+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão O que é Super Wi-Fi?

    Saiba mais sobre uma conexão à internet sem fio com alta velocidade e longo alcance e que deve surgir em breve nos Estados Unidos.
    Por Douglas Ciriaco em 28/9/2010

    FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, aprovou no último dia 24 de setembro a utilização das faixas de frequência existentes entre os canais de televisão, os chamados “espaços brancos” para a criação da Super Wi-Fi.
    Igual, mas diferente!

    A Super Wi-Fi será uma rede igual à conexão sem fio que existe atualmente. Aquela que você usa em casa, no escritório, nos shoppings, nas bibliotecas e em vários outros locais públicos que disponibilizam acesso à internet via Wi-Fi. Contudo, sua grande diferença está na capacidade de alcance na rede.

    Menores frequências e maior alcance

    Atualmente a maioria das conexões sem fio tem espectro numa frequência entre 2,5 GHz e 5 GHz. A FCC autorizou, pela primeira vez em 25 anos, um novo espectro de redes sem fio cuja frequência deve girar em 50 MHz e até no incrível valor de 70 MHz.

    Estes valores reduzidos permite que a rede tenha maior alcance. O que antes era medido em metros, agora poderá ser medido em quilômetros de raio, atingindo assim uma área ainda maior de cobertura.

    Além disso, a potência das redes se torna ainda maior, permitindo que ela ultrapasse com mais facilidade paredes de tijolo e concreto e aumentando a velocidade da transmissão, que será quase tão rápida e estável quanto uma conexão via ADSL ou cabo, chegando a velocidades como 15 e 20 megabits por segundo. É mais velocidade e qualidade na internet, porém sem nenhum fio.

    Sem interferência no sinal digital

    Como dito anteriormente, o Super Wi-Fi vai utilizar o “espaço branco”, que é o espaço existente entre as frequências usadas pelos canais de televisão nos EUA. Isto é possível porque lá a transmissão digital já é uma realidade em praticamente todo o país, contando com centenas de canais que utilizam o formato.

    Os primeiros rumores sobre a Super Wi-Fi ocupar este lacuna entre os canais de televisão gerou um comentário de que ela causaria interferência na qualidade do sinal emitido pelas redes de televisão. Para evitar isto, nos EUA os dispositivos que usarão os “espaços brancos” deverão ser posicionados em uma localização especial para evitar interferência.

    No Brasil, a implementação da TV digital começou a partir de 2007 e ainda hoje o sistema engatinha em terras tupiniquins. A maioria dos novos televisores fabricados e vendidos aqui já está adaptada para receber o sinal digital, o que deve fortalecer ainda mais o modelo. Vale lembrar que o sinal analógico – o “tradicional” – sairá do ar no Brasil em 2016. Isto significa que depois disso somente o sinal digital existirá no país e será possível que algo como o Super Wi-Fi se torne realidade no Brasil.

    Benefícios a longo alcance

    Talvez o primeiro benefício de uma superconexão sem fio com a internet seja a possibilidade de uma conexão pública e de qualidade, sem custos para o usuário.

    Se pensarmos em uma rede de longo alcance partindo de um ponto central de um bairro ou mesmo de uma cidade pequena, podemos idealizar uma grande área de cobertura, incluindo não só casas como também escolas, bibliotecas e hospitais.

    Outro benefício, como o que acontece em Wilmington, na Carolina do Norte, Estados Unidos, em que os “espaços brancos” são utilizados para o tráfego de informações das câmeras de segurança do local, tudo em alta velocidade e sem nenhum fio.

    Uma realidade ainda distante

    Como dito neste artigo, o Super Wi-Fi acabou de ser liberado nos EUA. Dá para dizer que apenas o espaço onde será construída a estrada foi adquirido, mas a construção em si ainda não passa de projetos.

    Nos próximos meses devem surgir mais novidades e novas empresas devem embarcar no negócio. No Brasil uma superconexão sem fio deve demorar ainda mais para se tornar realidade, mas com certeza deve ocorrer algo parecido por aqui. O jeito é aguardar.

  2. #2

    Padrão Re: O que é Super Wi-Fi?

    Jà sairam as resoluções.
    https://under-linux.org/f197/anatel-...de-ano-144289/

    https://under-linux.org/f197/super-wi-fi-144128/

    White Space WiFi Será uma Revolução ou um Fiasco?

