de uma mesma rede. Todos transmitem ao mesmo tempo eliminando a interferencia dos canais entre as estações da mesma rede. A sua rede com nano loco concorrendo com uma rede de grande porte só vai falar depois que os APs sincronizados terminarem de falar. Daí, você vai lembrar da dica do exagerado aqui

    Eu também estava falando que não se faz POP com nano loco. A aplicação primária do nano loco é CPE (equipamento cliente) o modo AP está lá de cortesia para quem precisar montar uma pequena rede sem muita expectativa

    O pedido de aumento de MAC ACL é uma constante. Hoje existem recursos mais avançados para controle de clientes, até mesmo porque MAC se clona há mais de 5 anos. O número de MAC varia de equipamento para equipamento e nõ lembro de cabeça os números atuais. Para pedir maior janela de MAC ACL, visite o site da Ubiquiti e solicite mais slots. Se muitas pessoas pedem a mesma coisa eles implantam.

    Abraço,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    Obrigado, Rogério pela resposta, realmente estar dentro dá lei é uma vantagem, não estava intendendo muito bem como que funciona o esquema da homologação, mas agora está se esclarecendo. Ví que quem solicita a homologação é a empresa que vende e até achei um link do site da anatel que dá pra verificar se realmente a empresa solicitou a homologação.

    Zé Alvez, acho que vc está exagerando um pouco...rsrs os equipamentos que vc está me indicando, são muito potentes, na empresa que eu trabalhava antigamente, se usava um Rocket M5 pra fazer um enlace de 50 km que mandava da cidade pra uma base que distribuía para as fazendas ao redor. Mas pode ter certeza que se for enlaces grandes e para empresas vou mecher com Airmax mesmo.
    Tenho mais uma dúvida, meu ex- patrão nunca usou um ubiquiti como base, porque uma vez fizemos um teste em um Bullet M2 da Ubiquiti e no máximo que conseguimos adicionar foi 18 MAC's, uma coisa assim, então não dava pra adicionar mais de 18 clientes, vou colocar o NS2 porque estou começando mesmo.

    Esse Rocket nunca testei pra ver quantos MAC's ele aceita, vc sabe quantos MAC posso adicionar no Rocket??? Porque deixar a rede aberta não sei se é viável mesmo com um firewall(hotspot), hj em dia o povo tem notebook d+ e fica conectando todo minuto em sua rede e ainda com sinais muito baixo.

  6. #6

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Que legal hein Zé, e esses cursos tem constantemente??? Tenho muita vontade de fazer esses cursos... sou fã da ubiquiti, pra vc ver tenho até uma camiseta que ganhei uma vez que tinha uma promoção, se puder me passar o link onde vejo as datas e locais desses cursos agradeço.
    Mas blz, vc está certinho, e também já desisti do nanoloco, não vou mecher com nada que não seja homologado, vou usar o NS5 pra fazer o ponto a ponto e por enquanto o NS2 pra mandar o sinal, por enquanto vou pegar uns clientes só aqui da vila, a torre também não é muito alta.
    Mas gostaria muito de já começar com equipamentos Airmax, Rocket e tudo mas o dinheiro não dá....rsrsrsrsr
    Tá sobre o MAC eu sei que dá pra clonar, mas é uma proteção a mais para os outro não ficarem conectando a todo momento, um ou outro crackerzinho que vai ficar aí tentando fazer isso e com certeza vai ter o mikrotik pra barrar ele no final.rsrsrs

    Adicionei vc no meu msn não sei se vc recebeu o convite.

    Muito obrigado pela sua colaboração, está sendo muito útil para mim.

    Marcelo Bissolati

  7. #7

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Então Marcelo.

    Esse curso foi um presente pra mim pela minha dedicação a eles. Mas eu vou compilar tudo que aprendi com eles e também no meu dia a dia e em breve disponibilizarei cursos aqui no Brasil.

    Meus cursos vão começar em breve. Pedi um orçamento para anunciá-los aqui no under, mas ainda não recebi resposta. Por isso não vou entrar em detalhes pra o pessoal não puxar minha orelha

    Em resumo será um curso rápido de apenas 1 dia, mas intensivão com muita informação técnica e macete de campo.

    No momento certo eu divulgarei o curso apropriadamente aqui no Under-Linux.

    Cara, são detalhes como esse do MAC ACL que dá saudade da Mikrotik. Sem dúvida os recursos que eles oferecem são mais avançados, mas também tem que se considerar que não é todo mundo que domina MK, por outro lado todos conseguem entender e operar um equipamento Ubiquiti e este é o objetivo da Ubiquiti: Facilidade

    É uma satisfação poder ajudar... Não recebi seu convite, meu msn é [email protected]

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    No AWC brasil de Foz do Iguaçu (que eu tive o provilégio de traduzir para os amigos) foi apresentado o Rocket M com GPS que elimina o problema de sincronismo entre os APs de uma mesma rede. Todos transmitem ao mesmo tempo eliminando a interferencia dos canais entre as estações da mesma rede. A sua rede com nano loco concorrendo com uma rede de grande porte só vai falar depois que os APs sincronizados terminarem de falar. Daí, você vai lembrar da dica do exagerado aqui
    Interessante esse GPS. é uma opçao que vem na firmware dos ubiquitis, somente pra Rocket?? ou todos ubiquiti amigo... se pode explicar um poco mais? grato.

  9. #9

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    É um módulo externo para o Rocket GPS.
    Será um novo modelo de Rocket específico para operar como AP.

    Todos os outros equipamentos da linha AirMAX são automaticamente controlados pelos Rocket GPS em modo AP. Mas todos os APs têm que ser rocket GPS.

    Abraço,

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Vlw amigo, to implantando wimax aki na minha rede... to gostando dos resultados... usando ubiquiti.

  11. #11

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Legal, só pra constar e evitar que outras pessoas se confundam.

    O protocolo MIMO da Ubiquiti chama-se AirMAX wimax é outra conversa...

    ZéAlves

  12. #12

    Padrão Re: NANOSTATION5 LOCO 5.8GHZ COM ANTENA INTEGRADA DE 13 DBI

    Isso mesmo... boa ressalta do AirMax..