    Eu acho que não será tudo isso que se espera. A largura de banda é muito pequena em 450mhz. A não ser que consigam equipamentos que trabalhe este aspecto físico que é a largura de banda disponível, de uma forma melhor.

  3. #3

    Padrão Re: O que é Super Wi-Fi?

    Depois eu sou o atrasado....
    O super wifi ou canais brancos, ja esta disponível a 2 anos no EUA apenas para teste de uso MILITAR, no Fort Worth para ser mais exato. Sim, ja existe equipamentos, as operacao militar usava para comunicacao robotica veicular, nao por causa de BANDA mais por causa de SINAL. Eu heim.... Pra que eu to falando isso... Procurem no Discovery On demand que tem falando... Mais nao vao atras de tecnologia wiFi e sim de robotica em campo de batalha... E la vai falar sobre os canais brancos...



    O um robo tatico de guerra fazia apenas 100 a 200 metros de distancia da fonte do controle da central, hoje ele faz de 1 a 2 KM... E apenas com uma antena de TV acoplado!!! E muito interresante... eles passando nao so dados, como videos e etc...

    Agora foi liberado para uso aberto, mas falta fabricantes. Se nao me engano uma empresa tinha ate tentado lançar isso ano passado, mas quebrou bem no fim do ano.

    Eu espero que saia.... Vai ser otimos para enlances... E vai ser bom pra provedores... Vai da pra saber ate se ta dando IBOPE!!! UHUAHUAHUA

  4. #4

    Padrão Re: O que é Super Wi-Fi?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Depois eu sou o atrasado....
    O super wifi ou canais brancos, ja esta disponível a 2 anos no EUA apenas para teste de uso MILITAR, no Fort Worth para ser mais exato. Sim, ja existe equipamentos, as operacao militar usava para comunicacao robotica veicular, nao por causa de BANDA mais por causa de SINAL. Eu heim.... Pra que eu to falando isso... Procurem no Discovery On demand que tem falando... Mais nao vao atras de tecnologia wiFi e sim de robotica em campo de batalha... E la vai falar sobre os canais brancos...



    O um robo tatico de guerra fazia apenas 100 a 200 metros de distancia da fonte do controle da central, hoje ele faz de 1 a 2 KM... E apenas com uma antena de TV acoplado!!! E muito interresante... eles passando nao so dados, como videos e etc...

    Agora foi liberado para uso aberto, mas falta fabricantes. Se nao me engano uma empresa tinha ate tentado lançar isso ano passado, mas quebrou bem no fim do ano.

    Eu espero que saia.... Vai ser otimos para enlances... E vai ser bom pra provedores... Vai da pra saber ate se ta dando IBOPE!!! UHUAHUAHUA
    O KleberBrasil postou alguns links de equipamentos num outro tópico.
    Mas sempre esbarra na questão de banda.
    Neste uso que você citou até vai bem, pois se conseguir um pouco mais de banda já está muito bom para uma câmera num robô. Mas para uso em provedores vai ser um "pé no saco". Falta banda.
    Os pesquisadores estão trabalhando para melhorar isso, mas creio que não se deva esperar muita coisa.
    Um serviço que pode ser explorado com isso seria o de voz em localidades não cobertas por celular.
    Numa comunidade remota, nem todos os usuários estariam utilizando a mesma bando todo o tempo , como no caso da navegação.

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: O que é Super Wi-Fi?

    Sei lá se tem algo à ver, to lendo ainda, mas mesmo assim posto:
    Brasil desenvolve chip para oferecer banda larga em reas rurais

    E só para encher o saco, o tal GNU Radio deve suportar isso, é tudo via software mesmo...

  6. #6

    Padrão Re: O que é Super Wi-Fi?

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Sei lá se tem algo à ver, to lendo ainda, mas mesmo assim posto:
    Brasil desenvolve chip para oferecer banda larga em reas rurais

    E só para encher o saco, o tal GNU Radio deve suportar isso, é tudo via software mesmo...
    Se isso se concretizar, vai ser a maior cartada.
    Daí sim a resolução dos 450mhz teria razão de ser.
    Não só áreas rurais, mas muita região urbana complicada vai se beneficiar.